Pular para o conteúdo principal

União europeia, Acordo Schengen, Brexit - Questões objetivas com gabarito comentado.




Com o abandono (denúncia) recente do Reino Unido ao Tratado de Lisboa, ou seja, sua saída da União Europeia, O velho continente vive uma nova reflexão acerca do ritmo da integração, ou até mesmo a de sua possibilidade. Os enfraquecidos eurocéticos ressurgem com força e as fronteiras, relativamente enfraquecidas com o Acordo Schengen, são repensadas por parcelas de euro cidadãos cada vez mais preocupados com os a grande onda migratória que parece incontrolável. Dificilmente esse assunto estará ausente dos exames de final de ensino médio, por isso não podemos menosprezá-lo. Com esse objetivo, selecionei cinco questões recentes que abordam a União Europeia.

Bons estudos!

Professor Arão Alves



Grupo de estudo para provas específicas: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts





Não podemos deixar de levar em conta a relação especial que o Reino Unido sempre gozou em sua relação com a União Europeia. Além de não aderir ao Euro, o país também decidiu não assinar o Acordo Schengen, uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Os impactos da "Brexit"  ainda são imprevisíveis, pois, além de poder estimular outras saídas, contribui para um novo balanço de poder entre frança e Alemanha. Outro ponto a ser levado em conta é a necessidade de substituição de acordos comerciais que perdem a validade com a denúncia do tratado de Lisboa.

Bons estudos!

Professor Arão Alves.





















(E)

Todas as afirmativas estão corretas pois correspondem às medidas  de auteridade adotadas  pelo governo grego em resposta as recomendações da chamada  Troika (FMI, Banco Central Europeu e União Europeia).












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe