Conheça meu curso intensivo de História do Brasil
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1. O período da História do
Brasil conhecido como República Democrática (1946-1964) apresentou um grande
dinamismo econômico-social. Também caracterizou-se por uma forte efervescência
cultural, que acompanhou o crescimento da economia e da urbanização. Sobre esse
processo, é INCORRETO afirmar:
a) Como
efeito da constituição de uma “cultura de massas” no país, tivemos o aumento da
circulação dos jornais, o incremento do rádio e o surgimento da televisão, com
a inauguração da TV Tupi, em São Paulo, em 1950.
b) Na
literatura, a maior liberdade política do período permitiu o surgimento de um
movimento de escritores conhecido como “terceira geração modernista”, que
apostou na experimentação da linguagem, como Guimarães Rosa.
c) A
produção cinematográfica brasileira conhecida como “chanchada”, comédia musical
popular da Atlântida, iria atingir o seu auge durante os anos 50, momento de
aceleração da industrialização no País.
d) Houve
significativa diversificação da música nacional, com o surgimento de movimentos
musicais que apresentavam novas formas de expressão e questionavam os valores
tradicionais, como a Bossa Nova e a Jovem Guarda.
e) As
artes plásticas foram renovadas por uma geração de artistas que iria abandonar
a crítica social e a arte figurativa em favor de uma estética mais formal, como
o neo-concretismo de Lygia Clark e de Hélio Oiticica.
Resposta:
[D]
Somente a alternativa [D] está correta. A
questão exige diversos conhecimentos sobre a República Liberal Populista,
1946-1964. A questão pede para assinalar a incorreta, [D], a Jovem Guarda
surgiu na segunda metade da década de 1960 liderada por Roberto Carlos, Erasmo
Carlos, Wanderléa e outros, não questionavam a política vigente, ou seja, a
ditadura militar. Após emplacar grandes sucessos, como “Quero Que Vá Tudo Pro
Inferno”, “Festa de Arromba”, “Biquíni Amarelo”, “Meu Bem” e “A Festa do
Bolinha”, a Jovem Guarda começou a se esgotar durante o fim da década de 60.
Sem dúvida, a maior crítica foi a falta de engajamento político e social de
suas canções. De qualquer forma, a Jovem Guarda revelou grandes artistas, como
Roberto Carlos, por exemplo, considerado por alguns como um dos maiores
cantores da história do Brasil.
2. Chega de Saudade
Composição: Tom Jobim e
Vinícius de Moraes
Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não
pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais
sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a
melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai
Mas, se ela voltar
Se ela voltar que coisa
linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a
nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua
boca(...)
A Letra da música acima é
normalmente apresentada como a precursora da Bossa Nova. Ela apareceu pela
primeira vez em 1958 no LP, com o mesmo nome da música, do cantor João
Gilberto, que, a partir desse momento, inovava a música brasileira com uma nova
“batida” de violão. A chamada Bossa Nova foi produto do intuito de um grupo de
jovens que desejavam renovar a música brasileira, já que o que era tocado no
rádio não representava o novo estilo de vida da juventude do período.
A Bossa Nova, como
movimento, tinha características que estavam em consonância com o momento
político vivido pelo Brasil, pois
a) apresentava a vida no
campo, a terra e os animais como temáticas principais. Nesse período os
governos brasileiros levavam a cabo a reforma agrária e a defesa da agricultura
familiar.
b) percebe-se uma incisiva
defesa da democracia e das liberdades individuais, já que, vivia-se uma
ditadura que usava da repressão e censura para calar o meio artístico.
c) suas letras demonstravam o
engajamento político de jovens de esquerda que defendiam um golpe comunista
contra o Governo Jango, que era completamente subserviente aos EUA.
d) era uma música moderna com
novos arranjos harmônicos e novos temas que se associavam a urbanização e a
industrialização que marcaram o governo Juscelino Kubitschek.
Resposta:
[D]
A questão remete ao
surgimento da Bossa Nova em 1958 vinculada ao governo JK, 1956-1960. A Era
Vargas, 1930-1945, representou a transição do Brasil arcaico-tradicional-rural
para o Brasil moderno-urbano-industrial. Vargas criou a indústria de base. A
era JK, 1956-1960, com seu Plano de Metas, defendeu o nacional
desenvolvimentismo com o lema “50 anos de progresso em 5 anos de governo”.
Abriu a economia do país para o capital externo, nasceu e fortaleceu a
indústria de bens de consumo duráveis como automóveis, eletrodomésticos, etc.
Foi surgindo um novo estilo de vida, uma classe média urbana com novas demandas
sociais. Eram jovens estudantes buscando o novo. Assim surgiu a Bossa Nova no
Rio de Janeiro, estudantes em sacadas de apartamentos de frente para o mar, com
seu violão e uma nova batida anunciando uma nova era, um novo estilo ligado a
um novo contexto.
3. Bossa nova é ser presidente
desta terra descoberta por
Cabral.
Para tanto basta ser tão
simplesmente:
simpático, risonho,
original.
Depois desfrutar da
maravilha
de ser o presidente do
Brasil,
voar da Velhacap pra
Brasília,
ver Alvorada e voar de
volta ao Rio.
Voar, voar, voar.
[...]
(Juca Chaves apud
Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)
A canção Presidente bossa-nova,
escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino
Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a
a) representação de um Brasil
moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores
e formas de expressão cultural.
b) celebração dos novos meios
de transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar
aviões nos seus deslocamentos internos.
c) rejeição à transferência da
capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o
centro financeiro do país.
d) crítica violenta ao
populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período
republicano.
e) recusa da atuação política
de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões
governamentais.
Resposta:
[A]
Durante o governo JK, apoiado na política desenvolvimentista do Plano de
Metas, o crescimento urbano foi acompanhado pelo crescimento de uma
"classe média", em grande parte vinculada ao setor de serviços,
ampliando-se também o consumo. Essa situação foi responsável pela ideia de que
aquele momento representava os “anos dourados” da economia brasileira.
obrigada professor! muito bom, me ajudou demais :)
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirObrigado.
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