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Estados Unidos no século XIX André Rebouças Leis Jim Crow e Imperialismo Americano - Questões Comentadas
2. (Fatec 2010) No caso da
história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem
dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses
temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um
tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e
peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os
desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a
cinematografia americana. (CARVALHO, Mariza Soares de. In:
http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf, acessado em
29.08.2009)
Entre os fatores que
motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está
a)
a
possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também
atraiu imigrantes europeus.
b)
o desejo de
fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali,
desde o período da colonização.
c)
a beleza das
paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela
região.
d)
o avanço da
indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a
realização de seus filmes.
e)
a existência de terras
férteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam
ampliar suas plantações de algodão.
Resposta da questão 2:
[A]
A Marcha para o Oeste empreendida no século XIX para a ocupação de
territórios a oeste dos montes Apalaches incorporados aos Estados Unidos, teve
entre seus fatores a publicação do Homestead Act em 1862, que assegurava a
imigrantes e cidadãos americanos, o direito de propriedade sobre um lote de160
acres a quem a cultivasse por cinco anos.
3. (Upe-ssa 2 2017) Durante o século XIX, nos Estados Unidos expansionistas,
uma corrente advogava, em nome do “Destino Manifesto”, a absorção de Cuba.
Consideravam que os norte-americanos tinham o “direito” de ter a ilha sob seu
domínio. PRADO,
Maria Lígia Coelho. A formação das nações
latino-americanas. São
Paulo: Atual, 1987, p. 53. (Adaptado).
O
Tratado de Paris pôs fim ao conflito entre Estados Unidos e Espanha e explica
parte do contexto descrito pelo texto, tendo como principal(ais)
consequência(s) política(s) a
a)
suspensão do
Tratado de Arrendamento de Bases Navais e Militares em Cuba e Filipinas.
b)
incorporação
de Cuba como um protetorado formal dos EUA por meio da exploração das usinas.
c)
destituição da
Ementa Platt que aprovava a intervenção direta dos Estados Unidos em Cuba.
d)
concessão de
Porto Rico e das Filipinas aos EUA e a instituição de um domínio indireto em
Cuba.
e)
anexação de
México e Cuba, respectivamente, ao território norte-americano e a independência
das Filipinas.
Resposta da questão 3:
[D]
Somente a alternativa [D] está correta. O “Destino Manifesto” foi uma
doutrina estadunidense que entendia que o homem branco anglo saxônico (WASP)
era superior aos negros e índios justificando a expansão dos EUA sobre a
América Latina. Depois da guerra Hispano-Americana, 1898, os EUA venceram a
Espanha e foi assinado o Tratado de Paris, no qual o país derrotado perdia a
posse de Cuba, Porto Rico e das Filipinas para os Estados Unidos.
4.
(Fmp 2020)Disseram que desejavam nos colocar numa reserva,
construir-nos casas e fazer-nos tendas para curar. Não quero nada disso. Nasci na pradaria,
onde o vento sopra livre e não existe nada que interrompa a luz do sol. Nasci
onde não havia cercas, onde tudo respirava livremente. Quero morrer ali, não
dentro de paredes. Conheço cada corrente e cada bosque entre o Rio Grande e o Arkansas.
Cacei e vivi nesse território. Vivi como meus pais, antes de mim, e, como eles,
vivi feliz. Quando estive em Washington, o Grande Pai Branco disse-me que toda
a terra comanche era nossa e que ninguém deveria impedir-nos de morar ali. […]
O lugar em que vocês dizem que devemos viver é pequeno demais. Parra-Wa-Samen
(Dez Ursos) apud BROWN, D. Enterrem meu coração na curva do rio.
São Paulo: Melhoramentos, 1985,p. 174. Adaptado.
Mas nem sempre as relações
eram amistosas: os índios procuravam obter mercadorias à força ou através de
emboscadas, fatos fartamente ilustrados em livros e filmes. Bastava aos
assaltantes vigiar as fontes de água ao longo das rotas mais frequentadas e
aguardar pacientemente a passagem de uma caravana. Isso explica o fato de os
índios se terem tornado objeto de um ódio feroz por parte dos viajantes,
convencidos de que “o único índio bom é o índio morto.” FOHLEN,
C. O faroeste: 1860-1890. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p.
27. Adaptado.
Considerando a situação
social dos Estados Unidos, no século XIX, os dois textos abordam perspectivas
a)
contraditórias
sobre os efeitos da expansão territorial para o oeste
b)
equivalentes
quanto à extinção de reservas indígenas.
c)
complementares
a respeito do ciclo do ouro na Califórnia
d)
discrepantes
sobre a vigência da escravidão nos estados do sul
e)
divergentes na
abordagem da segregação étnico-racial
Resposta da questão 4:
[A]
Tratando do avanço sobre as terras indígenas a oeste no território dos
EUA os textos tem visões contraditórias sobre o contato entre brancos e
nativos. O primeiro, mostra o ponto de vista nativo sobre o avanço branco. E o
segundo mostra como os brancos enxergavam os nativos. Ambas as visões são
negativas.
5. (Espm
2018) Em 1865, encerrada a Guerra de Secessão, morto assassinado Abraham
Lincoln, o vice-presidente Andrew Johnson governou uma reconstrução difícil.
Sob a presidência de Ulisses Grant, a começar pelo Tennessee, em 1870, os
sulistas brancos promulgaram leis contra o casamento inter-racial. Cinco anos
depois, o Tennessee adotou a primeira Lei Jim Crow e o resto do sul o seguiu
rapidamente. O termo ‘Jim Crow’, nascido de uma música popular, refere-se a
toda a lei (foram dezenas) que determinasse o afastamento entre negros e brancos
nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros e
escolas. Em 1885, a maior parte das escolas sulistas foram divididas em
instituições para brancos e outras para negros. (Leandro
Karnal. História dos EUA)
O texto trata de efeitos da Guerra de Secessão que
afetaram a sociedade dos EUA e que apenas nas décadas de 1950 e 1960 foram
sendo derrubados pela Suprema Corte. A alternativa que melhor demonstra o que
as chamadas Leis Jim Crow consagravam é:
a)
integracionismo;
b)
escravismo;
c)
cordialidade;
d)
segregacionismo;
e)
reconciliação.
Resposta da questão 5:
[D]
As Leis Jim Crow, citadas no
texto, promoveram a segregação entre brancos e negros após a Guerra de
Secessão, nos EUA.
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Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011) Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.
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