Pular para o conteúdo principal

Grupo de estudo 1º ano

Grupo de estudo 3º Ano

Aproveitem o espaço de comentários do post para troca de conhecimento acerca dos assuntos relacionados ao provão de História do 1º ano.
Bons estudos!

Comentários

  1. Ninguém comentando . Aff' Eu ainda quero os temas pra poder estudar :'(

    ResponderExcluir
  2. É só seguir o link abaixo, que, além de conter os temas e páginas do livro uno, está repleto de material para seu estudo.

    http://araoalves.blogspot.com/2011/11/sugestao-de-estudo-para-o-provao-de_19.html

    ResponderExcluir
  3. Professor Arão, eu não consigo entender muito bem a parte das trinas, poderia me explicar?

    ResponderExcluir
  4. De 1831 a 1835 o Brasil foi governado por duas regências trinas. A primeira, provisória, durou apenas três meses e foi exercida por três regentes: Nicolau de Campos Vergueiro, Marquêz de Caravelas e O brigadeiro Francisco de Lima e Silva.
    a Segunda regência trina iniciou-se em abril e durou até 1935. Nessa regência a figura de maior destaque foi, na verdade, o Ministro da Justiça, o Padre Feijó, principal artífice do Ato adicional de 1834.
    Espero ter ajudado.
    Bons estudos!
    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir
  5. Professor nao consigo entender sobre a cisplatina e sobre o iluminismo.

    ResponderExcluir
  6. sera que posso estudar pelas provas antigas ?

    ResponderExcluir
  7. Esse espaço tem como objetivo auxiliar o aluno durante seu estudo e para tanto as dúvidas devem ser específicas e não genéricas. Só através do estudo e da leitura surgirão dúvidas específicas.

    ResponderExcluir
  8. professor oq estudar para a recuperação eu sei q é 3 e 4 bimestre mas tem algo especifico, tipo um simulado?

    ResponderExcluir
  9. Professor em regências o Padre Antonio Feijó criou a guarda nacional por motivos das grandes revoltas ? se sim , quais foram estas revoltas ?

    ResponderExcluir
  10. Professor , por que houve o golpe de maioridade ? Foi para por ordem no País , devido a tantas revoltas que foram acontecidas no período regencial ?

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo!!!!!
    A guarda nacional, criada pelo então ministro da Justiça e futuro regente, Padre Feijó, tinha como principais objetivos contribuir no controle das diversas revoltas regenciais que ocorriam nas províncias. Outro objetivo era o enfraquecimento do Exército, instituição ainda sobre grande influência dos portugueses.
    Quanto a pergunta Quais foram as revoltas eu sugiro uma boa leitura nas páginas 33, 34 e 35 do livro UNO nº3 que resune 5 dessas revoltas, embora em sala tenhamos tratado, além dessas de outras como a dos Cabanos (Pernambuco), Carrancas (Minas Gerais), Manoel Congo (Vassouras) etc.
    Bons estudos!!!
    Professor Arão alves

    ResponderExcluir
  12. Respomdendo à Ingrid:
    A instabilidade política durante a regência manifestava-se na proliferação de revoltas nas provincias, que demonstravam insatisfação com as regências. Embora no período 1831-37 naquilo que denominamos avanço liberal, diversas medidas descentralizadoras tenham sido tomadas, não conseguiram satisfazer os anseis das provincias e a liberdade contribuiu para piorar a situação. Mesmo com a queda dos liberais em 1837 e a ascenção dos conservadores, estes não foram capazes de controlar a situação. Nesse momento os próprios liberais, que sempre defenderam a descentralização, sugerem que a única solução para a instabilidade seria a figura do jovem D. Pedro. A a partir dessa idéis uma grande campanha é promovida pelos liberais resultando no golpe da maioridade, que, por meio de uma emenda na constituição de 1824, permite que D. Pedro assuma o trono sem completar 18 anos. Realmente sua posse trouxe um novo momento, que se comparado ao período regencial, foi marcado pela estabilidade. O 2º reinado.
    Bons estudos!
    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe