Dica: Grupo de estudo para específicas da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/
1. (Uerj 2007) TREM DA CENTRAL
Empurra
pra entrar dez mil
nesse
trem da Central do Brasil
Eu
já vou na porta pra saltar em Bangu
sei
que vou ser chutado e pisado pra
chuchu
No
outro dia não saltei onde moro
me
chutaram do trem na estação de Deodoro
(...)
(César Cruz / Silvinha Drumond -
1959)
AVENIDA BRASIL, TUDO PASSA, QUEM NÃO
VIU?
De
lá pra cá, daqui pra lá eu vou (ah, como vou)
Com
meu amor vou viajando nessa Avenida
pela
faixa seletiva no sufoco dessa vida
tudo
passa, quem não viu?
Uma
confusão de coisas assim é a Avenida Brasil
Linha
Vermelha vem cortando a Maré (...)
Do
importado à carroça o contraste social
Nesse
rio de asfalto o dinheiro fala alto
É
a filosofia nacional (...)
(Jefinho / Dico da Viola / Jorge
Gannen - 1994)
Tanto
a marcha do carnaval de 1959 quanto o samba-enredo da Mocidade Independente de
Padre Miguel de 1994 fazem referência às condições da circulação urbana na
cidade do Rio de Janeiro.
Uma
característica associada aos meios de transporte preservada durante o tempo
decorrido entre os dois momentos retratados e sua consequência urbana são:
a) estatização
do sistema de transporte - intensificação da ocupação da periferia
b) longa
duração dos movimentos pendulares - aceleração do processo de favelização
c) prioridade
para o transporte de massa - incentivo ao processo de segregação urbana
d) custo
elevado de tarifas - concentração espacial de comércio e serviços na Área
Central
Resposta:
[B]
2.
(Enem 2013) No
final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla
popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um
pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com
seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam
abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras
práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais,
substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas,
inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir
mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na
visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os
desfiles.
PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas
Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M.
C. P. Carnavais e outras frestas:
ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002
(adaptado).
Manifestações
culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente
reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no
texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as
a) distinções
sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.
b) aspirações
cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes.
c) liberdades
individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
d) tradições
populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
e) perseguições
policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.
Resposta:
[D]
Como o texto deixa claro,
havia uma disputa social em torno de que tipo de carnaval deveria ser adotado:
o similar ao de Veneza (valorizado pelas camadas superiores) ou o entrudo
(valorizado pelas camadas populares).
3. (Uepb
2013) Considerando o espaço urbano, o mundo
citadino, assinale a alternativa correta:
a) Os citadinos da Idade
Média, diferentemente dos da contemporaneidade, não se preocupavam com a
segurança, nem mesmo no período da noite, porque não havia bandos rurais ou
bandos de salteadores urbanos que os atormentassem.
b) As festas medievais eram
essencialmente religiosas e tinham apenas a função do regozijo, que era o da
glorificação de Deus e de seus santos, não permitindo o repouso dos cristãos
por ocasião destas festas.
c) As cidades medievais do
século XIII proibiam as peças teatrais, inclusive as Paixões, até mesmo no
espaço das catedrais, porque os burgueses não tinham interesse em seu
desenvolvimento.
d) O carnaval, que era na Alta
Idade Média uma festa rústica, camponesa, com forte conotação pagã, invade a
cidade, urbaniza-se, e aí introduz uma contestação ideológica, transformando-se
em algo que se opõe à quaresma e combate a mentalidade penitencial e ascética
da religião cristã.
e) A desruralização das
cidades é um fenômeno do século XIII. Desde este período, foi abolida do meio
urbano qualquer atividade rural, sendo um espaço exclusivo de produção de
manufaturas, e tendo, inclusive, proibido a criação de animais pelas famílias
citadinas.
Resposta:
[D]
Antes de ser
adotado pela Igreja Católica como uma festa oficial (590 d. C.), o Carnaval era
uma comemoração pagã marcada pela sexualidade e pelo consumo excessivo de
álcool. Nas cidades medievais, inclusive, a festa desafiava o grande poder
feudal da Igreja Católica.
4. (Ufrgs 2011) Observe a charge abaixo.
Esta
charge, inspirada em uma marcha de carnaval interpretada por Francisco Alves,
faz referência
a) à ascensão de Getúlio Vargas ao poder, após o golpe
do Estado Novo.
b) ao término do Estado Novo
com a destituição de Getúlio Vargas.
c) à volta de Getúlio Vargas
ao poder, após o governo de Eurico Dutra.
d) à eleição de Getúlio Vargas como governador do Rio Grande do
Sul, após a redemocratização.
e) à reeleição de Getúlio
Vargas como presidente, após o governo JK.
Resposta:
[C]
A expressão
“outra vez” permite entender que Vargas já havia governado e que muitos queriam
seu retorno ao poder. Dessa forma, podemos imaginar o período de governo Dutra,
que foi antecedido pelo Estado Novo de Vargas e foi substituído por Vargas,
desta vez eleito pelo voto direto dos cidadãos em 1950. Vale lembrar que
Getúlio suicidou-se em 1954 e JK foi eleito no final do ano seguinte. Getulio
foi governador do estado do Rio Grande do Sul entre 1928 e 1930.
5. (Fatec 2008)
Em
1942, os Estúdios Disney lançaram o filme "Alô, Amigos", no qual duas
aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé Carioca. Este,
afável e hospitaleiro leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas
do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar. A criação de um
personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,
a) da
política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como
parte do círculo de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra
Mundial.
b) do
claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro
como forma de desqualificar o povo brasileiro.
c) do
medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande
potência dentro da América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico
americano.
d) do
projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse
que necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o
Brasil.
e) da
preocupação norte-americana com a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado
da Alemanha nazista, e com a implantação de bases navais alemãs no porto de
Santos.
Resposta:
[A]
6. (Ufpr 2008)
"O cinema brasileiro sempre
buscou parte da sua energia na música popular. Das chanchadas da Atlândida, que
levaram para as telas os sucessos do rádio e do Carnaval [...]. De 'Vinicius'
(2005), o documentário nacional mais visto em todos os tempos, a '2 Filhos de
Francisco' (2005), maior sucesso da chamada fase de 'retomada'. Nessa longa e
muitas vezes bem-sucedida relação, 'Cartola', documentário sobre o sambista
carioca Agenor de Oliveira (1908 -1980), promete ocupar posição de destaque.
[...] O filme defende a ideia de que Cartola foi uma figura-síntese da música
popular brasileira do século 20, ao protagonizar momentos fundamentais de sua
história e fazer a ponte entre diferentes gerações e movimentos."
(CALIL, Ricardo. Ciência e Arte:
documentário mostra a trajetória do compositor Cartola, o mestre do samba
melancólico cultuado por diferentes gerações de músicos e intérpretes. In:
"Bravo!". São Paulo: Editora Abril, Ano 10, n. 116, abr. 2007, p.
70.)
Com
base no texto e nos conhecimentos sobre a cultura nacional, considere as
afirmativas a seguir:
1.
O encontro do cinema brasileiro com a energia da música popular remete a essa
busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social nacional
pelas diferentes linguagens da produção cultural.
2.
No texto, o paralelo entre o sucesso do documentário "Vinicius" e o
êxito do filme "2 Filhos de Francisco", de estilos estéticos
completamente diferentes, destaca o mau gosto da maioria da população
brasileira, resultante da ausência de um padrão aceitável de educação cultural.
3.
O esforço em vincular a identidade nacional ao Carnaval, em que as músicas do
samba eram disseminadas pelo país afora com o apoio dos meios de comunicação
social de massa, fazia parte de uma estratégia inserida no projeto de
nacionalização da sociedade brasileira.
4.
A alusão ao documentário do sambista Cartola exemplifica o encontro de estilos
musicais que se constituiu em referência da produção cultural brasileira, ou
seja, a sensibilidade permissiva à mescla que combina erudição musical e poesia
popular.
Assinale
a alternativa correta.
a) Somente
as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente
as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente
as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente
as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente
as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta:
[D]
7. (Pucrs 2006) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação
composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que
falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio -
inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o
consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e
autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino
Kubitschek
b) Eurico
Gaspar Dutra
c) Castelo
Branco
d) Jânio
Quadros
e) Getúlio
Vargas
Resposta:
[E]
8. (Pucsp 2006) A Escola de Samba Vila Isabel apresentou no Carnaval carioca de 2006 um
enredo que defendia a unidade e a integração latino-americanas. É correto
afirmar que
a) o
desfile foi patrocinado por empresas petrolíferas venezuelanas que, assim,
demonstraram sua insatisfação com a política externa isolacionista do governo
Hugo Chávez.
b) a
unidade latino-americana é atualmente sólida e inquestionável, dada a eficácia
de mecanismos de integração comercial, como o Mercosul, o Nafta e a Alca.
c) o
esforço de algumas iniciativas integradoras não conseguiu, até hoje, se impor,
dadas as disputas regionais e os conflitos de interesses entre países
latino-americanos.
d) a
integração latino-americana existe desde a independência e resultou da atuação
militar e política de Simón Bolívar, que propôs e consumou a unidade da
América.
e) o
tema da unidade latino-americana é bastante debatido pela diplomacia, mas não
encontra apoio na população dos países, que nutre forte sentimento xenófobo.
Resposta:
[C]
9. (Ufrn 2005) A ação do governo federal, no Brasil da década de 1930, não se limitou
às manifestações de caráter cívico e à adoção de políticas nacionalistas na
economia, mas atingiu manifestações culturais e festas populares, como o
Carnaval.
Escrevendo
sobre o Carnaval na cidade do Rio de Janeiro, a historiadora Myrian dos Santos
afirma:
Pedro
Ernesto, interventor de Getúlio no então Distrito Federal, procurou incorporar
os novos setores da população à política local, subvencionando, entre outras,
as manifestações carnavalescas. Durante seu governo, foi criado o registro
policial, a premiação e os regulamentos para os concursos entre as escolas.
Entre os primeiros componentes das escolas de samba há um consenso de que Pedro
Ernesto foi o grande amigo e patrono das escolas.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Do
entrudo às escolas de samba: a ocupação do espaço das ruas pelo carnaval
carioca. In: MARTINS, I. de L.; MOTTA, R. P. S.; IOKOI, Z. G. "História e
cidadania". São Paulo: Humanitas Publicações/FFLCH-USP; ANPUH, 1998. p.
379.
A
partir do fragmento textual, pode-se inferir que Getúlio Vargas
a) adotou
uma política de regulação para controlar as manifestações culturais e políticas
de cunho popular.
b) incentivou
a criação de agremiações culturais como forma de adquirir recursos para o
governo federal.
c) criou
projetos públicos para as entidades culturais brasileiras no intuito de atender
a antigas reivindicações populares.
d) atendeu
aos desejos populares como forma de ampliar a liberdade de ações das
instituições culturais nacionais.
Resposta:
[A]
10. (Uel 2001) "Tomara que chova/Três dias sem parar/ A minha grande mágoa/É lá em
casa não ter água/ Eu preciso me lavar/ De promessa eu ando cheio/ Quando eu
conto a minha vida/ Ninguém quer acreditar/ O trabalho não me cansa/ O que me
cansa é pensar/ Que lá em casa não tem água/ Nem pra cozinhar."
("Tomara que chova",
Paquito e Romeu Gentil, sucesso do carnaval de 1951.)
O
tempo passou desde o carnaval de 1951. Contudo, na maioria das cidades
brasileiras persiste o problema da falta de saneamento básico. Considerando os
seus conhecimentos sobre a urbanização no Brasil da década de 1950, é correto
afirmar:
a) Os
imigrantes que habitavam os cortiços nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
possuíam rede de esgoto e água encanada.
b) A
falta de canalização de esgoto e de abastecimento de água, sobretudo nas
moradias populares, era responsável pela propagação de várias doenças.
c) O
Plano de Metas de Getúlio Vargas implementou soluções para a crise habitacional
e de serviços de infraestrutura urbana.
d) A
urbanização tardia do território nacional desobrigava os políticos de propor
soluções para o saneamento básico.
e) As
letras consagradas nas marchas carnavalescas dos anos 50 revelavam o
distanciamento da população urbana dos temas sociais.
Resposta:
[B]
11. (Ufc 2001) "Paralelamente às sucessivas proibições ao entrudo, surge o novo
carnaval no Rio de Janeiro. Nele predominavam, de início, as máscaras aqui introduzidas
em 1834, vindas de Paris e Veneza, além de bailes e ricas fantasias, segundo os
'usos e costumes' da Europa. Em fins do século, aparece o confete, depois o
corso, práticas festejadas nos jornais da época como símbolos de
civilização."
(SOIHET, Rachel. "A Subversão
pelo Riso. Estudos sobre o carnaval carioca da Belle Époque ao tempo de
Varga". Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998, p.69.)
A
partir desta citação sobre as mudanças introduzidas no carnaval do Rio de
Janeiro nas primeiras décadas do século XX, em função das novas relações entre
as elites urbanas e as camadas populares no Brasil, é correto afirmar:
a) o
carnaval de origem europeia, com desfiles e fantasias, somava-se aos festejos
populares identificados ao passado colonial brasileiro.
b) o
carnaval tornava-se, cada vez mais, uma festa de características populares,
concentrado nos bairros pobres e nas periferias urbanas.
c) o
carnaval fortaleceu-se, com os desfiles organizados pelo governo, como uma
festa de elite, marcada pela elegância e sobriedade dos participantes.
d) o
samba, o carnaval e o futebol permaneceram, apesar das mudanças, elementos de
uma cultura popular que se remetia ao início do século XIX.
e) o
carnaval carioca tornou-se elitista e fechado às camadas populares urbanas,
tornando-se uma festa de características rurais.
Resposta:
[A]
12. (Ufpel 2000) O documento policial pertence ao período do Estado Novo, governado por
Getúlio Vargas.
Repartição Central de Polícia
Em Porto Alegre, 7 de janeiro de
1941.
INSTRUÇÕES QUE DEVERÃO SER
OBSERVADAS NOS DIAS DE CARNAVAL DE 1941.
1
- Nenhum baile publico poderá realizar-se sem prévia licença da D.A.
2
- Nenhuma canção poderá ser cantada nas vias publicas, sociedades, clubes, e
outras quaisquer casas de diversão, sem prévia censura da respectiva letra.
5
- Não é permitido o transito pelas ruas de grupos carnavalescos de que façam
parte individuos maltrapilhos, empunhando latas, fragmentos de madeira e outros
objetos. Tais grupos serão dissolvidos e seus componentes apresentados à
Delegacia mais proxima.
8
- Durante os dias de carnaval fica proíbida a venda de bebidas alcoolicas em
bares, hoteis, restaurantes, cafés, botequins e mercadinhos, excetuando-se o
vinho, chopp, cerveja, whisky e champanhe.
9
- O uso de mascaras, na via pública, será permitido somente nos dias próprios
de carnaval; ficam, entretanto, os seus portadores sujeitos, a qualquer
momento, à fiscalização policial.
10
- Será apresentado à Delegacia mais próxima todo aquele que fizer uso de
lança-perfume como entorpecente, aspirando-o ou bebendo-o.
Ao Snr. Delegado chamo a atenção, de
ordem superior, para rigorosa observancia das instruções acima, baixadas pela
Chefia de Polícia.
Harvey
Azambuja
Diretor
do Expediente.
Esse
texto expressa
a) o respeito às liberdades individuais
fundamentais, como o direito de ir e vir, de expressão do pensamento e de
cuidados com a segurança pública.
b) a censura nas canções, a violência policial,
por tolher a liberdade de ir e vir, a discriminação social, pela proibição do
consumo da principal bebida alcoólica popular (a cachaça) e do desfile de
maltrapilhos.
c) o Estado de direito, instituído com o Estado
Novo, chefiado por Vargas, em favor de uma sociedade mais justa e igualitária.
d) a instituição da "lei seca" no
Brasil, nos mesmos moldes dos Estados Unidos da América, na década de 1920, e o
respeito do Estado pela manifestação popular no Carnaval.
e) a livre realização do Carnaval no Estado Novo,
apesar de suas características ditatoriais.
Resposta:
[B]
Construindo respostas discursivas nas provas da Uerj:
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