Pular para o conteúdo principal

Era Vargas - Questões comentadas para revisão

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e ative o sininho:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videosCanal de História do Professor Arão Alves


1. (Upf 2019)  “As confabulações dos políticos estão desfibrando o caráter do povo brasileiro. Civis e militares giram em torno de pessoas, por falta de nitidez de programas. Todos os seus programas são os mesmos e esses homens estão separados por motivos de interesses pessoais e de grupos. Por isso, uns tramam contra os outros. E, enquanto isso, o comunismo trama contra todos. Nós pregamos a franqueza e a coragem mental. Somos pelo Brasil Unido, pela Família, pela Propriedade, pela organização e representação legítima das classes; pela moral religiosa; pela participação direta dos intelectuais no governo da República; pela abolição dos Estados dentro do Estado; por uma política benéfica do Brasil na América do Sul; por uma campanha nacionalista contra a influência dos países Imperialistas, e, sem tréguas, contra o comunismo russo. Nós somos a Revolução em marcha. Mas a revolução com ideias. Por isso, franca, leal e corajosa”.

(Trecho do Manifesto 7 de Outubro de 1932 )


O trecho acima faz parte do documento fundador do primeiro partido político brasileiro com implantação nacional e ampla inserção entre setores da classe média urbana, o qual tinha como lema “Deus, Pátria e Família”. Qual foi esse partido?
a) Partido Comunista Brasileiro (PCB).    
b) Ação Renovadora Nacional (ARENA).    
c) Partido Social Liberal (PSL).    
d) Ação Integralista Brasileira (AIB).    
e) Movimento Democrático Brasileiro (MDB).    


Resposta:

[D]

Somente a alternativa [D] está correta. Ao observar a data em que foi elaborado o documento (1932) bem como seu conteúdo, concluímos que o mesmo faz referência ao programa da AIB, Ação Integralista Brasileira. Há uma defesa do nacionalismo e uma crítica ao comunismo. A AIB, surgiu no governo de Vargas, liderada por Plínio Salgado, foi inspirada no fascismo italiano de Benito Mussolini, possuía como lema a frase “Deus, Pátria e família”, defendia ideias nacionalistas e autoritárias.



  
2. (Ueg 2019)  Leia o texto a seguir.

Porém foi logo outorgada
Nova Constituição:
Uma carta diferente
Sem ter tido eleição,
O chamado “Estado Novo”
Sem ter o voto do povo
Na sua elaboração. [...]

Agora os trabalhadores
Pela lei nacional
Tinham um salário mínimo
Com descanso semanal,
Férias e outros direitos,
Embora não tão perfeitas
Porém dando o essencial.

SANTOS, Antônio Teodoro dos. Vida, tragédia e morte do presidente Getúlio Vargas. 1954. Folheto de cordel.


O poema de cordel citado comenta a Constituição de 1937, redigida às pressas por Francisco Campos, com o objetivo de dar aparência de legitimidade ao governo de Getúlio Vargas após o golpe que impôs o Estado Novo. Esse texto constitucional ficou conhecido como  
a) Pai dos Pobres, por criar o salário mínimo e estabelecer diversas leis trabalhistas.    
b) Camisa Verde, por apoiar manifestações patrióticas do Movimento Integralista.    
c) Polaca, por ter sido inspirado nas constituições da Itália fascista e da Polônia.    
d) Carta Nova, por abandonar e tornar nulos os preceitos da Constituição de 1934.    
e) Querenista, por fomentar manifestações com o lema “queremos Getúlio”.    


Resposta:

[C]

Em novembro de 1937, o presidente do Brasil, Vargas, cancelou as eleições eleitorais, permaneceu no poder, o governou outorgou uma nova constituição ainda no ano de 1937 dando muito poder ao executivo e reduzindo o poder do legislativo. Essa Constituição autoritária e centralizadora recebeu o apelido de “polaca”. Gabarito [C].



  
3. (Ufpr 2018)  Considere o seguinte texto:

O que a ação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e do Departamento de Imprensa e Propaganda deixa claro é que o Estado Novo, a partir de 1942/3, engajou-se em um importante esforço político de fortalecimento de sua estrutura sindical-corporativa. Se até os anos 40 não causara espécie ao governo o esvaziamento sindical, a partir desse momento sua estratégia e objetivos foram reordenados pela tentativa de consolidação de um verdadeiro pacto social com a classe trabalhadora. A promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1º de maio de 1943, a criação e as atividades da Comissão Técnica de Orientação Sindical e os reajustes do salário mínimo (Decretos-Leis n.º 5.977 e n.º 5.978, ambos de 1943) são algumas iniciativas que atestam a importância do novo front que se abria para o regime. Dessa forma, se em seu formato político o Estado Novo não se sustentava mais – se a “democracia autoritária” era inviável dentro da nova situação internacional e nacional –, o impacto ideológico de um projeto governamental centrado na mitologia do trabalho e do trabalhador tinha desdobramentos mais complexos.

(GOMES, Ângela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 265.)


Levando em consideração o contexto desenvolvido no excerto, assinale a alternativa correta.
a) Nesse momento, o Estado Novo demonstrou interesse em construir sistemas sindicais menos autônomos, com a intenção de proteger a recém-criada Consolidação das Leis do Trabalho e evitar reformas produzidas por grupos representantes das elites urbanas e rurais.   
b) Os problemas da conjuntura internacional do período descrito pela autora são relativos ao não reconhecimento oficial do governo fascista de Franco pelo Estado brasileiro, assim como a certa antipatia pelo modelo da Alemanha nazista, o que permitiu proteger a nacionalização de grandes indústrias de base no Brasil.   
c) A “democracia autoritária” foi uma expressão cunhada por Gustavo Capanema em 1937 e utilizada pelo Estado Novo para definir a construção das políticas públicas que beneficiavam os trabalhadores economicamente, mas que enfraqueciam os poderes políticos dessa classe social.   
d) Graças à utilização do imaginário do trabalhismo e à promulgação de todos os novos suportes aos trabalhadores, somadas ao ataque promovido contra certos grupos sociais, como estrangeiros, anarquistas, comunistas e mendigos, entre outros, o Estado Novo conseguiu fôlego extra e pode continuar existindo mesmo no pós-guerra.   
e) A movimentação dos trabalhadores em 1945 foi representada por um movimento social denominado “queremismo”, que colocou a população na rua por estar insatisfeita com as políticas do Estado Novo. Os queremistas, por sua vez, foram altamente repreendidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. Mesmo assim obtiveram sucesso, derrubando Vargas e dando origem a um novo partido político, o PDT.   


Resposta:

[A]

Uma das maiores marcas da Era Vargas e, em especial, do Estado Novo, foi a adoção e a prática do trabalhismo: uma política governamental que visava formar um trabalhador produtivo e ordeiro através de incentivos como a Consolidação das Leis do Trabalho. A intenção de Vargas era transformar o trabalhador na base de apoio do seu governo através de ganhos materiais para a classe trabalhadora. Nesse sentido, o governo monitorava os trabalhadores e, por isso, os sindicatos passaram a ser observados e fiscalizados pelo Estado Novo.



  
4. (Enem 2018)  O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br.Acesso em: 14 maio 2018.


Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a
a) superação da cultura patriarcal.   
b) influência de igrejas protestantes.    
c) pressão do governo revolucionário.    
d) fragilidade das oligarquias regionais.    
e) campanha de extensão da cidadania.    


Resposta:

[E]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Sob influência de movimentos norte-americanos e europeus, as mulheres brasileiras, entre as décadas de 1920 e 1930, buscaram ampliar sua participação política e cidadã no país através da sua inserção no direito ao voto. Tal direito foi alcançado em 1932 e consolidado na Constituição de 1934.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
O sufrágio universal, ou seja, o direito de todos participarem do processo político, é resultado não somente da intenção do Estado, mas da atuação dos movimentos sociais e dos grupos organizados da sociedade civil. De fato, no Brasil, já havia um movimento reivindicatório de expansão dos direitos de cidadania, em especial de uma maior inserção das mulheres nesse processo.



  
5. (Puccamp 2018)  As primeiras transmissões radiofônicas no país foram realizadas em 1922, durante os festejos do primeiro centenário da Independência. No ano seguinte começaria a funcionar a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, dirigida por Henrique Morize e Edgard Roquete Pinto.
In: AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática, 2009, p. 435)


O texto refere-se à introdução no Brasil de um dos meios de comunicação que,
a) no Estado Democrático, teve como finalidade modernizar e profissionalizar a burocracia através do programa Hora do Brasil.   
b) no Estado Novo, foi utilizado como instrumento de propaganda do regime, através do programa radiofônico Hora do Brasil.   
c) na República Velha, contribuiu para fortalecer a oligarquia cafeeira, através de programa infantil de personificação do patriotismo.   
d) na Nova República, foi responsável pela divulgação dos escritos sobre cultura brasileira através de programas de alfabetização.   
e) no Governo Militar, teve como missão fundamental estimular valores tais como o nacionalismo, através do programa Hora do Brasil.   


Resposta:

[B]

O rádio foi o principal veículo de comunicação utilizado por Getúlio Vargas para se dirigir à população brasileira. A criação da Voz do Brasil, durante o Estado Novo, aproximou Vargas da população, através da influência política e ideológica do regime.



  
6. (Uece 2018)  Atente ao seguinte trecho da música O Bonde de São Januário, do compositor Wilson Batista:

[...] Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar [...]

O samba O Bonde de São Januário, escrito em 1940, teve uma versão anterior na qual o autor versa da seguinte forma: “[...] O bonde de São Januário leva mais um sócio otário / só eu não vou trabalhar
[...]”.

Esse caso notório de readequação da letra de uma música aos ditames políticos de uma época
configura
a) um exemplo da ação dos órgãos de censura e repressão estabelecidos com a emissão do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) pela ditadura militar que derrubou o governo João Goulart.   
b) um típico ato de controle social desenvolvido no período de governo de Jânio Quadros que queria combater a malandragem e exaltar o valor do trabalho.   
c) uma exemplificação da metodologia de classificação indicativa (Classind) de músicas e outras manifestações artísticas praticadas pelo Ministério da Justiça após a promulgação da atual Constituição brasileira.   
d) uma mostra da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado no Estado Novo e que atuava censurando as artes e os órgãos de comunicação.   


Resposta:

[D]

Somente a alternativa [D] está correta. Vargas chegou ao poder no movimento de 1930 e governou até 1945. Entre 1937-1945, ocorreu à chamada ditadura do Estado Novo, Vargas, inspirado no totalitarismo europeu, criou ferramentas para “disciplinar” a sociedade como o DIP, Departamento de Imprenso e Propaganda, que censurava tudo que era contrário ao governo e fazia a exaltação do presidente e da nação. Nesse caso, a música foi censurada por associar trabalho e otário.



  
7. (Uece 2018)  Em 1º de maio de 1943, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no estádio de São Januário, que estava lotado para as comemorações do dia do Trabalho, o Presidente Getúlio Vargas sancionou o Decreto-Lei nº 5.452 que criou a CLT.

Sobre esse fato, é correto afirmar que
a) permitiu ao Brasil se afastar das forças do eixo e se aproximar dos aliados com quem combateria lado-a-lado na Itália durante a fase final da segunda Grande Guerra Mundial.   
b) estabeleceu o Código de Leis de Transporte que proporcionou o predomínio do transporte rodoviário sobre o ferroviário, tal como é hoje, e a grande dependência do país em relação aos combustíveis fósseis.   
c) garantiu a inserção dos direitos trabalhistas na legislação brasileira como forma de controlar o operariado urbano e conter possíveis movimentos de esquerda que pleiteavam o poder aos trabalhadores.   
d) possibilitou o estabelecimento de um regime ditatorial, também apoiado na Constituição de 1937, conhecida como “a polaca”, que instituiu a Comissão de Luta ao Terrorismo, para combater os trabalhadores grevistas no Brasil.   


Resposta:
               
[C]

A criação da CLT ajudou a consolidar o trabalhismo praticado por Vargas. Através de tal política, Vargas visava formar trabalhadores produtivos e ordeiros em troca de ganhos reais. Esses ganhos reais foram as leis trabalhistas e os trabalhadores, satisfeitos, deram base de sustentação ao governo de Vargas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...