Pular para o conteúdo principal

Questões de vestibular sobre o STF - Supremo Tribunal Federal - Questões Comentadas

 


1.   No primeiro semestre do ano de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte judicial brasileira, prolatou decisão referente ao polêmico caso envolvendo a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, onde habitam aproximadamente dezenove mil índios aldeados nas tribos Macuxi, Wapixana, Taurepang, Ingarikó e Paramona – em julgamento paradigmático que estabeleceu uma série de conceitos e diretrizes válidas não só para o caso em questão, mas para todas as reservas indígenas demarcadas ou em processo de demarcação no Brasil.  SALLES, D. J. P. C. Disponível em: www.ambito-juridico.com.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

 A demarcação de terras indígenas, conforme o texto, evidencia a

a) ampliação da população indígena na região.   

b) função do Direito na organização da sociedade.   

c) mobilização da sociedade civil pela causa indígena.    

d) diminuição do preconceito contra os índios no Brasil.    

e) pressão de organismos internacionais em defesa dos índios brasileiros.    

 

 

Resposta:

 

[B]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

A demarcação de terras indígenas só pode ocorrer por uma decisão das mais altas instâncias de poder. Assim, o texto evidencia justamente a importância de um ordenamento jurídico capaz de garantir certos direitos de cidadania.

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A demarcação de terras indígenas no Brasil é uma atribuição da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) após estudos antropológicos e interdisciplinares aprofundados. A demarcação e homologação das terras indígenas podem acontecer sem maiores questionamentos por outros agentes sociais. Todavia, por vezes, a demarcação é questionada, levando a conflitos fundiários. Quando todas as instâncias judiciárias inferiores não são suficientes, os conflitos podem chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal), que em 2009 decidiu que a Reserva Indígena Raposa Serra do Sol era totalmente indígena e que os fazendeiros produtores de arroz tinham que se retirar. Nos últimos anos, graves conflitos entre povos indígenas e latifundiários aconteceram em MS, MT, BA e MA.

  

2.   Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, por sete votos a um, títulos de propriedades de fazendeiros cujas terras estavam situadas dentro dos 54 mil hectares da reserva indígena Caramuru Catarina-Paraguaçu, localizada no município de Pau Brasil, estado da Bahia. Essa reserva foi demarcada entre 1926 e 1938, mas nunca tinha sido homologada.

A decisão do STF traz à tona um aspecto presente no espaço agrário brasileiro que está relacionado

a) à garantia da propriedade privada da terra aos povos indígenas.   

b) à implementação da reforma agrária como política pública de distribuição de terra para a população indígena.   

c) ao reconhecimento de terras para fins de exploração dos recursos naturais, favorecendo as relações de arrendamentos entre indígenas e fazendeiros.   

d) ao conflito entre fazendeiros e indígenas que lutam pela permanência na terra.   

 

 

Resposta:

 [D]

 Nos últimos anos, o STF (Supremo Tribunal Federal) tem dado ganho de causa aos povos indígenas em casos de conflitos pela posse da terra com fazendeiros que outrora invadiram estes territórios. Foi o caso de territórios indígenas no sul da Bahia (2012), de Mato Grosso (2012) e nordeste de Roraima (2009/Reserva Raposa Serra do Sul).

 

 3.   Observe a matéria:

 O preenchimento de cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é questão delicada. O cargo concede mandato vitalício (até a idade de 70 anos) para figurar entre 11 guardiões da Constituição. O ritual será reeditado em breve, para a substituição da ministra Ellen Gracie. A corte como é visível para todos tem tomado decisões de grande repercussão na esfera política brasileira, um movimento que já foi chamado de ‘ativismo judicial’. União homoafetiva, terra indígena Raposa/Serra do Sol, fidelidade partidária, ficha limpa, caso Cesare Battisti. (Folha de S. Paulo, 20/08/2011.)

 Sobre o preenchimento de vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal é correto afirmar:

a) é prerrogativa do presidente da República;   

b) é prerrogativa do ministro da Justiça;   

c) decorre de eleição interna no STF, em que apenas os próprios ministros possuem direito de voto;   

d) decorre de eleição interna no STF, mas o vitorioso necessita ser aprovado pelo presidente da República, e este pode vetar o eleito;    

e) é nomeado pelo presidente da República, mas deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.   

 

 

Resposta:

 

[A]

 O nome do candidato a ministro do Supremo Federal é:

 – indicação do presidente da República;

– tem o nome publicado no Diário Oficial da União;

– é sabatinado por senadores que compõem a comissão de Constituição, Justiça e Cidadania;

– é nomeado pelo presidente da República.

 Na prática, os ministros do Supremo Tribunal Federal são escolhidos pelo presidente da República no Brasil.



CONHEÇA MEUS CURSOS:

 

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL - TEORIA E EXERCÍCIOS -  𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼

https://go.hotmart.com/P57899543C

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣𝗦/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

 



 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe