Questões sobre: Colonização européia na América, Revoluções inglesas, Revolução industrial,
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Questão 1. “Na ilha Espanhola que foi a primeira, como se disse, a que chegaram os
espanhóis, começaram as grandes
matanças e perdas de gente, tendo os espanhóis começado a tomar as mulheres e
filhos dos índios para deles servir-se e usar mal e a comer seus víveres
adquiridos por seus suores e trabalhos, não se contentando com o que os índios
de bom grado lhes davam, cada qual segundo sua faculdade, a qual é sempre
pequena porque estão acostumados a não ter de provisão mais do que necessitam e
que obtêm com pouco trabalho. E o que pode bastar durante um mês para três
lares de dez pessoas, um espanhol o come ou destrói num só dia. Depois de
muitos outros abusos, violências e tormentos a que os submetiam, os índios
começaram a perceber que esses homens não podiam ter descido do céu. Alguns
escondiam suas carnes, outros suas mulheres e seus filhos e outros fugiam para
as montanhas a fim de se afastar dessa Nação. Os espanhóis lhes davam
bofetadas, socos e bastonadas e se ingeriam em sua vida até deitar a mão sobre
os senhores das cidades.” Frei Bartolomeu de Las
Casas, O Paraíso Destruído (1502).
São Paulo: L&M Pocket, 2001, pág. 32 e 33.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente
o texto acima.
(A) Frei Bartolomeu de Las Casas faz
referência aos atos violentos praticados pelos cruzados castelhanos, aragoneses
e leonenses – aqui vagamente chamados de “espanhóis” – ao tomarem Jerusalém, a
Terra Santa.
(B) O excerto refere-se à chegada dos
navegadores espanhóis, durante o reinado de Felipe II, às ilhas Filipinas, que
receberam tal nome em homenagem ao monarca.
(C) Trata-se de uma crítica da Igreja
Católica à escravidão de africanos na Ilha de Madagascar, na África Oriental,
iniciada quando Vasco da Gama ultrapassou o Cabo das Tormentas, em 1488 d.C.
(D) Frei Bartolomeu de Las Casas denuncia o
massacre físico, cultural e ideológico das populações autóctones americanas,
praticado pelos conquistadores espanhóis, que atingiram a região em 1492.
(E) Frei Bartolomeu de Las Casas refere-se
aos métodos de conquista e colonização efetivados pela Coroa Espanhola,
sobretudo na Índia, razão pela qual se denominou a possessão como Ilha
Espanhola e seus habitantes, índios.
Questão 2. (...) como
puder, direi algumas coisas das que vi, que, ainda que mal ditas, bem sei que
serão de tanta admiração que não se poderão crer, porque os que cá com nossos
próprios olhos as vemos não as podemos com o entendimento compreender. (Hernán
Cortés. Cartas de Relación de la Conquista de Mexico, escritas de 1519 a
1526.)
O processo de conquista do México por Cortés estendeu-se de 1519 a 1521.
A passagem acima manifesta a reação de Hernán Cortés diante das maravilhas de
Tenochtitlán, capital da Confederação Mexica. A reação dos europeus face ao
novo mundo teve, no entanto, muitos aspectos, compondo admiração com
estranhamento e repúdio. Tal fato decorre
(A) do desinteresse dos conquistadores pelas riquezas
dos Astecas.
(B) do desconhecimento pelos europeus das línguas dos
índios.
(C) do encontro de padrões culturais diferentes.
(D) das semelhanças culturais existentes entre os povos
do mundo.
(E) do espírito guerreiro e aventureiro das
nações europeias.
Questão 3. "Sem
colonização não há uma boa conquista, e se a terra não é conquistada, as
pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser
colonizar." (GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las
Indias". Madrid, 1852. p. 181. citado por BETHEL, Leslie (Org.).
"História da América Latina". 2. ed. São Paulo: Edusp; Brasília:
Fundação Alexandre Gusmão, 1988. p. 135.)
Com base nas palavras do historiador e nos
conhecimentos sobre a conquista da América Espanhola, é correto afirmar:
(A) A boa conquista, para o autor, limitava-se a
assaltar, a saquear e a tomar posse de objetos fáceis de transportar, como
ouro, prata e pedras preciosas.
(B) A colonização da América foi uma ação militar e
teve sequência na conquista espiritual e na migração maciça de súditos
espanhóis para dominar a terra.
(C) Para os espanhóis, que menosprezavam a condição de
senhor, a ausência de mão de obra para trabalhar a terra não foi um obstáculo à
colonização.
(D) A superioridade numérica de armamentos e a
experiência tática dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem
traumas.
(E) A conquista preservou as instituições nativas,
conservando os níveis demográfico, econômico, social e ideológico das
sociedades autóctones.
Questão 4. A
Revolução Gloriosa, na Inglaterra (1688–1689), marcou o início de uma época de
grande prosperidade para o país, lançando as bases para o desenvolvimento
capitalista, e permitiu que o país fosse o pioneiro na Revolução Industrial do
século XVIII. Podemos estabelecer uma relação entre os dois eventos porque
(A) o governo passou a impor a religião anglicana,
dando fim aos conflitos religiosos e aos massacres entre católicos e
protestantes, liberando mão de obra para as novas técnicas de produção.
(B) o poder real, com a retomada do absolutismo, não
encontra empecilhos para dar fim ao sistema feudal e incentivar a prática
capitalista para aumentar os recursos do Tesouro Nacional.
(C) o país, com o advento do Parlamentarismo, passou
por transformações, como o acordo político e econômico entre a burguesia e a
nobreza rural que, juntas, promoveram o desenvolvimento econômico.
(D) tanto a tolerância religiosa quanto uma maior
liberdade de expressão política por parte da sociedade civil, características
do despotismo esclarecido, incentivaram o desenvolvimento econômico.
(E) o desenvolvimento de uma monarquia, com
características de um Estado liberal, permitiu a união de todas as classes
sociais na Inglaterra, o que permitiu a modificação das relações trabalhistas
no campo.
Questão 5. As
chamadas “revoluções inglesas”, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como
resultados imediatos
(A) a proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão e
o fim dos monopólios comerciais.
(B) o surgimento da monarquia absoluta e as guerras
contra a França napoleônica.
(C) o reconhecimento do catolicismo como religião
oficial e o fortalecimento da ingerência papal nas questões locais.
(D) o fim do anglicanismo e o início das demarcações
das terras comuns.
(E) o fortalecimento do Parlamento e o aumento, no
governo, da influência dos grupos ligados às atividades comerciais.
Questão 6. A
Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de
profecia. A abolição dos intermediários entre o homem e a divindade, bem como a
ênfase na consciência individual, deixavam Deus falar diretamente a seus
eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não fazia
acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria
Stuart da Escócia. O próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de
profetizar, que assim estabelecia que ele era um homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram
ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova – a do profeta,
quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais,
ou, ainda, da Bíblia. HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a
Revolução Inglesa de 1640. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia
das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente político e religioso
da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é CORRETO afirmar:
(A) A insatisfação popular na Inglaterra era decorrente
da perspectiva protestante de manter os sacerdotes como intermediários entre
Deus e os homens.
(B) Os revolucionários basearam-se em princípios
estritamente racionais e científicos, em uma nítida ruptura com as crenças e o
profetismo da época.
(C) Apesar de todas as disputas religiosas dos séculos
XVI e XVII, os monarcas ingleses mantiveram-se neutros, o que permitiu a
preservação da monarquia.
(D) Para os revolucionários ingleses, Deus considerava
apenas os parlamentares como pessoas aptas a transmitir a doutrina e indicar os
caminhos da salvação.
(E) A movimentação revolucionária esteve vinculada aos
conflitos religiosos decorrentes da chamada Reforma Protestante iniciada no
século XVI.
Questão 7. Morto o rei, em maio do
mesmo ano, a república foi proclamada, o que dava a entender que as
reivindicações dos niveladores estavam sendo atendidas, mas a revolução parou
aí, e a sensação de traição foi virando certeza. A revolta dos niveladores
malogrou. Além da fracassada tentativa dos Niveladores, o país conheceu também
o movimento dos Escavadores, que, por meio da ação direta e pacífica, tentaram
chegar a uma forma de comunismo agrário. (Paulo Miceli. As Revoluções
Burguesas)
O texto deve ser relacionado com:
(A) a Revolução Puritana, na Inglaterra;
(B) a Revolução Gloriosa, na Inglaterra;
(C) as Frondas, na França;
(D) a Revolução Francesa de 1789;
(E) a Revolução de 1830, na França.
Questão 8. Leia as
informações a seguir.
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na
Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me
dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei
está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que
tenha sido inventada até agora”. Disponível em:
.
Acesso em: 29 out. 2012. (Adaptado).
A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte
primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu
uso são, respectivamente,
(A) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão
térmica.
(B) gloriosa, petróleo e destruição da camada de
ozônio.
(C) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de
desgelo das calotas polares.
(D) industrial, gás natural e redução da umidade
atmosférica.
(E) industrial, carvão
e aumento da poluição atmosférica.
Questão 9. TEXTO I
O aparecimento da máquina movida a vapor foi o
nascimento do sistema fabril em grande escala, representando um aumento
tremendo na produção, abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do aumento
da procura. Eram forças abrindo um novo mundo.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio
de Janeiro: Zahar, 1974 (adaptado).
TEXTO II
Os edifícios das fábricas adaptavam-se mal à
concentração de numerosa mão de obra, reunida para longos dias de trabalho,
numa situação árdua e insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema
doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças deixavam os lugares onde
moravam para trabalhar em diferentes fábricas.
LEITE, M. M. Iniciação à história social contemporânea.
São Paulo: Cultrix,1980 (adaptado).
As estratégias empregadas pelos textos para abordar
o impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que se industrializavam
são, respectivamente,
(A) ressaltar a expansão tecnológica e deter-se no trabalho
doméstico.
(B) acentuar as inovações tecnológicas e priorizar as
mudanças no mundo do trabalho.
(C) debater as consequências sociais e valorizar a
reorganização do trabalho.
(D) indicar os ganhos sociais e realçar as perdas
culturais.
(E) minimizar as transformações sociais e criticar os
avanços tecnológicos.
Questão 10. Leia o
texto a seguir.
A cada 10. de maio, lembramos de
Parsons, Spies e seus companheiros de patíbulo. Mas poucos lembram do nome de
James Towle, que foi, em 1816, o último "destruidor de máquinas"
enforcado. Caiu pelo poço da forca gritando um hino luddita [sic] até que suas
cordas vocais se fecharam num só nó. FERRER, Christian. Os destruidores de
máquinas. In: "Libertárias", n. 4, dez/1998, São Paulo, p. 5.
Sobre os destruidores de máquinas, de que trata o
texto acima, assinale a alternativa correta.
(A) Foram
trabalhadores ingleses que combateram com ações direta e radical a mecanização industrial,
responsável, segundo eles, pela desgraça dos trabalhadoresl.
(B) Eram grupos de rebeldes irlandeses liderados pelos
radicais jacobinos insatisfeitos com a restauração da monarquia dos Bourbon na
França.
(C) Eram integrantes das vanguardas das trade unions,
os primeiros sindicatos de trabalhadores da Inglaterra, que elaboraram a
"Carta do Povo".
(D) Foram trabalhadores anarquistas que morreram
enforcados por terem lutado pela jornada de oito horas durante a greve geral de
Haymarket Riot, em Chicago.
(E) Eram grupos de indígenas do meio oeste dos EUA,
entre eles os sioux, que atacavam os trens (cavalos de aço) que dividiam as
manadas de búfalos dentro de seus territórios.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[D]
A
colonização espanhola na América foi marcada pelo eurocentrismo e pela
violência.
Houve um
desrespeito à cultura do nativo e a conquista do território pelos colonizadores
espanhóis levou a um grande extermínio das populações autóctones americanas.
Resposta da questão 2:
[C]
Uma
característica marcante do processo de conquista e colonização da América foi o
choque de diferentes valores culturais entre nativos e europeus, como fica
evidente nas palavras de Cortez. A
questão poderia ser respondida apenas por interpretação do enunciado.
Resposta da questão 3:
[B]
Resposta da questão 4:
[C]
A partir
da Revolução Gloriosa e da
promulgação da Declaração de Direitos,
o parlamentarismo consolidou-se na
Inglaterra e a burguesia, através da
Câmara dos Comuns, ganhou
representação política, o que facilitou sua interação com a elite latifundiária.
Além disso, o advento da Revolução
Industrial consolidou e alavancou a economia inglesa, alçando a Inglaterra
ao posto de maior potência econômica do mundo na época.
Resposta da questão 5:
[E]
As
Revoluções Inglesas ocorridas a partir de 1640 estabeleceram a Monarquia
Parlamentarista na Inglaterra, fortalecendo o poder do Parlamento em detrimento
do poder Real. Tais revoluções foram burguesas e, logo, influenciadas por
grupos comerciais.
Resposta da questão 6:
[E]
As
revoluções inglesas do século XVII ocorreram devido a uma mistura de interesses
políticos e socioeconômicos, insuflados, em grande medida, pelas questões
religiosas que atingiram a Inglaterra a partir de meados do século XVI. Em
1640, foram os puritanos (calvinistas ingleses) que lideraram a luta que levou
à queda de Carlos I e à instalação da República de Cromwell. E em 1688 a reação
à monarquia católica dos Stuart foi decisiva na aliança que possibilitou a
Revolução Gloriosa que pôs fim ao absolutismo na Inglaterra.
Resposta da questão 7:
[A]
A
Revolução Puritana foi um conflito entre a Monarquia e o Parlamento na
Inglaterra, porque o rei inglês, Carlo I, queria governar sem o consentimento
do Parlamento. Quando o rei ordenou o fechamento do Parlamento, o mesmo se
dividiu em dois grandes grupos: os diggers
(cavadores), que queriam a reforma agrária, e os leverlles (niveladores), que queriam praticar o catolicismo
livremente.
Resposta da questão 8:
[E]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de
Biologia]
A máquina de fogo ao qual a
pergunta se refere utilizava o carvão mineral como combustível, a consequência
da queima deste combustível é o aumento da poluição atmosférica. Podemos citar
como resultado deste tipo de poluição o aumento de gás carbônico na atmosfera
que agrava o efeito estufa acarretando aumento na temperatura global da Terra.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de
História]
O texto
versa sobre a Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, marcada
pela invenção da máquina a vapor, movida a carvão mineral. Tal invenção, além
de promover a mudança da manufatura para a maquinofatura e a aceleração do
processo produtivo, fez com que a poluição ambiental aumentasse
substancialmente.
Resposta da questão 9:
[B]
O
texto [I] deixa clara a importância da máquina a vapor na mudança radial no
sistema de produção e, logo, acentua as inovações tecnológicas e o texto [II]
apresenta uma mudança na forma de trabalho durante a Revolução Industrial, do
trabalho doméstico para o trabalho fabril, mostrando, então, as mudanças no
mundo do trabalho.
Resposta da questão 10:
[A]
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