Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1
1. Rui
Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada
"Calabar", pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a
Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do
Nordeste brasileiro, em 1632.
-
Calabar traiu o Brasil que ainda não existia?
Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia
nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a
elite branca?
Os
textos referem-se também a esta personagem.
Texto
I:
"...
dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará
infiel, desertor e traidor, por todos os séculos"
Visconde
de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. Do
Recôncavo aos Guararapes. Rio de Janeiro: Bibliex, 1949.
Texto
II
"Sertanista
experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa
da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido,
e desertara em consequência de vários crimes praticados..." (os crimes
referidos são o de contrabando e roubo).
CALMON
P. História do Brasil. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1959.
Pode-se
afirmar que:
a) A
peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas
conclusões.
b) A
peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição
de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.
c) Os
textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça
demostra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.
d) A
peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao
contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.
e) A
peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a
Calabar, enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.
2. A afirmação cultural do
Brasil é importante para a construção da sua sociedade e uma maior liberdade de
expressão. No século XX, vários artistas se destacaram nas suas produções,
inclusive ganhando projeção internacional. Em relação ao cinema, julgue
como (C) ou (E) as afirmativas abaixo.
( ) Gláuber Rocha apresentou
ideias e dirigiu filmes marcantes politicamente, sendo polêmico nas suas obras
mais conhecidas.
( ) Walter Salles tem
conseguido lugar significativo nas produções internacionais, com filmes, como
Central do Brasil.
( ) Nélson Pereira dos Santos
ganhou prêmios com a direção de São Bernardo, fazendo parte de uma geração de
cineastas mais tradicionais.
( ) Anselmo Duarte recebeu o
prêmio de Festival de Cannes com O Pagador de Promessas, filme que analisa a
religiosidade do povo brasileiro.
( ) Fernando Meireles firmou-se
como diretor, sendo contemplado com homenagens, no Festival de Veneza, por seus
filmes românticos.
3. "O ano de 1967 surpreendeu a todos com o sucesso nacional de uma
peça de teatro. A intenção do autor não era menos de esquerda que a do Teatro
de Arena. Mas os seus textos, não mais do que duas ou três personagens,
atribuíam ao social apenas a função de pano de fundo, concentrando-se nos
conflitos interindividuais, forçosamente psicológicos. Além disso, a estranha
humanidade que habitava seus dramas, composta de prostitutas de terceira
categoria, desocupados, cáftens, garçons homossexuais, não constituía
propriamente o povo ou o proletariado, nas formas dramáticas imaginadas até
então." (Décio de Almeida Prado - Teatro: 1930-1980 (ENSAIO DE
INTERPRETAÇÃO), in HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA III - O BRASIL
REPUBLICANO - ECONOMIA E SOCIEDADE -
1930-1964. Texto adaptado).
Identifique,
a partir dos subsídios do texto, o autor e respectiva peça teatral:
a) Nelson
Rodrigues - BONITINHA MAS ORDINÁRIA.
b) Dias
Gomes - O PAGADOR DE PROMESSAS.
c) Plínio
Marcos - NAVALHA NA CARNE.
d) Gianfrancesco
Guarnieri - ELES NÃO USAM BLACK-TIE.
e) Glauber
Rocha - TERRA EM TRANSE.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[E]
[E]
A questão
refere-se ao episódio famoso no contexto da invasão holandesa em Pernambuco e
pode ser resolvida a partir de uma leitura atenta do texto e das alternativas
propostas. Tanto a peça como o texto II questionam a suposta condição de
traidor atribuída à Calabar e o texto I reafirma essa suposta traição.
Resposta da questão 2:
V – V – F – V – F
V – V – F – V – F
Nelson
Pereira dos Santos faz parte da geração de cineastas inovadores, do “cinema
novo” e seu principal filme foi O pagador
de promessas. Fernando Meirelles é um cineasta contemporâneo, que alcançou
sucesso na década inicial do século XX com o filme Cidade de Deus.
Resposta da questão 3:
[C]
[C]
Comentários
Postar um comentário