Pular para o conteúdo principal

Israel, palestina e América Latina





https://www.youtube.com/watch?v=RbbQ5CUq0gM?sub_confirmation=1


1.   Os conflitos – os essencialmente geopolíticos – manifestam-se com grande amplitude, seja nas lutas de povos ou nações oprimidas em busca de liberdade (nos seus próprios Estados, que procuram formar), seja nas opressões de grupos hegemônicos pela manutenção ou ampliação dos seus territórios e poder, bem como na apropriação de novos espaços com mais recursos naturais.
Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2015.


Os conflitos contemporâneos apresentam causas diversas, tais como:
a) pela disputa de territórios contendo recursos minerais importantes, tais como água, petróleo, ouro, diamantes, cobre, carvão, ferro. Exemplo: Israel x Palestina (água).   
b) um grupo étnico nacionalista que procura constituir o seu próprio Estado Nação, impondo seus ideais religiosos. Exemplo: Índia x Paquistão.   
c) lutas resultantes de um ideal anticolonialista, reivindicações democráticas ou de reconhecimento de identidades (indígena). Exemplo: Ruanda x Burundi (África).   
d) grupos que tentam impor sua própria ideologia ou visão de Mundo a todos os cidadãos. Exemplo: Chiapas (México).   

e) grupos de diferentes identidades que lutam pela posse de territórios e por vezes caracterizam-se pela chamada "limpeza étnica." Exemplo: Argélia (África).   


Resposta da questão 1:

 [A]


Como mencionado corretamente na alternativa [A], embora as causas para o conflito entre Israel e Palestina sejam mais complexas e abrangentes, um dos fatores da disputa entre os países é o acesso à água do Rio Jordão e Mar Morto. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o conflito entre Índia e Paquistão se dá em razão do litígio de fronteiras; [C], porque o conflito entre Ruanda e Burundi foi étnico; [D], porque o movimento iniciado pelo grupo Chiapas foi uma iniciativa contra o ingresso do México no Nafta; [E], porque o conflito na Argélia foi um movimento nacionalista.  


2.   A morte do promotor federal Alberto Nisman deixou os argentinos perplexos e remoendo uma dúvida, que já perdura há seis dias: foi suicídio ou a autoridade foi assassinada justamente quando iria denunciar a presidente Cristina Kirchner?

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/01/24 acessado às 11h00)


O promotor federal, mencionado no texto, se preparava para denunciar a presidente Cristina Kirchner por:
a) prejudicar a Argentina nas negociações com os chamados Fundos Abutres, relativas ao endividamento do país;   
b) encobrir as investigações sobre o atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), ocorrido em 1994, para proteger iranianos envolvidos naquele episódio;   
c) subornar congressistas para obter a reforma da constituição, visando permitir a reeleição para um terceiro mandato;   
d) praticar sistemática campanha de perseguição contra o jornal Clarín, destacado veículo de oposição;   
e) receber recursos econômicos suspeitos, procedentes da Venezuela, para viabilizar sua reeleição em 2011.   

Resposta da questão 2:

 [B]


Como mencionado corretamente na alternativa [B], o suspeito suicídio do promotor está relacionado às denuncias da presidente Kirchner em eclipsar as investigações ao atentado contra uma organização israelita, supostamente cometido por iranianos. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem à problemática do enunciado.  
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe