Pular para o conteúdo principal

Carnaval no Enem e no Vestibular - Questões com gabarito comentado


Dica: Grupo de estudo para específicas da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/







1. (Uerj 2007)    TREM DA CENTRAL
Empurra pra entrar dez mil
nesse trem da Central do Brasil
Eu já vou na porta pra saltar em Bangu
sei que vou ser chutado e pisado pra
chuchu
No outro dia não saltei onde moro
me chutaram do trem na estação de Deodoro
(...)
            (César Cruz / Silvinha Drumond - 1959)

            AVENIDA BRASIL, TUDO PASSA, QUEM NÃO VIU?
De lá pra cá, daqui pra lá eu vou (ah, como vou)
Com meu amor vou viajando nessa Avenida
pela faixa seletiva no sufoco dessa vida
tudo passa, quem não viu?
Uma confusão de coisas assim é a Avenida Brasil
Linha Vermelha vem cortando a Maré (...)
Do importado à carroça o contraste social
Nesse rio de asfalto o dinheiro fala alto
É a filosofia nacional (...)
            (Jefinho / Dico da Viola / Jorge Gannen - 1994)

Tanto a marcha do carnaval de 1959 quanto o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1994 fazem referência às condições da circulação urbana na cidade do Rio de Janeiro.
Uma característica associada aos meios de transporte preservada durante o tempo decorrido entre os dois momentos retratados e sua consequência urbana são:
a) estatização do sistema de transporte - intensificação da ocupação da periferia   
b) longa duração dos movimentos pendulares - aceleração do processo de favelização   
c) prioridade para o transporte de massa - incentivo ao processo de segregação urbana   
d) custo elevado de tarifas - concentração espacial de comércio e serviços na Área Central   


Resposta:

[B]



  
2. (Enem 2013)  No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.

PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as
a) distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.   
b) aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes.   
c) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.   
d) tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.   
e) perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.   


Resposta:

[D]

Como o texto deixa claro, havia uma disputa social em torno de que tipo de carnaval deveria ser adotado: o similar ao de Veneza (valorizado pelas camadas superiores) ou o entrudo (valorizado pelas camadas populares).



  
3. (Uepb 2013)  Considerando o espaço urbano, o mundo citadino, assinale a alternativa correta:  
a) Os citadinos da Idade Média, diferentemente dos da contemporaneidade, não se preocupavam com a segurança, nem mesmo no período da noite, porque não havia bandos rurais ou bandos de salteadores urbanos que os atormentassem.    
b) As festas medievais eram essencialmente religiosas e tinham apenas a função do regozijo, que era o da glorificação de Deus e de seus santos, não permitindo o repouso dos cristãos por ocasião destas festas.    
c) As cidades medievais do século XIII proibiam as peças teatrais, inclusive as Paixões, até mesmo no espaço das catedrais, porque os burgueses não tinham interesse em seu desenvolvimento.    
d) O carnaval, que era na Alta Idade Média uma festa rústica, camponesa, com forte conotação pagã, invade a cidade, urbaniza-se, e aí introduz uma contestação ideológica, transformando-se em algo que se opõe à quaresma e combate a mentalidade penitencial e ascética da religião cristã.    
e) A desruralização das cidades é um fenômeno do século XIII. Desde este período, foi abolida do meio urbano qualquer atividade rural, sendo um espaço exclusivo de produção de manufaturas, e tendo, inclusive, proibido a criação de animais pelas famílias citadinas.   


Resposta:

[D]

Antes de ser adotado pela Igreja Católica como uma festa oficial (590 d. C.), o Carnaval era uma comemoração pagã marcada pela sexualidade e pelo consumo excessivo de álcool. Nas cidades medievais, inclusive, a festa desafiava o grande poder feudal da Igreja Católica.



  
4. (Ufrgs 2011)  Observe a charge abaixo.



Esta charge, inspirada em uma marcha de carnaval interpretada por Francisco Alves, faz referência
a) à ascensão de Getúlio Vargas ao poder, após o golpe do Estado Novo.   
b) ao término do Estado Novo com a destituição de Getúlio Vargas.   
c) à volta de Getúlio Vargas ao poder, após o governo de Eurico Dutra.   
d) à eleição de Getúlio Vargas como governador do Rio Grande do Sul, após a redemocratização.   
e) à reeleição de Getúlio Vargas como presidente, após o governo JK.   


Resposta:

[C]

A expressão “outra vez” permite entender que Vargas já havia governado e que muitos queriam seu retorno ao poder. Dessa forma, podemos imaginar o período de governo Dutra, que foi antecedido pelo Estado Novo de Vargas e foi substituído por Vargas, desta vez eleito pelo voto direto dos cidadãos em 1950. Vale lembrar que Getúlio suicidou-se em 1954 e JK foi eleito no final do ano seguinte. Getulio foi governador do estado do Rio Grande do Sul entre 1928 e 1930.



  
5. (Fatec 2008)

 
Em 1942, os Estúdios Disney lançaram o filme "Alô, Amigos", no qual duas aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé Carioca. Este, afável e hospitaleiro leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar. A criação de um personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,
a) da política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como parte do círculo de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.   
b) do claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma de desqualificar o povo brasileiro.   
c) do medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência dentro da América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico americano.   
d) do projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse que necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o Brasil.   
e) da preocupação norte-americana com a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado da Alemanha nazista, e com a implantação de bases navais alemãs no porto de Santos.   


Resposta:

[A]



  
6. (Ufpr 2008)  "O cinema brasileiro sempre buscou parte da sua energia na música popular. Das chanchadas da Atlândida, que levaram para as telas os sucessos do rádio e do Carnaval [...]. De 'Vinicius' (2005), o documentário nacional mais visto em todos os tempos, a '2 Filhos de Francisco' (2005), maior sucesso da chamada fase de 'retomada'. Nessa longa e muitas vezes bem-sucedida relação, 'Cartola', documentário sobre o sambista carioca Agenor de Oliveira (1908 -1980), promete ocupar posição de destaque. [...] O filme defende a ideia de que Cartola foi uma figura-síntese da música popular brasileira do século 20, ao protagonizar momentos fundamentais de sua história e fazer a ponte entre diferentes gerações e movimentos."
            (CALIL, Ricardo. Ciência e Arte: documentário mostra a trajetória do compositor Cartola, o mestre do samba melancólico cultuado por diferentes gerações de músicos e intérpretes. In: "Bravo!". São Paulo: Editora Abril, Ano 10, n. 116, abr. 2007, p. 70.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a cultura nacional, considere as afirmativas a seguir:

1. O encontro do cinema brasileiro com a energia da música popular remete a essa busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social nacional pelas diferentes linguagens da produção cultural.
2. No texto, o paralelo entre o sucesso do documentário "Vinicius" e o êxito do filme "2 Filhos de Francisco", de estilos estéticos completamente diferentes, destaca o mau gosto da maioria da população brasileira, resultante da ausência de um padrão aceitável de educação cultural.
3. O esforço em vincular a identidade nacional ao Carnaval, em que as músicas do samba eram disseminadas pelo país afora com o apoio dos meios de comunicação social de massa, fazia parte de uma estratégia inserida no projeto de nacionalização da sociedade brasileira.
4. A alusão ao documentário do sambista Cartola exemplifica o encontro de estilos musicais que se constituiu em referência da produção cultural brasileira, ou seja, a sensibilidade permissiva à mescla que combina erudição musical e poesia popular.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.   
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.   
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.   
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.   
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.   


Resposta:

[D]



  
7. (Pucrs 2006)  "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek   
b) Eurico Gaspar Dutra   
c) Castelo Branco   
d) Jânio Quadros   
e) Getúlio Vargas   


Resposta:

[E]



  
8. (Pucsp 2006)  A Escola de Samba Vila Isabel apresentou no Carnaval carioca de 2006 um enredo que defendia a unidade e a integração latino-americanas. É correto afirmar que
a) o desfile foi patrocinado por empresas petrolíferas venezuelanas que, assim, demonstraram sua insatisfação com a política externa isolacionista do governo Hugo Chávez.   
b) a unidade latino-americana é atualmente sólida e inquestionável, dada a eficácia de mecanismos de integração comercial, como o Mercosul, o Nafta e a Alca.   
c) o esforço de algumas iniciativas integradoras não conseguiu, até hoje, se impor, dadas as disputas regionais e os conflitos de interesses entre países latino-americanos.   
d) a integração latino-americana existe desde a independência e resultou da atuação militar e política de Simón Bolívar, que propôs e consumou a unidade da América.   
e) o tema da unidade latino-americana é bastante debatido pela diplomacia, mas não encontra apoio na população dos países, que nutre forte sentimento xenófobo.   


Resposta:

[C]



  
9. (Ufrn 2005)  A ação do governo federal, no Brasil da década de 1930, não se limitou às manifestações de caráter cívico e à adoção de políticas nacionalistas na economia, mas atingiu manifestações culturais e festas populares, como o Carnaval.
Escrevendo sobre o Carnaval na cidade do Rio de Janeiro, a historiadora Myrian dos Santos afirma:

Pedro Ernesto, interventor de Getúlio no então Distrito Federal, procurou incorporar os novos setores da população à política local, subvencionando, entre outras, as manifestações carnavalescas. Durante seu governo, foi criado o registro policial, a premiação e os regulamentos para os concursos entre as escolas. Entre os primeiros componentes das escolas de samba há um consenso de que Pedro Ernesto foi o grande amigo e patrono das escolas.
            SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Do entrudo às escolas de samba: a ocupação do espaço das ruas pelo carnaval carioca. In: MARTINS, I. de L.; MOTTA, R. P. S.; IOKOI, Z. G. "História e cidadania". São Paulo: Humanitas Publicações/FFLCH-USP; ANPUH, 1998. p. 379.

A partir do fragmento textual, pode-se inferir que Getúlio Vargas
a) adotou uma política de regulação para controlar as manifestações culturais e políticas de cunho popular.   
b) incentivou a criação de agremiações culturais como forma de adquirir recursos para o governo federal.   
c) criou projetos públicos para as entidades culturais brasileiras no intuito de atender a antigas reivindicações populares.   
d) atendeu aos desejos populares como forma de ampliar a liberdade de ações das instituições culturais nacionais.   


Resposta:

[A]



  
10. (Uel 2001)  "Tomara que chova/Três dias sem parar/ A minha grande mágoa/É lá em casa não ter água/ Eu preciso me lavar/ De promessa eu ando cheio/ Quando eu conto a minha vida/ Ninguém quer acreditar/ O trabalho não me cansa/ O que me cansa é pensar/ Que lá em casa não tem água/ Nem pra cozinhar."
            ("Tomara que chova", Paquito e Romeu Gentil, sucesso do carnaval de 1951.)

O tempo passou desde o carnaval de 1951. Contudo, na maioria das cidades brasileiras persiste o problema da falta de saneamento básico. Considerando os seus conhecimentos sobre a urbanização no Brasil da década de 1950, é correto afirmar:
a) Os imigrantes que habitavam os cortiços nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo possuíam rede de esgoto e água encanada.   
b) A falta de canalização de esgoto e de abastecimento de água, sobretudo nas moradias populares, era responsável pela propagação de várias doenças.   
c) O Plano de Metas de Getúlio Vargas implementou soluções para a crise habitacional e de serviços de infraestrutura urbana.   
d) A urbanização tardia do território nacional desobrigava os políticos de propor soluções para o saneamento básico.   
e) As letras consagradas nas marchas carnavalescas dos anos 50 revelavam o distanciamento da população urbana dos temas sociais.   


Resposta:

[B]



  
11. (Ufc 2001)  "Paralelamente às sucessivas proibições ao entrudo, surge o novo carnaval no Rio de Janeiro. Nele predominavam, de início, as máscaras aqui introduzidas em 1834, vindas de Paris e Veneza, além de bailes e ricas fantasias, segundo os 'usos e costumes' da Europa. Em fins do século, aparece o confete, depois o corso, práticas festejadas nos jornais da época como símbolos de civilização."
            (SOIHET, Rachel. "A Subversão pelo Riso. Estudos sobre o carnaval carioca da Belle Époque ao tempo de Varga". Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998, p.69.)

A partir desta citação sobre as mudanças introduzidas no carnaval do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX, em função das novas relações entre as elites urbanas e as camadas populares no Brasil, é correto afirmar:
a) o carnaval de origem europeia, com desfiles e fantasias, somava-se aos festejos populares identificados ao passado colonial brasileiro.   
b) o carnaval tornava-se, cada vez mais, uma festa de características populares, concentrado nos bairros pobres e nas periferias urbanas.   
c) o carnaval fortaleceu-se, com os desfiles organizados pelo governo, como uma festa de elite, marcada pela elegância e sobriedade dos participantes.   
d) o samba, o carnaval e o futebol permaneceram, apesar das mudanças, elementos de uma cultura popular que se remetia ao início do século XIX.   
e) o carnaval carioca tornou-se elitista e fechado às camadas populares urbanas, tornando-se uma festa de características rurais.   


Resposta:

[A]



  
12. (Ufpel 2000)  O documento policial pertence ao período do Estado Novo, governado por Getúlio Vargas.

            Repartição Central de Polícia

            Em Porto Alegre, 7 de janeiro de 1941.

            INSTRUÇÕES QUE DEVERÃO SER OBSERVADAS NOS DIAS DE CARNAVAL DE 1941.

1 - Nenhum baile publico poderá realizar-se sem prévia licença da D.A.
2 - Nenhuma canção poderá ser cantada nas vias publicas, sociedades, clubes, e outras quaisquer casas de diversão, sem prévia censura da respectiva letra.

5 - Não é permitido o transito pelas ruas de grupos carnavalescos de que façam parte individuos maltrapilhos, empunhando latas, fragmentos de madeira e outros objetos. Tais grupos serão dissolvidos e seus componentes apresentados à Delegacia mais proxima.

8 - Durante os dias de carnaval fica proíbida a venda de bebidas alcoolicas em bares, hoteis, restaurantes, cafés, botequins e mercadinhos, excetuando-se o vinho, chopp, cerveja, whisky e champanhe.
9 - O uso de mascaras, na via pública, será permitido somente nos dias próprios de carnaval; ficam, entretanto, os seus portadores sujeitos, a qualquer momento, à fiscalização policial.
10 - Será apresentado à Delegacia mais próxima todo aquele que fizer uso de lança-perfume como entorpecente, aspirando-o ou bebendo-o.
            Ao Snr. Delegado chamo a atenção, de ordem superior, para rigorosa observancia das instruções acima, baixadas pela Chefia de Polícia.

                                               Harvey Azambuja
                                               Diretor do Expediente.

Esse texto expressa
a)  o respeito às liberdades individuais fundamentais, como o direito de ir e vir, de expressão do pensamento e de cuidados com a segurança pública.   
b)  a censura nas canções, a violência policial, por tolher a liberdade de ir e vir, a discriminação social, pela proibição do consumo da principal bebida alcoólica popular (a cachaça) e do desfile de maltrapilhos.   
c)  o Estado de direito, instituído com o Estado Novo, chefiado por Vargas, em favor de uma sociedade mais justa e igualitária.   
d)  a instituição da "lei seca" no Brasil, nos mesmos moldes dos Estados Unidos da América, na década de 1920, e o respeito do Estado pela manifestação popular no Carnaval.   
e)  a livre realização do Carnaval no Estado Novo, apesar de suas características ditatoriais.   


Resposta:

[B]








Construindo respostas discursivas nas provas da Uerj:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca