Conheça meu curso intensivo de História do Brasil
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1. O perfil topográfico, abaixo, apresenta alguns
aspectos estruturais da vegetação nativa e do comportamento dos totais anuais
de chuva em um segmento que se estende do litoral até os contrafortes da Serra
da Mantiqueira.
Com base nessas informações e em seus
conhecimentos, atenda ao que se pede.
a) Das seções numeradas de 1 a 18, considere
as que correspondem à Serra do Mar, identificando aquela onde, tendo em vista
os fatores naturais, os processos erosivos podem ser mais frequentes e
intensos. Justifique.
b) Observe que, na encosta escarpada da
Serra da Mantiqueira, a estatura da vegetação aumenta em direção às partes mais
baixas. Identifique duas causas desse fenômeno. Explique.
Resposta:
a)
Das seções numeradas, as 12, 13 e 14 correspondem à Serra do Mar. A 14 (Esparpa
de Falha da Serra do Mar) apresenta maior vulnerabilidade à erosão pluvial
(água da chuva) e fluvial (água de rio) devido à maior declividade, fator que
intensifica o escoamento superficial da água. A região também é atingida
frequentemente por deslizamentos de terra naturais e intensificados pela
ocupação desordenada.
b)
Na escarpa de falha da Serra da Mantiqueira, a estatura da Mata Atlântica
aumenta na seção 6, isto ocorre, devido à menor declividade, que permite maior
infiltração de água, aumenta o intemperismo químico e leva à formação de um
solo mais desenvolvido, permitindo o desenvolvimento de espécies arbóreas de
maior porte. Aspectos climáticos também interferem, visto que as temperaturas
também são mais elevadas e favorecem a Mata Atlântica na seção 6, quando
comparadas à seção 5, que apresenta maior declive e solos menos desenvolvidos.
2. “(...) o desencanto com a Nova República era
provocado principalmente pelo fracasso dos vários planos econômicos que não
conseguiram domar o dragão da inflação. Depois do breve sucesso do Plano
Cruzado, de 1986, a arrancada dos preços disparou, esmagando o poder de compra
dos brasileiros, especialmente dos mais pobres.”
(Marly Motta,
“Rumo ao planalto”. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/especial-nova-republicarumo-
ao-planalto. Acessado em 09/08/2013.)
a) Explique o que é inflação.
b) Quais os efeitos do congelamento de
preços, base do Plano Cruzado, para a economia brasileira do período?
Resposta:
a) A inflação é o aumento
de preços dos produtos que pode ser ocasionada por desequilíbrios econômicos
variados, um deles é a elevação da demanda (consumo) sem ocorrer aumento
proporcional no investimento e na produção. Outros fatores como a atuação de
oligopólios (poucas empresas produzindo um tipo de produto) com formação de
cartel (preços combinados em patamares elevados para obtenção de maior
lucratividade), excesso de protecionismo contra produtos importados e até
fatores ambientais (seca severa com redução da oferta de produtos agrícolas)
podem interferir na elevação dos preços.
b) Em 1986, com a retomada
da democracia no país (Nova República) e durante do governo de José Sarney, foi
implantado o Plano Cruzado para combater a inflação elevada. O congelamento de
preços surtiu resultado apenas no curto prazo, uma vez que a intervenção muito
brusca na economia fracassou. Entre os efeitos do plano, a retenção de produtos
pelos empresários causando desabastecimento de alguns produtos, a troca da
moeda, a pequena melhora da distribuição de renda no período de queda
inflacionária e o posterior retorno da inflação elevada.
3.
“A preocupação com as ‘populações
tradicionais’ que vivem em Unidades de Conservação é relativamente recente no
Brasil, e até pouco tempo (e ainda hoje para os preservacionistas clássicos)
elas eram consideradas ‘caso de polícia’, pois deveriam ser expulsas da terra
em que sempre viveram, para a criação de parques e reservas”.
(Antonio Carlos
S. Diegues, O mito moderno da natureza intocada. 3ª edição, São Paulo:
Hucitec, 2000, p.125.)
a) O que são as Unidades de Conservação e
quais seus objetivos principais?
b) A chamada questão ambiental envolve
polêmicas entre preservacionistas e conservacionistas. Explique em que
consistem o preservacionismo e o conservacionismo.
Resposta:
a) As Unidades de
conservação são espaços, em sua maioria públicos, destinados à conservação das
paisagens naturais, incluindo o relevo, o solo, os recursos hídricos e os
ecossistemas. Existem unidades de uso indireto (recursos não podem ser
explorados) e unidades de uso sustentável como as reservas extrativistas, onde
é permitido o uso racional dos recursos naturais.
b) O preservacionismo não
admite atividades econômicas nos espaços naturais, ou seja, deve ocorrer a
preservação integral dos ecossistemas e paisagens. Já os conservacionistas
admitem a utilização econômica sustentável dos recursos naturais.
4. Analise o gráfico.
Considerando as relações existentes entre condições
climáticas, dinâmica hidrológica e distribuição dos biomas no planeta, faça uma
comparação do nível médio dos oceanos e da distribuição das florestas tropicais
e equatoriais nos momentos em que a temperatura média do planeta alcançou um
ponto de mínimo e de máximo no período destacado pelo gráfico.
Resposta:
Durante a Era Glacial
(glaciação), com ponto mínimo há cerca de 8 mil anos, a temperatura média da
Terra era muito mais baixa, portanto, grande parte da água estava aprisionada
no estado sólido nas geleiras do Ártico, da Antártida e dos Dobramentos
Modernos. Com menos água no estado líquido, os rios eram menos caudalosos e o
nível do mar, mais baixo. Devido às baixas temperaturas e à menor
disponibilidade de água, era menor a evaporação e os climas eram mais secos.
Assim, as florestas tropicais e equatoriais tinham menor extensão e
encontravam-se fragmentadas em refúgios mais úmidos, como as encostas de serras
e as margens dos rios. Trata-se da Teoria dos Refúgios, do professor Aziz Ab
Sáber. Posteriormente, ocorre uma deglaciação com ponto máximo há 5 mil anos, a
temperatura média era mais elevada, com degelo parcial das calotas polares,
rios mais caudalosos e com nível do mar mais elevado. Com maior evaporação, o
clima ficou mais úmido, favorecendo a expansão das florestas a partir dos
antigos refúgios, dando origem, no caso do Brasil, à Amazônia e à Mata
Atlântica.
5. Com base no mapa abaixo e em seus conhecimentos,
caracterize os Domínios Morfoclimáticos I, III e V.
a) Domínio I.
b) Domínio III.
c) Domínio V.
b) Domínio III.
c) Domínio V.
Resposta:
a)
O Domínio da Amazônia é caracterizado pela dominância de terras baixas
(depressões, baixos planaltos e planícies fluviais), solos pobres e lixiviados,
rios perenes, clima equatorial (quente, úmido e com chuvas abundantes) e
floresta latifoliada perenefolia amazônica com alta biodiversidade.
b)
O Domínio dos Mares de Morros é caracterizado por planaltos cristalinos com
serras e morros arredondados, dominância de clima tropical litorâneo e de
altitude, solos variados, rios perenes e com prevalência da floresta
latifoliada perenefólia atlântica com elevada biodiversidade.
c)
O Domínio da Araucária é caracterizado por planaltos elevados submetidos ao
clima subtropical (inverno frio e chuvas bem distribuídas no decorrer do ano),
solos variados e Mata de Araucária (mistura de espécies aciculifoliadas como a
Araucária e espécies latifoliadas) com importante biodiversidade.
6. As pradarias mistas representam importante domínio
fitogeográfico. Elas ocorrem em uma vasta área dos Estados brasileiros do
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também se estendem para o
Uruguai e a Argentina.
a) Descreva as características
morfoclimáticas (relevo e clima) predominantes nas áreas de abrangência das pradarias
pampeanas do Estado do Rio Grande do Sul.
b) Aproveitando-se das condições naturais
das pradarias pampeanas, a pecuária tem destaque nesse domínio, especialmente
no sul do Rio Grande do Sul. Descreva as principais características dessa
atividade nesse Estado, destacando os tipos de rebanhos predominantes.
Resposta:
a) No pampa
gaúcho predomina do ponto de vista geomorfológico, um planalto com colinas
(coxilhas). O clima é o subtropical, com invernos rigorosos e verões quentes,
amplitude térmica elevada, chuvas durante todo ano graças à atuação da mPa
(massa Polar atlântica: fria e úmida) e mTa (massa Tropical atlântica: quente e
úmida).
b) Na
Campanha Gaúcha, extensas áreas são tradicionalmente destinadas à pecuária
(intensiva e extensiva), destacando-se os rebanhos bovino e ovino. Esta
atividade foi favorecida pela vegetação de pradarias ou campos com dominância
de gramíneas e ervas, pela sua topografia plana e clima mais ameno que em
outras regiões do território brasileiro, possibilitando assim a criação de gado
de origem europeia. A boa distribuição de chuvas durante o ano também colabora
para a renovação das pastagens.
7. Nos mapas abaixo, são representadas as médias
históricas de variação da chuva no território brasileiro, em milímetros, por
estação do ano.
Considere os seguintes climogramas:
Comparando os mapas com os gráficos,
identifique as macrorregiões brasileiras nas quais predominam os climas A e B,
respectivamente. Em seguida, explique a pequena variação anual da temperatura
em ambos os climas.
Resposta:
O clima
equatorial (A), quente, úmido e com chuvas abundantes (exemplo: mais de 440 mm
em janeiro e março), é dominante na região Norte do Brasil, em grande medida,
na Amazônia. O clima tropical (B), quente, com chuvas de verão e inverno seco,
é dominante no Centro-Oeste do país. Os climas A e B apresentam baixa amplitude
térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura máxima e a
temperatura mínima. O principal fator que justifica é a baixa latitude, ou
seja, proximidade da linha do equador. Outro fator importante é a dominância de
massas de ar quente, como a Equatorial continental, a Equatorial atlântica e a
Tropical continental, no caso do Centro-Oeste.
8.
O conceito de ‘bônus demográfico’ está
ligado ao momento em que uma sociedade possui uma estrutura etária capaz de
facilitar o crescimento econômico.
Levando-se em consideração esse conceito:
a)
compare a
capacidade de crescimento do país em 1960 e em 2020, explicando o seu
diferencial entre os períodos assinalados.
b) analise as tendências das
curvas ‘somente idosos (65 ou mais)’ e ‘somente crianças (0 a 14)’, a partir de
1960, e as associe com futuras políticas sociais que devem ser implementadas no
país, a partir de agora.
Resposta:
a) Em 1960, a razão de dependência era elevada no Brasil devido ao
número elevado de crianças em relação aos adultos. Assim, a capacidade de
crescimento do país era mais limitada. Em 2020, a razão de dependência deverá
ser a mais baixa em relação aos adultos, o que possibilita melhores condições
de desenvolvimento econômico.
b)
A partir de 1960, cai o porcentual de crianças aceleradamente devido a
diminuição da taxa de natalidade. Os idosos também aumentam de proporção devido
à elevação da expectativa de vida. O Brasil deverá investir bastante em
educação de melhor qualidade para seus jovens, estimular a geração de empregos
formais para os adultos, além de ampliar os recursos para a saúde pública e
previdência social para os idosos.
9. O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética
contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz:
“Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são apoiadas pelo amor da
nação! Nos países capitalistas (figura inferior), milhões de crianças vivem sem
comida ou abrigo.”
a) Como o cartaz descreve a sociedade
capitalista ocidental?
b) Cite dois conflitos
bélicos do período da Guerra Fria.
Resposta:
a) O cartaz descreve a
sociedade capitalista ocidental como geradora de desigualdade social devido à
concentração de renda, onde parte da sociedade, inclusive os mais frágeis, as
crianças, sofrem com a exclusão social. Como o cartaz é de propaganda
soviética, a sociedade socialista é retratada como equilibrada, provedora de
recursos para todos e cuidadosa com a infância em decorrência da melhor
distribuição de renda.
b) Entre os conflitos, a
Guerra da Coreia (que resultou na divisão da nação entre Coreia do Norte e
Coreia do Sul), a Guerra do Vietnã, a ocupação soviética no Afeganistão, a
guerra civil em Angola entre MPLA e Unita, entre outros conflitos.
10. O início foi o problema
mais complexo que a colonização do Brasil teve de enfrentar. Tornou-se tal – e
é nisto que se distingue do caso norte-americano tão citado em paralelo com o
nosso – pelo objetivo que se teve em vista: aproveitar o indígena na obra da
colonização. Nos atuais Estados Unidos, como no Canadá, nunca se pensou em
incorporar o índio, fosse a que título, na obra colonizadora do branco.
O caso da
colonização lusitana foi outro.
(Caio Prado
Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987. Adaptado.)
Caracterize a relação entre colonos e
indígenas na colonização dos Estados Unidos e identifique duas formas de “aproveitamento” do indígena
na colonização do Brasil.
Resposta:
A relação entre colonos e
indígenas nas Treze Colônias foi marcada, na maior parte do tempo, pela visão
negativa do europeu sobre o indígena. As terras indígenas foram ocupadas sob o
argumento teológico da predestinação dos peregrinos e houve a escravização do
indígena, principalmente nas colônias do Sul.
No Brasil Colônia, as duas
principais relações estabelecidas entre colonos e indígenas foram os ESCAMBOS
na extração do pau-brasil e a EXPLORAÇÂO DAS DROGAS DO SERTÃO na Região Norte.
11. Desde o início da colonização, os portugueses
chamaram de tapuias os grupos indígenas que julgavam bárbaros, por seus hábitos
culturais distintos dos que habitavam o litoral e por seu poder de resistência
aos portugueses.
a) Contextualize historicamente os
significados de Guerra Justa para os portugueses a partir do fim da Idade
Média.
b) Indique duas práticas
dos indígenas que os portugueses consideravam bárbaras.
Resposta:
a) O conceito de Guerra Justa, derivado do Império
Romano, era empregado em qualquer caso no qual a guerra era considerada um dever moral. A teoria da Guerra Justa teve vários teóricos, desde
Cícero (Roma Antiga) até Immanuel Kant (Inglaterra). O termo era
usado para justificar um conflito considerado necessário, seja por ser
preventivo, seja por ser contra os inimigos do poder em vigor, seja para
civilizar os não-civilizados. Tal
conceito foi empregado pelos europeus em eventos como as Cruzadas e a
escravização dos indígenas da América.
b) Dos costumes indígenas
na América, dois, em particular, eram considerados bárbaros pelos europeus: a poligamia e a antropofagia.
12. É particularmente no
Oeste da província de São Paulo – o Oeste de 1840, não o de 1940 – que os
cafezais adquirem seu caráter próprio, emancipando-se das formas de exploração
agrária estereotipadas desde os tempos coloniais no modelo clássico da lavoura
canavieira e do “engenho” de açúcar.
(Sérgio Buarque
de Holanda. Raízes do Brasil, 1987.)
Cite duas semelhanças e duas diferenças
significativas entre a exploração agrária cafeeira no Oeste paulista do século
XIX e a que predominou na lavoura canavieira no Nordeste colonial.
Resposta:
Semelhanças: o aluno pode citar, entre outros, o latifúndio, a
monocultura visando o mercado externo.
Diferenças: o aluno pode citar, entre outros: em São Paulo surgiu uma elite que
podemos denominar de “burguesia cafeeira paulista” com mentalidade empresarial
e empreendedora vinculada ao capitalismo internacional (bem diferente da elite
tradicional do nordeste colonial). No nordeste colonial prevaleceu a utilização
do trabalho escravo africano enquanto em São Paulo ocorreu a transição do
trabalho escravo para o trabalho livre com a chegada dos imigrantes.
13. Tratados de Roma: 50º
aniversário
A Europa foi, durante séculos, uma ideia,
uma esperança de paz e de entendimento. Enfrentamos, na atualidade, grandes
desafios que não conhecem fronteiras nacionais, e a União Europeia é a resposta
que temos para lhes dar. Neste modelo europeu, conjugam-se sucesso econômico e
responsabilidade social. A unificação da Europa veio dar vida a um sonho de
gerações passadas. Manda a nossa história que preservemos tal fortuna para as
gerações vindouras. Por isso nos une, cinquenta anos passados da assinatura dos
Tratados de Roma, o objetivo de dotar a União Europeia de uma base comum e
renovada.
HANS-GERT
PÖTTERING, ANGELA MERKEL e JOSÉ M. BARROSO Adaptado de europa.eu, 25/03/2007.
Os Tratados de Roma, assinados em 1957,
instituíram a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia
Atômica.
Apresente um aspecto da conjuntura
internacional da época que justifique a assinatura dos Tratados de Roma. Em
seguida, identifique dois desafios enfrentados pela União Europeia na
atualidade.
Resposta:
A CEE foi criada com o
objetivo de fortalecer os laços econômicos entre os países Europeus, como parte
de um programa de recuperação pós-guerra que previa a livre-circulação de
pessoas, dinheiro e mercadorias entre os países membros. A integração econômica
levaria, ao fim e ao cabo, à integração política entre os países.
Os principais desafios da
EU nos dias atuais são:
1)
lidar com a questão da xenofobia;
2)
lidar com o avanço econômico de países asiáticos, como o Japão e a China;
3)
lidar com a crise econômica que assolou a Europa no início desta década;
4) lidar com os altos
índices de desemprego nos países europeus.
14. Maio de 1968 sintetizou transformações sociais que
vinham ocorrendo há quase uma década, nos Estados Unidos, em países da Europa e
da América Latina. Nas ruas e nas universidades, exibindo cartazes e muros
pichados, estudantes se mobilizaram para dar a seus professores, pais e avós,
às instituições e ao governo, “lições” sobre os “novos tempos, a liberdade e a
rebeldia”.
“O que queremos, de fato,” – dizia Guy
Débord, integrante do grupo “Internacional Situacionista”, formado por
intelectuais de esquerda – “é que as ideias voltem a ser perigosas”.
Considerando o texto acima:
a)
identifique
duas reivindicações apresentadas nas manifestações ocorridas nos Estados
Unidos nos anos sessenta;
b)
caracterize
a especificidade das manifestações de 1968 no caso brasileiro.
Resposta:
a) A década de 1960 é conhecida como a década da rebeldia quando eclodiram
uma série de movimentos importantes em todo o mundo. Nos Estados Unidos podemos
citar o movimento negro através de Martin Luther king, Panteras Negras e
outros, o movimento hippie culminando no festival de Woodstock em 1969,
críticas a Guerra do Vietnã.
b) No Brasil havia
a ditadura militar, em 1968 Costa e Silva era o presidente. Neste fatídico ano
de 1968 conhecido como o “ano que terminou” o mundo vivia uma enorme
turbulência política, cultural e de valores. Podem ser citados muitos
acontecimentos importantes dentro do Brasil contra a ditadura militar como a
morte do estudante Edson Luís, a passeata dos cem mil, o festival de música no
Maracanãzinho, o discurso de Márcio Moreira Alves, entre outros.
15. “Da figura e da atuação de Juscelino Kubitschek
terá ficado, para adversários e admiradores, a imagem de seu espírito otimista
e criador, iluminado por inegável tolerância política. Não deixa de seduzir o
fascínio do ‘50 anos em 5’ do presidente que ousou duvidar da eterna vocação
agrícola do país e que aliou ao desenvolvimento acelerado uma experiência bem
sucedida de governo democrático.”
BENEVIDES,
Maria Victoria. In: Ângela de Castro
Gomes. “O Brasil de JK”. Rio
de Janeiro, Editora da FGV/CPDOC, 1991, p. 9.
a)
Caracterize
duas ações do governo JK relacionadas à superação do subdesenvolvimento.
b)
Explique a
percepção de que o governo JK foi “uma experiência bem sucedida de governo
democrático”.
Resposta:
a) JK, político do PSD,
governou o Brasil entre 1956-1960. Seu objetivo era crescer 50 anos em apenas 5
anos de governo. Desta forma, JK criou o importante “Plano de Metas” dentro da
perspectiva do Nacional Desenvolvimentismo. O desenvolvimentismo foi
consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em cinco setores
básicos da economia (energia, indústria, transporte, educação e alimentação).
Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias
de base.
As metas, em sua maioria, alcançaram resultados considerados positivos
(educação e alimentação não tiveram êxitos). O crescimento das indústrias de
base, fundamentais ao processo de industrialização, foi de praticamente 100% no
quinquênio 1956-1961. Como exemplos, podemos citar a criação de hidrelétricas e
a produção de energia elétrica, a ampliação da produção de petróleo e da
produção siderúrgica, a instalação das multinacionais da indústria
automobilística, entre outros.
A construção de Brasília era meta síntese que representava a
modernização, integração e desenvolvimento.
b) A República
Liberal Populista, 1946-1964, foi um período histórico que ocorreu entre duas
ditaduras (Estado Novo entre 1937-1945 e a Ditadura Militar entre 1964-1985).
Alguns presidentes não terminaram o mandato no contexto da República Liberal
Populista como Vargas que suicidou em 1954, Jânio Quadros que renunciou em 1961
após 7 meses de mandato e Jango que foi deposto em 1964. Em meio às experiências de
interrupção dos mandatos presidenciais durante o período democrático de 1946 a
1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu
mandato. Assim JK passou a ser visto dentro da memória histórica como
conciliador e tolerante.
16.
O suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de
1954, provocou enorme comoção popular. Vargas havia presidido o Brasil de
1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
a)
Identifique duas ações do governo Vargas que justifiquem o fenômeno retratado na imagem.
b)
Caracterize o
ambiente político que propiciou o suicídio de Vargas.
Resposta:
a) O Governo de
Vargas, 1930-1945, através do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda,
procurou criar a imagem de Vargas como o “pai dos pobres”. Neste contexto foi
criada a CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas, a constituição de 1934
institui o voto feminino, criação da indústria de base como a Vale do Rio Doce
e a siderúrgica nacional de Volta Redonda, a participação do Brasil na Segunda
Guerra contra as ditaduras do Eixo. No governo Vargas que ocorreu entre
1951-1954, foi criada a Petrobrás, BNDE, entre outras realizações. Daí toda a
comoção.
b) O segundo governo Vargas, 1951-1954, foi
coroado de problemas. Em primeiro lugar a conjuntura histórica era outra, agora
Vargas tem que governar em um ambiente político mais democrático, portanto vai
ter que negociar. Havia a “herança maldita” deixada pelo governo Dutra que
gastou as reservas do Brasil. Havia uma crise econômica e o ministro João
Goulart deu um aumento de 100% no salário mínimo gerando um sério desconforto
para o governo. A UDN liderada por Carlos Lacerda fazia uma forte oposição ao
governo nacionalista e populista de Vargas. Vargas não mandou um exército
brasileiro para lutar na Guerra da Coreia o que irritou o governo dos EUA. O
atentado na Rua Toneleros contra Carlos Lacerda foi fundamental para
intensificar a crise política. Em um “mar de lamas” Vargas suicidou em 24 de agosto
de 1954.
17.
Considerando a imagem:
a) identifique a causa da
tensão entre as duas superpotências da época e explique suas consequências para
o sistema político mundial do período;
b)
cite uma ação
tomada pelo governo americano ou soviético que levou à crise em Cuba em 1962.
Resposta:
a) Após a Segunda Grande Guerra
começou a “Guerra Fria”. A tensão entre EUA e URSS estava relacionada ao
crescente arsenal atômico mantido pelas duas potências. Como mostra a charge,
americanos e soviéticos ameaçavam-se com ataques maciços de bombas de
hidrogênio que poderiam ser acionadas em escala global e levariam a destruição
de ambos os países. A principal consequência desse sistema seria o equilíbrio
precário e sem vencedores que caracterizou o período da Guerra Fria. Durante a
“Guerra Fria” não ocorreu um confronto direto entre os dois países, ocorreram
conflitos localizados que envolveram as duas “Ideologias” (capitalista e
comunista). Entre os diversos conflitos regionais que ocorreram no período,
podem ser citados: a crise de Berlim, a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã, a
Independência de diversos países africanos (Angola e Moçambique, especialmente)
e a própria crise dos mísseis em Cuba.
b) O governo dos
EUA, J.F. Kennedy, tentou derrubar o governo de Fidel Castro com o fracassado desembarque de
oposicionistas na Baía dos Porcos. Também podemos citar a instalação de mísseis
na Turquia e na Itália. A URSS se aproximou de Cuba comprando seus produtos e
depois construiu plataformas para lançamento de mísseis que poderiam atingir o
território dos USA.
18. Frederick Jackson Turner, em “O significado da
fronteira na história americana” (1893), apresentou-nos um determinado
imaginário sobre o Oeste: “Até os nossos dias, a história americana foi em
grande medida a história da colonização do Grande Oeste. A existência de uma
área de terras livres, sua contínua recessão e o avanço do povoamento americano
em direção ao Oeste, explicam o desenvolvimento americano.”
Comparando as duas perspectivas - o texto e
o mapa - sobre a expansão territorial no século XIX:
a)
responda
se o Oeste era uma região despovoada aguardando a colonização pelo homem branco
e justifique sua resposta;
b) cite duas motivações
econômicas que tenham levado o grande capital a investir nessa expansão
territorial atraindo para lá imigrantes e habitantes das cidades do Leste.
Resposta:
a) Obviamente todas as terras
estavam ocupadas por diferentes comunidades indígenas, tais como, Cherokees,
Creek, Seminoles, Navajos, Sioux, Comanches, Shoshoni e Apaches são algumas das
mais conhecidas. Desde 1830, o Decreto de Remoção Indígena (Indian Removal
Act) confinou 60 mil índios de 5 tribos consideradas civilizadas no chamado
Território Indígena (atual estado de Oklahoma). A partir de 1870 o governo
federal deixou de reconhecer as tribos como entidades independentes e de
negociar com os chefes tribais. Os índios sofreram o processo de aculturação e
foram forçados a abandonar a sua cultura e assimilar a cultura ocidental.
Finalmente, o Dawes Severalty Act, de 1887, autorizou o presidente a
dividir as terras das tribos indígenas, criando lotes para indivíduos indígenas
somente.
Também o Texas (anexado em 1845) e os territórios conquistados ao México
durante a guerra (1846-48) – Califórnia, Arizona, Utah, Novo México, Oregon,
Washington e Colorado – contavam com a presença de populações
hispano-americanas.
b) Havia muitos motivos
econômicos que podem ser citados para a “Marcha para o Oeste”, tais como: a
mineração na região da Califórnia em 1848, a criação de gado, o desenvolvimento
da agricultura em grande escala/em especial as plantations no Novo Sul
(algodão), petróleo e a construção de ferrovias (Northern, Central e
Southern Pacific) cruzando o continente. Foi muito importante para o
sucesso desses investimentos a política do governo de promoção da ocupação
dessas terras por meio do Homestead Act (1862) que se deu no governo de
Lincoln: decreto do Congresso que autorizava todo chefe de família e cidadão
americano acima de 21 anos reclamar até 160 acres de terras públicas no Oeste,
sem qualquer custo, pagando apenas a pequena taxa do seu registro.
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