Grupo de estudo para específica da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/
1.
(Fuvest)
Considerando-se a atual divisão
administrativa do Brasil e sobrepondo-se a ela representações esquemáticas da
gênese do território brasileiro, entre os séculos XVI e XIX,
a) relacione os focos econômicos em ascensão
(coluna I) com os novos centros
econômicos e suas respectivas zonas de atração (coluna II);
b) analise os principais avanços
territoriais (coluna III).
2. (Fuvest)
Considerando os dois gráficos acima,
a) defina e explique o significado geral de
uma balança comercial “favorável” ou “desfavorável” para um determinado país;
b) compare os papéis político-econômicos da
França e da Inglaterra na competição internacional do século XVIII, bem como a
importância desses países para as regiões coloniais americanas da época.
3.
(Unesp) Em fevereiro de 2012, uma operação naval
britânica no Atlântico Sul gerou tensões diplomáticas entre Argentina e Reino
Unido. O episódio ocorreu às vésperas do trigésimo aniversário do início da
Guerra das Malvinas.
Identifique dois motivos que
provocaram tal guerra e a relacione com o regime militar que então controlava a
Argentina.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
O que torna a tortura atraente é o fato de
ela funcionar. O preso não quer falar, apanha e fala. É sobre essa simples
constatação que se edifica a complexa justificativa da tortura pela
funcionalidade. O que há de terrível nela é a sua verdade. O que há de perverso
nessa verdade é o sistema lógico que nela se apoia valendo-se da compreensão,
em um juízo aparentemente neutro, do conflito entre dois mundos: o do
torturador e o de sua vítima.
O poder absoluto que o torturador tem de
infligir sofrimento à sua vítima transforma-se em elemento de controle
sobre o seu corpo. No meio da selva amazônica, espancando um caboclo analfabeto
que pedia ajuda divina para sustar os padecimentos, um torturador resumiria sua
onipotência embutida: “Que Deus que nada, porque Deus aqui é nós mesmo”. A
mente insubmissa torna-se vítima de sua carcaça, que é, a um só tempo,
repasto do sofrimento e presa do inimigo. A dor destrói o mundo do torturado,
ao mesmo tempo que lhe mostra outro, o do torturador, no qual não há
sofrimento, mas o poder de criá-lo. Quando a vítima se submete, conclui-se um
processo em que a confissão é um aspecto irrelevante. O preso, na sala de
suplícios, troca seu mundo pelo
do torturador.
Elio Gaspari. A
ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.
37-41 (com adaptações).
4. (Unb) A partir dessas
informações, julgue os itens a seguir.
a) Para que o tema da tortura
seja explorada em peças teatrais, é necessário se estabelecer um rígido esquema
em que bem e mal estejam claramente diferenciados, e também a noção de justiça
deve ser predefinida.
b) Em Portugal, o jesuíta
Marquês de Pombal destacou-se, no século XVIII, como um dos mais árduos
defensores da prática dos autos de fé, eventos ligados à inquisição e nos quais
a tortura era prática comum.
c) Na América Latina, a
prática da tortura e dos castigos cruéis foi introduzida pelos regimes
militares que governaram os países da região entre as décadas de 60 e 80 do
século XX.
d) Na história europeia, desde
pelo menos a Baixa Idade Média até meados do século XVIII, era comum que
autoridades civis e eclesiásticas, para obterem confissões, torturassem pessoas
envolvidas em processos judiciais.
e) No Brasil, a publicação do
Ato Institucional n.º 5 marcou o incremento da repressão praticada pelo regime
militar contra os seus opositores. A partir dessa data, houve aumento dos casos
de tortura, desaparecimento e assassinato político.
5. (Unicamp) É duvidoso e inútil especular sobre os destinos da Argentina, caso não
tivesse sido desfechada a invasão das Malvinas, ou caso os argentinos
obtivessem a soberania da ilha. O certo é que a derrota, em condições
lamentáveis (junho de 1982), acelerou a derrubada da ditadura militar.
(Adaptado de Boris Fausto &
Fernando J. Devoto, "Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada
1870-2002". S. Paulo: Ed. 34, 2004, p. 458.)
a)
O que foi a Guerra das Malvinas?
b)
Por que ela contribuiu para a derrubada do regime militar argentino?
c)
Mencione duas características da ditadura na Argentina nas décadas de 1970 e
1980.
6. (G1 - cftce) Explique o que foi o "Milagre Econômico" no Regime Militar.
7. (Uff) Ao longo dos anos 1960, um dos setores da cultura brasileira que mais
resistência ofereceu ao regime militar foi a MPB (Música Popular Brasileira)
que expressava, em seus festivais e nas letras das canções, a insatisfação da
sociedade diante da censura e da repressão.
A
partir da conjuntura aludida, explique o significado da expressão "É
proibido proibir" - lema do Tropicalismo, importante movimento musical da
época.
8. (Fuvest) Durante o regime militar no Brasil (1964-1985), a oposição à ditadura
também se expressou por meio da arte (música, literatura, cinema, teatro).
Comente
a afirmação, dando, pelo menos, dois exemplos dessas formas artísticas de
expressão.
9. (Uff) No período após 1964, o regime militar inaugurou uma política econômica
que, entre 1968 e 1974, ganhou a denominação de "milagre brasileiro".
a)
Mencione dois resultados econômico-sociais observados durante o "milagre
brasileiro".
b)
Analise as repercussões desse período histórico (1968 - 1974) na sociedade
brasileira.
10. (Fuvest) O Ato Institucional no 2, baixado em outubro de 1965 pelo regime
militar brasileiro, extinguiu os partidos políticos então existentes, abrindo
caminho para a instituição do bipartidarismo.
Aponte
as características básicas do bipartidarismo e suas principais consequências.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
a) A questão aborda o
desenvolvimento econômico do Brasil e sua ocupação territorial em diferentes
períodos da História. No século XVI, primórdios da colonização do Brasil, a
atividade fundamental foi a produção açucareira, sendo sua área mais importante
a região de Olinda/Recife, estendendo-se para áreas próximas, também na zona
litorânea, como a Bahia. No século XVII e XVIII o gráfico aponta para a região
“sudeste”, no atual estado de Minas Gerais. No século XVII a atividade
bandeirante de apresamento indígena e de busca de pedras não transformou a
região em “foco econômico”; ao contrário do que ocorreu no século seguinte com
o desenvolvimento da mineração, que produziu efeitos nas regiões de São Paulo e
do Rio de Janeiro, que podem ser consideradas como “zona de atração”, com forte
desenvolvimento comercial, considerando-se ainda que o Rio de Janeiro tornou-se
a capital da colônia. No século XIX o foco econômico era o café, inicialmente
produzido no eixo Rio-São Paulo – o vale do Paraíba –, mas que conheceu seu
apogeu ao atingir as terras do interior de São Paulo e o sul de Minas Gerais,
consideradas pelo esquema acima como as zonas de atração.
b) A produção açucareira no
século XVI permitiu o desenvolvimento da pecuária como atividade complementar,
sendo que o gado era criado em áreas do interior próximo, destinado aos
engenhos. No século XVII a atividade bandeirante se propagou por outras regiões
da colônia e, ao mesmo tempo, desenvolveu-se a exploração de drogas do sertão
na Amazônia. No século XVII a mineração se aprofundou em terras de Goiás e Mato
Grosso. No século XIX percebemos a expansão do café para o interior do Paraná e
forte movimento migratório do nordeste em direção ao extremo da Amazônia,
devido a extração do látex e a produção de borracha.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de
Geografia]
a) Os focos econômicos em ascensão e os novos centros com as respectivas
áreas de atração são definidos no século XVI pela produção canavieira na zona
da mata nordestina e a migração da população formando cidades como Salvador; no
século XVII e XVIII pela mineração em Minas Gerais e expansão para Rio de
Janeiro, principal porto para o produto; no século XIX pela cafeicultura e
definição do Vale do Paraíba (Rio de Janeiro e São Paulo) como centro
econômico.
b) Os principais avanços territoriais caracterizam: no primeiro mapa, a
pecuária pelo Vale do Rio São Francisco; no segundo mapa, a exploração das drogas
do sertão na Amazônia e as bandeiras no interior do Sudeste e Centro-Oeste; no
terceiro mapa, a cafeicultura no norte do Paraná e a exploração da borracha na
Amazônia.
Resposta da questão 2:
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
a) Balança
Comercial é a relação estabelecida entre as exportações e as importações
realizadas por um país em um determinado período. Ela é considerada “favorável”
quando as exportações são maiores do que as importações, permitindo ao país
lucro (superavit); a situação inversa
é definida como “desfavorável”, ou seja, quando as exportações são menores do
que as importações, determinando a saída de moedas do país (deficit).
b) As áreas coloniais
sempre foram importantes para suas respectivas metrópoles, incluindo Inglaterra
e França, pois, monopolizadas, garantiam lucro. No caso da Inglaterra, o
gráfico demonstra um superavit
constante ao longo do século XVIII, em crescimento até a década de 70, quando
se iniciaram os conflitos que resultaram na perda das 13 colônias americanas,
retratado no gráfico pela queda de importações e exportações. No caso da França
percebe-se uma atividade econômica de menor volume – quando comparada com a
Inglaterra, com maiores oscilações ao longo do século XVIII e momentos de inversão,
com períodos deficitários nas décadas de 70 e 80, marcadas pela Revolução
Francesa e pela grave crise econômica que a precedeu.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de
Geografia]
a) Balança comercial é um indicador que mensura a relação entre exportações
e importações de bens e serviços de um país em um determinado período.
Caracteriza-se como favorável ou superavitada quando o total de exportações de
bens e serviços é superior ao de importações, sendo considerado um fator
positivo para a economia do país, haja vista que o lucro das transações é
reinvestido no país. A balança desfavorável ou deficitária caracteriza o total
de importações de bens e serviços superiores ao de exportações e, portanto, é
um fator negativo, haja vista que os prejuízos deverão ser cobertos com as
reservas financeiras do país.
b) O mercantilismo, base da economia até o século XVIII, estimulou os
países a buscarem uma balança comercial favorável, contudo a crise do sistema
colonial no final do século afetou o comércio das metrópoles, resultando em
queda das exportações e deficit.
Resposta da questão 3:
A Guerra das Malvinas foi um confronto entre Reino Unido e Argentina sobre a soberania das ilhas que ocorreu em 1982, quando a Argentina era governada pelo ditador militar Leopoldo Galtieri. Nesse período, a Ditadura Militar Argentina enfrentava uma séria crise econômica e social e resolveu invadir as Malvinas para assim desviar a atenção da população para os problemas mais sérios enfrentados pelo seu governo, como desemprego, inflação e repressão.
A Guerra das Malvinas foi um confronto entre Reino Unido e Argentina sobre a soberania das ilhas que ocorreu em 1982, quando a Argentina era governada pelo ditador militar Leopoldo Galtieri. Nesse período, a Ditadura Militar Argentina enfrentava uma séria crise econômica e social e resolveu invadir as Malvinas para assim desviar a atenção da população para os problemas mais sérios enfrentados pelo seu governo, como desemprego, inflação e repressão.
Resposta da questão 4:
a) Incorreto – não existe nenhum esquema pré-estabelecido para a representação teatral, desta ou de qualquer outra temática de cunho pessoal / psicológico.
a) Incorreto – não existe nenhum esquema pré-estabelecido para a representação teatral, desta ou de qualquer outra temática de cunho pessoal / psicológico.
b) Incorreto
– Pombal não foi jesuíta. Líder do governo Português entre 1750 e 1777, foi
responsável pela expulsão dos jesuítas de Portugal e de suas colônias, acusados
de regicídio.
c) Incorreto
– a prática remonta ao período colonial, com a tortura de escravos,
particularmente daqueles que se envolviam em rebeliões ou tentativas de fugas,
assim como sobre aqueles que lideraram motins contra os governos
metropolitanos.
d) Correto –
os casos mais comuns e recorrentes à memória são as práticas adotadas pela
Inquisição medieval; no entanto tal prática também se deu contra adversários
políticos.
e) Correto –
ao suspender o direito ao “habeas corpus” o governo ditatorial possibilitou
prisões arbitrárias e abriu caminho para a maior impunidade para aqueles que se
revestiam do poder, que ampliaram as práticas de tortura nos “porões da
ditadura”.
Resposta da questão 5:
a) Um conflito entre Argentina e Inglaterra em 1982, onde a Argentina tentou conquistar as Ilhas Malvinas (Falklands) no Atlântico Sul, ocupadas pelos ingleses e levou a uma reação militar da Grã-Bretanha que impôs uma humilhante derrota aos argentinos.
a) Um conflito entre Argentina e Inglaterra em 1982, onde a Argentina tentou conquistar as Ilhas Malvinas (Falklands) no Atlântico Sul, ocupadas pelos ingleses e levou a uma reação militar da Grã-Bretanha que impôs uma humilhante derrota aos argentinos.
b)
A ditadura militar que governava a Argentina, procurou recuperar seu prestígio
junto à população, ocupando as Malvinas, pois há muito os argentinos reclamavam
direitos sobre as ilhas. A incontestável
e humilhante derrota sofrida pela Argentina desmoralizou e enfraqueceu o
regime, abrindo caminho para a redemocratização do país.
c) Empregou extrema violência na perseguição aos opositores, o que ficou
conhecido como "Guerra Suja" e o regime militar conservador, se
assemelhava aos demais instaurados na América do Sul entre as décadas de 1960 e
1970.
Resposta da questão 6:
Caracterizou-se pelo processo de crescimento da economia brasileira durante o período de 1968-1973, no Regime Militar, onde a economia teve um crescimento médio anual de cerca de 11%. Sem esquecer o incremento das exportações a o aumento da entrada de capitais estrangeiros. Foi um período de euforia econômica, mas que comprometeu a economia do país no período seguinte. A partir de 1974 os efeitos do fantasioso milagre começaram a surgir, e o país a entrar em grave crise.
Caracterizou-se pelo processo de crescimento da economia brasileira durante o período de 1968-1973, no Regime Militar, onde a economia teve um crescimento médio anual de cerca de 11%. Sem esquecer o incremento das exportações a o aumento da entrada de capitais estrangeiros. Foi um período de euforia econômica, mas que comprometeu a economia do país no período seguinte. A partir de 1974 os efeitos do fantasioso milagre começaram a surgir, e o país a entrar em grave crise.
Resposta da questão 7:
O lema "É proibido proibir" denunciava o clima de censura e repressão imposto pelo regime militar, acentuava a crítica ao autoritarismo e reivindicava a liberdade. As denúncias eram feitas nas letras das canções, em performances teatrais, festivais e shows de vários grupos e artistas ligados ao movimento. Esse lema também pode ser associado à crítica aos valores conservadores dominantes, à sisudez dos mais velhos, às limitações da criatividade.
O lema "É proibido proibir" denunciava o clima de censura e repressão imposto pelo regime militar, acentuava a crítica ao autoritarismo e reivindicava a liberdade. As denúncias eram feitas nas letras das canções, em performances teatrais, festivais e shows de vários grupos e artistas ligados ao movimento. Esse lema também pode ser associado à crítica aos valores conservadores dominantes, à sisudez dos mais velhos, às limitações da criatividade.
Resposta da questão 8:
As manifestações de oposição ao regime militar ocorreram até a publicação do AI-5 destacando-se a peça teatral "Roda Viva" de Chico Buarque de Holanda e a "música de protesto" como "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré.
As manifestações de oposição ao regime militar ocorreram até a publicação do AI-5 destacando-se a peça teatral "Roda Viva" de Chico Buarque de Holanda e a "música de protesto" como "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré.
Resposta da questão 9:
a) O candidato poderá citar:
a) O candidato poderá citar:
I)
arrocho salarial sobre os operários e trabalhadores de baixa renda;
II)
favorecimento das grandes empresas - sobretudo as estrangeiras - pelo Estado;
III)
obtenção de empréstimos externos pelo governo para financiar as multinacionais;
b) O "milagre brasileiro" trouxe para a classe trabalhadora um
brutal achatamento salarial, com o consequente encarecimento da cesta básica.
Face a esse arrocho, os operários foram obrigados a trabalhar mais de 44 horas
semanais, em vários turnos de trabalho, de modo a tentar recuperar o poder de
compra de seu salário. Desse processo decorreram tanto o aumento do número de
acidentes de trabalho no Brasil (pelo cansaço e má alimentação), quanto o
crescimento do trabalho feminino e infantil como forma de recomposição salarial
da família. Faz parte, ainda, desse quadro, o aumento dos índices de
subnutrição e mortalidade infantil no país. Ademais, com o fim da estabilidade
instaurada no pós-64, o "milagre brasileiro" consolidou a alta
rotatividade no sistema de trabalho fabril, com perdas evidentes para o
operariado.
Resposta da questão 10:
O bipartidarismo foi caracterizado pelos partidos ARENA (Aliança Renovadora Nacional) que congregava partidários do Regime Militar e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que se apresentava como oposição.
O bipartidarismo foi caracterizado pelos partidos ARENA (Aliança Renovadora Nacional) que congregava partidários do Regime Militar e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que se apresentava como oposição.
O Sistema bipartidário mantinha a aparência democrática porém, na
prática dificultava a representação da sociedade civil sujeita às imposições do
Estado.
Video de revisão História do Brasil: Construindo questões discursivas
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