Pular para o conteúdo principal

Revolução Russa de 1917 - Questões Comentadas

 

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C


1. (Feevale 2017) 

Em 2017, relembramos os 100 anos da Revolução Russa. Depois de longo tempo de reivindicações, greves e crise, em outubro de 1917, um dos vários grupos revolucionários acabaria chegando ao poder. Sobre esse tema, fazem-se as seguintes afirmações.

 

I. O governo da Rússia, naquele período, era uma monarquia. O Imperador era chamado de Czar, detinha poderes absolutos e também era o líder da Igreja Ortodoxa Russa.

II. Os dois principais grupos de oposição ao Czar eram os mencheviques, que defendiam a implantação de medidas radicais, e os bolcheviques, que representavam o menor grupo e o mais conservador entre os socialistas.

III. O Império Russo vivia um longo período de crise, que foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma séria crise econômica, além de greves e passeatas, em função da fome, miséria e incapacidade do governo de resolver os problemas.

 

Com base nas afirmações, assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmação I está correta.                                       b) Apenas as afirmações I e II estão corretas.    

c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.                        d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.    

e) Todas as afirmações estão corretas.    

 

 

Resposta:

 

[C]

 Somente a alternativa [C] está correta. Os dois partidos mais importantes foram: Bolcheviques, partido da maioria, aliança entre operários e camponeses, liderado por Lênin, defendia a rápida implantação do comunismo e o partido Mencheviques, partido da minoria, aliança entre operários e a burguesia, defendia a implantação do comunismo através de reformas. Vale dizer que a monarquia foi derrubada na revolução de fevereiro de 1917 e que foi instituído um governo provisório destituído no mês de outubro do mesmo ano, pelo partido Bolchevique.

 

 2. (Ueg 2019)  Leia o texto a seguir.

 A revolução permanente é uma utopia: a guerra permanente é uma realidade. 1914-1985: Primeira Guerra Mundial, Guerra do Rif, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, guerras da Indochina, da Coréia, do Vietnã, da Argélia, a chamada “Guerra Fria”.

VICENT, G; PROST, A. História da Vida Privada. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. p. 201. v. 5.

 Após a morte de Lênin houve um racha entre os líderes da Revolução Russa. Como contraposição à tese da “revolução em um só país”, a concepção de Revolução Permanente, uma proposta que pretendia transformar o processo revolucionário em ação incessante e global, foi defendida por 

a) Stálin, sucessor de Lênin.    

b) Trotsky, líder do exército vermelho.    

c) Nicolau II, último czar da Rússia.    

d) Gorbatchov, criador da Perestroika.    

e) Marx, principal teórico do comunismo.    

 

  

Resposta:

 

[B]

 O termo Revolução Permanente faz parte da literatura marxista e, ao longo do tempo, esteve mais associada à figura de León Trotsky, líder do Exército Vermelho e grande companheiro de Lênin.

  3. (Espm 2018)  Quando os bolcheviques – até então um partido de operários – se viram em maioria nas principais cidades russas, e sobretudo na capital, Petrogrado e Mos­cou, e depressa ganharam terreno no exército, a existência do Governo Provisó­rio tornou-se cada vez mais irreal; em es­pecial quando teve de apelar às forças re­volucionárias na capital para derrotar uma tentativa de golpe contrarrevolucionário de um general monarquista em agosto. A onda radicalizada de seus seguidores ine­vitavelmente empurrou os bolcheviques para a tomada do poder. O Governo Provi­sório, sem mais ninguém para defendê-lo, simplesmente se esfumou. (Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1918)

 Assinale a alternativa que apresenta, res­pectivamente, quem liderava o Governo Provisório derrubado pela Revolução Bol­chevique e quem assumiu a presidência do Conselho de Comissários do Povo, organi­zado após a revolução de 25 de outubro (7 de novembro no calendário gregoriano): 

a) Príncipe Lvov – Stálin;    

b) Kerenski – Lênin;    

c) Kornilov – Trotsky;    

d) Koltchak – Bukharin;    

e) Denikine – Kamenev.   

 

 

Resposta:

 

[B]

 

Alexander Kerenski foi o último Primeiro-Ministro menchevique a gerir o Governo Provisório russo antes que os bolcheviques, liderados por Lênin, tomassem o poder.

  

4. (Espm 2017)  Em 1915, enquanto a dinastia Romanov comemorava seu tricentenário, a Rússia vi­via um desastre militar. Com os combates da Primeira Guerra Mundial os alemães conquistaram boa parte do território rus­so, mais de um milhão e meio de soldados foram mortos. No início de 1917 a Rússia estava aniquilada militarmente e desor­ganizada economicamente, ocorriam de­sabastecimento, escassez e distúrbios po­pulares. Em fevereiro e março irrompeu a revolução contra o czar Nicolau II. A burgue­sia russa rapidamente instalou um Governo Provisório e uma Duma (Parlamento). Paulo Visentini e Analúcia Pereira. História do Mundo Contemporâneo.

 Deflagrada a Revolução Russa, em fevereiro e março de 1917, o Governo Provisório: 

a) firmou um acordo de paz, imediatamente, com os alemães;    

b) aboliu a servidão e eliminou as dívidas dos mujiques (servos) para aplacar a re­volta popular;    

c) decidiu manter Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desgastou o novo governo;    

d) decidiu instaurar planos quinquenais para planificar a economia;    

e) instituiu a Nova Política Econômica (NEP), que combinava princípios socialistas e capitalistas.    

 

 

 

Resposta:

 

[C]

 Somente a alternativa [C] está correta. O texto faz referência ao Império Russo no contexto da Grande Guerra, 1914-1918. Os russos estavam no conflito junto com Inglaterra e França compondo a Tríplice Entente. Porém, a força da Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-húngaro) contribuiu para uma grave crise no Império Russo. Em fevereiro de 1917, ocorreu uma revolução responsável pelo fim do Império e da dinastia Romanov. O novo governo provisório liderado por Kerensky manteve a Rússia na guerra desgastando o governo e contribuindo para a Revolução do Partido Bolchevique em outubro de 1917.






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.