Pular para o conteúdo principal

Principais Notícias de Hoje: EUA, Rússia, Ucrânia e Segurança Global - Atualizações em Tempo Real (18/03/2025)

 


📰 Principais Notícias do Dia

🇺🇸 EUA e Política Interna

🔹 Juiz impõe novo prazo à Casa Branca sobre deportações de venezuelanos

Um juiz federal deu um ultimato ao governo Trump para explicar a deportação de centenas de venezuelanos, apesar de ordens judiciais contrárias. A Casa Branca justificou a ação afirmando que os deportados pertenciam ao grupo criminoso Tren de Aragua, classificado como organização terrorista. O presidente Trump invocou o Alien Enemies Act de 1798 para sustentar sua decisão. No entanto, um juiz bloqueou as deportações no sábado, mas os voos continuaram, enviando 261 pessoas a El Salvador. O governo argumenta que a ordem judicial foi ambígua e que, uma vez fora do espaço aéreo dos EUA, os voos poderiam prosseguir. O caso levanta mais um debate sobre a ampliação dos poderes executivos sob a administração Trump.

 

📞 Relações EUA-Rússia

🔹 Kremlin confirma ligação entre Putin e Trump para esta tarde

O Kremlin anunciou que a esperada conversa entre Vladimir Putin e Donald Trump acontecerá das 13h às 15h GMT (2h às 4h CET). Segundo o porta-voz Dmitry Peskov, os líderes discutirão temas como a normalização das relações bilaterais e a guerra na Ucrânia. A ligação ocorre em meio a preocupações sobre um possível acordo entre EUA e Rússia sem a participação da Ucrânia ou da União Europeia.

 

🇩🇪 Defesa e Segurança Europeia

🔹 Ministro da Defesa alemão alerta para desafios históricos de segurança

Boris Pistorius afirmou que a Alemanha precisa se fortalecer rapidamente para enfrentar "um dos maiores desafios de segurança da história". O governo alemão discute a criação de um fundo especial para defesa, diante das crescentes tensões na Europa Oriental e do aumento das ameaças globais.

 🇺🇦 Conflito na Ucrânia

🔹 Coalizão militar 'dos dispostos' planeja envio de tropas a Kiev

Líderes militares de mais de 30 países se reunirão em Londres para planejar o envio de tropas para a Ucrânia caso um cessar-fogo seja firmado. O governo britânico, liderado por Keir Starmer, trabalha com o presidente francês Emmanuel Macron na organização do grupo, em resposta às negociações diretas entre Trump e Putin, das quais a Ucrânia e a União Europeia foram excluídas.

 🔹 Ataques de drones ucranianos atingem refinaria de petróleo na Rússia

Uma refinaria na região de Astrakhan pegou fogo após um ataque de drones ucranianos. As autoridades russas evacuaram o local, confirmaram um ferido e disseram que a instalação de "combustível e energia" sofreu danos severos. Paralelamente, a Rússia lançou um bombardeio massivo com 174 drones sobre a Ucrânia, derrubando redes elétricas na região de Odesa e ferindo civis.

 🔹 Rússia reivindica avanços no sul da Ucrânia

Moscou afirmou que suas forças tomaram a vila de Stepove, a menos de 50 km de Zaporizhzhia. No entanto, Kiev nega a perda do território e afirma que suas tropas ainda controlam a área, repelindo ofensivas russas em Stepove e Lobkove.

 #geopolitica #russia #ucrania #eua #trump #putin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...