Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas de História do Brasil para Concurso - CACD

Questões de História do Brasil para você testar seus conhecimentos e conferir, além do gabarito, um breve comentário sobre a questão. Espero que seja útil.

Grande abraço,

Professor Arão Alves

L10

Acima de todas essas contribuições, sobressai, em primeiro lugar, o território. A aceitação pacífica e a consolidação jurídica da expansão além da linha de Tordesilhas se deveram essencialmente à energia e à perseverança com que a política externa se devotou sistematicamente à questão até a primeira década do século XX. Acerca desse tema, julgue a seguinte afirmativa como certa ou errada.

(    ) Dois terços aproximadamente do território nacional estariam fora de nossas fronteiras se a diplomacia não tivesse completado o trabalho dos que deslocaram no terreno os apertados limites iniciais fixados em Tordesilhas.

L11

Considerando o período colonial, julgue a afirmativa a seguir como certa ou errada

 (   ) Parte dos comerciantes portugueses que se aventuravam na América espanhola, durante a Primeira metade do século XVII eram alvo de perseguição religiosa pelos espanhóis, preocupados com o contrabando de prata.

L12

 Caio Prado Jr. espanta-se diante de “medida de tamanho alcance tomada assim de afogadilho”. De fato, a nau real atracou em Salvador em 22 de janeiro de 1808, e, no dia 28, menos de uma semana depois, o regente português, frequentemente acusado de vacilante, assinou o ato que poderia parecer menos dramático do que a transferência da Corte, mas não traria consequências menos graves ou duradouras. Considerando esse assunto, julgue como certo ou errado o seguinte item:

(   ) A presença de D. Rodrigo e de Conselheiros britânicos em Salvador, no ajudam a compreender a presteza de D, João em emitir o decreto de abertura dos portos.

L13

A modernização da inserção está longe de restringir-se ao econômico. O processo da independência é uma abertura totalizadora: ideias, modas, filosofias, sistemas políticos, crítica religiosa, ensino superior, tudo deixa de passar pelo filtro das inquisições eclesiásticas e censuras oficiais ibéricas. Em relação aos desdobramentos da chegada da Corte portuguesa ao Brasil, julgue a afirmativa a seguir como certa ou errada.

(    ) O chamado período joanino pode ser considerado uma espécie de descobrimento do Brasil para o mundo, uma espécie de abertura aos estrangeiros, uma vez que o 22 de abril havia sido um descobrimento praticamente restrito aos portugueses.

 Confira no vídeo.

 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

 CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣𝗦/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL - TEORIA E EXERCÍCIOS -  𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼

https://go.hotmart.com/P57899543C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe