1a Questão
Leia as informações a seguir.
Em meados do século XVIII, James Watt
patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O
negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo
que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que
qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.
Disponível em:
.
Acesso em: 29 out. 2012. (Adaptado).
A revolução histórica relacionada ao texto,
a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental
de seu uso são, respectivamente,
(A) puritana, gás natural e aumento na
ocorrência de inversão térmica.
(B) gloriosa, petróleo e destruição da camada de
ozônio.
(C) gloriosa, carvão mineral e aumento do
processo de desgelo das calotas polares.
(D) industrial, gás natural e redução da umidade
atmosférica.
(E) industrial, carvão mineral e aumento da
poluição atmosférica.
2a Questão
A passagem do século XVIII para o XIX foi
marcada por um desequilíbrio nas relações entre a Europa e o Novo Mundo. As
lutas políticas na América estavam ligadas à resistência contra a colonização
europeia e às influências das ideias liberais. Sobre essa crise do Antigo
Regime e suas implicações na América, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A Guerra de Independência dos Estados Unidos
acirrou as tensões políticas pré-existentes entre a França e a Inglaterra,
servindo de palco para um confronto indireto entre essas duas nações.
(B) As tensões políticas entre a Espanha e suas
colônias na América acabaram por reestruturar o império espanhol que, mediante
as reformas bourbonianas, conseguiu manter seu poderio na América, até o final
do século XIX.
(C) As relações entre Portugal e a América
Portuguesa só se agravaram após a transmigração da família real para o Brasil
em 1808, fugindo da invasão napoleônica.
(D) A Guerra do Paraguai, envolvendo Brasil,
Portugal, Paraguai, Espanha e Inglaterra, é fruto direto desse contexto.
(E) As Conjurações Baiana e Mineira, ocorridas
no início do século XIX, são reflexos desse quadro de desequilíbrio político
entre Portugal e sua colônia na América.
3a Questão
A respeito das consequências do processo
industrial na Inglaterra, durante os anos 1840, Friedrich Engels escreveu.
Todas as grandes
cidades possuem um ou vários “bairros de má reputação” – onde se concentra a
classe operária. É certo que é frequente a pobreza morar em vielas escondidas,
muito perto dos palácios dos ricos, mas, em geral, designaram-lhe um lugar à
parte, onde, ao abrigo dos olhares das classes mais felizes, tem de se safar
sozinha, melhor ou pior. Estes “bairros de má reputação” são organizados em
toda a Inglaterra mais ou menos da mesma maneira, as piores casas na parte mais
feia da cidade (...).
Friedrich Engels. A situação da classe
trabalhadora em Inglaterra. Lisboa: Afrontamento, 1975, p.59
Pela análise da citação acima e do contexto
histórico da época, assinale a alternativa correta.
(A) Em uma perspectiva comparada, o Brasil
também vivenciou, à mesma época citada do excerto, um processo industrial
significativo, com exploração da mão de obra imigrante na implantação dos
setores de infraestrutura. Esse processo ficou conhecido como
“desenvolvimentismo”.
(B) Apesar dos avanços verificados no processo
produtivo, a introdução de máquinas pouco contribuiu para a remodelação do
espaço urbano, uma vez que continuaram predominantes as mesmas concepções
medievais, com destaque para os “bairros de má reputação”.
(C) No início do século XIX, as cidades industriais
europeias lembravam os antigos espaços urbanos da época renascentista:
remodelados conforme as necessidades da população – elite e populares.
(D) A Europa vivenciou, naquele período, o
nascimento de ideologias contestatórias do sistema capitalista, destacando-se o
Anarquismo defendido por Engels, segundo o qual o melhor caminho para alcançar
uma sociedade mais justa seria a social democracia.
(E) A consolidação da maquinofatura no processo
produtivo provocou uma definitiva separação entre capital e trabalho, gerou
amplas camadas marginalizadas do processo de acumulação capitalista e criou
concepções burguesas de ocupação dos espaços públicos.
4a Questão
“O Terror, que se
tornou oficial durante certo tempo, é o instrumento usado para reprimir a
contrarrevolução(...). É a parte sombria e mesmo terrível desse
período da Revolução [Francesa],
mas é preciso levar em conta o outro lado dessa política.”
Michel Vovelle. A revolução francesa
explicada à minha neta. São Paulo: Unesp, 2007, p. 74-75.
São exemplos dos “dois lados” da política
revolucionária desenvolvida na França, durante o período do Terror,
(A) o julgamento e a execução de cidadãos
suspeitos e o tabelamento do preço do pão.
(B) a prisão do rei e da rainha e a conquista e
colonização de territórios no Norte da África.
(C) a vitória na guerra contra a Áustria e a
Prússia e o fim do controle sobre os salários dos operários.
(D) a ascensão política dos principais
comandantes militares e a implantação da monarquia constitucional.
(E) o início da perseguição e da repressão
contra religiosos e a convocação dos Estados Gerais.
5a Questão
A Revolução Gloriosa, na Inglaterra
(1688–1689), marcou o início de uma época de grande prosperidade para o país,
lançando as bases para o desenvolvimento capitalista, e permitiu que o país
fosse o pioneiro na Revolução Industrial do século XVIII. Podemos estabelecer
uma relação entre os dois eventos porque
(A) o governo passou a impor a religião
anglicana, dando fim aos conflitos religiosos e aos massacres entre católicos e
protestantes, liberando mão de obra para as novas técnicas de produção.
(B) o poder real, com a retomada do absolutismo,
não encontra empecilhos para dar fim ao sistema feudal e incentivar a prática
capitalista para aumentar os recursos do Tesouro Nacional.
(C) o país, com o advento do Parlamentarismo,
passou por transformações, como o acordo político e econômico entre a burguesia
e a nobreza rural que, juntas, promoveram o desenvolvimento econômico.
(D) tanto a tolerância religiosa quanto uma
maior liberdade de expressão política por parte da sociedade civil,
características do despotismo esclarecido, incentivaram o desenvolvimento
econômico.
(E) o desenvolvimento de uma monarquia, com
características de um Estado liberal, permitiu a união de todas as classes
sociais na Inglaterra, o que permitiu a modificação das relações trabalhistas
no campo.
6a Questão
As chamadas “revoluções inglesas”,
transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados imediatos
(A) a proclamação dos Direitos do Homem e do
Cidadão e o fim dos monopólios comerciais.
(B) o surgimento da monarquia absoluta e as
guerras contra a França napoleônica.
(C) o reconhecimento do catolicismo como
religião oficial e o fortalecimento da ingerência papal nas questões
locais.
(D) o fim do anglicanismo e o início das
demarcações das terras comuns.
(E) o fortalecimento do Parlamento e o aumento,
no governo, da influência dos grupos ligados às atividades comerciais.
7a Questão
Os homens que saíram para o Atlântico em
1492 não tinham a certeza de que chegariam às Índias, apesar do incentivo de
Colombo nesse sentido. Em 12 de outubro daquele ano, um Novo Mundo se
descortinou àqueles homens, extasiados com as diversas possibilidades daquela
“descoberta”. A partir daquele momento, civilizações diferentes – em diversos
sentidos – entrariam em contato, alterando definitivamente os rumos históricos
de ambas as partes (nativos e europeus).
Nesse sentido, a gravura
(A) contém elementos que indicam a visão, entre
os séculos XVI e XVII, de uma América exótica e exuberante que ainda povoava o
imaginário europeu.
(B) demonstra que as guerras entre os povos
ameríndios era uma prática combatida pelos europeus e, por isso, extinta do
continente.
(C) que é encomendada pelas coroas ibéricas,
revela a preocupação em demonstrar uma América exótica e perigosa e, assim,
evitar ataques piratas ao continente.
(D) enfatiza a existência de fauna e flora muito
diferentes do continente europeu, representando animais efetivamente
encontrados pelos colonizadores.
(E) procura desqualificar práticas habituais das
ameríndias, como a nudez, ao representar uma mulher sentada sobre um animal
exótico.
8a Questão
Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês
de 1660.
Para o progresso do armamento marítimo e da
navegação que soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à
prosperidade, à segurança e o poderio deste reino... nenhuma mercadoria será
importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios,
pertencentes a Sua Majestade ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América
e África, noutros navios senão nos que sem nenhuma fraude pertencem a súditos
ingleses, irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas,
plantações e territórios, e que são comandados por um capitão inglês e
tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses...
(English Historical Documents)
A determinação inglesa pode ser considerada
(A) liberal, uma vez que a interferência do
Estado se resumira a estabilizar a entrada e a saída de mercadorias da nação.
(B) fisiocrata, porque reforçou a tendência
inglesa de buscar as rendas do Estado na produção agrícola.
(C) iluminista, já que atendeu às demandas das
camadas mais modernas da nobreza de terras e da burguesia industrial.
(D) monopolista, visto que permitiu a livre
circulação de mercadorias pela maior parte do continente europeu e da Ásia.
(E) mercantilista, pois permitiu a proteção e a
consequente prosperidade da marinha e do comércio britânicos.
9a Questão
“Se
por um lado o mundo medieval se encerrou em meio à crise, por outro, com o
início da expansão marítima e o declínio do feudalismo, afirmou-se uma nova
tendência: o capitalismo comercial.”
(VICENTINO, 2007)
Sobre capitalismo comercial, tendência
econômica adotada por alguns Estados Nacionais Europeus da Idade Moderna,
pode-se afirmar que
(A) provocou o êxodo urbano, especialmente na
Inglaterra.
(B) subordinou, definitivamente, a economia
urbana aos interesses agrários.
(C) forçou o surgimento de legislação destinada
a organizar e proteger o trabalhador rural.
(D) monopolizou, já no século XV, nas mãos de
empresários, as atividades produtivas urbanas, fazendo desaparecer o
artesanato, praticado em oficinas.
(E) evoluiu para uma crescente separação entre
capital e trabalho.
10a Questão
Felizmente, a Revolução Francesa ainda está
viva. Pois a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade, os valores da Razão e do
Iluminismo – os valores que construíram a civilização moderna (...) – são mais
necessários do que nunca, na medida em que o irracionalismo, a religião
fundamentalista, o obscurantismo e a barbárie estão, mais uma vez, avançando
sobre nós. É, portanto, uma boa coisa que, no ano de seu bicentenário (1989),
tenhamos a ocasião de pensar novamente sobre os acontecimentos históricos que
há dois séculos transformaram o mundo. Para melhor.
(Hobsbawm, Eric. Ecos da Marselhesa: Dois
séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia da Letras, 1996.
p. 127. In: Marques, Adhemar. Pelos caminhos da história. Ensino médio.
Curitiba: Positivo, 2006. p. 254.)
Na visão do autor do texto, um dos mais
conceituados historiadores de nosso tempo, a “Revolução Francesa ainda está
viva”. Acerca do pensamento de Hobsbawm e os acontecimentos que permeiam o
cotidiano atual, é correto afirmar que
(A) é possível estabelecer relações de
semelhança entre os atores sociais, que protagonizaram a revolução burguesa em
questão, e os embates, que ainda permanecem presentes em nossa sociedade.
(B) a presença de sinais de conflito, tais como
o “irracionalismo” e o “obscurantismo”, citados pelo historiador, comprova a
total ineficácia do processo revolucionário empreendido em 1789.
(C) percebe-se, nos dias atuais, que os entraves
feudais, os quais foram os grandes causadores da Revolução Francesa, permanecem
como uma constante na realidade de toda a Europa Ocidental.
(D) como ainda existem, na atualidade, as mesmas
classes sociais do período moderno, palco da Revolução Francesa, a história
permanece a mesma, sem alterações que possam ser consideradas válidas.
(E) A presença de
ideias neoliberais e fascistas na Revolução são manifestações de que os
revolucionários se inspiraram nos livros de Hitler.
11a Questão
Morto o rei, em maio do mesmo ano, a
república foi proclamada, o que dava a entender que as reivindicações dos
niveladores estavam sendo atendidas, mas a revolução parou aí, e a sensação
de traição foi virando certeza. A revolta dos niveladores malogrou. Além da fracassada
tentativa dos Niveladores, o país conheceu também o movimento dos
Escavadores, que, por meio da ação direta e pacífica, tentaram chegar
a uma forma de comunismo agrário.
(Paulo
Miceli. As Revoluções Burguesas)
O
texto deve ser relacionado com:
(A) a Revolução Puritana, na
Inglaterra;
(B) a Revolução Gloriosa, na
Inglaterra;
(C) as Frondas, na França;
(D) a Revolução Francesa de 1789;
(E) a Revolução de 1830, na França.
12a Questão
Leia o fragmento.
(...) entre os séculos XVII e XVIII
ocorreram fatos na França que é preciso recordar. Entre 1660-1680, os poderes
comunais são desmantelados; as prerrogativas militares, judiciais e fiscais são
revogadas; os privilégios provinciais reduzidos. Durante a época do Cardeal
Richelieu (1585-1642) aparece a expressão “razão de Estado”: o Estado tem suas
razões próprias, seus objetivos, seus otivos específicos. A monarquia francesa
é absoluta, ou pretende sê-lo. Sua autoridade legislativa e executiva e seus
poderes impositivos, quase ilimitados, de uma forma geral são aceitos em todo o
país. No entanto... sempre há um “no entanto”. Na prática, a monarquia está
limitada pelas imunidades, então intocáveis, de que gozam certas classes,
corporações e indivíduos; e pela falta de uma fiscalização central dos amplos e
heterogêneos corpos de funcionários.
Leon Pomer, O surgimento das nações. Apud
Adhemar Marques et al, História Moderna através de textos.
No contexto apresentado, entre as
“imunidades de que gozam certas classes”, é correto considerar
(A) os camponeses e os pequenos proprietários
urbanos eram isentos do pagamento de impostos em épocas de secas ou de guerras
de grande porte.
(B) a burguesia ligada às transações financeiras
com os espaços coloniais franceses não estava sujeita ao controle do Estado
francês, pois atuava fora da Europa.
(C) a nobreza das províncias mais distantes de
Paris estava desobrigada de defender militarmente a França em conflitos fora do
território nacional.
(D) os grandes banqueiros e comerciantes não
precisavam pagar os impostos devido a uma tradição relacionada à formação do
Estado francês.
(E) o privilégio da nobreza que não pagava
tributos ao Estado francês, condição que contribuiu para o agravamento das
finanças do país na segunda metade do século XVIII.
13a Questão
Durante a colonização inglesa na América, as
colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois,
durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas
francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando. Tal
fato sucedeu-se devido a estas colônias
(A) terem como características o trabalho livre
e a grande propriedade.
(B) estarem localizadas em área de clima
temperado, que não favorecia o cultivo da cana-de-açúcar, tabaco e algodão, por
isto não produziam produtos tropicais que interessavam à Inglaterra.
(C) terem sido formadas por pessoas da nobreza
parasitária, que desejavam manter o “status quo”.
(D) serem de origem holandesa, colônia fundada
por Giovanni Caboto, italiano radicado em Amsterdã.
(E) estarem numa posição geográfica próxima às
Antilhas; além disso, a Inglaterra encontrava-se em guerra com a França e por
isso sofriam com a escassez de mão de obra especializada.
14a Questão
Durante o mercantilismo, todos os produtos
que chegavam à colônia ou saíam dela tinham que passar pela metrópole,
caracterizando assim
(A) o pacto colonial.
(B) os Atos de Navegação.
(C) a corveia.
(D) o liberalismo econômico.
(E) a balança comercial favorável.
15a Questão
Que o preço de todos os gêneros de primeira
necessidade seja fixado invariavelmente sobre os dos ditos antigos, depois de
1789 até, inclusive, o ano 90, proporcionalmente às suas qualidades diversas;
que as matérias-primas sejam também tabeladas, de maneira que os lucros da
indústria, os salários do trabalho e os benefícios do comércio possam facultar
ao homem industrioso, ao agricultor, ao comerciante, adquirir a coisas
necessárias e indispensáveis à subsistência, e ainda tudo quanto possa
contribuir para o bem-estar.
(Albert Soboul. História
da Revolução Francesa)
A medida tratada no texto e colocada em
vigor durante a Revolução Francesa pelo Comitê de Salvação Pública foi:
(A) a Lei do Máximo;
(B) a Lei dos Suspeitos;
(C) a redação dos cadernos de queixas;
(D) a abolição dos direitos feudais;
(E) a abolição das corporações de ofício.
16a Questão
Da forma pela qual a fabricação de alfinetes
é hoje executada, um operário desenrola o arame, outro o endireita, um terceiro
corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da
cabeça do alfinete e assim por diante. Dessa forma, a importante atividade de
fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente dezoito operações distintas.
Trabalhando desta maneira, dez pessoas conseguiam produzir entre elas mais de
quarenta e oito mil alfinetes por dia. Assim, pode-se considerar que cada uma
produzia 4.800 alfinetes diariamente. Se, porém, tivessem trabalhado
independentemente um do outro, sem que nenhum tivesse sido treinado para este
ramo de atividade, certamente cada um deles não teria conseguido fabricar vinte
alfinetes por dia, e talvez nem mesmo um.
SMITH, Adam. A riqueza das nações.
São Paulo: Abril Cultural,1996, p. 65.
Sobre a divisão do trabalho instituída a
partir da Revolução Industrial e seus desdobramentos, é correto afirmar que:
(A) o toyotismo é uma forma de gerenciamento de
estoque das indústrias, que proporcionou melhores meios de lidar com o meio
ambiente e o controle de matérias-primas.
(B) o fordismo é uma forma de gerenciamento
científico que serviu para os trabalhadores exercitarem suas melhores
habilidades em atividades específicas.
(C) a redução da exigência do desenvolvimento
das habilidades do trabalhador teve impacto sobre o processo produtivo e
restringiu o conhecimento integral do trabalhador sobre seu ofício.
(D) a especialização do trabalhador obrigou que
somente homens, bem treinados e com instrução sólida, fossem absorvidos pelas
vagas de trabalho geradas com o processo de industrialização.
(E) O trabalhador
voltou a dominar todo o processo produtivo, abandonando a especialização
17a Questão
As transformações culturais ocorridas na
Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram
características deste movimento:
(A) Misticismo e tentativas de reinterpretar o
cristianismo.
(B) Teocentrismo e recuperação de línguas
clássicas (latim e grego).
(C) Individualismo e utilização de novos
recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
(D) Racionalismo e críticas ao período conhecido
como Antiguidade Clássica.
(E) Antropocentrismo e rejeição de temas
religiosas nas produções artísticas.
18a Questão
Leia atentamente o poema O Infante,
do poeta português Fernando Pessoa.
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse,
Sagrou-te e foste desvendando a espuma.
E a orla branca foi, de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou, criou-te português,
Do mar por nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
O poema permite pensar sobre dois relevantes
acontecimentos históricos, que são, respectivamente:
(A) O protagonismo marítimo lusitano nos séculos
XV e XVI e a redução do seu império colonial no século XIX.
(B) A descoberta do Brasil em 1500 e a perda de
territórios no Nordeste e na África com a invasão holandesa no século XVII.
(C) A formação do Condado Portucalense, em 1142
e a União Ibérica (1580-1640), período de extinção do império português.
(D) A elaboração da ideia do Quinto Império
Bíblico, relacionado ao destino de Portugal e, depois, o fortalecimento dos
partidos socialistas que tomaram o poder em 1910.
(E) A invasão de Portugal por tropas
napoleônicas em 1808, comandadas pelo general Junot, e a vinda da família real
portuguesa para a América, no mesmo ano.
19a Questão
Assinale a alternativa correta sobre as
modificações ocorridas no mundo do trabalho a partir da Revolução Industrial:
(A) Desde o início da industrialização
sindicatos e partidos comunistas já se colocavam à frente dos operários para
reivindicar melhores condições de trabalho.
(B) Os artesãos foram desaparecendo à medida que
o número de trabalhadores fabris aumentava pela multiplicação das máquinas.
(C) Havia profundas diferenças entre os
operários das fábricas e os artesãos, pois estes últimos estavam estabelecidos
no campo de onde forneciam seus produtos para as cidades.
(D) Apesar das privações passadas pelos operários
a presença constante dos patrões dentro das fábricas aliviava as tensões
grevistas.
(E) As condições de trabalho do campo e da
cidade eram as mesmas, existindo em ambas a figura do capataz, o regime de
privações, e a igreja como refúgio espiritual.
20a Questão
Sobre a Revolução Industrial nos séculos
XVIII e XIX, é correto afirmar.
(A) Uma condição indispensável para a transição
do artesanato para a manufatura e desta para a indústria moderna foi a
concentração da propriedade dos meios de produção nas mãos do capitalista.
(B) O crescimento industrial na Inglaterra
resultou em um processo conhecido como "segunda servidão", na qual os
antigos servos rurais foram transferidos para as indústrias urbanas, visando ao
aumento de produtividade das mesmas.
(C) Embora detivessem o poder político, tanto a
burguesia rural como a aristocracia urbana não possuíam capitais que
possibilitassem o desenvolvimento da Revolução Industrial, sendo esta,
portanto, financiada pelos pequenos proprietários rurais.
(D) A industrialização na Grã-Bretanha
iniciou-se com a instalação das indústrias de bens de capital (aço e
maquinário) e, depois de estruturada essa base, partiu-se para a produção de
bens de consumo semiduráveis e não duráveis (tecidos, alimentos, bebidas).
(E) Por não haver complementaridade entre a
atividade industrial e a pecuária (gado bovino, ovino), este foi o setor mais
duramente atingido pela conversão da Europa rural em industrial.
21a Questão
Observe a imagem, cena do personagem
Carlitos no filme Tempos modernos, 1936.
Tempos modernos, de Charles Chaplin, representa a situação
econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos trinta do século
passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa sociedade
(A) capitalista em desenvolvimento e conflagrada
pelos movimentos operários de destruição das máquinas.
(B) globalizada, em que o poder financeiro
tornava desnecessário o uso das máquinas na produção de mercadorias.
(C) imperialista e mecanizada, que aplicava os
lucros adquiridos na exploração dos países pobres em benefício dos operários
americanos.
(D) abalada pelo desemprego e caracterizada pela
submissão do trabalho humano ao movimento das máquinas.
(E) pós-capitalista, na qual o emprego da máquina
libertava o homem da opressão do trabalho industrial.
22a Questão
Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia
inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias
europeias:
“Nas
outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na
Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns”.
Esta afirmativa é o resultado:
(A) da grande afinidade e respeito mútuo entre o
rei e o Parlamento, desde o século XII;
(B) de um processo político que marcou o século
XVII, especialmente em decorrência da Revolução Gloriosa;
(C) do processo de desgaste do poder real, que
chegou a ser abolido na Inglaterra após a morte da rainha Vitória;
(D) de uma prática política que, diferentemente
do restante da Europa, não incluiu em nenhum momento a adoção do absolutismo
como forma de governo;
(E) da decisão popular, ratificada pela Magna
Carta, de não conceder ao rei poder algum além da simbólica chefia de Estado.
23a Questão
Sobre a expansão marítima europeia nos
séculos XV e XVI, podemos afirmar que:
(A) Teve, na Batalha de Poitiers, marco inicial
da reconquista da Península Ibérica pelos europeus, o ponto de partida.
(B) Teve, na procura por mercados consumidores
para os produtos manufaturados europeus, a principal motivação inicial.
(C) Foi iniciada por navegantes de origem
holandesa, que desde o século XIII, trafegavam pelo Mar Mediterrâneo e por
rotas atlânticas nas costas africanas.
(D) A constituição dos Estados de tipo moderno,
aliada às necessidades de procura por metais preciosos, e de rotas alternativas
para o intercâmbio comercial entre o Oriente e o Ocidente, foram fatores
centrais para desencadear a expansão marítima.
(E) Teve, no acelerado crescimento demográfico
dos séculos XIII, XIV e XV um fator motivador, pois a procura por novos
territórios, para diminuir as pressões por terras cultiváveis na Europa, era
urgente.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[E]
[E]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]
A máquina de fogo ao qual a
pergunta se refere utilizava o carvão mineral como combustível, a consequência
da queima deste combustível é o aumento da poluição atmosférica. Podemos citar
como resultado deste tipo de poluição o aumento de gás carbônico na atmosfera
que agrava o efeito estufa acarretando aumento na temperatura global da Terra.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O texto versa
sobre a Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, marcada pela
invenção da máquina a vapor, movida a carvão mineral. Tal invenção, além de
promover a mudança da manufatura para a maquinofatura e a aceleração do
processo produtivo, fez com que a poluição ambiental aumentasse
substancialmente.
Resposta da questão 2:
[A]
[A]
Somente a
alternativa [A] está correta. No século XVIII ocorreu a crise do Antigo Regime,
Absolutismo e Mercantilismo, através das ideias iluministas e liberais. Este
pensamento liberal-iluminista influenciou a América contribuindo para a crise
do sistema colonial culminando na luta das colônias para conquistar sua
autonomia. A independência dos EUA foi inspirada neste ideário
liberal-iluminista. Havia um confronto em solo europeu entre Inglaterra e
França disputando a hegemonia neste continente e fora dele. As guerras de
independência dos EUA ocorridas entre 1775-1781 mostram bem estas disputas uma
vez que a França apoiou os EUA na luta de independência contra os ingleses. As
demais alternativas estão incorretas. A Espanha não conseguiu manter suas
colônias na América até o fim do século XIX (somente Cuba). A relação entre
Brasil e Portugal era de conflito desde o fim do século XVIII. A Guerra do
Paraguai não teve envolvimento de Portugal e Espanha. As conjurações mineira e
baiana ocorreram no fim do século XVIII e não no início do século XIX.
Resposta da questão 3:
[E]
[E]
A Revolução
Industrial acentuou na Inglaterra a divisão
social entre proprietários e
operários, o que fez com que as diferenças
sociais entre a burguesia e o proletariado ficassem grandes demais, o que
levava os trabalhadores a terem que morar em bairros como os descritos pelo
texto que acompanha a questão.
Resposta da questão 4:
[A]
[A]
Somente a
alternativa [A] está correta. Na Revolução Francesa, 1789-1799, ocorreu o
período do “Terror” entre junho de 1793 até julho de 1794 no contexto da
Convenção nacional. Os jacobinos liderados por Robespierre com apoio dos Sans
culottes utilizaram a guilhotina e mataram muitas pessoas consideradas
traidoras da revolução. No entanto, apesar do terror e da violência, os
jacobinos adotaram algumas medidas sociais importantes como a lei do máximo que
congelou preços e aboliu a escravidão nas colônias das França, criou um novo
sistema de pesos e medidas, entre outras medidas importantes. As demais
alternativas estão incorretas. O rei foi guilhotinado antes do período do
terror. Em setembro de 1792 foi adotada a república na França. A perseguição
aos religiosos começou antes e a convocação dos Estados Gerais ocorreu em 1789.
Resposta da questão 5:
[C]
[C]
A partir da Revolução Gloriosa e da promulgação da Declaração de Direitos, o parlamentarismo consolidou-se na
Inglaterra e a burguesia, através da
Câmara dos Comuns, ganhou
representação política, o que facilitou sua interação com a elite
latifundiária. Além disso, o advento da Revolução
Industrial consolidou e alavancou a economia inglesa, alçando a Inglaterra
ao posto de maior potência econômica do mundo na época.
Resposta da questão 6:
[E]
[E]
As Revoluções
Inglesas ocorridas a partir de 1640 estabeleceram a Monarquia Parlamentarista
na Inglaterra, fortalecendo o poder do Parlamento em detrimento do poder Real.
Tais revoluções foram burguesas e, logo, influenciadas por grupos comerciais.
Resposta da questão 7:
[A]
[A]
A gravura que
acompanha a questão deixa bem clara a visão que os europeus tiveram dos
habitantes e das terras da América no início da ocupação: a exuberância e o exótico foram os elementos mais usados pelos europeus para retratar
a nova terra.
Resposta da questão 8:
[E]
[E]
Um dos
princípios do mercantilismo era a valorização da economia nacional frente às
economias das outras monarquias. Por isso, ao decretar que os produtos ingleses
só poderiam ser transportados em navios ingleses, a Inglaterra estava
praticando o mercantilismo.
Resposta da questão 9:
[E]
[E]
Durante a
época moderna, diversos Estados adotaram o absolutismo como modelo político, e
o mercantilismo, como modelo econômico. Para muitos historiadores, essa é a
época do “capitalismo comercial”, pois o Estado deu grande impulso a essa
atividade e contou com o apoio da burguesia mercantil. Apenas no final desse
período, no século XVIII, com a Revolução Industrial, podemos considerar que
houve a separação definitiva entre capital e trabalho.
Resposta da questão 10:
[A]
[A]
A proposição
[A] está correta. A Revolução Francesa, 1789-1799, liderada pela burguesia, foi
inspirada no ideário iluminista, sobretudo as ideias de liberdade, igualdade e
fraternidade. Em 1799, Napoleão Bonaparte deu um golpe de Estado chamado “Golpe
do 18 Brumário” colocando fim a Revolução Francesa. No entanto, os
trabalhadores da França e de todo o mundo não usufrui de liberdade, igualdade e
fraternidade. Esta bandeira da Revolução Francesa é muito atual considerando
que temos ainda muito para conquistar. As demais alternativas estão incorretas.
Não temos hoje as mesmas classes sociais da Idade Moderna. Atualmente não há na
Europa entraves feudais, estes foram suprimidos na era das “Revoluções
Burguesas”.
Resposta da questão 11:
[A]
[A]
A Revolução
Puritana foi um conflito entre a Monarquia e o Parlamento na Inglaterra, porque
o rei inglês, Carlo I, queria governar sem o consentimento do Parlamento.
Quando o rei ordenou o fechamento do Parlamento, o mesmo se dividiu em dois
grandes grupos: os diggers (cavadores),
que queriam a reforma agrária, e os leverlles
(niveladores), que queriam praticar o catolicismo livremente.
Resposta da questão 12:
[E]
[E]
Na França do
Antigo Regime, entre os séculos XV e XVIII, a monarquia absolutista reconhecia
privilégios de alguns grupos sociais. Entre esses, a nobreza tinha imunidade
fiscal e uma justiça particular. Tais privilégios são anulados com a Revolução
Francesa. O fragmento utilizado como apoio para a questão mostra como a
monarquia absolutista não foi exatamente absolutista, pois havia limitações ao
seu poder.
Resposta da questão 13:
[B]
[B]
Devido às
características descritas na opção [B], as colônias do norte foram governadas
em um regime chamado “negligência salutar”, em que a flexibilidade da metrópole
permitia o desenvolvimento dessas colônias e, consequentemente, dava vantagens
à Inglaterra. As colônias do norte foram beneficiadas com a política de “negligência
salutar”, desenvolvendo-se de forma mais autônoma.
Resposta da questão 14:
[A]
[A]
Pela
exigência de conhecimento mínimo de História, o aluno descartará as opções [B]
e [C]. Quanto ao liberalismo, deverá saber que é o contrário da economia mercantilista;
a balança comercial favorável também é conceito histórico com o mínimo de
exigência para não corresponder à resposta da questão.
Resposta da questão 15:
[A]
[A]
O texto
discorre sobre a fase radical da Revolução Francesa, na qual o partido jacobino
governou. Uma das medidas tomadas nesse período foi a Lei do Máximo sobre as
mercadorias, que, dessa forma, pretendia ajudar os mais pobres.
Resposta da questão 16:
[C]
[C]
O texto retrata o processo de especialização do trabalho, que retira do
trabalhador o conhecimento sobre a elaboração completa de um produto. Até antes
da Revolução Industrial, do final do século XVIII, os artesãos produtores eram
aqueles que conheciam e realizavam todas as etapas da produção e, portanto,
controlavam a produção. A partir da industrialização, a especialização tira do
trabalhador o controle sobre a elaboração do produto, que passa a ser
controlado pelo burguês ao empregar alguns especialistas.
Resposta da questão 17:
[C]
[C]
O
Renascimento Cultural resgatou os valores da cultura clássica greco-romana,
destacando o antropocentrismo, o racionalismo e o individualismo, no entanto
vale destacar que a religiosidade não foi desprezada, e um dos maiores artistas
da época, Michelangelo, esteve vinculado á obras sacras, patrocinado pelo Papa.
Na pintura, o uso da perspectiva foi a grande novidade, dando a ideia de
profundidade.
Resposta da questão 18:
[A]
[A]
O poema de
Fernando Pessoa, como evidencia a alternativa correta, retrata o pioneirismo
português na Expansão Marítima e Comercial europeia entre os séculos XV e XVI
e, ao mesmo tempo, a redução do Império português, construído a partir das
conquistas territoriais no século XIX, cujo fato marcante foi a independência
do Brasil em 1822.
Resposta da questão 19:
[B]
[B]
Resposta da questão 20:
[A]
[A]
Resposta da questão 21:
[D]
[D]
O filme Tempos Modernos retrata as consequências
do fenômeno histórico conhecido como Revolução
Industrial. No filme, Chaplin critica o afastamento do trabalhador do
objeto de seu trabalho, a submissão do homem perante a máquina e as péssimas
condições de trabalho do operariado nas fábricas.
Resposta da questão 22:
[B]
[B]
Alternativa
[A] fala em século XII, enquanto o rei só passa a respeitar a Câmara dos Comuns
depois da Revolução Gloriosa, em 1688, no final do século XVII. A [C] contém
erro de datas, isto porque o poder real foi abolido na Inglaterra em 1640, e
não na morte da Rainha Vitória, no final do século XIX. O absolutismo existiu
na Inglaterra, sim, antes do Parlamento; por isso, a alternativa [D] não está
correta. A [E] está errada porque a monarquia tem poder, e não somente
simbólico, na Inglaterra, até os dias atuais.
Resposta da questão 23:
[D]
[D]
Comentários
Postar um comentário