1. Leia e observe a imagem:
"Uma forma extrema de
intervenção humana no ciclo hidrológico é a introdução de água 'nova' no
sistema. Até agora, essa água 'nova' encontra-se em quantidade insignificante,
mas, no futuro, e principalmente nas regiões semiáridas, a água doce
'artificial' talvez afete o funcionamento do ciclo hidrológico."
(David Drew. Processos Interativos
Homem-Meio Ambiente. R. de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. p. 121)
Tendo em vista a ideia de
intervenção humana no ciclo hidrológico, é correto dizer que
a) um dos métodos, em franco
crescimento no mundo, de introdução de água doce "nova" em ambientes
áridos e semiáridos é a dessalinização da água dos oceanos.
b) no Brasil são tímidos e de
muito pequeno porte os programas que objetivam levar água 'nova' para o
semiárido nordestino, o que explica o fracasso dos mesmos.
c) não se enxergam no futuro
possibilidades tecnológicas eficientes de "produção" de água doce,
passível ser transferida para regiões carentes desse recurso.
d) o processo de introdução
mais eficiente e generalizado de água 'nova' nas regiões semiáridas é o
bombardeio de nuvens, o que modifica o ciclo hidrológico natural.
Resposta:
[A]
A alternativa [A] está
correta porque a utilização da água dessalinizada tem sido utilizada como uma
forma de compensar o deficit hídrico
das regiões mais áridas. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a
Transposição do rio São Francisco é uma das práticas adotadas para atender a
demanda hídrica no semiárido; [C], porque a dessalinização é uma prática que
produz água doce nova; [D], porque o processo mais eficiente e generalizado de
água doce nova no semiárido é o da irrigação.
2. Veja o gráfico:
Tendo em vista a evolução
histórica da relação habitantes por veículo na cidade de São Paulo e
considerando as outras metrópoles brasileiras, é acertado dizer que
a) a automobilização de São
Paulo é um elemento chave de sua mobilidade urbana, algo comprovado por um
número de habitantes por veículo menos elevado do que em muitas cidades de
países mais ricos.
b) essa automobilização de São
Paulo é muito específica em comparação com as outras metrópoles brasileiras,
que, em razão de dificuldades econômicas, possuem índices desprezíveis de
automobilização.
c) a diminuição do número de
habitantes por veículo, como mostra o gráfico, foi uma evolução constante,
produto do desenvolvimento econômico do país e da cidade e também do aumento da
igualdade econômica.
d) São Paulo, apesar de seus
problemas, exemplifica a possibilidade eficiente de usar o automóvel como modal
relevante na mobilidade urbana e sua harmonia com o transporte coletivo nas
ruas da cidade.
Resposta:
[A]
A alternativa [A] está
correta porque a mobilidade de São Paulo foi construída a partir do veiculo
motorizado individual, fato comprovado pela evolução na relação habitantes veículos. As
alternativas incorretas são: [B], porque a automobilização é característica das
cidades brasileiras; [C], porque a evolução não foi constante e ocorreu aumento
do poder de compra, não da igualdade econômica; [D], porque não há eficiência
na mobilidade de São Paulo e o veiculo automotor individual não está
harmonizado com o coletivo.
3. "O tempo vem
desgastando lentamente a paisagem das terras planas do interior de Minas Gerais
e São Paulo. O planalto que abriga a bacia do São Francisco, rio que nasce no
sudoeste de Minas Gerais e corre em direção ao nordeste até Pernambuco, está
paulatinamente encolhendo pelo recuo das escarpas que formam sua borda. No
último milhão de anos, esse
planalto perdeu área para uma região vizinha situada a altitudes menores, onde
se assenta a bacia do rio Doce."
(Salvador Nogueira. A dança das bacias. São Paulo: Pesquisa Fapesp, Janeiro de 2013. p. 51)
Canal dedicado às provas da UERJ: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos
A transformação notada pode ser explicada como resultante
A transformação notada pode ser explicada como resultante
a) do movimento de oscilação
da placa tectônica sul-americana, que na escala de tempo da natureza sofre
eventuais soerguimentos.
b) de um processo erosivo
acelerado produzido pelo aumento do volume das águas da bacia do Rio S.
Francisco, em consequência de mudanças climáticas na região.
c) de um processo de erosão ou
denudação muito lento ou, melhor dizendo, dentro de uma temporalidade que é a
da natureza, cuja escala torna o tempo humano irrisório.
d) do desmatamento realizado
pelo ser humano nos vales da bacia do Rio S. Francisco que facilitou a
aceleração do processo de denudação.
Resposta:
[C]
A alternativa [C] está
correta porque o desgaste que causa o recuo das escarpas define-se como um
processo erosivo cuja escala de tempo é diferente da humana. As alternativas
incorretas são: [A], porque o texto não descreve movimentos tectônicos; [B] e
[D], porque a erosão não é resultante de alterações climáticas ou desmatamento.
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