Pular para o conteúdo principal

História do Brasil - Questões comentadas CACD



1-  A história do Primeiro Reinado inicia-se sob o signo das discussões constituintes. Não deixa de ser irônico que os debates da Assembleia Constituinte que tomam conta do ano de 1823 sejam, em larga medida, os mesmos debates políticos que marcaram as “cortes” em 1821, com exceção óbvia do status do Brasil, agora inequivocamente independente. Considerando o processo de independência do Brasil e o primeiro reinado, julgue o item seguinte como certo ou errado.

(    ) A presença de Cipriano Barata, um dos principais nomes da revolução de 1817, incomodava D. Pedro que desconfiava do radical e “excessivo” liberalismo perseguido pelos constituintes.


(   ) Certo                                                     (     ) Errado


2- Os dez anos que se seguiram a morte de Vargas foram marcados por relativa instabilidade. Em relação ao período, julgue o item abaixo como certo ou errado.

 

(  ) Ao garantir a posse de Juscelino e enfrentar  as ameaças golpistas, o general Henrique Teixeira Lott habilitou-se à concorrer às eleições de 1960, no entanto, mesmo com excelente desempenho, foi derrotado por Jânio Quadros por uma pequena margem de votos.


Resposta da questão 1

Errado.

 

Os membros integrantes da Constituinte não tinham nada de radicais. Eleito pela Bahia, Cipriano Barata - revolucionário de 1817 e nacionalista intransigente - negou-se a participar da constituinte, por vê-la, conforme disse, "cercada de mais de 7 mil baionetas, tropas formadas de grande número de nossos inimigos portugueses. A maioria dos constituintes adotava uma postura liberal moderada, consistente em defender uma monarquia constitucional que garantisse os direitos individuais e estabelecesse limites ao poder do Imperador. 


Resposta da questão 2

Errado

 

Não dá para falar em pequena margem de votos, uma vez que a diferença ficou em torno de dezesseis pontos percentuais, e isso pode ser creditado ao fraco desempenho do militar legalista na campanha. Lott foi um candidato desastroso. O general havia tido papel importante nos círculos restritos do poder, onde personificara a garantia de continuidade do regime democrático. Foi responsável por garantir a posse de JK, enfrentando as pressões para que não se efetivasse. No entanto, exposto a uma audiência mais ampla, suas fraquezas políticas se tornaram evidentes. Falava mal em público e tentava assumir artificialmente o discurso getulista, além do mais, era sincero demais e não analisava as características e expectativas dos seus ouvintes. Dizia-se simpático ao cinema, mas não gostar de teatro, ao ser questionado sobre seus projetos para o teatro, ou em outra ocasião em que discursava para empresários ligados a indústria automobilística confessou achar que o futuro do Brasil estaria nos trilhos e não nas rodovias. Em sua busca por apoio nos partidos também encontrava dificuldade. Desagradava ao PSD com sua defesa sincera da concessão de voto aos analfabetos; desagradava ao PTB e principalmente à esquerda com suas críticas também sinceras a Cuba e ao comunismo. 


Simulados online semanais de História do Brasil, História Mundial e Política Externa Brasileira Atenção!!! Anote esse cupom e ganhe 50% no Curso de Simulados semanais 1ª fase para o CACD CUPOM: cacdhbhg50off Preencha o código acima, clique em aplicar, e o preço cai pela metade. 

https://hotm.art/WJ9xkQ4





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe