Pular para o conteúdo principal

Uerj 2013 - Dicas de última hora - Professor Arão Alves



Quem manteve a disciplina e estudou ao longo do ano, não vai ter problemas com as provas. Basta não relaxar. Aproveite esses últimos dias para ler e se inteirar de assuntos atuais. É possível que muitos acontecimentos importantes na política e na economia sejam aproveitados pela banca.  Tenho observado uma certa tendência à pratica da comparação nos exames, logo é bom estar preparado para comparações entre diferentes momentos históricos. Exemplos e possibilidades:

Comparação entre Revolução Francesa, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Primavera dos povos, Primavera árabe;

Comparação entre Crise de 1929, Crise econômica de 2008 e Crise Européia;

Comparação entre o pan-americanismo bolivarianista do século XIX e o projeto chavista na América latina;

Comparação entre as questões sociais do Cangaço  e o cinema realidade do Brasil contemporâneo (Cidade de Deus, Cidade dos Homens, Tropa de elite);

Comparação entre a resistência da classe média diante da equiparação dos direitos das empregadas domésticas ao dos trabalhadores em geral e o preconceito social originado de nossa história escravocrata

Não esqueçam também da importância da Margareth Tatcher ( a dama de ferro ), assim como a do presidente americano Ronald Reagan - ambos na década de 1980 - como difusores do modelo neoliberal em contraposição ao Estado de bem estar social. A discurssão em torno do papel do Estado como interventor (clássicos x Keynesianos) pode ser associada a atual crise européia na qual  austeridade fiscal defendida pela Angela Merkel (Alemanha) tem enfrentado reações em vários países da Zona do Euro.


Quem não estudou o suficiente, ou acredita que relaxou, não tem porque se desesperar. Agora não adianta nada se enterrar nos estudos, pois não dá tempo para recuperar o tempo perdido. Continue seu ritmo de estudos e lembre-se que mesmo quem estudou pouco pode tirar uma nota razoável. Basta lembrar que o exame de qualificação da Uerj é baseado em competências habilidades e não na especificidades de conteúdos disciplinares. Por esse motivo recomendo fortemente que o candidato jamais menospreze gráficos, tabelas e textos introdutórios, pois  saber interpretá-los corretamente é fundamental para um bom resultado. Outro ponto que vale atenção especial é o enunciado das questões. Embora seja algo aparentemente óbvio, muitos candidatos partem para a análise das alternativas sem terem compreendido totalmente aquilo que o enunciado está pedindo. Dessa forma o conhecimento sobre o assunto poderá atrapalhar pois a sensação de que há mais de uma questão certa fará com que ele perca muito tempo na questão. Embora duas ou mais afirmativas esteja totalmente corretas quanto ao  conhecimento específico da disciplina, apenas uma delas estará atendendo aos anseios do enunciado.


Dicas finais:
 Acredite que você é capaz, logo, faça uso da paciência e tranquilidade, pois acredito que, numa prova  como a da Uerj, o conhecimento não é o único fator que importa. Procure relaxar. Caso perceba que está tenso, pare, respire e então recomece, pois o nosso raciocínio funciona melhor quando estamos relaxados.
Em relação ao tempo: Quando falo de relaxar não inclui deixar de administrar o Tempo.
Divida o total das questões e o tempo de prova em quatro ou oito partes, acompanhando o tempo gasto em cada parte, pois assim você será capaz de acompanhar seu tempo de prova.
"Procure manter o mesmo ânimo e concentração da primeira a última questão" Procure evitar aquele sentimento "Caramba, ainda faltam 30, 40 questões. Ah meu Deus!!!" Afirmo, sem medo, que esse sentimento é capaz de prejudicar excelentes candidatos que, embora intelectualmente preparados, sucumbem diante de outros, menos  preparados, mas que mantem o  foco até o final.

Boa prova!

Professor Arão Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...