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Era Vargas: Questões comentadas

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1.   Atente ao seguinte trecho da música O Bonde de São Januário, do compositor Wilson Batista:

[...] Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar [...]

O samba O Bonde de São Januário, escrito em 1940, teve uma versão anterior na qual o autor versa da seguinte forma: “[...] O bonde de São Januário leva mais um sócio otário / só eu não vou trabalhar
[...]”.

Esse caso notório de readequação da letra de uma música aos ditames políticos de uma época
configura
a) um exemplo da ação dos órgãos de censura e repressão estabelecidos com a emissão do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) pela ditadura militar que derrubou o governo João Goulart.   
b) um típico ato de controle social desenvolvido no período de governo de Jânio Quadros que queria combater a malandragem e exaltar o valor do trabalho.   
c) uma exemplificação da metodologia de classificação indicativa (Classind) de músicas e outras manifestações artísticas praticadas pelo Ministério da Justiça após a promulgação da atual Constituição brasileira.   
d) uma mostra da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado no Estado Novo e que atuava censurando as artes e os órgãos de comunicação.   


Resposta:

[D]

Somente a alternativa [D] está correta. Vargas chegou ao poder no movimento de 1930 e governou até 1945. Entre 1937-1945, ocorreu à chamada ditadura do Estado Novo, Vargas, inspirado no totalitarismo europeu, criou ferramentas para “disciplinar” a sociedade como o DIP, Departamento de Imprenso e Propaganda, que censurava tudo que era contrário ao governo e fazia a exaltação do presidente e da nação. Nesse caso, a música foi censurada por associar trabalho e otário.



  
2.   Em 1945, durante os movimentos de abertura e redemocratização, foi deflagrada a campanha do “Queremismo” ou da “Constituinte com Getúlio”. Sobre esse evento, a historiadora Ângela de Castro Gomes escreveu:

Trabalhismo e queremismo bebiam na mesma fonte; eram, basicamente, a mesma ideia. Mas é certo que do ponto de vista organizacional o PTB e o queremismo não eram a mesma coisa. O PTB, como partido que procurava seu registro junto à Justiça Eleitoral, estava definido pelas regras do jogo político. Devia formalmente ater-se a elas, e Getúlio não era um candidato fácil de ser lançado.

GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, p. 284.


O que unia queremistas e o PTB, apesar das diferenças assinaladas pelo texto, era a defesa da
a) consolidação das leis do trabalho (CLT)   
b) campanha do General Dutra à presidência   
c) destituição do sindicalismo oficial   
d) democracia constitucionalista   
e) benevolência do Presidente Vargas   


Resposta:

[A]

Como a autora enfatiza, PTB e Queremismo eram formações diferentes, mas bebiam de uma mesma fonte: os benefícios da legislação trabalhista criada por Vargas (CLT-1942). Tanto o partido quanto o movimento defendiam o presidente a partir dessa premissa.



  
3.   Durante a década de 1930, três organizações: a LEC (Liga Eleitoral Católica), a LCT (Legião Cearense do Trabalho) e os COC (Círculos Operários Católicos) tiveram grande atuação na atividade política no estado do Ceará, utilizando, para tanto, o veículo de comunicação O Nordeste, jornal que circulou entre 1922 e 1967, contribuindo para a manutenção das estruturas de poder. Sobre essas associações, é correto afirmar que
a) tinham em comum a ideologia da Igreja Católica que, desde a encíclica “Rerum Novarum”, passou a agir junto da classe trabalhadora para combater o avanço do socialismo e do comunismo.   
b) por serem ligadas ao movimento do anarquismo cristão, ajudaram a promover diversas manifestações contrárias às elites oligárquicas e favoráveis à implantação do governo trabalhista de Getúlio Vargas.   
c) tinham em comum a forte presença dos trabalhadores envolvidos com a doutrina socialista; muitos eram filiados ao PSC (Partido Socialista Cristão) e levavam aos grupos sua doutrina.   
d) nelas estavam presentes os elementos que constituiriam no estado do Ceará o foco de resistência à chegada ao poder de Getúlio Vargas, por causa de seu pensamento anticatólico.   


Resposta:

[A]

Somente a alternativa [A] está correta. Na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, três organizações, LEC (Liga Eleitoral Católica), LCT (Legião Cearense do Trabalho) e COC (Círculos Operários Católicos), atuaram na mesma direção: combater o avanço das ideias socialistas e comunistas. Essas instituições tinham como base a Encíclica do Papa Leão XIII Rerum Novarum elaborada no final do século XIX. Vale dizer que o governo federal na figura de Vargas também foi um grande crítico das ideias comunistas.



  
4.   Madame Satã nasceu no interior de Pernambuco, em 25 de fevereiro de 1900. Ainda muito novo, abandonou o interior e mudou-se para o Recife, vivendo de pequenos serviços. Sem perspectiva, decidiu tentar a vida no Rio de Janeiro e logo encontrou seu lugar na noite carioca. E foi durante o carnaval de 1936 que José Francisco dos Santos transformou-se em “Madame Satã”. Pobre, negro, analfabeto e homossexual, chegou a ficar 27 anos preso, acusado de matar um policial na esquina das ruas Lavradio e Mem de Sá.

Fonte: http://www.back2blackfestival.com.br/site2015/2015/02/24/madame-sata-e-parte-fundamental-da-historia-do-rio-de-janeiro/Adaptado.


Esse personagem é considerado um dos principais representantes da
a) liberdade de imprensa.   
b) ideologia conservadora.   
c) cultura marginal urbana do século XX.   
d) sociedade pequeno burguesa.   
e) contracultura e do movimento anarquista.    


Resposta:

[C]

Somente a alternativa [C] está correta. A vida de José Francisco dos Santos tem sido objeto de estudo pela sua singularidade. No carnaval do ano de 1936, tornou-se “Madame Satã”. Negro, pobre, homossexual e analfabeto, Madame Satã tornou-se um personagem diferenciado não apenas por caracterizar a malandragem carioca da Lapa da década de 30, mas também por acrescentar a outras características do malandro o fato de ser homossexual assumido e negro. Aspectos irresistíveis aos autores debruçados sobre relatos biográficos ou históricos sejam eles escritores, cineastas ou dramaturgos. Sua ficha policial era vasta, seja por brigas e outros supostos crimes, alguns por tomar partido em defesa de negros, homossexuais, mendigos, prostitutas, travestis. Nasceu em 1900, passou 27 anos preso e morreu em 1976.

 

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