Pular para o conteúdo principal

Regime militar no Brasil - Questões com gabarito


Testando seus conhecimentos

Pergunta1 :Manifestações de repúdio ao Governo Goulart precederam o movimento militar que golpeou as instituições do país a partir de 31 de março de 1964. Nos protestos veiculavam soluções salvacionistas sobre a pátria, a ordem democrática, a liberdade, Deus e a família, habilmente articuladas por forças políticas de direita, membros da Igreja Católica, grandes proprietários rurais, banqueiros e empresários nacionais e estrangeiros, que visavam a adesão do povo. Ao final de 1965, estava na praça a seguinte peça musical de Zé Queti: "Marchou com Deus pela democracia, agora chia, agora chia (...)". Com base no texto:
a) esclareça o rumo que os militares, detentores do poder, imprimiram ao regime instalado;
b) a partir da expressão "agora chia", procure indicar a quem o autor da composição dirigia sua sátira.


Pergunta2 : O processo de redemocratização brasileiro, no final da década de 1970, combinou pressões da sociedade civil e a estratégia de distensão/abertura do próprio regime militar, como pode ser observado na(no):
a) vitória do movimento popular das "Diretas Já", permitindo eleições gerais diretas em 1982.
b) concessão de anistia "ampla, geral e irrestrita", por lei de iniciativa do governo, mas que excluía as principais lideranças ligadas ao governo derrubado em 1964.
c) total autonomia do movimento sindical, forçada pelas greves do ABCD paulista.
d) revogação dos Atos Institucionais, por iniciativa do governo, após negociação com setores representativos da sociedade civil.
e) "pacote de abril" de 1977, que transformou o Congresso Nacional em Assembléia Constituinte.



Pergunta3 : No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares a decretação do AI 5 (Ato Institucional número 5) representou um "endurecimento" do regime instalado em 1964, que pode ser explicado pela(s):
a) inquietação dos setores militares favoráveis à redemocratização.
b) ação dos grupos de oposição, que trocaram a luta armada pela oposição parlamentar ao regime.
c) crise decorrente do impedimento do Presidente Costa e Silva.
d) crise econômica resultante do esgotamento do milagre brasileiro.
e) crescentes manifestações oposicionistas de líderes políticos, estudantes e intelectuais contra o regime.



Pergunta 4: "CENSURA AO PARALAMAS TRAZ TESOURA DE VOLTA Extinta oficialmente em 1985, a censura treina novos cortes nos tempos de abertura: o grupo Paralamas do Sucesso foi proibido de cantar a música Luís Inácio num show em Brasília". (O GLOBO, 19-07-95) O conteúdo da notícia, embora em situação e contexto diferentes, faz-nos lembrar a época em que a censura foi aplicada com intensidade na ditadura militar, especialmente após 1968, quando a repressão se tornou mais rigorosa com o AI-5, imposto num ambiente marcado por vários fatores, dentre eles o:
a) fim oficial do FGTS, o que irritou os trabalhadores pela perda dos valores depositados.
b) enfraquecimento da base política do governo no Congresso, com a recusa dos parlamentares em permitir a perda da imunidade de um deputado para processo judicial.
c) apoio do chamado Tropicalismo, manifestação cultural de defesa da ditadura, principalmente por meio da música.
d) movimento de revolta de Jacareacanga, no Pará, que contestava o regime, conseguindo, entre os militares, cada vez maior número de adeptos.
e) apoio garantido pela compra pelo Brasil de um porta-aviões para ser incorporado à Marinha como suporte aeronaval às medidas repressoras do governo.



Pergunta 5: Atuando em quadro internacional mutável, também mudam as formas que configuram as relações entre os países. Assinale a alternativa correta sobre a política externa brasileira na década de 80 deste século:
a) Abertura irrestrita do mercado consumidor nacional à indústria estrangeira de informática.
b) Conjugação de esforços para maior aproximação latino-americana.
c) Interferência diplomática e militar nos problemas políticos da América Central.
d) Apoio ao regime racista sul-africano.
e) Participação de tropas brasileiras na Força Interamericana de Paz, criada por deliberação da OEA para intervir na República Dominicana.



Pergunta6: "...Meu Brasil... que sonha com a volta do irmão do Henfil com tanta gente que partiu num rabo de foguete chora a nossa pátria mãe gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil..." (trecho "O bêbado e o Equilibrista" - João Bosco e Aldair Blanc) "Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto Eu tô voltando (...) Leva o chinelo pra sala de jantar que lá mesmo que a mala eu vou largar Quero te abraçar Pode se perfumar Porque eu tô voltando" (trecho "Tô voltando" - Maurício Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro) As músicas acima falam sobre dois momentos da história recente do Brasil:
a) a primeira fala sobre a anistia política e volta dos exilados e a segunda sobre repressão política e cultural do regime militar.
b) a primeira fala sobre a repressão política e cultural do regime militar e a segunda fala sobre a anistia política e volta dos exilados ao Brasil.
c) a primeira trata da liberdade de expressão durante o regime militar e a segunda trata da volta dos exilados políticos do Brasil.
d) a primeira trata da repressão política e cultural durante o regime militar e a segunda da chegada de estudantes de cursos no exterior.
e) a primeira trata da liberdade de expressão durante o regime militar e a segunda trata da volta de estudantes de cursos no exterior.




Resposta1:
a) Regime autoritário, sem democracia.
b) A aqueles que inicialmente apoiaram as forças reacionárias, ligadas a igreja católica.

resposta 2: [D]

resposta 3: [E]

resposta 4: [B]

resposta5: [B]

resposta6: [B]

Comentários

  1. consegui quise todos
    i just didn't understand the 4 question??
    could you please explain me it...

    ResponderExcluir
  2. The AI-5 was a answers to events backing of the brazilian left. Exemple: strikes, protest march of one hundred thousand, etc.
    Arão

    ResponderExcluir
  3. Do not forget that policians have made harsh criticism to the military regime.

    ResponderExcluir
  4. vllw me ajudou muito :)))

    ResponderExcluir
  5. nao entendi muito bem o gabarito da questão 5... pode me explicar oque permite que falemos de esforços no sentido de uma aproximação da latino-americana década de 80? nao encontrei nada sobre isso no meu livro... =P

    ResponderExcluir
  6. Podemos citar algumas atitudes, desde o governo de Figueiredo, tais como criticas ao intervencionismo britânico nas Malvinas, discussões acerca do intervencionismo americano na América central, aproximação com a Argentina (Declaração de Iguaçu -1985). Em 1990, (não se esqueça que 1990 é o último ano da década de 1980) o Brasil inicia negociações com Uruguai e Paraguai e dessa negociação surgiria, no início da década seguinte ( 1991 - Tratado de Assunção), O Mercosul. Além disso, não se esqueça que a Contituição de 1988, conhecida como constituição cidadã, afirma, em seu artigo 4 parágrafo único, o seguinte: "A Répública federativa do Brasil buscará a integração econômica, política e cultural do povos da América Latina visando a formação de uma comunidade latino-americana de nações" Essa integração era necessária em uma década na qual a crise da dívida externa assolava a economia de diversos países abaixo do Rio Grande.
    Espero ter lhe ajudado.

    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...