Pular para o conteúdo principal

ERA VARGAS no CESPE - História do Brasil






Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1




1-Quanto ao processo político brasileiro no século XX, julgue os
itens subsequentes.
(   ) A Revolução de 1930 colocou no poder Getúlio Vargas, que nele permaneceu como ditador por quinze anos, no chamado Estado Novo. Deposto em 1945, Vargas voltou à presidência pelo voto popular em 1950, mas suicidou-se em 1954, antes de concluir o mandato.


ERRADO!!
Podemos até questionar se houve ou não democracia no período entre 1934 e 1937 (governo Constitucional), principalmente após a implementação da Lei de segurança Nacional, mas não há dúvida de que a afirmativa está errada, pois o Estado novo vigorou apenas em ema parte da Era Vargas, ou seja, entre 1937 e 1945. O erro da afirmativa é objetivo, não há margem para julgamento subjetivo.

Bons estudos,

Professor Arão Alves


2-Considerando aspectos marcantes da história brasileira entre o regime monárquico do século XIX e a Primeira República, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A Revolução de 1930 rompeu com as deterioradas estruturas da República Velha ao encampar a consistente ideologia do tenentismo e alçar ao poder Getúlio Vargas, cuja expressão política se restringia ao Rio Grande do Sul.


Errada!!!

A afirmativa apresenta diversas incoerências, que contribuem para marcá-la com relativa segurança. A estrutura da república velha, não foi totalmente rompida, e esse ponto levanta uma discussão historiográfica em torno do termo "revolução" para o golpe de 1930. Á ideologia tenentista somou-se oligarquias tradicionais descontentes com o resultado das eleições, embora defensores de projetos antagônicos, possuíam um inimigo imediato, a oligarquia paulista. A Igreja, excluída, na primeira República, de seu papel proeminente, exercido durante o Estado imperial, ansiava por uma participação proativa no estado que nascia após 1930.
A parte final da afirmativa também não se sustenta, afinal, Getúlio, em 1930, era ministro do governo de Washington Luís, logo não podemos classificá-lo como um político restrito ao Rio Grande do Sul. Por tudo isso, somos obrigados a marcar a afirmativa como errada.
Bons estudos,
Professor Arão Alves






3-A Era Vargas (1930-1945) assinala o início do processo de modernização do país, a começar pela implantação da indústria de base. Enquanto os direitos civis e políticos eram suprimidos pela força de um Estado crescentemente autoritário, os direitos sociais vinham à tona, especialmente com a legislação trabalhista. A respeito desse período da República brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.

(    ) A recusa de Getúlio Vargas, em 1945, de convocar novas eleições presidenciais e uma assembleia nacional constituinte levou à sua derrubada por uma aliança entre a cúpula militar e a União Democrática Nacional.


ERRADA!!!

A Publicação, em 1943, do Manifesto dos Mineiros, documento produzido por um grupo de advogados de Minas Gerais, cujo teor consistia na defesa de um processo de redemocratização, inaugura, mais seriamente, as contestações ao Estado Novo, embora nesse mesmo ano já aconteciam passeatas de estudantes, promovidas pela UNE, contra o nazi-fascismo.  A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados, engajava a opinião pública nos assuntos internacionais e na cruzada do modelo democrático contra os regimes autoritários representados, principalmente, na figura de Hitler. Tal conjuntura externa, embora não possa ser considerada isoladamente, contribuiu para agravar a situação interna com crescente questionamentos ao Estado Novo. A resistência de Vargas manifesta-se com medidas que apontam para a flexibilização do regime. Com o objetivo de sair do isolamento político e enfrentar a fúria “redemocratizante”, O presidente lança a Lei Constitucional nº 9, prevendo eleições em data que seria marcada em 90 dias. Em maio de 1945, o Brasil ganhava um novo código eleitoral, definindo a data de 2 de dezembro para a realização de eleições para a presidência da república e para o Parlamento nacional. Não podemos esquecer que foi iniciativa do governo a instituição dos partidos políticos, que deveriam ser de caráter nacional.
Apesar dessas medidas, Vargas tentava se fortalecer politicamente, tanto por meio do movimento queremismo, quanto por intermédio da indicação de seu irmão, Benjamim Dornelles Vargas como chefe de polícia do Distrito Federal (diretor do Departamento Federal de Segurança Pública). Esse fortalecimento assustava os militares, que temiam uma reedição de 1937.  Foi nesse contexto que, imediatamente, articularam a deposição de Vargas, ocorrida no dia 29, entregando a chefia do governo a José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Bons estudos,
Professor Arão Alves


4-Em sua complexa trajetória ao longo do tempo, a construção da cidadania, no Brasil, encontrou obstáculos desde os primórdios da colonização. Em uma sociedade patriarcal e ruralizada ao extremo, dizia-se que, até meados do século passado, a lei não ultrapassava a porteira das fazendas. Esse cenário começou a se alterar a partir dos anos 30-40 do século passado, quando se conjugaram as transformações na base econômica e na configuração demográfica da população brasileira, que nitidamente se refletiram no quadro político do país.


Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de aspectos diversos da história brasileira.

Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os direitos sociais ganharam relevância, especialmente com o advento de ampla legislação trabalhista.


CORRETO!!!

Poderíamos afirmar que houve uma valorização dos direitos fundamentais de 2º geração (dimensão), em contraposição aos de 1º geração (dimensão).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.