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História e Cinema - Questões Comentadas

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1. (Uece 2018)  Ricciotto Canudo (1877-1923), jornalista, poeta, intelectual e um dos primeiros críticos cinematográficos, escreveu, no ano de 1912, um ensaio que recebeu o título de “O nascimento da sétima arte”, no qual exalta o cinema como um novo meio de expressão capaz de sintetizar as artes do espaço e do tempo, e o coloca no elenco convencional das artes: a arquitetura, a música, a pintura, a escultura, a poesia e a dança.

A questão fundamental é que, na primeira década do século XX, o cinema já estava se tornando
a) o maior concorrente da fabricação de automóveis a preço acessível.   
b) um veículo para a propagação de cultura para as massas.   
c) o substituto das apresentações teatrais e de hipnose populares da época.   
d) mais uma mercadoria comum da nascente indústria da fotografia.   


Resposta:

[B]

No início do século XX, o advento do cinema falado e a propagação do the american way of life, nos EUA, fizeram com que a cinematografia se transformasse em um veículo de propagação de cultura e informação às massas.



  
2. (Upe-ssa 3 2017) 

Essas duas importantes produções cinematográficas, Blade Runner (1982) e Brazil (1985), ícones da visão de um mundo caótico, representam os ideais do pensamento
a) utópico, por ser um objetivo desejado.   
b) distópico, por ser uma antítese da utopia.   
c) dialético, defendendo a luta de classes.   
d) fenomenológico, voltado aos estudos empíricos.   
e) existencial, em que o bem comum prevalece nas relações sociais.   


Resposta:

[B]

A distopia, também conhecida como antiutopia, é uma corrente de pensamento caracterizada por uma valorização da ficção que funciona como antítese ou negativismo da utopia. Nessas ficções, a sociedade é apresentada como sendo realista e imperfeita.



  
3. (Uece 2017)  O trecho a seguir foi retirado do jornal A Classe Operária, publicado em 18 de julho de 1925.

“[...] As famílias pequeno-burguesas estão pela hora da morte. [...] São 4 pessoas: marido, mulher e dois filhos. O marido tem um pequeno negócio que lhe rende 350$ mensais líquidos. A mulher era professora: tirava 250$. Mas com o primeiro filho teve que abandonar o ensino. [...] Vejamos como os 350$ se evaporam mensalmente: aluguel 93$; almoço e jantar da pensão 150$; 10 quilos de açúcar 14$; pão 24$; 4 quilos de café 10$800; 1 quilo de manteiga 10$; 7 litros de querosene 9$; 30 litros de leite 33$; 120 ovos 20$; álcool 7$500; frutas 30$; condução 15$; lavadeira 35$; carregador da marmita 21$; luz 7$. Total 479$300. [...] Deficit mensal 129$300. [...] Como equilibram as finanças? Fazendo serviços extras[...].

[Aí] está o orçamento de uma família pequeno-burguesa ideal – que não bebe, não joga, não fuma, não passeia, não vai ao cinema, não compra a prestações.

E se é assim, imaginai a situação da grande massa trabalhadora que ganha 200$ e 250$000!

A massa vive num regime de fome lenta, de depauperamento progressivo. Eis a realidade. [...]De pé – dez milhões de trabalhadores do Brasil! Para dentro dos sindicatos! Organização econômica nos sindicatos e organização política no partido!”.

HALL, Michael; PINHEIRO, Paulo Sérgio. A Classe Operária no Brasil. In: REZENDE, Antônio Paulo. Uma Trama Revolucionária? Do Tenentismo à revolução de 30. São Paulo: Atual,1990. P. 23, 24.


O momento da História Republicana do Brasil em que a situação econômica descrita no excerto acima está inserida é especificamente o período
a) em que ocorreu o golpe e a implantação do governo militar pós 1964, quando as condições socioeconômicas conduziram a classe média a apoiar o regime ditatorial.   
b) da Nova República, durante o governo do Presidente José Sarney, marcado pela liberdade de mercado e pelos altíssimos índices inflacionários.   
c) em que ocorreu a ascensão do Presidente Itamar Franco, quando os problemas econômicos e sociais, aliados à política elitista dos industriais, fizeram com que vários setores apoiassem o golpe contra o governo.   
d) da República velha, em que as condições econômicas da população e a mobilização política do operariado urbano foram fatores para o surgimento de movimentos contra o governo da oligarquia cafeeira.   


Resposta:

[D]

O período denominado República Velha ou República Oligárquica da nossa história se estende de 1905 até 1930. Logo, o movimento operário acima descrito, realizado em 1925, insere nesse período.



  
4. (Uece 2016)  O período de exceção política comandada por Getúlio Vargas (1930-1945) foi marcado pelo forte controle das atividades culturais e intensificado com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em 1939. Contudo, entre os anos 1930 e 1940, genericamente, o Brasil conheceu um período em que certo aparato cultural pôde ser percebido. Considerando esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.
a) O rádio, com seus programas de auditórios, musicais e novelas, tornou-se um dos divertimentos preferidos da população brasileira.   
b) Na literatura, importantes obras foram lançadas como Vidas Secas de Graciliano Ramos; Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector; Terras do Sem Fim de Jorge Amado, entre outras.   
c) O teatro de revista, com suas vedetes que se tornaram musas nacionais, iniciou, nesse período, os seus primeiros espetáculos, em grande parte, copiados dos Estados Unidos.   
d) As salas de cinema, com as musas de Hollywood e do cinema nacional, representaram um dos principais entretenimentos desse período nas maiores cidades brasileiras.   


Resposta:

[C]

O Teatro de Revista surgiu no Brasil na segunda metade do século XIX e tinha influências francesas, não norte-americanas.



  
5. (Uel 2016)  Leia o texto a seguir.

Generalizando, podemos dizer que a técnica da reprodução retira do domínio da tradição o objeto reproduzido. Na medida em que ela multiplica a reprodução, substitui a existência única da obra por uma existência massiva. E, na medida em que essa técnica permite à reprodução vir ao encontro do espectador, em todas as situações, ela atualiza o objeto reproduzido.

(BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica – primeira versão. In. Magia e técnica, arte e política – Obras Escolhidas I. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p.182-183.)


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a reprodutibilidade técnica, segundo Walter Benjamin, assinale a alternativa correta.
a) A atualização constante dos objetos é o primeiro passo para a instauração de uma teoria materialista revolucionária da arte na era da reprodutibilidade técnica, pois tal atualização libera as forças do entendimento e da imaginação.   
b) A fotografia e o cinema, obras reproduzidas tecnicamente, operam em registros de criação similares às formas tradicionais de arte, pois a criação artística resulta indistintamente da pulsão criativa genial.    
c) Ao homogeneizar os objetos pela reprodução massiva, a técnica destrói os traços materiais e históricos característicos e únicos que permitem vincular uma obra de arte à tradição.   
d) Embora a reprodução técnica afete alguns elementos que compõem a obra de arte, ainda assim, os mais fundamentais e característicos, facilmente identificáveis, como a “aura”, permanecem intocados.   
e) O que torna a obra de arte única, na era das técnicas de reprodução, e o que permite o estabelecimento do seu vínculo com a tradição, depende do modo como ela é recebida por especialistas, artistas e pelo público em geral.   


Resposta:

[C]

A questão remete ao pensador alemão Walter Benjamin, 1892-1940, que pertencia à famosa Escola de Frankfurt. O livro A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, de 1936, refletiu sobre o impacto da reprodutibilidade técnica na obra de arte, onde havia uma, agora há várias cópias. Criou o conceito de “Aura” que é a magia, o encanto, a historicidade, a originalidade que possui a obra de arte original. Para Benjamin, a reprodução técnica da obra de arte tem aspectos positivos e negativos. Negativo seria a perda da Aura. O lado positivo é, através de várias cópias, aproximar público e o artista, democratizar a arte e a cultura existindo a possibilidade de emancipação das massas. Este autor frankfurtiano era otimista. A alternativa [C] menciona o aspecto negativo da reprodutibilidade técnica ao destruir a historicidade.






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