Grupo de estudo para questões específicas: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/
1. As universidades da Europa, EUA e América Latina
foram tomadas por movimentos estudantis na década de 1960. A figura a seguir
mostra um desses movimentos.
a) Considerando as informações fornecidas,
identifique e descreva um elemento da imagem que caracterize os movimentos
estudantis naquele período.
b) Discorra sobre um exemplo de movimento de
contestação estudantil ocorrido no Brasil.
Resposta:
a) A década de 60, chamada de “Década da
Rebeldia”, foi caracterizada por uma efervescência cultural e política a nível
mundial. Estão surgindo novos sujeitos históricos em busca de espaço e
liberdade. Tratam-se dos movimentos feministas e estudantis principalmente. O
movimento estudantil na década de 60 utilizava as passeatas como forma peculiar
de luta conforme o cartaz “Free Speech”, revelando o clamor por liberdade de
expressão; a bandeira americana, ostentada como símbolo da luta pelos direitos
civis; a participação política dos estudantes, que indica o desejo de mudança
da sociedade, a universidade sendo usada como espaço de luta política. Etc.
b) No Brasil no contexto da Ditadura
Militar, 1964-1985, os estudantes vinculados a UNE realizaram diversas
manifestações contrárias à truculência do regime militar. A passeata dos 100
mil realizada em 1968 contra a morte do estudante Edson Luís, a prisão dos
estudantes no congresso da UNE ocorrido em Ibiúna (São Paulo), os conflitos
entre os estudantes da Mackenzie e da USP em São Paulo, entre outros. Mais
recentemente a luta dos estudantes pelo passe livre.
2.
Frequentemente
se diz que a teoria marxista corresponde a um materialismo histórico. O que
significa afirmar que Marx era um materialista? Justifique sua resposta.
Resposta:
Materialismo corresponde à
noção epistemológica que afirma que a sociedade existe somente a partir das
relações materiais. Marx é materialista porque extrai das relações de trabalho
a existência do social. Segundo ele, a sociedade só existe a partir das
relações materiais de produção.
3.
Na obra As regras do método sociológico,
Émile Durkheim estabelece sua metodologia de análise e define o fato social
como objeto de estudo da sociologia, ressaltando o papel dessa ciência na
sociedade contemporânea e na relação entre indivíduo e sociedade. Em um trecho
da obra, lê-se:
Não estou
obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem a empregar as mesmas
moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira. Minha tentativa fracassaria
lamentavelmente, se procurasse escapar dessa necessidade. Se sou industrial,
nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado;
mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável. Mesmo quando posso realmente
me libertar dessas regras e violá-las com sucesso, vejo-me sempre obrigado a
lutar contra
elas.
(DURKHEIM, É. As
regras do método sociológico. 5.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
1968. p.3.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos
sobre o método sociológico, responda aos itens a seguir.
a) Quais características definem o “fato social”?
Qual delas é preponderante no trecho selecionado?
b) Segundo Durkheim,
explique consciência coletiva e consciência individual.
Resposta:
a) Características do fato social:
generalidade, coercitividade e exterioridade. O que prepondera no trecho é a
coercitividade.
b) “Consciência coletiva” é o conjunto de
crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade,
formando um sistema com vida própria, que exerce uma força coercitiva sobre os
seus membros.
“Consciência individual” é o que cada pessoa tem de particular e que faz
com que um indivíduo seja diferente dos demais; encontra-se submetida à
consciência coletiva.
4. O que configura um
linchamento?
É uma forma de punição coletiva contra
alguém que desenvolveu uma forma de comportamento antissocial. O antissocial
varia de momento para momento e de grupo para grupo. Na França, ter traído a
pátria era um motivo para linchar. No caso da Itália, aconteceu o mesmo. No
Brasil, é o fato de não termos justiça, pelo menos na percepção das pessoas
comuns.
Estadão Online. 17 fev. 2008. Adaptado. Disponível em:
Acesso em 24 fev. 2014.
A partir da abordagem
sociológica de Émile Durkheim, responda: os linchamentos podem ser considerados
um fato social? Explique e justifique sua resposta.
Resposta:
Sim. Para que um fenômeno
seja considerado um fato social, é necessário que seja geral, exterior aos
indivíduos e que exerça coerção sobre eles. Os linchamentos mobilizam uma
consciência coletiva compartilhada pelos indivíduos da sociedade, existem
independentemente de uma disposição agressiva dos indivíduos e compele os
mesmos a agredirem, coletivamente, o indivíduo antissocial. Ou seja, é claramente
um exemplo de comportamento social, independente dos indivíduos.
5.
Projeções
das Nações Unidas indicam dois cenários com taxas de crescimento da população
mundial distintos. Um deles estima que a taxa de crescimento será elevada e
levará o mundo a ter 25 bilhões de pessoas em 2150. O segundo cenário aponta
uma taxa de crescimento mais baixa, estimando a população em 10,8 bilhões de
pessoas em 2150. Explique quais seriam as consequências ambientais em cada um
desses dois cenários traçados pelas Nações Unidas.
Resposta:
Em um mundo com 25 bilhões
de pessoas, a grande questão se torna o padrão de consumo e a alimentação das
pessoas. Será impossível produzir alimentos em quantidade suficiente se mantido
o modelo agropecuário atual. Além disso, o capitalismo se mostrará
insustentável devido à escassez de recursos naturais para a sua expansão. Já o
segundo cenário talvez carregue outro problema: o envelhecimento da população,
devido à baixa taxa de natalidade. Assim, o problema poderá ser o de como garantir
a produção e a qualidade de vida com uma população economicamente ativa
relativamente baixa e um sistema econômico que tende a esgotar os recursos
naturais do planeta.
6.
Giddens
trata das dificuldades enfrentadas pelos Estados para administrar problemas
como os ambientais, os efeitos das migrações internacionais e a disseminação de
doenças como a AIDS. Discuta os efeitos da globalização sobre o papel do Estado
nas sociedades contemporâneas.
Resposta:
A globalização favoreceu a
produção e circulação de bens, mercadorias, dinheiro, informações e pessoas ao
redor do mundo. Nesse contexto, o grande desafio dos Estados é administrar
essas mudanças, na medida em que eles possuem uma limitação de origem: a
administração territorial. Ou seja, os Estados precisam lidar com problemas que
ultrapassam seu raio de ação, devendo buscar novos modelos de governança
global, com a ajuda de novas instituições regulatórias (como ONU, OMC, entre
outras), para a resolução de problemas mundiais e que, de alguma maneira,
afetam todos os Estados.
7.
A bandeira do Brasil é mundialmente famosa pela sua
frase: Ordem e Progresso. Sabemos que essa frase tem sua origem na concepção
positivista de ciência e que o positivismo inspirou o surgimento da sociologia.
Atualmente, é possível dizer que a sociologia é capaz de ajuda a criar uma
sociedade de ordem e progresso? Justifique sua resposta.
Resposta:
Não. Atualmente, a
sociologia serve como uma abordagem crítica da sociedade. Sua intenção não é
mais dar aos indivíduos subsídios para o progresso da sociedade, mas
questiona-la e, a partir disso, abrir novas possibilidades de intervenção
social. Assim, seus estudos não proporcionam uma situação de progresso e ordem,
mas de constante transformação da realidade.
8.
Texto 1:
Esse tal Chopis Centis é muito legalzinho.
Pra levar as namoradas e dar uns “rolezinhos”.
Chopis Centis – Mamonas
Assassinas (Dinho/Júlio Rasec)
Texto 2:
Lojas de shopping de SP fecham com medo de encontro
de jovens
Uma reunião de
jovens marcada pela internet para ontem à tarde no shopping Campo Limpo
assustou lojistas do centro comercial na zona sul de São Paulo, no último fim
de semana antes do Natal. Houve correria e lojas dos pisos 1, 2 e 3 fecharam as
portas.
O
"rolezinho", nome dado a esses encontros organizados pelas redes
sociais, teve a participação de cerca de 200 jovens. Por volta das 17h,
seguranças alertaram os lojistas sobre a possibilidade de tumulto.
"Eram
grupos com muitos moleques", afirmou Raquel Ribeiro, 28, gerente de uma
loja de roupas, que fechou por 20 minutos. "Mas, ao menos aqui, não
fizeram nada", disse. A PM afirma que não houve registros de furtos.
Os
"rolezinhos" começaram no dia 7, quando cerca de 6.000 jovens foram a
um encontro no shopping Itaquera, zona leste.
No sábado
passado, dia 14, um "rolezinho" no shopping Internacional de
Guarulhos, na Grande São Paulo, mesmo sem crimes, terminou com 23 pessoas
detidas.
Folha de S. Paulo, 22 dez.
2013. Adaptado. Disponível em: Acesso em 17
jan. 2014.
Os chamados rolezinhos ficaram famosos no Brasil
entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Escreva um texto explicando como esse
hábito se insere na atual sociedade de classes contemporânea. Utilize, de forma
correta, algum conceito sociológico na sua argumentação.
Resposta:
Argumentos que podem ser utilizados:
- Os rolezinhos são feitos por jovens de periferia que se usam do espaço
do shopping center como forma de
lazer.
- Os jovens de periferia internalizam os padrões de consumo capitalista
e, por isso, escolhem o shopping como
espaço público de lazer. Esses padrões de consumo podem ser considerados
ideológicos.
- Os jovens que participam do rolezinho possuem uma relação fetichizada
com as marcas de roupas.
- As classes média e alta entendem a inclusão das classes baixas na
sociedade de consumo como um comportamento perigoso.
- A criminalização dos rolezinhos revela uma sociedade excludente.
- A PM é chamada para conter os rolezinhos porque serve como defensora
da ideologia burguesa e excludente da sociedade capitalista contemporânea.
Comentários
Postar um comentário