Conheça meu curso intensivo de História do Brasil
1. Atente ao seguinte trecho
da música O Bonde de São Januário, do compositor Wilson Batista:
[...] Quem
trabalha é quem tem razão
Eu
digo e não tenho medo de errar
O
Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou
eu que vou trabalhar [...]
O samba O Bonde
de São Januário, escrito em 1940, teve uma versão anterior na qual o autor
versa da seguinte forma: “[...] O bonde de São Januário leva mais um sócio
otário / só eu não vou trabalhar
[...]”.
Esse caso notório
de readequação da letra de uma música aos ditames políticos de uma época
configura
a) um
exemplo da ação dos órgãos de censura e repressão estabelecidos com a emissão
do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) pela ditadura militar que derrubou o governo
João Goulart.
b) um
típico ato de controle social desenvolvido no período de governo de Jânio
Quadros que queria combater a malandragem e exaltar o valor do trabalho.
c) uma
exemplificação da metodologia de classificação indicativa (Classind) de músicas
e outras manifestações artísticas praticadas pelo Ministério da Justiça após a
promulgação da atual Constituição brasileira.
d) uma
mostra da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado no
Estado Novo e que atuava censurando as artes e os órgãos de comunicação.
Resposta:
[D]
Somente a alternativa [D]
está correta. Vargas chegou ao poder no movimento de 1930 e governou até 1945.
Entre 1937-1945, ocorreu à chamada ditadura do Estado Novo, Vargas, inspirado
no totalitarismo europeu, criou ferramentas para “disciplinar” a sociedade como
o DIP, Departamento de Imprenso e Propaganda, que censurava tudo que era
contrário ao governo e fazia a exaltação do presidente e da nação. Nesse caso,
a música foi censurada por associar trabalho e otário.
2. Em 1945, durante os
movimentos de abertura e redemocratização, foi deflagrada a campanha do
“Queremismo” ou da “Constituinte com Getúlio”. Sobre esse evento, a
historiadora Ângela de Castro Gomes escreveu:
Trabalhismo
e queremismo bebiam na mesma fonte; eram, basicamente, a mesma ideia. Mas é
certo que do ponto de vista organizacional o PTB e o queremismo não eram a
mesma coisa. O PTB, como partido que procurava seu registro junto à Justiça
Eleitoral, estava definido pelas regras do jogo político. Devia formalmente
ater-se a elas, e Getúlio não era um candidato fácil de ser lançado.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo.
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, p. 284.
O que unia
queremistas e o PTB, apesar das diferenças assinaladas pelo texto, era a defesa
da
a) consolidação das leis do trabalho
(CLT)
b) campanha do General Dutra à
presidência
c) destituição do sindicalismo
oficial
d) democracia
constitucionalista
e) benevolência do Presidente
Vargas
Resposta:
[A]
Como a autora enfatiza, PTB e Queremismo
eram formações diferentes, mas bebiam de uma mesma fonte: os benefícios da
legislação trabalhista criada por Vargas (CLT-1942). Tanto o partido quanto o
movimento defendiam o presidente a partir dessa premissa.
3. Durante a década de 1930,
três organizações: a LEC (Liga Eleitoral Católica), a LCT (Legião Cearense do
Trabalho) e os COC (Círculos Operários Católicos) tiveram grande atuação na
atividade política no estado do Ceará, utilizando, para tanto, o veículo de
comunicação O Nordeste, jornal que circulou entre 1922 e 1967, contribuindo
para a manutenção das estruturas de poder. Sobre essas associações, é correto
afirmar que
a) tinham em comum a ideologia
da Igreja Católica que, desde a encíclica “Rerum
Novarum”, passou a agir junto da classe trabalhadora para combater o avanço
do socialismo e do comunismo.
b) por serem ligadas ao
movimento do anarquismo cristão, ajudaram a promover diversas manifestações
contrárias às elites oligárquicas e favoráveis à implantação do governo
trabalhista de Getúlio Vargas.
c) tinham em comum a forte
presença dos trabalhadores envolvidos com a doutrina socialista; muitos eram
filiados ao PSC (Partido Socialista Cristão) e levavam aos grupos sua doutrina.
d) nelas estavam presentes os
elementos que constituiriam no estado do Ceará o foco de resistência à chegada
ao poder de Getúlio Vargas, por causa de seu pensamento anticatólico.
Resposta:
[A]
Somente a alternativa [A]
está correta. Na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, três
organizações, LEC (Liga Eleitoral Católica), LCT (Legião Cearense do Trabalho)
e COC (Círculos Operários Católicos), atuaram na mesma direção: combater o
avanço das ideias socialistas e comunistas. Essas instituições tinham como base
a Encíclica do Papa Leão XIII Rerum Novarum elaborada no final do século XIX.
Vale dizer que o governo federal na figura de Vargas também foi um grande
crítico das ideias comunistas.
4. Madame Satã
nasceu no interior de Pernambuco, em 25 de fevereiro de 1900. Ainda muito novo,
abandonou o interior e mudou-se para o Recife, vivendo de pequenos serviços.
Sem perspectiva, decidiu tentar a vida no Rio de Janeiro e logo encontrou seu
lugar na noite carioca. E foi durante o carnaval de 1936 que José Francisco dos
Santos transformou-se em “Madame Satã”. Pobre, negro, analfabeto e homossexual,
chegou a ficar 27 anos preso, acusado de matar um policial na esquina das ruas
Lavradio e Mem de Sá.
Fonte:
http://www.back2blackfestival.com.br/site2015/2015/02/24/madame-sata-e-parte-fundamental-da-historia-do-rio-de-janeiro/Adaptado.
Esse
personagem é considerado um dos principais representantes da
a)
liberdade de imprensa.
b)
ideologia conservadora.
c)
cultura marginal urbana do século XX.
d)
sociedade pequeno burguesa.
e)
contracultura e do movimento anarquista.
Resposta:
[C]
Somente a alternativa [C] está correta. A vida de José Francisco dos
Santos tem sido objeto de estudo pela sua singularidade. No carnaval do ano de
1936, tornou-se “Madame Satã”. Negro, pobre, homossexual e analfabeto, Madame
Satã tornou-se um personagem diferenciado não apenas por caracterizar a
malandragem carioca da Lapa da década de 30, mas também por acrescentar a
outras características do malandro o fato de ser homossexual assumido e negro.
Aspectos irresistíveis aos autores debruçados sobre relatos biográficos ou
históricos sejam eles escritores, cineastas ou dramaturgos. Sua ficha policial
era vasta, seja por brigas e outros supostos crimes, alguns por tomar partido
em defesa de negros, homossexuais, mendigos, prostitutas, travestis. Nasceu em
1900, passou 27 anos preso e morreu em 1976.
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