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História e geografia - Questões discursivas com gabarito comentado


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1.   Analise este mapa:



A partir da análise do mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
a) EXPLIQUE um motivo para as Expedições de Apresamento.
b) CITE dois processos históricos decorrentes das Expedições de Apresamento.
c) COMPARE o tratamento dado aos povos indígenas por parte das Expedições de Apresamento e das Missões jesuíticas.
  
2.   Leia o trecho:

O sete de abril de 1831, mais do que o sete de setembro de 1822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo [...] revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.

CARVALHO, J. Murilo et al. Documentação política, 1808-1840. Brasiliana da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2011, s/p.

a) EXPLIQUE o sentido da frase considerando o seu contexto histórico: “a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos”.
b) APRESENTE dois fatores que contribuíram para as conturbações políticas e sociais que levaram às rebeliões e às revoltas do período.  
  
3.   Analise o trecho publicado na Enciclopédia pelo filósofo francês Denis Diderot.

A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado. [...] O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submissão [...].

Autoridade política, Enciclopédia, 1751.

A partir da leitura do trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
a) IDENTIFIQUE a corrente de pensamento a qual pertenceu Denis Diderot.
b) DEFINA o sistema político criticado pelo trecho.
c) EXPLIQUE um dos motivos que mobilizou Diderot e muitos de seus contemporâneos a se oporem ao sistema político vigente.  
  
4.   Analise o trecho:

Em 1933, Hitler exercia um fascínio alucinado na população alemã. Não era para menos: uma ideologia simplista devolvia aos alemães o prestígio ufanista que a derrota na Primeira Guerra Mundial havia tirado. O respaldo de Hitler tinha suas raízes no apelo com que sua ideologia manipulava o lado emocional e místico das massas.

SÁTIKO, Angélica; WUENSCH, Ana Miriam. Pensando melhor: iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 1997, p. 289. (Adaptado).

A partir da analise do trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
a) RELACIONE o desfecho da Primeira Guerra Mundial com ascensão do nazismo na Alemanha.
b) APRESENTE duas características da política nazista.
c) EXPLIQUE o papel desempenhado pela propaganda política no regime nazista na Alemanha.  
  
5.   Analise este mapa, em que estão representados os resultados obtidos por um grupo de pesquisa internacional, ao estimar a taxa de perda do habitat natural em parte do Continente Sul-americano:



1. A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, explique por que a perda mais significativa de habitat, até 2050, está prevista para ocorrer no espaço nacional que apresenta, no mapa, a forma de um arco, que se estende do Maranhão até Rondônia.

2. Leia esta afirmativa:

    As razões que justificam o menor impacto de perdas, tanto na fachada oriental do território nacional quanto no noroeste da Amazônia Legal Brasileira, são equivalentes e integram o mesmo grupo causal.

    Você concorda com essa afirmativa?                       (     ) Sim          (     ) Não

    Justifique sua resposta.
  
6.   Analise este mapa:




Considerando a forma do território brasileiro, mais extenso ao norte no sentido leste-oeste, e afunilado ao sul,
a) APRESENTE uma razão histórico-geográfica que justifica a maior extensão ao norte, no sentido leste-oeste, do território brasileiro.
b) CITE uma vantagem da posição e da forma geográficas do território brasileiro quanto aos fusos horários e às condições climáticas.
c) Leia esta afirmativa: “No mundo contemporâneo é vantajoso ser um país de dimensões continentais, como o caso do Brasil”. Você concorda com esta afirmativa? JUSTIFIQUE sua resposta.
  
7.   Leia estes trechos de um artigo a respeito da Conferência Rio+20, realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro:

“Os economistas não querem aceitar que existem limites insuperáveis para o aumento da produção e do consumo. Ciência da escassez na origem, a economia herdou a confiança do Iluminismo no progresso infinito do homem. Só que agora é a própria ciência a declarar que os mercados não podem continuar a viver em expansão contínua.”
A seguir o autor do texto cita, com base em relatórios científicos, os limites biofísicos da zona de segurança que já teriam sido ultrapassados tais como em mudanças climáticas, na biodiversidade e em outros. São nove os limites biofísicos próximos da violação. Segundo o autor:
“Esse tem de ser o foco da Rio+20: os limites biofísicos planetários que condicionam o crescimento da produção e do consumo. Se os limites forem violados, não haverá crescimento nem bem-estar porque as consequências serão catastróficas e irreversíveis.
Será possível impor limites aos mercados?[...]”.

Ricupero, Rubens: Os limites do possível. Folha de S. Paulo, 30 de abril de 2012, p. A12 Mundo. (adaptado)

A partir da análise e interpretação desses trechos,
a) EXPLIQUE o que é, no contexto empregado pelo autor, limite biofísico.
b) CITE um componente biofísico de ambiente oceânico e um de ambiente continental cujos limites de segurança, em escala planetária, estariam próximos ou mesmo já teriam sido ultrapassados.
c) As políticas econômicas propostas para vencer a crise financeira e econômica que abala o mundo atual, inclusive aquelas adotadas pelo governo brasileiro, estimulam o aumento do consumo por meio de estratégias como a redução temporária de impostos. Considerando a sustentabilidade do planeta, você concorda com essas propostas? JUSTIFIQUE sua resposta.  
  
8.   Leia este trecho:

Eurocopa & eurocrises

Sempre gostei da Eurocopa. O futebol é um pormenor. As minhas razões são políticas. Gosto da Eurocopa porque ela é a expressão tangível (e bem ruidosa) da diversidade nacional europeia que nenhuma construção federal será capaz de suprimir.
Dias atrás, a chanceler Angela Merkel [alemã] declarou em entrevista: a solução para os problemas do euro passa por mais “integração” dos países da zona do euro. [...]
Angela Merkel, claro, não lê a imprensa portuguesa. Se lesse, veria o que escreveram a respeito do jogo Alemanha x Portugal (que os portugueses, injustamente, perderam por 1 a 0). A retórica antigermânica era violenta, o que se entende; o país está sob resgate financeiro internacional, com a bênção punitiva da Alemanha.
Mas as rivalidades que a Eurocopa oferece não são apenas explicadas por crises econômicas momentâneas. Existem também memórias históricas que persistem em retornar à superfície.
Jogos como Polônia x Rússia ou França x Inglaterra são evocações fantasmagóricas de lutas seculares que deixaram sua pegada arqueológica. Quando essas equipes se voltarem a enfrentar na Eurocopa, não será apenas de futebol que a mídia irá falar.
[...]
Na Europa, não existe um único país; nem sequer como pretendem os federalistas, diferentes “regiões” que podem fazer parte de um super Estado com capital em Bruxelas.
O que existe são nações múltiplas que, na hora do confronto desportivo, regressam a um sentimento primordial de pertença: a uma língua, uma cultura, uma identidade.

Coutinho, João Pereira. In: Folha de S.Paulo.p. E6. Ilustrada.12 de junho de 2012. (adaptado)

A partir da análise e interpretação desse trecho, FAÇA o que se pede:
a) O jornalista português João Pereira Coutinho estabelece uma relação entre o comportamento das torcidas, a história e a situação econômica europeia atual. APRESENTE dois argumentos que comprovam a relação estabelecida pelo autor.
b) Pode-se perceber pela leitura do trecho que o jornalista tem uma posição com relação à integração europeia. EXPLIQUE qual é essa posição, justificando-a.
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 a) As bandeiras de apresamento ocorreram devido ao desenvolvimento agrícola, sendo necessária uma maior oferta de mão de obra. Embora a Coroa Portuguesa, em conformidade com a lógica do mercantilismo, impusesse o uso de escravos africanos na colônia a fim de estimular o tráfico negreiro, para o colono era mais vantajoso o uso de escravos indígenas. A mão de obra escrava indígena só foi substituída pela africana nas regiões ricas no século XVII. Nas regiões pobres, continuou sendo usada por todo o período escravista.
b) Pode-se citar como processos históricos decorrentes das Expedições de Apresamento:
– a dizimação da população indígena devido à escravização;
– a perda da identidade cultural dos índios;
– a retirada dos jesuítas, que eram espanhóis, das regiões que seriam ocupadas por portugueses posteriormente; 
– a expansão territorial da colônia portuguesa na América para além da Linha de Tordesilhas.
c) Os jesuítas tinham como objetivo maior a catequização dos indígenas, enquanto as bandeiras de apresamento visavam obter lucros com a venda dos escravos indígenas para as regiões açucareiras. Tanto as Missões jesuíticas quanto as bandeiras de apresamento utilizaram o índio como mão de obra.  

Resposta da questão 2:
 a) Com a renúncia de D. Pedro I e o início do período regencial, o Brasil experimentava pela primeira vez, o que para muitos historiadores representou uma “experiência republicana”, tendo em vista que não havia um imperador, e os regentes ocupavam o cargo temporariamente. O herdeiro legítimo do imperador abdicante era seu filho que, em 1831, tinha apenas 5 anos de idade e só assumiria o trono, segundo a Constituição de 1824, ao atingir a maioridade, quando completasse 18 anos.
b) Pode-se citar o descontentamento com o poder central, representado pelos regentes, e o desejo de autonomia das províncias, a crise econômica que se estendia desde as Guerras Napoleônicas, a miséria geral das camadas populares e a falta de condições do Estado Brasileiro intervir militarmente em todo o território nacional para conter as revoltas nas províncias.  

Resposta da questão 3:
 a)    Denis Diderot foi um filósofo iluminista enciclopedista e comungava dos ideais do liberalismo político.
b) Diderot criticava o absolutismo monárquico, que é a construção de um Estado centralizador e autoritário na forma de uma monarquia nacional.
c) Os pensadores iluministas refletiam em seus escritos a visão de mundo da burguesia, que tinha sua ascensão política e econômica, bem como suas liberdades individuais limitadas pelas características do Antigo Regime (Absolutismo Monárquico). O aluno poderá citar entre os motivos das críticas feitas pelos iluministas:
– o poder absoluto dos reis;
– a divisão da sociedade em estamentos;
– as relações de servidão feudal;
– o dirigismo econômico e os monopólios mercantilistas;
– a intolerância religiosa;
– a aproximação entre Igreja e Estado por meio do padroado.  

Resposta da questão 4:
 a) Adolf Hitler utilizou o orgulho ferido dos alemães após a assinatura do Tratado de Versalhes, que representou uma grande humilhação para a Alemanha, para despertar o sentimento nacionalista no povo, que apoiaria o seu partido político, o nazismo.
b) Anticomunismo, militarismo. Pode-se citar ainda: antissemitismo, antiliberalismo, antiparlamentarismo, superioridade da raça ariana, expansionismo em busca do “espaço vital”, xenofobia, nacionalismo exacerbado e totalitarismo.
c) Na Alemanha, desenvolveu-se um culto à imagem do líder, sendo implantada a censura a todos os meios de comunicação. Com isso, houve o fortalecimento do regime nazista.
A propaganda era conduzida pelo Ministro da Educação do Povo e da Propaganda, Joseph Goebells, e tinha como meta exercer severo controle sobre a Educação e a comunicação, com o objetivo de consolidar a aprovação popular do Partido Nazista, da doutrina do Partido e do Führer. Seus métodos eram sensacionalistas e desonestos, seguindo a filosofia de que “uma mentira dita cem vezes torna-se verdade”.  

Resposta da questão 5:
 1. A perda de biodiversidade na região indicada no mapa (arco de desmatamento que se localiza entre o Maranhão e Rondônia) ocorrerá devido à expansão da ocupação humana. O desmatamento e a poluição ambiental que acompanham as invasões humanas vão determinar a extinção local de diversas espécies, principalmente as mais sensíveis; tais como, árvores de grande porte, aves, anfíbios répteis e mamíferos. A pescaria extensiva e a predatória também reduzirá as populações de peixes que ocupam as águas.

2. O menor impacto de perdas, tanto na fachada oriental do território nacional quanto no noroeste da Amazônia Legal Brasileira, não são equivalentes e não integram o mesmo grupo causal. A ocupação territorial no nordeste foi facilitada pela destruição da Mata Atlântica. A ocupação da Amazônia é dificultada pela densidade da mata, regiões alagadas periodicamente, doenças tropicais como a malária, presença de reservas indígenas e legislação específica que procura preservar a integridade desse ecossistema único no planeta.  

Resposta da questão 6:
 a) Entre as razões, o formato da própria América do Sul, mais extensa no sentido leste-oeste e afunilada no sentido norte-sul, o traçado da linha do Tratado de Tordesilhas que separou inicialmente a parte espanhola da parte portuguesa, o avanço dos bandeirantes em direção a leste (Centro-Oeste e Amazônia) no período colonial, fator que propiciou a incorporação de novos territórios.
b) A posição e a forma do Brasil dominantemente na Zona Intertropical (entre o Equador e os Trópicos) faz com que o território tenha a dominância de climas quentes e úmidos que favorecem atividades econômicas variadas, a exemplo do agronegócio e do turismo. A forma leste-oeste faz com que o país tenha 3 fusos horários, sendo o principal situado entre o norte e a parte afunilada, onde localiza-se Brasília, as regiões Sul, Sudeste, Nordeste, além de Goiás, Pará e Amapá.
c) No mundo contemporâneo, a grande extensão territorial de um país traz várias vantagens, como a maior quantidade e diversidade de recursos naturais, no caso do Brasil, água, biodiversidade, variedade climática, solos agricultáveis, recursos minerais e recursos energéticos, como o petróleo. Trata-se de um dos aspectos que torna alguns dos BRICS, como Brasil, Índia, China e Rússia, potências emergentes no século XX. Todavia, a riqueza natural precisa ser acompanhada de grande investimento em recursos humanos, especialmente em educação, ciência e tecnologia, sem a qual não é possível um uso sustentável dos recursos naturais, tampouco a transformação destes países em nações desenvolvidas socialmente. A desvantagem da grande dimensão territorial, principalmente para nações emergentes, seria a complexidade administrativa que exige expressivo dispêndio financeiro e capacidade gerencial.  

Resposta da questão 7:
 a) Os limites biofísicos correspondem aos limiares da exploração dos recursos naturais, já que ultrapassados poderão causar graves impactos aos ecossistemas naturais, como a substancial perda de biodiversidade.
b) No ambiente oceânico, incluindo as zonas costeiras, em muitas regiões, é grave a poluição dos recursos hídricos pelo vazamento de petróleo e derivados, despejo de esgotos domésticos sem tratamento, lançamento de efluentes industriais, disposição de lixo e sobrepesca (pesca excessiva). No ambiente continental, o quadro também é preocupante em decorrência da remoção de grande parte dos ecossistemas naturais, diminuição da biodiversidade, poluição dos recursos hídricos, aumento dos processos de erosão e de desertificação.
c) As medidas de combate à crise financeira global a partir de 2008, tomadas por vários países como o estímulo ao aumento do consumo de bens duráveis como automóveis e eletrodomésticos, elevam a pressão sobre os recursos naturais e não são sustentáveis do ponto de vista ambiental. No caso do Brasil, houve expressivo estímulo para a compra de automóveis novos com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a consequência foi a elevação do número de automóveis nas cidades, o aumento dos congestionamentos, numerosos acidentes – uma vez que muitas rodovias são precárias –, além do agravamento da poluição do ar e da poluição sonora. A economia poderia ser estimulada de outras formas, como o aumento dos investimentos públicos e privados em transporte coletivo de qualidade, como a rede metroviária e ferroviária, gerando empregos, reduzindo congestionamentos e melhorando a qualidade do ar nas áreas urbanas.  

Resposta da questão 8:
 a) O comportamento das torcidas de futebol reflete sentimentos variados, como os ressentimentos decorrentes dos nacionalismos, dos conflitos e guerras do passado (Primeira e Segunda Guerras Mundiais, onde a Alemanha foi uma protagonista decisiva), da ordem geopolítica anterior (a exemplo da hegemonia soviética no Leste Europeu) que se entrelaçam com o quadro contemporâneo onde também a Alemanha tem um papel de centralidade no campo financeiro. A Alemanha tem sido o país-chave na União Europeia no resgate financeiro dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha). O auxílio financeiro é concedido, mas exige-se em contrapartida medidas como cortes em gastos públicos que provocam baixo crescimento e desemprego. Assim, o sentimento “antigermânico” é crescente em diversos países europeus.
b) O autor é contrário ao ideário de um “Super Estado” (referência ao aprofundamento da União Europeia), onde as soberanias nacionais seriam gradativamente suprimidas do ponto de vista econômico e legislativo. Na verdade, se ressalta o fato de que a Europa é constituída de Estados nacionais com peculiaridades culturais (língua e tradições), econômicas e políticas, muitos deles também com expressiva diversidade interna.  





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