Pular para o conteúdo principal

Geografia e História - Questões discursivas selecionadas com gabarito comentado


Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C



1.   O perfil topográfico, abaixo, apresenta alguns aspectos estruturais da vegetação nativa e do comportamento dos totais anuais de chuva em um segmento que se estende do litoral até os contrafortes da Serra da Mantiqueira.



Com base nessas informações e em seus conhecimentos, atenda ao que se pede.

a) Das seções numeradas de 1 a 18, considere as que correspondem à Serra do Mar, identificando aquela onde, tendo em vista os fatores naturais, os processos erosivos podem ser mais frequentes e intensos. Justifique.

b) Observe que, na encosta escarpada da Serra da Mantiqueira, a estatura da vegetação aumenta em direção às partes mais baixas. Identifique duas causas desse fenômeno. Explique.  


Resposta:

a) Das seções numeradas, as 12, 13 e 14 correspondem à Serra do Mar. A 14 (Esparpa de Falha da Serra do Mar) apresenta maior vulnerabilidade à erosão pluvial (água da chuva) e fluvial (água de rio) devido à maior declividade, fator que intensifica o escoamento superficial da água. A região também é atingida frequentemente por deslizamentos de terra naturais e intensificados pela ocupação desordenada.

b) Na escarpa de falha da Serra da Mantiqueira, a estatura da Mata Atlântica aumenta na seção 6, isto ocorre, devido à menor declividade, que permite maior infiltração de água, aumenta o intemperismo químico e leva à formação de um solo mais desenvolvido, permitindo o desenvolvimento de espécies arbóreas de maior porte. Aspectos climáticos também interferem, visto que as temperaturas também são mais elevadas e favorecem a Mata Atlântica na seção 6, quando comparadas à seção 5, que apresenta maior declive e solos menos desenvolvidos.



  
2.   “(...) o desencanto com a Nova República era provocado principalmente pelo fracasso dos vários planos econômicos que não conseguiram domar o dragão da inflação. Depois do breve sucesso do Plano Cruzado, de 1986, a arrancada dos preços disparou, esmagando o poder de compra dos brasileiros, especialmente dos mais pobres.”

(Marly Motta, “Rumo ao planalto”. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/especial-nova-republicarumo- ao-planalto. Acessado em 09/08/2013.)


a) Explique o que é inflação.
b) Quais os efeitos do congelamento de preços, base do Plano Cruzado, para a economia brasileira do período?


Resposta:

a) A inflação é o aumento de preços dos produtos que pode ser ocasionada por desequilíbrios econômicos variados, um deles é a elevação da demanda (consumo) sem ocorrer aumento proporcional no investimento e na produção. Outros fatores como a atuação de oligopólios (poucas empresas produzindo um tipo de produto) com formação de cartel (preços combinados em patamares elevados para obtenção de maior lucratividade), excesso de protecionismo contra produtos importados e até fatores ambientais (seca severa com redução da oferta de produtos agrícolas) podem interferir na elevação dos preços.

b) Em 1986, com a retomada da democracia no país (Nova República) e durante do governo de José Sarney, foi implantado o Plano Cruzado para combater a inflação elevada. O congelamento de preços surtiu resultado apenas no curto prazo, uma vez que a intervenção muito brusca na economia fracassou. Entre os efeitos do plano, a retenção de produtos pelos empresários causando desabastecimento de alguns produtos, a troca da moeda, a pequena melhora da distribuição de renda no período de queda inflacionária e o posterior retorno da inflação elevada.  



  
3.  



“A preocupação com as ‘populações tradicionais’ que vivem em Unidades de Conservação é relativamente recente no Brasil, e até pouco tempo (e ainda hoje para os preservacionistas clássicos) elas eram consideradas ‘caso de polícia’, pois deveriam ser expulsas da terra em que sempre viveram, para a criação de parques e reservas”.

(Antonio Carlos S. Diegues, O mito moderno da natureza intocada. 3ª edição, São Paulo: Hucitec, 2000, p.125.)

a) O que são as Unidades de Conservação e quais seus objetivos principais?
b) A chamada questão ambiental envolve polêmicas entre preservacionistas e conservacionistas. Explique em que consistem o preservacionismo e o conservacionismo.


Resposta:

a) As Unidades de conservação são espaços, em sua maioria públicos, destinados à conservação das paisagens naturais, incluindo o relevo, o solo, os recursos hídricos e os ecossistemas. Existem unidades de uso indireto (recursos não podem ser explorados) e unidades de uso sustentável como as reservas extrativistas, onde é permitido o uso racional dos recursos naturais.

b) O preservacionismo não admite atividades econômicas nos espaços naturais, ou seja, deve ocorrer a preservação integral dos ecossistemas e paisagens. Já os conservacionistas admitem a utilização econômica sustentável dos recursos naturais.



  
4.   Analise o gráfico.



Considerando as relações existentes entre condições climáticas, dinâmica hidrológica e distribuição dos biomas no planeta, faça uma comparação do nível médio dos oceanos e da distribuição das florestas tropicais e equatoriais nos momentos em que a temperatura média do planeta alcançou um ponto de mínimo e de máximo no período destacado pelo gráfico.


Resposta:

Durante a Era Glacial (glaciação), com ponto mínimo há cerca de 8 mil anos, a temperatura média da Terra era muito mais baixa, portanto, grande parte da água estava aprisionada no estado sólido nas geleiras do Ártico, da Antártida e dos Dobramentos Modernos. Com menos água no estado líquido, os rios eram menos caudalosos e o nível do mar, mais baixo. Devido às baixas temperaturas e à menor disponibilidade de água, era menor a evaporação e os climas eram mais secos. Assim, as florestas tropicais e equatoriais tinham menor extensão e encontravam-se fragmentadas em refúgios mais úmidos, como as encostas de serras e as margens dos rios. Trata-se da Teoria dos Refúgios, do professor Aziz Ab Sáber. Posteriormente, ocorre uma deglaciação com ponto máximo há 5 mil anos, a temperatura média era mais elevada, com degelo parcial das calotas polares, rios mais caudalosos e com nível do mar mais elevado. Com maior evaporação, o clima ficou mais úmido, favorecendo a expansão das florestas a partir dos antigos refúgios, dando origem, no caso do Brasil, à Amazônia e à Mata Atlântica.



  
5.   Com base no mapa abaixo e em seus conhecimentos, caracterize os Domínios Morfoclimáticos I, III e V.



a) Domínio I.
b) Domínio III.
c) Domínio V.  


Resposta:

a) O Domínio da Amazônia é caracterizado pela dominância de terras baixas (depressões, baixos planaltos e planícies fluviais), solos pobres e lixiviados, rios perenes, clima equatorial (quente, úmido e com chuvas abundantes) e floresta latifoliada perenefolia amazônica com alta biodiversidade.

b) O Domínio dos Mares de Morros é caracterizado por planaltos cristalinos com serras e morros arredondados, dominância de clima tropical litorâneo e de altitude, solos variados, rios perenes e com prevalência da floresta latifoliada perenefólia atlântica com elevada biodiversidade.

c) O Domínio da Araucária é caracterizado por planaltos elevados submetidos ao clima subtropical (inverno frio e chuvas bem distribuídas no decorrer do ano), solos variados e Mata de Araucária (mistura de espécies aciculifoliadas como a Araucária e espécies latifoliadas) com importante biodiversidade.



  
6.   As pradarias mistas representam importante domínio fitogeográfico. Elas ocorrem em uma vasta área dos Estados brasileiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também se estendem para o Uruguai e a Argentina.

a) Descreva as características morfoclimáticas (relevo e clima) predominantes nas áreas de abrangência das pradarias pampeanas do Estado do Rio Grande do Sul.

b) Aproveitando-se das condições naturais das pradarias pampeanas, a pecuária tem destaque nesse domínio, especialmente no sul do Rio Grande do Sul. Descreva as principais características dessa atividade nesse Estado, destacando os tipos de rebanhos predominantes.


Resposta:

a) No pampa gaúcho predomina do ponto de vista geomorfológico, um planalto com colinas (coxilhas). O clima é o subtropical, com invernos rigorosos e verões quentes, amplitude térmica elevada, chuvas durante todo ano graças à atuação da mPa (massa Polar atlântica: fria e úmida) e mTa (massa Tropical atlântica: quente e úmida).

b) Na Campanha Gaúcha, extensas áreas são tradicionalmente destinadas à pecuária (intensiva e extensiva), destacando-se os rebanhos bovino e ovino. Esta atividade foi favorecida pela vegetação de pradarias ou campos com dominância de gramíneas e ervas, pela sua topografia plana e clima mais ameno que em outras regiões do território brasileiro, possibilitando assim a criação de gado de origem europeia. A boa distribuição de chuvas durante o ano também colabora para a renovação das pastagens.  



  
7.   Nos mapas abaixo, são representadas as médias históricas de variação da chuva no território brasileiro, em milímetros, por estação do ano.



Considere os seguintes climogramas:



Comparando os mapas com os gráficos, identifique as macrorregiões brasileiras nas quais predominam os climas A e B, respectivamente. Em seguida, explique a pequena variação anual da temperatura em ambos os climas.


Resposta:

O clima equatorial (A), quente, úmido e com chuvas abundantes (exemplo: mais de 440 mm em janeiro e março), é dominante na região Norte do Brasil, em grande medida, na Amazônia. O clima tropical (B), quente, com chuvas de verão e inverno seco, é dominante no Centro-Oeste do país. Os climas A e B apresentam baixa amplitude térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima. O principal fator que justifica é a baixa latitude, ou seja, proximidade da linha do equador. Outro fator importante é a dominância de massas de ar quente, como a Equatorial continental, a Equatorial atlântica e a Tropical continental, no caso do Centro-Oeste.



  
8.  


O conceito de ‘bônus demográfico’ está ligado ao momento em que uma sociedade possui uma estrutura etária capaz de facilitar o crescimento econômico.

Levando-se em consideração esse conceito:

a) compare a capacidade de crescimento do país em 1960 e em 2020, explicando o seu diferencial entre os períodos assinalados.
b) analise as tendências das curvas ‘somente idosos (65 ou mais)’ e ‘somente crianças (0 a 14)’, a partir de 1960, e as associe com futuras políticas sociais que devem ser implementadas no país, a partir de agora.


Resposta:

a) Em 1960, a razão de dependência era elevada no Brasil devido ao número elevado de crianças em relação aos adultos. Assim, a capacidade de crescimento do país era mais limitada. Em 2020, a razão de dependência deverá ser a mais baixa em relação aos adultos, o que possibilita melhores condições de desenvolvimento econômico.

b) A partir de 1960, cai o porcentual de crianças aceleradamente devido a diminuição da taxa de natalidade. Os idosos também aumentam de proporção devido à elevação da expectativa de vida. O Brasil deverá investir bastante em educação de melhor qualidade para seus jovens, estimular a geração de empregos formais para os adultos, além de ampliar os recursos para a saúde pública e previdência social para os idosos.



  
9.   O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: “Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são apoiadas pelo amor da nação! Nos países capitalistas (figura inferior), milhões de crianças vivem sem comida ou abrigo.”



a) Como o cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental?
b) Cite dois conflitos bélicos do período da Guerra Fria.


Resposta:

a) O cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental como geradora de desigualdade social devido à concentração de renda, onde parte da sociedade, inclusive os mais frágeis, as crianças, sofrem com a exclusão social. Como o cartaz é de propaganda soviética, a sociedade socialista é retratada como equilibrada, provedora de recursos para todos e cuidadosa com a infância em decorrência da melhor distribuição de renda.

b) Entre os conflitos, a Guerra da Coreia (que resultou na divisão da nação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul), a Guerra do Vietnã, a ocupação soviética no Afeganistão, a guerra civil em Angola entre MPLA e Unita, entre outros conflitos.



  
10.   O início foi o problema mais complexo que a colonização do Brasil teve de enfrentar. Tornou-se tal – e é nisto que se distingue do caso norte-americano tão citado em paralelo com o nosso – pelo objetivo que se teve em vista: aproveitar o indígena na obra da colonização. Nos atuais Estados Unidos, como no Canadá, nunca se pensou em incorporar o índio, fosse a que título, na obra colonizadora do branco.
O caso da colonização lusitana foi outro.

(Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987. Adaptado.)


Caracterize a relação entre colonos e indígenas na colonização dos Estados Unidos e identifique  duas formas de “aproveitamento” do indígena na colonização do Brasil.


Resposta:

A relação entre colonos e indígenas nas Treze Colônias foi marcada, na maior parte do tempo, pela visão negativa do europeu sobre o indígena. As terras indígenas foram ocupadas sob o argumento teológico da predestinação dos peregrinos e houve a escravização do indígena, principalmente nas colônias do Sul.

No Brasil Colônia, as duas principais relações estabelecidas entre colonos e indígenas foram os ESCAMBOS na extração do pau-brasil e a EXPLORAÇÂO DAS DROGAS DO SERTÃO na Região Norte.



  
11.   Desde o início da colonização, os portugueses chamaram de tapuias os grupos indígenas que julgavam bárbaros, por seus hábitos culturais distintos dos que habitavam o litoral e por seu poder de resistência aos portugueses.

a) Contextualize historicamente os significados de Guerra Justa para os portugueses a partir do fim da Idade Média.
b) Indique duas práticas dos indígenas que os portugueses consideravam bárbaras.


Resposta:

a) O conceito de Guerra Justa, derivado do Império Romano, era empregado em qualquer caso no qual a guerra era considerada um dever moral. A teoria da Guerra Justa teve vários teóricos, desde Cícero (Roma Antiga) até Immanuel Kant (Inglaterra). O termo era usado para justificar um conflito considerado necessário, seja por ser preventivo, seja por ser contra os inimigos do poder em vigor, seja para civilizar os não-civilizados. Tal conceito foi empregado pelos europeus em eventos como as Cruzadas e a escravização dos indígenas da América.

b) Dos costumes indígenas na América, dois, em particular, eram considerados bárbaros pelos europeus: a poligamia e a antropofagia.



  
12.   É particularmente no Oeste da província de São Paulo – o Oeste de 1840, não o de 1940 – que os cafezais adquirem seu caráter próprio, emancipando-se das formas de exploração agrária estereotipadas desde os tempos coloniais no modelo clássico da lavoura canavieira e do “engenho” de açúcar.
(Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1987.)

Cite duas semelhanças e duas diferenças significativas entre a exploração agrária cafeeira no Oeste paulista do século XIX e a que predominou na lavoura canavieira no Nordeste colonial.


Resposta:

Semelhanças: o aluno pode citar, entre outros, o latifúndio, a monocultura visando o mercado externo.
Diferenças: o aluno pode citar, entre outros: em São Paulo surgiu uma elite que podemos denominar de “burguesia cafeeira paulista” com mentalidade empresarial e empreendedora vinculada ao capitalismo internacional (bem diferente da elite tradicional do nordeste colonial). No nordeste colonial prevaleceu a utilização do trabalho escravo africano enquanto em São Paulo ocorreu a transição do trabalho escravo para o trabalho livre com a chegada dos imigrantes.



  
13.   Tratados de Roma: 50º aniversário

A Europa foi, durante séculos, uma ideia, uma esperança de paz e de entendimento. Enfrentamos, na atualidade, grandes desafios que não conhecem fronteiras nacionais, e a União Europeia é a resposta que temos para lhes dar. Neste modelo europeu, conjugam-se sucesso econômico e responsabilidade social. A unificação da Europa veio dar vida a um sonho de gerações passadas. Manda a nossa história que preservemos tal fortuna para as gerações vindouras. Por isso nos une, cinquenta anos passados da assinatura dos Tratados de Roma, o objetivo de dotar a União Europeia de uma base comum e renovada.

HANS-GERT PÖTTERING, ANGELA MERKEL e JOSÉ M. BARROSO Adaptado de europa.eu, 25/03/2007.

Os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituíram a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atômica.

Apresente um aspecto da conjuntura internacional da época que justifique a assinatura dos Tratados de Roma. Em seguida, identifique dois desafios enfrentados pela União Europeia na atualidade.


Resposta:

A CEE foi criada com o objetivo de fortalecer os laços econômicos entre os países Europeus, como parte de um programa de recuperação pós-guerra que previa a livre-circulação de pessoas, dinheiro e mercadorias entre os países membros. A integração econômica levaria, ao fim e ao cabo, à integração política entre os países.

Os principais desafios da EU nos dias atuais são:
1) lidar com a questão da xenofobia;
2) lidar com o avanço econômico de países asiáticos, como o Japão e a China;
3) lidar com a crise econômica que assolou a Europa no início desta década;
4) lidar com os altos índices de desemprego nos países europeus.



  
14.   Maio de 1968 sintetizou transformações sociais que vinham ocorrendo há quase uma década, nos Estados Unidos, em países da Europa e da América Latina. Nas ruas e nas universidades, exibindo cartazes e muros pichados, estudantes se mobilizaram para dar a seus professores, pais e avós, às instituições e ao governo, “lições” sobre os “novos tempos, a liberdade e a rebeldia”.

“O que queremos, de fato,” – dizia Guy Débord, integrante do grupo “Internacional Situacionista”, formado por intelectuais de esquerda – “é que as ideias voltem a ser perigosas”.

Considerando o texto acima:

a) identifique duas reivindicações apresentadas nas manifestações ocorridas nos Estados Unidos nos anos sessenta;
b) caracterize a especificidade das manifestações de 1968 no caso brasileiro.


Resposta:

a) A década de 1960 é conhecida como a década da rebeldia quando eclodiram uma série de movimentos importantes em todo o mundo. Nos Estados Unidos podemos citar o movimento negro através de Martin Luther king, Panteras Negras e outros, o movimento hippie culminando no festival de Woodstock em 1969, críticas a Guerra do Vietnã. 

b) No Brasil havia a ditadura militar, em 1968 Costa e Silva era o presidente. Neste fatídico ano de 1968 conhecido como o “ano que terminou” o mundo vivia uma enorme turbulência política, cultural e de valores. Podem ser citados muitos acontecimentos importantes dentro do Brasil contra a ditadura militar como a morte do estudante Edson Luís, a passeata dos cem mil, o festival de música no Maracanãzinho, o discurso de Márcio Moreira Alves, entre outros.



  
15.   “Da figura e da atuação de Juscelino Kubitschek terá ficado, para adversários e admiradores, a imagem de seu espírito otimista e criador, iluminado por inegável tolerância política. Não deixa de seduzir o fascínio do ‘50 anos em 5’ do presidente que ousou duvidar da eterna vocação agrícola do país e que aliou ao desenvolvimento acelerado uma experiência bem sucedida de governo democrático.”

BENEVIDES, Maria Victoria. In: Ângela de Castro Gomes. “O Brasil de JK”. Rio de Janeiro, Editora da FGV/CPDOC, 1991, p. 9.

a) Caracterize duas ações do governo JK relacionadas à superação do subdesenvolvimento.
b) Explique a percepção de que o governo JK foi “uma experiência bem sucedida de governo democrático”.


Resposta:

a) JK, político do PSD, governou o Brasil entre 1956-1960. Seu objetivo era crescer 50 anos em apenas 5 anos de governo. Desta forma, JK criou o importante “Plano de Metas” dentro da perspectiva do Nacional Desenvolvimentismo. O desenvolvimentismo foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em cinco setores básicos da economia (energia, indústria, transporte, educação e alimentação). Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base. 
As metas, em sua maioria, alcançaram resultados considerados positivos (educação e alimentação não tiveram êxitos). O crescimento das indústrias de base, fundamentais ao processo de industrialização, foi de praticamente 100% no quinquênio 1956-1961. Como exemplos, podemos citar a criação de hidrelétricas e a produção de energia elétrica, a ampliação da produção de petróleo e da produção siderúrgica, a instalação das multinacionais da indústria automobilística, entre outros.
A construção de Brasília era meta síntese que representava a modernização, integração e desenvolvimento.

b) A República Liberal Populista, 1946-1964, foi um período histórico que ocorreu entre duas ditaduras (Estado Novo entre 1937-1945 e a Ditadura Militar entre 1964-1985). Alguns presidentes não terminaram o mandato no contexto da República Liberal Populista como Vargas que suicidou em 1954, Jânio Quadros que renunciou em 1961 após 7 meses de mandato e Jango que foi deposto em 1964. Em meio às experiências de interrupção dos mandatos presidenciais durante o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou a ser visto dentro da memória histórica como conciliador e tolerante.



  
16.  



O suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, provocou enorme comoção popular. Vargas havia presidido o Brasil de
1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

a) Identifique duas ações do governo Vargas que justifiquem o fenômeno retratado na imagem.
b) Caracterize o ambiente político que propiciou o suicídio de Vargas.


Resposta:

a) O Governo de Vargas, 1930-1945, através do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, procurou criar a imagem de Vargas como o “pai dos pobres”. Neste contexto foi criada a CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas, a constituição de 1934 institui o voto feminino, criação da indústria de base como a Vale do Rio Doce e a siderúrgica nacional de Volta Redonda, a participação do Brasil na Segunda Guerra contra as ditaduras do Eixo. No governo Vargas que ocorreu entre 1951-1954, foi criada a Petrobrás, BNDE, entre outras realizações. Daí toda a comoção.

b) O segundo governo Vargas, 1951-1954, foi coroado de problemas. Em primeiro lugar a conjuntura histórica era outra, agora Vargas tem que governar em um ambiente político mais democrático, portanto vai ter que negociar. Havia a “herança maldita” deixada pelo governo Dutra que gastou as reservas do Brasil. Havia uma crise econômica e o ministro João Goulart deu um aumento de 100% no salário mínimo gerando um sério desconforto para o governo. A UDN liderada por Carlos Lacerda fazia uma forte oposição ao governo nacionalista e populista de Vargas. Vargas não mandou um exército brasileiro para lutar na Guerra da Coreia o que irritou o governo dos EUA. O atentado na Rua Toneleros contra Carlos Lacerda foi fundamental para intensificar a crise política. Em um “mar de lamas” Vargas suicidou em 24 de agosto de 1954.



  
17.  




Considerando a imagem:

a) identifique a causa da tensão entre as duas superpotências da época e explique suas consequências para o sistema político mundial do período;
b) cite uma ação tomada pelo governo americano ou soviético que levou à crise em Cuba em 1962.


Resposta:

a) Após a Segunda Grande Guerra começou a “Guerra Fria”. A tensão entre EUA e URSS estava relacionada ao crescente arsenal atômico mantido pelas duas potências. Como mostra a charge, americanos e soviéticos ameaçavam-se com ataques maciços de bombas de hidrogênio que poderiam ser acionadas em escala global e levariam a destruição de ambos os países. A principal consequência desse sistema seria o equilíbrio precário e sem vencedores que caracterizou o período da Guerra Fria. Durante a “Guerra Fria” não ocorreu um confronto direto entre os dois países, ocorreram conflitos localizados que envolveram as duas “Ideologias” (capitalista e comunista). Entre os diversos conflitos regionais que ocorreram no período, podem ser citados: a crise de Berlim, a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã, a Independência de diversos países africanos (Angola e Moçambique, especialmente) e a própria crise dos mísseis em Cuba.

b) O governo dos EUA, J.F. Kennedy, tentou derrubar o governo de Fidel Castro com o fracassado desembarque de oposicionistas na Baía dos Porcos. Também podemos citar a instalação de mísseis na Turquia e na Itália. A URSS se aproximou de Cuba comprando seus produtos e depois construiu plataformas para lançamento de mísseis que poderiam atingir o território dos USA.



  
18.   Frederick Jackson Turner, em “O significado da fronteira na história americana” (1893), apresentou-nos um determinado imaginário sobre o Oeste: “Até os nossos dias, a história americana foi em grande medida a história da colonização do Grande Oeste. A existência de uma área de terras livres, sua contínua recessão e o avanço do povoamento americano em direção ao Oeste, explicam o desenvolvimento americano.”




Comparando as duas perspectivas - o texto e o mapa - sobre a expansão territorial no século XIX:

a) responda se o Oeste era uma região despovoada aguardando a colonização pelo homem branco e justifique sua resposta;
b) cite duas motivações econômicas que tenham levado o grande capital a investir nessa expansão territorial atraindo para lá imigrantes e habitantes das cidades do Leste.


Resposta:

a) Obviamente todas as terras estavam ocupadas por diferentes comunidades indígenas, tais como, Cherokees, Creek, Seminoles, Navajos, Sioux, Comanches, Shoshoni e Apaches são algumas das mais conhecidas. Desde 1830, o Decreto de Remoção Indígena (Indian Removal Act) confinou 60 mil índios de 5 tribos consideradas civilizadas no chamado Território Indígena (atual estado de Oklahoma). A partir de 1870 o governo federal deixou de reconhecer as tribos como entidades independentes e de negociar com os chefes tribais. Os índios sofreram o processo de aculturação e foram forçados a abandonar a sua cultura e assimilar a cultura ocidental. Finalmente, o Dawes Severalty Act, de 1887, autorizou o presidente a dividir as terras das tribos indígenas, criando lotes para indivíduos indígenas somente.
Também o Texas (anexado em 1845) e os territórios conquistados ao México durante a guerra (1846-48) – Califórnia, Arizona, Utah, Novo México, Oregon, Washington e Colorado – contavam com a presença de populações hispano-americanas.


b) Havia muitos motivos econômicos que podem ser citados para a “Marcha para o Oeste”, tais como: a mineração na região da Califórnia em 1848, a criação de gado, o desenvolvimento da agricultura em grande escala/em especial as plantations no Novo Sul (algodão), petróleo e a construção de ferrovias (Northern, Central e Southern Pacific) cruzando o continente. Foi muito importante para o sucesso desses investimentos a política do governo de promoção da ocupação dessas terras por meio do Homestead Act (1862) que se deu no governo de Lincoln: decreto do Congresso que autorizava todo chefe de família e cidadão americano acima de 21 anos reclamar até 160 acres de terras públicas no Oeste, sem qualquer custo, pagando apenas a pequena taxa do seu registro. 



Aula de Oriente Médio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe