Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas de Geografia e História - Guerra Fria

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e acione o sininho


1.   A imigração de muçulmanos para diferentes países do mundo tem gerado um fenômeno conhecido por islamofobia, ou seja, sentimento de aversão aos fiéis ao islamismo. Esse sentimento de aversão é legitimado 
a) pelas resoluções da ONU, que oneram os países responsáveis pela ajuda humanitária.   
b) pela velha ordem mundial, cuja origem se relaciona à Guerra Fria.   
c) pela guerra ao terror, cuja origem remete à Doutrina Bush.   
d) pelas leis trabalhistas arcaicas, que impedem o imigrante de trabalhar legalmente.   
e) pelas cotas de imigração, cuja origem remonta ao Tratado de Roma.   


Resposta:

[C]

A partir do início da década de 2000, com os atentados terroristas do grupo fundamentalista islâmico sunita Al Qaeda contra os Estados Unidos e países aliados como o Reino Unido, cresceu o preconceito contra muçulmanos e a religião islâmica. Os Estados Unidos iniciaram uma política externa unilateralista (Doutrina Bush) baseada na guerra preventiva contra países que financiam o terrorismo e desenvolvem armas de destruição em massa e grupos terroristas. Nos últimos anos, o Estado Islâmico tem promovido atentados fora de sua área territorial (Síria e Iraque) através de “lobos solitários” (pessoas que se radicalizam individualmente), com ataques em nações como Reino Unido, França, Bélgica e Alemanha. Com a intensificação da entrada de refugiados muçulmanos (a maioria sem ligação com grupos radicais) na União Europeia, cresce a islamofobia, a xenofobia, o racismo e a aversão a entrada de imigrantes.



  
2.   Ao final da II Guerra, a América Latina passou por um rápido processo de crescimento econômico que
a) teve como base de sustentação a substituição de importações; no entanto, a partir da década de 1970, um dos fatores que levaram a reduzir o ritmo de crescimento do continente foi o surgimento dos Tigres Asiáticos.   
b) foi favorecido pelo Plano Marshall, que financiou a infraestrutura necessária à industrialização; no entanto, a partir da década de 1990, teve início a estagnação econômica porque o continente ficou à margem da globalização.   
c) foi sustentado pelos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria; no entanto, a partir da década de 1990, a Europa central, formada por países em transição do socialismo para o capitalismo, passou a ser priorizada.   
d) destacou o continente como foco de investimentos das multinacionais; no entanto, a partir dos anos 2000, vieram à tona as desigualdades socioeconômicas que passaram a limitar o interesse do capital econômico.   
e) impulsionou as transformações socioeconômicas no continente; no entanto, a partir dos anos de 1980, inúmeras crises políticas e de energia reduziram a perspectiva de o continente tornar-se desenvolvido como a Europa.   


Resposta:

[A]

A alternativa [A] está correta porque a década de 1950 se caracteriza pelos investimentos externos direcionados para as indústrias de bens de consumo duráveis, particularmente do Brasil, Argentina e México produzindo nestes países o que antes era importado, contudo, o Choque do Petróleo de 1973 eleva as taxas de juros das dívidas externas desenhando uma grave crise econômica que redireciona os investimentos para o sudeste asiático. As alternativas incorretas são: [B], porque o Plano Marshall foi direcionado para a Europa; [C], porque os investimentos não ocorreram em todo o período da guerra fria; [D], porque a limitação do interesse dos investimentos externos se deu nas décadas de 1970 e 1980; [E], porque a crise se deu a partir da década de 1970 e o continente não tornar-se desenvolvido é um fato que envolve mais fatores que a crise econômica.



  
3.   Leia o trecho da entrevista de Rubens Ricupero a Patrícia Campos Mello.

Os EUA, depois do fim da Guerra Fria e após os ataques [terroristas] de 11 de setembro de 2001, passaram a ter uma agenda em que não há espaço para América Latina. [...] Uma vez eliminada a ameaça comunista, para os americanos, o que se passa aqui não incomoda muito. Até mesmo a Venezuela – eles prefeririam que fosse um país a favor dos EUA, mas podem conviver com isso.
(“Ninguém mais quer sair na fotografia com o Brasil”. Folha de S.Paulo, 26.09.2017.)


O trecho da entrevista refere-se às relações políticas entre Estados americanos no momento atual, em que a América Latina
a) forja o ideal de um pan-americanismo militar e econômico.   
b) se une em torno de ideais comuns anti-imperialistas.   
c) continua, como no passado, irrelevante na política internacional.   
d) lidera as nações do hemisfério sul no combate à penúria social.   
e) perde o peso estratégico com o esfacelamento do bloco socialista.   


Resposta:

[E]

A alternativa [E] está correta porque a dissolução do bloco socialista invalida as agendas produzidas pelos Estados Unidos para a América Latina – Aliança para o Progresso, Política de Contra Insurgência, Doutrina de Segurança Nacional – no período da Guerra Fria, resultando em seu desinteresse sobre o subcontinente. As alternativas incorretas são: [A], porque descreve uma tendência do subcontinente no período da Guerra Fria; [B], porque o pós socialismo cria a tendência ao neoliberalismo e não ao combate anti-imperialista; [C], porque a atenção estadunidense ao subcontinente no período da Guerra Fria demonstra sua relevância; [D], porque o texto não faz referência à políticas de combate à pobreza.



  
4.   Leia o fragmento textual abaixo.

“Quando se abriu um buraco nas nuvens, me pareceu que sobrevoávamos Budapeste, cortada por um rio. O Danúbio, pensei, era o Danúbio mas não era azul, era amarelo, a cidade toda era amarela, os telhados, o asfalto, os parques, engraçado isso, uma cidade amarela, eu pensava que Budapeste fosse cinzenta, mas Budapeste era amarela”

Fonte: BUARQUE, Chico. Budapeste. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 11.


A partir do texto e de seus conhecimentos gerais e de Geografia, marque a alternativa INCORRETA:
a) Budapeste, título do romance de Chico Buarque, é a capital da Hungria, país do leste europeu que durante a Guerra Fria (1947-1991) teve um governo ditatorial socialista.    
b) O rio Danúbio, mencionado pelo autor no texto, é um dos maiores da Europa, que além da Budapeste, atravessa outras capitais europeias, tais como Viena e Belgrado.    
c) O trecho do texto “era o Danúbio mas não era azul” é uma referência à valsa “Danúbio Azul”, composta por Johan Strauss II, em 1867.    
d) Budapeste, atravessada pelo rio Danúbio, é capital da Hungria, país da Europa Oriental que fazia parte da Iugoslávia, nação que se fragmentou nos anos 1990 em uma série de guerras civis.    
e) A Hungria, que tem como capital Budapeste, atualmente, é país membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).    


Resposta:

[D]

O rio Danúbio atravessa a capital da Hungria, Budapeste. Trata-se de um país da Europa Oriental, que teve um regime socialista aliado da União Soviética até o final da década de 1980. A partir da década de 1990, o país adotou o capitalismo e a democracia pluripartidária. Nos últimos anos, observa-se um crescimento da extrema direita xenófoba e contrária a entrada de imigrantes no país.



  
5.   Leia a matéria:

Coreia do Norte faz teste com bomba e Trump chama ato de “hostil e perigoso”. O regime afirma ter executado sua sex­ta prova nuclear, que provocou forte tremor.
El País, 03/09/2017. Disponível em: https://bra­sil.elpais.com/brasil/2017/09/03/internacio­nal/1504412077_373562.html. Acesso: 03/09/2017.


Sobre o contexto geopolítico na península coreana, está correto afirmar: 
a) O Tigre Asiático em questão apresenta um regime hostil ao ocidente desde a época da Guerra Fria.    
b) O Japão é o aliado regional da Coreia do Norte, mas a pressão sobre o regime de Seul não tem sido eficaz.    
c) Os Estados Unidos reagiram militarmente aos testes norte-coreanos desferindo ata­ques cirúrgicos ao território do país.    
d) A Rússia apoia abertamente os testes rea­lizados pelo regime de King Jong-un.    
e) O regime norte-coreano parece não se in­timidar com as ameaças do ocidente nem com a pressão de sua aliada, a China.    


Resposta:

[E]

Em 2017, a situação era de tensão geopolítica na península coreana. A Coreia do Norte é país socialista e ditadura personalista liderada por Kim Jong Un, apresenta um programa nuclear e de mísseis. Os adversários dos norte-coreanos são: Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. A China e a Rússia são os países com melhores relações diplomáticas com a Coreia do Norte. Todavia, em 2018, ocorreu uma aproximação diplomática entre Coreia do Norte, Estados Unidos e Coreia do Sul. Donald Trump e Kim Jong Un tiveram um encontro amistoso em Cingapura.



  
6.   No que se refere à crise do colonialismo português na África na segunda metade do século XX,
a) a Era das Revoluções, ao implicar a abolição do tráfico transatlântico de escravos para as Américas, erodiu as bases do domínio de Portugal sobre Angola e Moçambique.   
b) Portugal, com um poder de segunda ordem no concerto europeu, se viu alijado das deliberações da Conferência de Berlim, perdendo assim o domínio sobre suas colônias.   
c) as independências de Angola e de Moçambique foram marcadas por um processo relativamente pacífico, que envolveu ampla negociação com os poderes metropolitanos em Portugal.   
d) o processo de independência das colônias portuguesas, ao contrário do que ocorreu nas colônias inglesas e francesas, não se relacionou às polarizações geopolíticas da Guerra Fria.   
e) o movimento de independência colonial foi decisivo para o processo de transformação política em Portugal, ao acelerar a crise do regime autoritário nascido no período entreguerras.   


Resposta:

[E]

As lutas de independência das colônias portuguesas ocorreram quando Portugal era governado pela ditadura salazarista. As dificuldades enfrentadas por Portugal nos conflitos e o sucesso de libertação das colônias portuguesas enfraqueceram a imagem e a política do regime de Salazar, contribuindo, ao fim e ao cabo, para a sua queda, em 1974, depois da Revolução dos Cravos.



  
7.   Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.

PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).


O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)
a) busca da neutralidade política.   
b) estímulo à competição comercial.    
c) subordinação à potência hegemônica.    
d) elasticidade das fronteiras geográficas.   
e) compartilhamento de pesquisas científicas.    


Resposta:

[C]

As potências hegemônicas da Guerra Fria eram EUA, pelo lado capitalista, e URSS, pelo lado socialista. Todos os demais países, aliados desses citados, estavam numa posição de subordinação a eles, seja política ou economicamente. Isso fica claro pelo texto que acompanha a questão.



  
8.   Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.” 

(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996).


O autor está se referindo ao período conhecido como Guerra Fria, cuja origem pode ser atribuída à 
a) construção de um discurso inglês e norte-americano, que procurou mostrar os perigos do expansionismo soviético.    
b) doutrina Trumam, que incentivou os soviéticos a ampliarem seu domínio político nos países do Leste europeu.    
c) divisão do território alemão pelas potências vencedoras da II Guerra Mundial e às divergências quanto à sovietização do Oriente Médio.    
d) assinatura do Pacto de Varsóvia, que proibiu a Iugoslávia de receber ajuda econômica e militar dos Estados Unidos.    
e) declaração unilateral da URSS da "Detente", que exprimia o desejo de buscar a coexistência pacífica entre os dois sistemas ideológicos.    


Resposta:

[A]

Em 1946 ficou famoso o discurso de Wilston Churchill, Primeiro Ministro britânico, que afirmava que “uma cortina de ferro descia sobre a Europa” e precisava ser combatida, em alusão ao crescimento soviético no continente. Tal posicionamento foi adotado, também, pelos EUA, dando início à Guerra Fria.



  
9.   Leia o texto abaixo.

“Crescimento econômico contínuo exigia estabilidade política nacional e internacional. O governo democrata chefiado por Truman (1945-1952), sob a pressão dos seus partidários do Sul, dos republicanos, e do empresariado, abandonou suas intenções de empreender mais reformas sociais, favorecendo uma aliança entre empresas, governo e Forças Armadas com concessões limitadas à classe trabalhadora. Comentou Charles E. Wilson, presidente da General Motors, que o melhor cenário seria uma ‘economia permanente de guerra’”.

Sean Purdy. “O século americano”. In: Leandro Karnal (org.) História dos Estados Unidos. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2017, p. 227


Sobre o contexto retratado pelo excerto, assinale a alternativa correta.
a) A Segunda Guerra Mundial abriu oportunidades de crescimento econômico aos Estados Unidos. Com o intuito de manter tal crescimento, e diante da nova realidade da Guerra Fria, o governo adotou uma política de militarização da economia americana.   
b) O envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial abriu a possibilidade de investimentos em países europeus. A presença marcante de empresas estadunidenses na Alemanha, no imediato pós-Guerra, é o principal exemplo desses investimentos.   
c) Fundado em 1944, o FMI passou a ser o meio pelo qual os Estados Unidos dominaram os países após a Segunda Guerra Mundial. Exemplo disso foram os vultosos empréstimos concedidos pelo órgão a nações do sudeste asiático, resultando no surgimento dos “Tigres Asiáticos”.   
d) A Guerra Fria abriu oportunidades de desenvolvimento bélico e tecnológico aos Estados Unidos. Por isso, conflitos diretos entre o país e a União Soviética, além de constantes, se mostraram extremamente eficientes para a continuidade da estabilidade da economia estadunidense.   
e) Os esforços, movidos para a vitória na Segunda Guerra Mundial, resultaram em um crescimento acelerado da economia estadunidense. Para mantê-la, o governo adotou, após o conflito, uma política de juros altos, concessão de empréstimos facilitados e intervenções militares em países da América Latina.   


Resposta:

[A]

Somente a alternativa [A] está correta. O Partido Democrata nos EUA, ao longo da História, defendeu uma maior atuação do Estado no social e na economia, basta observar o New Deal elaborado por F.D. Roosevelt na década de 1930 e o “Fair Deal” implantado no governo do presidente Harry Truman, 1945-1952. O Partido Republicano, por sua vez, defendia o Liberalismo, ou seja, menor atuação do Estado. Conforme o texto do historiador Leandro Karnal, ocorreu uma pressão dos republicanos sobre o presidente democrata Truman que acabou adotando uma “economia permanente de guerra’”.



  
10.   Leia o trecho da reportagem abaixo.

No ano em que a Alemanha celebra o 27º aniversário de sua reunificação, a construção de um muro de isolamento acústico de quatro metros de altura e cem de comprimento em frente a um local que está sendo transformado em um albergue para refugiados em Munique divide os moradores e a opinião pública. A barreira é mais alta que o Muro de Berlim, que dividiu o país por quase quatro décadas.
A construção da cerca, alvo de debates calorosos na imprensa e nas redes sociais, é resultado de uma disputa judicial entre a Prefeitura de Munique e seis moradores de Neuperlach, um bairro de 55 mil habitantes que fica na região sudeste da cidade.



Atualmente, a razão para a construção de um muro como o citado seria evitar a chegada de imigrantes e, de acordo com os moradores, seu barulho, razões diferentes das que teriam levado à edificação de um Muro em Berlim no ano de 1961.

Acerca do período que envolve a divisão da Alemanha e a posterior construção do Muro de Berlim assinale a afirmação VERDADEIRA.
a) O setor oeste da capital Berlim, parte da Alemanha capitalista, liderou a construção do Muro dividindo a cidade para evitar a movimentação de moradores entre ambos os lados, além de proibir a circulação de tropas soviéticas que estavam na região liderando parte da reconstrução alemã.   
b) A proposta inicial de circundar toda a área capitalista em poucos dias não foi concluída a tempo; por esse motivo, milhares de pessoas conseguiram fugir da área socialista para a capitalista nos primeiros meses em que o muro estava sendo erguido. Aqueles que conseguiram migrar posteriormente tornaram-se apátridas, sem pátria, pois a parte ocidental alemã não aceitou os refugiados como seus cidadãos.    
c) Os dois setores alemães foram comandados pelos Estados Unidos e pela URSS como forma de agilizar a desnazificação e a reconstrução do país. Sendo assim, foi acertada durante a Conferência de Potsdam a separação entre República Democrática Alemã e República Federal da Alemanha.    
d) Antigos aliados durante a Segunda Guerra, Estados Unidos e URSS lideraram os blocos ideológicos conflitantes durante a chamada Guerra Fria. Primeiramente, foi feita uma divisão da Alemanha e de Berlim em quatro zonas, mas, devido a conflitos políticos e econômicos, acabou substituída por uma separação mais radical em República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental).    
e) Durante a vigência da separação de Berlim pelo Muro, diversas avenidas ficaram entrecortadas, uma estação de metrô ficou fechada, praças foram divididas, até mesmo as janelas dos prédios que ficaram de fronte ao muro foram fechadas com tijolos e argamassa, situação que só foi revertida após a morte do líder soviético, Josef Stalin, com a volta das relações diplomáticas entre ambos os lados.    


Resposta:

[D]

A questão aponta para a Guerra Fria, um conflito ideológico entre URSS (comunista) e EUA (capitalista), entre 1945-1989. Os dois países lutaram juntos contra o nazismo alemão durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, após o conflito, tomaram rumos diferentes. Na Conferência de Potsdam, em 1945, a Alemanha foi dividida em quatro zonas e no ano de 1949, surgiram duas Alemanhas, a Ocidental capitalista e a Oriental comunista. No ano de 1961 foi construído o famoso muro de Berlim, destruído no ano de 1989.  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca