Pular para o conteúdo principal

Questões discussivas sobre A América Latina no século XX com gabarito comentado

1. (Uerj 2010) 

A caricatura acima, de 1904, e o cartaz publicitário da Coca-Cola, de 1944, apontam para contextos diferenciados das relações do governo dos EUA com países da América Latina.
Cite uma ação da política externa norte-americana para a América Latina decorrente da política do Big Stick - “Grande Porrete”. Em seguida, nomeie e explique a nova orientação diplomática dos EUA para essa região durante a Segunda Guerra Mundial.
  
2. (Fuvest 2009)  Dentre as Revoluções ocorridas na América Latina, no século XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o traço distintivo da primeira é seu caráter camponês e o da segunda, seu caráter socialista.

Explique o significado desses traços distintivos em relação à:
a) Revolução Mexicana.
b) Revolução Cubana.
  
3. (Ufmg 2007)  Na primeira metade do século XX, nas suas relações com a América Latina, os Estados Unidos implementaram, em diferentes contextos, políticas diversas: o "Big Stick" e a Política da Boa Vizinhança.

1. EXPLICITE duas características de cada uma dessas doutrinas.
a) "Big Stick"
b) Política da Boa Vizinhança
2. ANALISE o contexto em que cada uma dessas doutrinas foi implementada.
a) "Big Stick"
b) Política da Boa Vizinhança
  
4. (Unicamp 2006)  A roupa de Eva Perón foi um negócio de Estado para um regime que descobriu as formas modernas da propaganda política. As publicações ilustradas do regime levaram adiante uma política altamente visual, em que dezenas de fotografias diárias difundiam as imagens dos líderes. A escolha dos vestidos de Eva não foi uma tarefa banal. Eva foi amada por sua obra e pela maneira como se apresentava publicamente.
                (Adaptado de Beatriz Sarlo, "A paixão e a exceção: Borges, Eva Perón, Montoneros". São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005, p. 78-79.)

a) Quais os significados da escolha dos vestidos de Eva Perón?
b) Caracterize o peronismo. 
c) Qual a ação política de Eva Perón durante o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955)?
  
5. (Ufmg 2006)  Analise esta charge:

Essa charge foi publicada no início dos anos1960, momento em que as disputas da Guerra Fria começaram a envolver, com mais intensidade, a América Latina. De maneira zombeteira e irônica, o autor  interpreta as relações políticas entre os EUA e os países latino-americanos, representados, na charge, por, respectivamente, John F. Kennedy e uma figura feminina.
a) A partir da análise da charge, INTERPRETE o significado político dessa imagem.
b) A orientação diplomática do Governo brasileiro à época - especialmente no que diz respeito a Cuba - reforçou a polarização ideológica que abriu caminho ao Golpe de 1964. ANALISE os traços mais importantes da política externa brasileira em vigor nos primeiros anos da década de 1960.
  
6. (Fuvest 2005)  "De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a doutrina Monroe, graças à extensão do poder norte-americano e às transformações sucessivas do espírito nacional, converteu-se em verdadeira arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt"
                Barral-Montferrat, 1909.

a) Qual a proposta da doutrina Monroe?
b) Explique a razão pela qual a doutrina se "converteu em arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt". Exemplifique.
  
7. (Ufg 2005)  No século XX, a política externa dos Estados Unidos significou a entrada maciça de capitais na América Latina, ampliando os investimentos industriais. Além disso, os Estados Unidos forneciam apoio a governos que garantissem seus interesses estratégicos na região. Identifique duas políticas dos Estados Unidos em relação à América Latina e seus desdobramentos nesse período.
  
8. (Ufg 2005)  O regime socialista de Cuba, desde a sua implantação, representou na América um exemplo de alternativa ao capitalismo, gerando reações imediatas de oposição por parte dos Estados Unidos. Identifique e analise dois exemplos dessas reações norte-americanas contra Cuba, na década de 1960.
  
9. (Ufu 2004)  "Nós sabemos perfeitamente, ainda que Perón em sua humildade não queira falar de si mesmo, que ele é tudo. É a alma, o nervo, a esperança e a realidade do povo argentino. Nós sabemos que sol só há um, e que aqui, em nosso movimento, há um só homem que tem luz própria: Perón. Todos nos alimentamos de sua luz."
                PENA, Milcíades. "El Peronismo". Buenos Aires: Ed. Fichas, 1973. (Seleção de Documentos para a História)

Tomando como referência a citação acima, analise as políticas trabalhista e cultural empreendidas pelo governo peronista na Argentina.
  
10. (Ufg 2001)  Entre a Declaração Truman (1947) e o desmantelamento do regime socialista na URSS (1991), o mundo viveu sob o signo da Guerra Fria. Numa avaliação posterior, a Guerra Fria surge como uma "paz regulada", que propiciava, em última instância, o equilíbrio. Assim sendo, era positiva para as potências, pois estas não precisavam assumir um confronto direto; antes, o evitavam. Mas está claro que a Guerra Fria gerou, para os que a vivenciaram, a sensação de ameaça real e constante.
Com base nessas informações, analise os desdobramentos da Revolução Cubana (1959) "no contexto da Guerra Fria."


Gabarito:  

Resposta da questão 1:

 Uma das ações:
• interferência norte-americana na independência de Cuba e sua posterior intervenção política e econômica nesse país, por meio da Emenda Platt
• apoio norte-americano à independência do Panamá, viabilizando a conclusão da construção do canal e sua cessão aos EUA, bem como sua interferência comercial e financeira na região Política da Boa Vizinhança

Essa política baseou-se nos princípios da amizade, da cooperação e da reciprocidade como garantia da abertura de mercados e da diminuição da influência dos países do Eixo no continente americano.

A expressão Big Stick (Grande Porrete) resultou de uma frase de efeito dita pelo presidente estadunidense Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia norte-americana para a América Latina e é considerada como corolário da Doutrina Monroe. Ambas caracterizam a postura imperialista dos Estados Unindo no continente.
A imposição da Emenda Platt, um dispositivo legal inserido na Constituição de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados, bem como as intervenções norte-americanas na Nicarágua visando a construção de um canal interoceânico, são exemplos da execução do Big Stick .
A partir do governo Franklin Roosevelt, teve início a Política da Boa Vizinhança (ou Good Neighbor Policy) que consistia em investimentos e venda de tecnologia norte-americana para os países latino-americanos, mas em troca, estes deviam dar apoio a política norte-americana. Essa política promoveu o estreitamento das relações culturais entre os Estados Unidos e América Latina.  

Resposta da questão 2:

 a) Apesar da participação significativa de setores urbanos, a Revolução Mexicana destaca-se na história pela grande mobilização do campesinato, sobretudo do sul do país onde a questão fundiária era mais crítica, em razão da predominância do latifúndio. Nela, destacaram-se as lideranças de Emiliano Zapata e Pancho Villa. O primeiro, no seu Plano de Ayala, propôs uma reforma agrária radical, não efetivada pela Constituição de 1917.

b) Na sua fase inicial, a Revolução Cubana caracterizou-se por um viés nitidamente liberal. Porém, em decorrência das ações norte-americanas de apoio a uma contra-revolução, o governo liderado por Fidel Castro adotou o socialismo, representado pela coletivização das grandes propriedades rurais e pela nacionalização das empresas estrangeiras. Cuba consagrou-se como o primeiro Estado socialista no ocidente, ganhado importância estratégica da Guerra Fria.  

Resposta da questão 3:
 1.

a) A Política do Big Stick, formulada pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt no início do século XX, em relação à política dos Estados Unidos no continente americano, serviu de justificativa para diversas intervenções militares na América Latina sob a alegação de que houvesse "ordem" no continente, e tinha como finalidade a defesa dos interesses de empresas e bancos norte-americanos nos países onde houve intervenções.
b) Implementada pelo presidente Franklin Roosevelt, a Política da Boa Vizinhança caracterizou-se pela substituição das intervenções militares por uma política de aproximação dos Estados Unidos com os países latino-americanos. Tal aproximação se daria pela ajuda à industrialização e pelo do intercâmbio cultural.

2.
a) A política do Big Stick pode ser situada na política imperialista dos Estados Unidos no século XIX em relação à América Latina como continuidade da Doutrina Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o papel de polícia internacional no hemisfério ocidental.
b) Num cenário de recuperação econômica posterior à Grande Depressão e que antecedia a Segunda Guerra Mundial, a Política da Boa Vizinhança buscava construir uma imagem positiva dos Estados Unidos junto aos governos da América Latina, uma vez que rancores devido às constantes intervenções militares e a  aproximação do regime nazista junto a governos latino-americanos, representavam ameaças à expansão do capital norte-americano no continente.  

Resposta da questão 4:

 a) Reforçar a imagem e a liderança positiva, recurso característico da propaganda populista,
de Eva Perón como a "mãe dos descamisados".

b) Foi o movimento populista ocorrido na Argentina entre as décadas de 1940 e 1950, no qual se destacou como Secretário do Trabalho e como Presidente Juan Domingo Perón.

c) Aproveitando-se do carisma como ex-atriz de rádio e por sua obra assistencialista atuando na Secretaria do Trabalho, Eva Perón converteu sua enorme popularidade em favor do peronismo.  

Resposta da questão 5:

 a) A charge faz alusão à preocupação do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em relação aos efeitos da Revolução Cubana de 1959, que libertara Cuba da órbita do imperialismo norte-americano, sobre a América Latina.

b) Jânio Quadros, o então presidente do Brasil, com sua política externa de abertura comercial e diplomática que incluíam aproximações com a República Popular China e a defesa da Revolução Cubana, chegando a condecorar Che Guevara, alardeou as forças políticas conservadoras internas, representadas pela UDN, e entrou em rota de colisão com os Estados Unidos, criando um terreno fértil em termos de polarização ideológica, para a realização Golpe Militar de 1964.  

Resposta da questão 6:

 a) A proposta da Doutrina Monroe era de combater qualquer tentativa de recolonização das nações latino-americanas recém-emancipadas, em resposta aos propósitos da Espanha integrada à Santa Aliança de retomar suas colônias na América.

b) Durante o governo de Theodore Roosevelt, a Doutrina Monroe foi substituída pela política do "Big Stick Policy" (Grande Porrete) uma clara postura imperialista dos Estados Unidos em relação à América Latina baseada em intervenções militares no continente.
     Como exemplo intervenções dos EUA apoiadas no Big Stick, pode-se mencionar a da República Doninicana em 1904 apioando a ascesão de Rafael Trujillo que se manteve no poder por mais de 30 anos e a do Panamá em apoio aos rebeldes que lutavam pela emancipação do país em relação à Colômbia no início do século XX. Nesse caso, os Estados Unidos visavam a construção do canal interoceânico.  

Resposta da questão 7:

 Políticas:
- Big Stick (Cololário Roosevelt);
- Boa Vizinhança;
- Aliança para o Progresso;
- Direitos Humanos (governo Carter);
- Reatualização da Doutrina Monroe.

Desdobramentos: dependência e subordinação à política norte-americana.  

Resposta da questão 8:

 - Bloqueio econômico a Cuba.
- Invasão à Baia dos Porcos.
- Crise dos mísseis soviéticos em Cuba.
- Atuação dos EUA na O.E.A, forçando a adesão dos países latino-americanos ao bloqueio econômico à Cuba - Expulsão de Cuba da OEA (Aliança para o Progresso).  

Resposta da questão 9:

 O peronismo é definido como o populismo característico da Argentina entre as décadas de 1940 e 1950 e tem como um de sesus principais componentes o justicialismo, uma doutrina populista e nacionalista que se colocava como altenativa ao soscialismo e ao capitalismo, procurando estabelecer a "justiça social" através da conciliação dos interesses do capital e do trabalho.
Perón foi responsável pela criação da legislação trabalhista e previdenciária argentina e criador da CGT (Central Geral do Trabalho).
Do ponto de vista cultural, ao assumir o governo argentino em 1946, Perón estabeleceu o intervencionismo do Estado nos meios de comunicação e utilizou-se, sobretudo do rádio como instrumento de aproximação das massas trabalhadoras.  

Resposta da questão 10:

 O êxito da Revolução Cubana, sobretudo após a implantação do governo socialista, confrontava o imperialismo norte-americano no Continente.
A ameaça socialista foi combatida com a instalação das ditaduras militares em toda América Latina com o apoio dos Estados Unidos.
A instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba em 1962, resultou num dos momentos mais delicados da Guerra Fria.
O acordo diplomático entre Estados Unidos e União Soviética levou à retirada dos mísseis e ao reconhecimento por parte dos Estados Unidos da soberania Cubana.  

Comentários

  1. Ótimo post! O comentario da questão dificilmente encontramos por ai...apenas a resposta (gabarito!)....o sr fara comentarios sobre as questões do ultimo enem?

    ResponderExcluir
  2. Já postei videos com esses comentários no blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...