Grupo de estudo 3º Ano
Aproveitem o espaço de comentários do post para troca de conhecimento acerca dos assuntos relacionados ao provão de História do 1º ano.
Bons estudos!
Bons estudos!
Este Blog tem como objetivo principal disponibilizar textos, imagens e vídeos que contribuam na construção de conhecimento histórico, econômico. Além disso, procuramos disponibilizar diferenciadas ferramentas que permitam ao aluno preparar-se para concursos, vestibulares e exames do ENEM. Mesmo concentrado em História, você encontrará, aqui, vídeos, dicas e links abordando o mercado financeiro e atualização com tendências e estratégias financeiras, além de insights sobre abertura de mercado.
Ninguém comentando . Aff' Eu ainda quero os temas pra poder estudar :'(
ResponderExcluirÉ só seguir o link abaixo, que, além de conter os temas e páginas do livro uno, está repleto de material para seu estudo.
ResponderExcluirhttp://araoalves.blogspot.com/2011/11/sugestao-de-estudo-para-o-provao-de_19.html
Professor Arão, eu não consigo entender muito bem a parte das trinas, poderia me explicar?
ResponderExcluirDe 1831 a 1835 o Brasil foi governado por duas regências trinas. A primeira, provisória, durou apenas três meses e foi exercida por três regentes: Nicolau de Campos Vergueiro, Marquêz de Caravelas e O brigadeiro Francisco de Lima e Silva.
ResponderExcluira Segunda regência trina iniciou-se em abril e durou até 1935. Nessa regência a figura de maior destaque foi, na verdade, o Ministro da Justiça, o Padre Feijó, principal artífice do Ato adicional de 1834.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Professor Arão Alves
Professor nao consigo entender sobre a cisplatina e sobre o iluminismo.
ResponderExcluirsera que posso estudar pelas provas antigas ?
ResponderExcluirEsse espaço tem como objetivo auxiliar o aluno durante seu estudo e para tanto as dúvidas devem ser específicas e não genéricas. Só através do estudo e da leitura surgirão dúvidas específicas.
ResponderExcluirprofessor oq estudar para a recuperação eu sei q é 3 e 4 bimestre mas tem algo especifico, tipo um simulado?
ResponderExcluirProfessor em regências o Padre Antonio Feijó criou a guarda nacional por motivos das grandes revoltas ? se sim , quais foram estas revoltas ?
ResponderExcluirProfessor , por que houve o golpe de maioridade ? Foi para por ordem no País , devido a tantas revoltas que foram acontecidas no período regencial ?
ResponderExcluirAo anônimo!!!!!
ResponderExcluirA guarda nacional, criada pelo então ministro da Justiça e futuro regente, Padre Feijó, tinha como principais objetivos contribuir no controle das diversas revoltas regenciais que ocorriam nas províncias. Outro objetivo era o enfraquecimento do Exército, instituição ainda sobre grande influência dos portugueses.
Quanto a pergunta Quais foram as revoltas eu sugiro uma boa leitura nas páginas 33, 34 e 35 do livro UNO nº3 que resune 5 dessas revoltas, embora em sala tenhamos tratado, além dessas de outras como a dos Cabanos (Pernambuco), Carrancas (Minas Gerais), Manoel Congo (Vassouras) etc.
Bons estudos!!!
Professor Arão alves
Respomdendo à Ingrid:
ResponderExcluirA instabilidade política durante a regência manifestava-se na proliferação de revoltas nas provincias, que demonstravam insatisfação com as regências. Embora no período 1831-37 naquilo que denominamos avanço liberal, diversas medidas descentralizadoras tenham sido tomadas, não conseguiram satisfazer os anseis das provincias e a liberdade contribuiu para piorar a situação. Mesmo com a queda dos liberais em 1837 e a ascenção dos conservadores, estes não foram capazes de controlar a situação. Nesse momento os próprios liberais, que sempre defenderam a descentralização, sugerem que a única solução para a instabilidade seria a figura do jovem D. Pedro. A a partir dessa idéis uma grande campanha é promovida pelos liberais resultando no golpe da maioridade, que, por meio de uma emenda na constituição de 1824, permite que D. Pedro assuma o trono sem completar 18 anos. Realmente sua posse trouxe um novo momento, que se comparado ao período regencial, foi marcado pela estabilidade. O 2º reinado.
Bons estudos!
Professor Arão Alves