Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

segunda-feira, 17 de julho de 2017

ERA VARGAS no CESPE - História do Brasil






Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1




1-Quanto ao processo político brasileiro no século XX, julgue os
itens subsequentes.
(   ) A Revolução de 1930 colocou no poder Getúlio Vargas, que nele permaneceu como ditador por quinze anos, no chamado Estado Novo. Deposto em 1945, Vargas voltou à presidência pelo voto popular em 1950, mas suicidou-se em 1954, antes de concluir o mandato.


ERRADO!!
Podemos até questionar se houve ou não democracia no período entre 1934 e 1937 (governo Constitucional), principalmente após a implementação da Lei de segurança Nacional, mas não há dúvida de que a afirmativa está errada, pois o Estado novo vigorou apenas em ema parte da Era Vargas, ou seja, entre 1937 e 1945. O erro da afirmativa é objetivo, não há margem para julgamento subjetivo.

Bons estudos,

Professor Arão Alves


2-Considerando aspectos marcantes da história brasileira entre o regime monárquico do século XIX e a Primeira República, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A Revolução de 1930 rompeu com as deterioradas estruturas da República Velha ao encampar a consistente ideologia do tenentismo e alçar ao poder Getúlio Vargas, cuja expressão política se restringia ao Rio Grande do Sul.


Errada!!!

A afirmativa apresenta diversas incoerências, que contribuem para marcá-la com relativa segurança. A estrutura da república velha, não foi totalmente rompida, e esse ponto levanta uma discussão historiográfica em torno do termo "revolução" para o golpe de 1930. Á ideologia tenentista somou-se oligarquias tradicionais descontentes com o resultado das eleições, embora defensores de projetos antagônicos, possuíam um inimigo imediato, a oligarquia paulista. A Igreja, excluída, na primeira República, de seu papel proeminente, exercido durante o Estado imperial, ansiava por uma participação proativa no estado que nascia após 1930.
A parte final da afirmativa também não se sustenta, afinal, Getúlio, em 1930, era ministro do governo de Washington Luís, logo não podemos classificá-lo como um político restrito ao Rio Grande do Sul. Por tudo isso, somos obrigados a marcar a afirmativa como errada.
Bons estudos,
Professor Arão Alves






3-A Era Vargas (1930-1945) assinala o início do processo de modernização do país, a começar pela implantação da indústria de base. Enquanto os direitos civis e políticos eram suprimidos pela força de um Estado crescentemente autoritário, os direitos sociais vinham à tona, especialmente com a legislação trabalhista. A respeito desse período da República brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.

(    ) A recusa de Getúlio Vargas, em 1945, de convocar novas eleições presidenciais e uma assembleia nacional constituinte levou à sua derrubada por uma aliança entre a cúpula militar e a União Democrática Nacional.


ERRADA!!!

A Publicação, em 1943, do Manifesto dos Mineiros, documento produzido por um grupo de advogados de Minas Gerais, cujo teor consistia na defesa de um processo de redemocratização, inaugura, mais seriamente, as contestações ao Estado Novo, embora nesse mesmo ano já aconteciam passeatas de estudantes, promovidas pela UNE, contra o nazi-fascismo.  A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados, engajava a opinião pública nos assuntos internacionais e na cruzada do modelo democrático contra os regimes autoritários representados, principalmente, na figura de Hitler. Tal conjuntura externa, embora não possa ser considerada isoladamente, contribuiu para agravar a situação interna com crescente questionamentos ao Estado Novo. A resistência de Vargas manifesta-se com medidas que apontam para a flexibilização do regime. Com o objetivo de sair do isolamento político e enfrentar a fúria “redemocratizante”, O presidente lança a Lei Constitucional nº 9, prevendo eleições em data que seria marcada em 90 dias. Em maio de 1945, o Brasil ganhava um novo código eleitoral, definindo a data de 2 de dezembro para a realização de eleições para a presidência da república e para o Parlamento nacional. Não podemos esquecer que foi iniciativa do governo a instituição dos partidos políticos, que deveriam ser de caráter nacional.
Apesar dessas medidas, Vargas tentava se fortalecer politicamente, tanto por meio do movimento queremismo, quanto por intermédio da indicação de seu irmão, Benjamim Dornelles Vargas como chefe de polícia do Distrito Federal (diretor do Departamento Federal de Segurança Pública). Esse fortalecimento assustava os militares, que temiam uma reedição de 1937.  Foi nesse contexto que, imediatamente, articularam a deposição de Vargas, ocorrida no dia 29, entregando a chefia do governo a José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Bons estudos,
Professor Arão Alves


4-Em sua complexa trajetória ao longo do tempo, a construção da cidadania, no Brasil, encontrou obstáculos desde os primórdios da colonização. Em uma sociedade patriarcal e ruralizada ao extremo, dizia-se que, até meados do século passado, a lei não ultrapassava a porteira das fazendas. Esse cenário começou a se alterar a partir dos anos 30-40 do século passado, quando se conjugaram as transformações na base econômica e na configuração demográfica da população brasileira, que nitidamente se refletiram no quadro político do país.


Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de aspectos diversos da história brasileira.

Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os direitos sociais ganharam relevância, especialmente com o advento de ampla legislação trabalhista.


CORRETO!!!

Poderíamos afirmar que houve uma valorização dos direitos fundamentais de 2º geração (dimensão), em contraposição aos de 1º geração (dimensão).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados