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1. (Enem 2011)
TEXTO I
A ação democrática consiste em todos tomarem
parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda
coletividade.
GALLO, S. et
al. Ética e Cidadania.
Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).
TEXTO II
É necessário que haja liberdade de
expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da
população às informações trazidas a público pela imprensa.
Disponível em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.
Partindo da perspectiva de democracia
apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II,
assumem um papel relevante na sociedade por
a) orientarem os cidadãos na
compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
b) fornecerem informações que
fomentam o debate político na esfera pública.
c) apresentarem aos cidadãos a
versão oficial dos fatos.
d) propiciarem o
entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
e) promoverem a unidade cultural,
por meio das transmissões esportivas.
Resposta:
[B]
Ambos os
textos focalizam a necessidade do livre curso da informação como esteio do
Estado Democrático. Os meios de comunicação têm, portanto, de ser livres para
cumprir seu papel assegurador da democracia.
2.
(Enem 2011)
O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
GUATTARI, F. As
três ecologias. São
Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).
O texto trata do aparato técnico-científico
e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
a) defina seus projetos a
partir dos interesses coletivos.
b) guie-se por interesses
econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
c) priorize a evolução da
tecnologia, se apropriando da natureza.
d) promova a separação entre
natureza e sociedade tecnológica.
e) tenha gestão própria, com o
objetivo de melhor apropriação da natureza.
Resposta:
[A]
Acidentes como do Chernobyl
indicam a necessidade de conjugar interesses econômicos, aplicação de técnicas
e demandas sociais.
3.
(Enem 2011)
Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.
Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos
sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das
práticas
democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010
(adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais
contribuem para o processo de construção democrática, porque
a) determinam o papel do
Estado nas transformações socioeconômicas.
b) aumentam o clima de tensão
social na sociedade civil.
c) pressionam o Estado para o
atendimento das demandas da sociedade.
d) privilegiam determinadas
parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e) propiciam a adoção de
valores éticos pelos órgãos do Estado.
Resposta:
[C]
As ONGS –
Organizações Não Governamentais – também conhecidas como Terceiro Setor agrupam
agentes sociais que não são integralmente representados pelas instituições
governamentais.
4.
(Enem 2011)
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da
sociedade nacional, resgatando a
contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à
História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de
novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Disponível em:
http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A referida lei representa um avanço não só
para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
a) legitima o ensino das
ciências humanas nas escolas.
b) divulga conhecimentos para
a população afro-brasileira.
c) reforça a concepção etnocêntrica
sobre a África e sua cultura.
d) garante aos
afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
e) impulsiona o reconhecimento
da pluralidade étnicoracial do país.
Resposta:
[E]
A Nova República
Brasileira, iniciada em 1985, vem vivenciando movimentos sociais variados,
tendo como característica comum o esforço para promover a inclusão de setores
historicamente marginalizados. É neste contexto que se situa o movimento dos
afrodescendentes, que tem como uma de suas conquistas mais emblemáticas a Lei
10.639, de 2003, referida na questão. Esse dispositivo legal, somado a outras
ações afirmativas, tem contribuído para consolidar a ideia do pluralismo na
sociedade brasileira.
5.
(Enem 2011)
Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.
Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.
CASTELLS, M. A
sociedade em rede. São
Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).
No contexto descrito, as sociedades
vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os
processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm
provocado
a) o aprofundamento dos
vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos
orientais de gestão.
b) o aumento das formas de
teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego
crônico.
c) o avanço do trabalho
flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com
vistas à mobilidade dos investimentos.
d) a autonomização crescente
das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas
técnicos e gestores.
e) o fortalecimento do diálogo
entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização
das relações de trabalho.
Resposta:
[C]
O desenvolvimento das redes
imateriais possibilitou a separação entre a gerência e a produção. Com a maior
celebridade dos meios de comunicação, tornaram-se mais eficazes as ações de
controle da produção, mesmo quando esta se dissemina no espaço.
6.
(Enem 2011)
A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.
A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.
Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências
Sociales.Universidad
de Barcelona. Nº 170(9), 1 ago. 2004.
A utilização de novas tecnologias tem causado
inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um
modelo de produção caracterizado
a) pelo uso intensivo do
trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
b) pelo ingresso tardio das
mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
c) pela participação ativa das
empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.
d) pelo aumento na oferta de
vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
e) pela manutenção de estoques
de larga escala em função da alta produtividade.
Resposta:
[C]
O trabalho atual, em
consequência com a Terceira Revolução Industrial, baseia-se na qualificação do
trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de engenheiros e técnicos, por
exemplo.
Por que tecer com esforços e cuidado as
ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço
até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem
vosso sangue?
SHELLEY. “Os
homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem.
Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
A análise do trecho permite identificar que
o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições
socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução
Industrial. Tal contradição está identificada
a) na pobreza dos empregados,
que estava dissociada da riqueza dos patrões.
b) no salário dos operários,
que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
c) na burguesia, que tinha
seus negócios financiados pelo proletariado.
d) no trabalho, que era
considerado uma garantia de liberdade.
e) na riqueza, que não era
usufruída por aqueles que a produziam.
Resposta:
[E]
A alternativa
E é a única correta porque a Revolução Industrial instaurou um novo modelo de
produção que acentuou ainda mais as desigualdades, promovendo grandes riquezas
para alguns poucos à custa do trabalho degradante de muitos. O caso inglês é
paradigmático por ser o primeiro país onde ocorreu tal revolução do modo de
produção, que ocasionou o fechamento dos campos – utilizados até então pelos
camponeses – para a produção de insumos a serem utilizados na produção
industrial. Isso fez com que muitos trabalhadores rurais tivessem que migrar
para as cidades em busca de emprego nas fábricas, gerando uma massa de
trabalhadores que ajudava a pressionar o valor dos salários para baixo. Não por
acaso, uma das mais aguçadas análises sociológicas deste modelo de produção,
qual seja, o capitalismo industrial, se dá na Inglaterra do século XIX, com
base nos trabalhos de Friedrich Engels (ele próprio filho de industrial) e de
Karl Marx. Nestes estudos já está presente a denúncia da exploração, ela
própria inerente à lógica capitalista, que tira da força de trabalho vendida
pelo operário a fonte da mais-valia, que é a base do lucro para o dono do
capital.
8.
(Enem 2ª aplicação 2010)
A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.
A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.
CASHMORE, E. Dicionário
de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000
(adaptado).
Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia
de “pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando
a) criações originais deixam
de existir entre os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das
obras uns dos outros.
b) civilizações se fecham a
ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.
c) populações demonstram
menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais
estrangeiros.
d) elementos culturais
autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus
lugares de origem.
e) intercâmbios entre
diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e
manifestações.
Resposta:
[E]
A alternativa E é a única
correta. Fenômenos de hibridez são comuns e praticamente inerentes a qualquer
cultura, desde que haja a possibilidade de contato com culturas diferentes. A
ideia de “pureza cultural” é uma falácia, pois nenhuma cultura é estática e faz
parte de todos os grupos humanos a necessidade de trocas, o interesse pelo
diferente e a apropriação de elementos de outras culturas sob a lógica da
cultura apropriadora. Mesmo no mundo atual, marcado pela hegemonia cultural do
ocidente, povos autóctones interpretam e assimilam as influências externas
dentro das estruturas de suas próprias culturas. Portanto, não é verdade que o
fato de haver hibridez impeça o surgimento de criações originais artísticas
(alternativa A), pois, como dito antes, as influências são alocadas dentro da
lógica da cultura influenciada. Tampouco é comum haver uma recusa tão forte de
outros traços culturais a ponto de um povo se fechar e buscar modelos culturais
do passado (alternativa B). Quando isso ocorre é muito mais no sentido
político, de busca por uma autoafirmação dentro de um modelo hegemônico do que
repulsa pelo intercâmbio cultural. Também não é correto afirmar que o interesse
por produtos culturais estrangeiros significa menosprezo pelo patrimônio
artístico da própria população (alternativa C), pois, como já foi afirmado, é
comum o interesse pelo diferente e é esse interesse que permite que as culturas
estejam em constante mudança. Por fim, é totalmente discutível a ideia de
elementos culturais autênticos (alternativa D).
9.
(Enem 2ª aplicação 2010)
A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve como objetivo melhorar a vida da população de 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os países das Nações Unidas, um tratado internacional para garantir mais direitos a esse público.
A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve como objetivo melhorar a vida da população de 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os países das Nações Unidas, um tratado internacional para garantir mais direitos a esse público.
Entidades ligadas aos direitos das pessoas
com deficiência acreditam que, para o Brasil, a ratificação do tratado pode
significar avanços na implementação de leis no país.
Disponível em:
http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado).
No Brasil, as políticas públicas de inclusão
social apontam para o discurso, tanto da parte do governo quanto da iniciativa
privada, sobre a efetivação da cidadania. Nesse sentido, a temática da inclusão
social de pessoas com deficiência
a) vem sendo combatida por
diversos grupos sociais, em virtude dos elevados custos para a adaptação e
manutenção de prédios e equipamentos públicos.
b) está assumindo o status de
política pública bem como representa um diferencial positivo de marketing
institucional.
c) reflete prática que
viabiliza políticas compensatórias voltadas somente para as pessoas desse grupo
que estão socialmente organizadas.
d) associa-se a uma estratégia
de mercado que objetiva atrair consumidores com algum tipo de deficiência,
embora esteja descolada das metas da globalização.
e) representa preocupação
isolada, visto que o Estado ainda as discrimina e não lhes possibilita meios de
integração à sociedade sob a ótica econômica.
Resposta:
[B]
Apenas a alternativa
B está correta. Embora inicialmente as políticas de inclusão social de pessoas
com deficiências tenham sido em decorrência de lutas de movimentos sociais,
atualmente, tanto no Estado quanto nas instituições privadas, essas políticas
já estão quase institucionalizadas. Pela parte do Estado se pode ver ações no
sentido de reservar vagas em concursos públicos ou preocupações quanto à
acessibilidade dos equipamentos públicos, bem como as instituições privadas
também vêm adotando políticas de contratação de pessoas com algum tipo de
deficiência ou atuando na elaboração de produtos ou serviços especialmente
adaptados às necessidades dessas pessoas, utilizando essas ações como
ferramenta de marketing, uma vez que
elas têm o poder de criar uma imagem positiva para aqueles que demonstram
preocupação com a inclusão social.
10.
(Enem 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
(Enem 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
CORDI et al. Para
filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).
O Século XX teve de repensar a ética para
enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos
ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto,
a ética pode ser compreendida como
a) instrumento de garantia da
cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com
valores coletivos.
b) mecanismo de criação de
direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
c) meio para resolver os
conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do
que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
d) parâmetro para assegurar o
exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
e) aceitação de valores
universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à
outras sociedades.
Resposta:
[A]
Apenas a alternativa A está
correta. O respeito à ética permite a vida em sociedade, pois significa que
valores coletivos são compartilhados. Somente assim o exercício da cidadania é
possível, porque requer preocupação com o bem-comum e sentimento de
pertencimento. Para isso, entretanto, é necessário compromisso individual com o
restante da sociedade, uma espécie de acordo social, reconhecendo a importância
política de cada um.
Link para questões de outras disciplinas:
Bons estudos!
Professor Arão Alves
gostei
ResponderExcluirgostei assim vou tirar um dez na prova de Iara pq ela tira da internet. kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirvlw meu amigo.
ResponderExcluirEstou de recuperação , e o assunto é movimento social socorro :(
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