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Teatro, Cinema, História e Vestibular - questões comentadas





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1.   Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada "Calabar", pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632.

- Calabar traiu o Brasil que ainda não existia?  Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a elite branca?

Os textos referem-se também a esta personagem.

Texto I:

"... dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos"
            Visconde de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. Do Recôncavo aos Guararapes. Rio de Janeiro: Bibliex, 1949.

Texto II

"Sertanista experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em consequência de vários crimes praticados..." (os crimes referidos são o de contrabando e roubo).

            CALMON P. História do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959.

Pode-se afirmar que:
a) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões.   
b) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.   
c) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça demostra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.   
d) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.   
e) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar, enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.   
  
2.   A afirmação cultural do Brasil é importante para a construção da sua sociedade e uma maior liberdade de expressão. No século XX, vários artistas se destacaram nas suas produções, inclusive ganhando projeção internacional. Em relação ao cinema, julgue como  (C) ou (E) as afirmativas abaixo.
(     )  Gláuber Rocha apresentou ideias e dirigiu filmes marcantes politicamente, sendo polêmico nas suas obras mais conhecidas.  
(     )  Walter Salles tem conseguido lugar significativo nas produções internacionais, com filmes, como Central do Brasil.  
(     )  Nélson Pereira dos Santos ganhou prêmios com a direção de São Bernardo, fazendo parte de uma geração de cineastas mais tradicionais.  
(     )  Anselmo Duarte recebeu o prêmio de Festival de Cannes com O Pagador de Promessas, filme que analisa a religiosidade do povo brasileiro.  
(     )  Fernando Meireles firmou-se como diretor, sendo contemplado com homenagens, no Festival de Veneza, por seus filmes românticos.  
  
3.   "O ano de 1967 surpreendeu a todos com o sucesso nacional de uma peça de teatro. A intenção do autor não era menos de esquerda que a do Teatro de Arena. Mas os seus textos, não mais do que duas ou três personagens, atribuíam ao social apenas a função de pano de fundo, concentrando-se nos conflitos interindividuais, forçosamente psicológicos. Além disso, a estranha humanidade que habitava seus dramas, composta de prostitutas de terceira categoria, desocupados, cáftens, garçons homossexuais, não constituía propriamente o povo ou o proletariado, nas formas dramáticas imaginadas até então." (Décio de Almeida Prado - Teatro: 1930-1980 (ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO), in HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA III - O BRASIL REPUBLICANO - ECONOMIA E  SOCIEDADE - 1930-1964. Texto adaptado).

Identifique, a partir dos subsídios do texto, o autor e respectiva peça teatral:
a) Nelson Rodrigues - BONITINHA MAS ORDINÁRIA.   
b) Dias Gomes - O PAGADOR DE PROMESSAS.   
c) Plínio Marcos - NAVALHA NA CARNE.   
d) Gianfrancesco Guarnieri - ELES NÃO USAM BLACK-TIE.   

e) Glauber Rocha - TERRA EM TRANSE.   




Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [E]

A questão refere-se ao episódio famoso no contexto da invasão holandesa em Pernambuco e pode ser resolvida a partir de uma leitura atenta do texto e das alternativas propostas. Tanto a peça como o texto II questionam a suposta condição de traidor atribuída à Calabar e o texto I reafirma essa suposta traição.  

Resposta da questão 2:
 V – V – F – V – F

Nelson Pereira dos Santos faz parte da geração de cineastas inovadores, do “cinema novo” e seu principal filme foi O pagador de promessas. Fernando Meirelles é um cineasta contemporâneo, que alcançou sucesso na década inicial do século XX com o filme Cidade de Deus.  

Resposta da questão 3:
 [C]  

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