1.
(Fgvrj) “(...) Com somente poucas exceções, as
nações da África atual foram sucessoras das colônias africanas que as
precederam. Suas fronteiras eram as fronteiras coloniais, definidas nas décadas
de 1880 e 1890. Suas capitais eram as capitais coloniais, a partir das quais
foram irradiadas as infraestruturas de estradas e ferrovias, correios e
telecomunicações. Todas conservaram, em maior ou menor grau, as línguas dos
colonizadores como línguas de comunicação mais ampla. Todas seguiram
basicamente os sistemas ocidentais de educação. Sua administração seguiu as
trilhas deixadas pela administração colonial (...). O primeiro grande teste
para a África independente centrou-se na questão da estabilidade das
fronteiras, e o aspecto que rapidamente ficou claro a esse respeito foi que não
havia futuro para uma concepção pan-africana de Estados Unidos da África ou
para as federações ou quase federações criadas pelas potências colonizadoras
(...).”
OLIVIER,
Roland. A experiência africana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,
1994, p. 254.
No trecho acima, o historiador Roland
Olivier aponta alguns dos problemas com os quais as novas nações africanas
independentes se defrontaram.
a) A definição das fronteiras
nacionais africanas foi estabelecida a partir das especificidades
étnico-linguísticas existentes antes da penetração europeia? Justifique.
b) O texto refere-se à
existência de uma concepção pan-africana de Estados Unidos da África. Aponte o
pressuposto básico do pan-africanismo.
Resposta:
a) Não, o
interesse era a obtenção de privilégios econômicos para os Estados capitalistas
monopolistas que pretendiam aumentar a exploração de matérias-primas elaboradas
e escoar seu capital excedente em investimentos de retorno de curto prazo, como
eram as áreas africanas divididas entre países europeus. A cultura
étnica-linguística não foi considerada.
b) Esta seria
a proposta de preservação de uma multiplicidade de culturas africanas e do
fortalecimento político para enfrentamento das pressões do imperialismo
europeu.
2. (Ufrj) “As
potências europeias tinham podido intervir na África e reparti-la em
conformidade com suas ideias próprias de equilíbrio de poder, porque nem os
Estados Unidos nem a Rússia estavam diretamente envolvidos nas questões
políticas africanas. [...] No Extremo- Oriente, não eram só as potências
europeias que, como na África, davam as cartas.”
Fonte:
Barraclough, Geoffrey. Introdução à história contemporânea. São Paulo:
Circulo do Livro, 1975, p. 96
No que se
refere ao Extremo-Oriente da passagem do século XIX para o século XX, o
equilíbrio de poder também resultava da atuação de Estados Nacionais não
europeus.
Identifique dois desses Estados Nacionais não europeus.
Resposta:
O candidato deverá
identificar os EUA e Japão como Estados não-europeus que participaram do jogo
de poder no Extremo-Oriente.
Comentário:
O Japão, após
a Revolução Meiji, desenvolveu uma política expansionista, destacando a
ocupação da Mandchúria e Coreia; e os Estados Unidos, que dominaram as
Filipinas e outras ilhas no Pacífico.
3. (Puc-rio) "... A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e
a abundância de suas matérias-primas; enquanto localizou o gênero inventivo das
raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade
continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos dessas
matérias-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde
as necessidades de viver e de criar lançariam o clã dos países civilizados.
Estas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas,
deveriam ser deixadas virgens, abandonadas à ignorância ou à incapacidade? (...) A humanidade total deve
poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza é o
tesouro da humanidade ... "
(SARRAUT, A. "Grandeur et
Servitude Coloniales". Paris, 1931, pp.18 e 19)
O
documento acima se refere à "Era do Imperialismo", ocorrida no final
do século XIX e início do século XX, quando os países capitalistas conseguiram
dominar a África e grande parte da Ásia.
A
partir do texto acima e de seus conhecimentos a respeito do assunto:
a)
INDIQUE a ideia central que o documento apresenta como justificativa para o
Imperialismo europeu.
b)
INDIQUE uma característica comum ao imperialismo dos países europeus na África
na Ásia e ao imperialismo inglês e norte-americano na América Latina, ao longo
do século XIX.
Resposta:
a)
O documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu a desigual
distribuição das riquezas e matérias primas no mundo, concentradas na África,
Ásia e Oceania, áreas habitadas por "raças incultas, ignorantes e
incapazes" de usufruir destas riquezas; e a escassez destes produtos na
Europa, habitada pela raça branca, superior pela sua maior capacidade intelectual,
inventividade e domínio científico, que a capacitariam para o melhor usufruto
destas riquezas. Como estas riquezas são vistas como domínio de toda
humanidade, o texto defende, então, o direito ao usufruto comum das mesmas.
b)
O candidato poderá identificar uma entre as seguintes características: as
inovações técnicas e econômicas (aço, eletricidade e petróleo) ocorridas em
meados do século XIX causaram um grande crescimento da produção industrial,
gerando enormes lucros, caracterizando a chamada Segunda Revolução Industrial,
quando ocorre a passagem do capitalismo liberal e industrial para o capitalismo
monopolista e financeiro; as atividades produtivas e comerciais foram
submetidas às instituições financeiras através de empréstimos e financiamentos,
ou ainda do controle acionário; a busca de áreas para aplicação de capital
excedente na forma de investimentos e empréstimos; a necessidade de mercados
consumidores para os produtos industrializados; a necessidade de mercados
produtores de matérias primas (inclusive fontes de energia); disputa entre as
grandes potências, que buscaram nos novos domínios coloniais garantir o aumento
de seus lucros e encontrar uma saída segura para seus excedentes de produção;
busca de áreas para colocação de população excedente; obtenção de bases
estratégicas visando à segurança do comércio nacional; a ideia de que as nações
colonizadoras eram portadoras de uma "missão civilizadora, humanitária,
filantrópica e cultural", capaz de "levar a civilização" às
áreas consideradas bárbaras; esta "missão civilizadora" era
considerada o "fardo do homem branco"; influência do Darwinismo
Social.
4. (Uerj) O Pan-americanismo em Jogo
Maior
evento esportivo das Américas, os Jogos do Pan simbolizam um ideal de
integração desde
o
século XIX.
Adaptado de "Revista de
História da Biblioteca Nacional". N0. 22, 2007
Entre
o sonho de cooperação continental formulado por Simon Bolívar e expresso no
Congresso do Panamá em 1826 e a reunião da 3a Conferência Pan-americana
no Rio de Janeiro em 1906, o significado de pan-americanismo e a posição
brasileira em relação ao mesmo modificaram-se em função de diferentes
conjunturas históricas. Estabeleça uma diferença entre o contexto continental
em que ocorreram o Congresso do Panamá e a 3a Conferência Pan-americana.
Estabeleça, ainda, uma diferença na posição do governo brasileiro em relação a
essas duas reuniões.
Resposta:
Uma
das diferenças no contexto continental:
-
No período do Congresso do Panamá havia o temor de uma intervenção da Santa
Aliança; durante 3a Conferência Pan-Americana, o temor relacionava-se a
possibilidade de intervenção pelos EUA ("Big Stick").
-
No período do Congresso do Panamá havia a perspectiva da formação de uma
confederação dos Estados Hispano-Americanos; no contexto da 3a Conferência
Pan-Americana, esta possibilidade tornava-se cada vez mais remota (separação
politica do Panamá em relação a Colombia).
-
Durante o Congresso do Panamá houve uma participação mais significativa de
lideranças hispano-americanas; ja na 3a Conferência Pan-Americana,
evidenciavam-se os interesses dos EUA
Uma
das diferenças na posição do governo brasileiro:
-
No Congresso do Panamá, o governo imperial não enviou representantes; ja a 3a
Conferência Pan-Americana teve como sede o Brasil.
-
Durante o Congresso do Panamá, o governo imperial temia críticas quanto a sua
política externa no Prata; já durante a 3a Conferência Pan-Americana, o
governo republicano brasileiro busca papel de liderança entre os países
sul-americanos.
-
Durante o Congresso do Panamá, o Brasil demonstrava um relativo desinteresse
quanto a questão da integração continental. A situação se modifica, no periodo
da 3a Conferência Pan-Americana, por conta da alternância na política
externa brasileira: Europa Estados Unidos.
5. (Ueg) Atualmente, diversos governos da América do Sul procuram se identificar
com os ideais de Simón Bolívar. Identifique os principais aspectos do projeto
político de Bolívar para as colônias da América Espanhola.
Resposta:
O
projeto de Simón Bolívar para a América Espanhola visava à independência
política das colônias sob o domínio espanhol. Tal independência seria
acompanhada da unificação política com o objetivo de formar uma poderosa nação,
forte o bastante para comandar politicamente o continente, sem sofrer
influência da Europa e dos Estado Unidos. Tal projeto possuía um caráter
elitista, uma vez que atendia aos interesses sociais da elite criolla, sem
procurar incluir eficazmente os indígenas e mestiços. O plano fracassou, sobretudo
devido às disputas de poder entre os líderes locais e pela hostilidade da
Inglaterra que não desejava o surgimento de uma potência econômica rival na
América do Sul.
6. (Ufmg) Na primeira metade do século XX, nas suas relações com a América Latina,
os Estados Unidos implementaram, em diferentes contextos, políticas diversas: o
"Big Stick" e a Política da Boa Vizinhança.
1.
EXPLICITE duas características de cada uma dessas doutrinas.
a)
"Big Stick"
b)
Política da Boa Vizinhança
2.
ANALISE o contexto em que cada uma dessas doutrinas foi implementada.
a)
"Big Stick"
b)
Política da Boa Vizinhança
Resposta:
1.
a)
A Política do Big Stick, formulada pelo presidente norte-americano Theodore
Roosevelt no início do século XX, em relação à política dos Estados Unidos no
continente americano, serviu de justificativa para diversas intervenções
militares na América Latina sob a alegação de que houvesse "ordem" no
continente, e tinha como finalidade a defesa dos interesses de empresas e bancos
norte-americanos nos países onde houve intervenções.
b)
Implementada pelo presidente Franklin Roosevelt, a Política da Boa Vizinhança
caracterizou-se pela substituição das intervenções militares por uma política
de aproximação dos Estados Unidos com os países latino-americanos. Tal
aproximação se daria pela ajuda à industrialização e pelo do intercâmbio
cultural.
2.
a)
A política do Big Stick pode ser situada na política imperialista dos Estados
Unidos no século XIX em relação à América Latina como continuidade da Doutrina
Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o
papel de polícia internacional no hemisfério ocidental.
b)
Num cenário de recuperação econômica posterior à Grande Depressão e que
antecedia a Segunda Guerra Mundial, a Política da Boa Vizinhança buscava
construir uma imagem positiva dos Estados Unidos junto aos governos da América
Latina, uma vez que rancores devido às constantes intervenções militares e
a aproximação do regime nazista junto a
governos latino-americanos, representavam ameaças à expansão do capital
norte-americano no continente.
7. (Ufscar) Todas essas belezas democráticas, todas essas grandes palavras com que
nossos avós e nossos pais se deleitaram perderam seu poder mágico de atração e
sua significação para o povo. Ele já percebeu que com eleições ou sem eleições,
com sufrágio universal ou sem ele, com ditadura porfiriana ou com democracia
maderista, com imprensa amordaçada ou com libertinagem de imprensa, sempre e de
todas as formas, ele continua ruminando suas amarguras, sofrendo misérias,
engolindo humilhações infindáveis; por isso teme, com razão que, os
libertadores de hoje tornem-se iguais aos caudilhos de ontem que na cidade de
Juarez abdicaram de seu belo radicalismo e no Palácio Nacional lançaram ao
esquecimento suas sedutoras promessas.
(Trecho de um manifesto zapatistas
de agosto de 1914.)
a)
Localize o contexto histórico em que se insere esse manifesto.
b)
Identifique no documento a principal razão para a crítica que iguala, naquele contexto
histórico, a ditadura e a democracia.
Resposta:
a)
Revolução Mexicana.
b)
De cordo com o documento, tanto na ditadura quanto na democracia não são
levados em conta os interesses das camadas populares.
8. (Unicamp) Com o fim da Guerra Hispano-Americana, a condição da retirada militar
americana de Cuba foi a aprovação da Emenda Platt, uma emenda à Constituição
cubana que determinou as relações cubano-americanas de 1901 a 1934.
a)
Qual era o conteúdo da Emenda Platt?
b)
Qual era a política norte-americana para a América Latina que estava
evidenciada na Emenda Platt?
c)
Como a Revolução Cubana de 1959 contestou a política norte-americana do
pós-guerra para a América Latina?
Resposta:
a)
A Emenda Platt, incluída na Constituição cubana de 1901, instituía o direito de
intervenção militar dos Estados Unidos na Ilha.
b)
A política do Big Stick (o Grande Porrete) do presidente Theodore Roosevelt que
justificava as intervenções militares dos Estados Unidos na América Latina.
c)
Ao depor Fulgêncio Batista, os revolucionários nacionalizaram as empresas
norte-americanas e realizaram uma reforma agrária.
9. (Fuvest) Quais as relações entre a criação do Estado do Panamá, a construção do
Canal (1904-1914) e os interesses dos Estados Unidos?
Resposta:
No
contexto da política do Big Stick do presidente norte-americano Theodore
Roosevelt (1901-1909) em relação à América Latina, aliado ao interesse na
construção do canal interoceânico para facilitar o acesso à costa Oeste dos
Estados Unidos, foi incitada a independência do Panamá em relação à Colômbia o
que facilitou o intervencionismo norte-americano que facilitou a construção e
controle do canal a partir de 1914, quando foi concluída a obra.
10. (Uerj) Uma comparação superficial entre as sociedades ibéricas e
ibero-americanas por volta de 1700 sugere que os ibéricos haviam logrado
reproduzir no México, no altiplano andino e ao longo das costas brasileiras,
uma réplica (pelo menos um simulacro) de suas próprias sociedades.
(STANLEY, J. S. e STEIN,
B. A Herança Colonial na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.)
a)
Cite duas características da sociedade colonial da América portuguesa.
b)
Estabeleça uma diferença quanto à participação política dos
"chapetones" e "criollos" nas colônias espanholas da
América.
Resposta:
a)
. sociedade aristocrática e patriarcal;
.
utilização do trabalho forçado: escravidão negra e/ou indígena;
.
predominantemente marcada pela presença de grandes proprietários de terra,
comerciantes e escravos;
.
predomínio dos grandes proprietários ("homens bons") nas Câmaras
Municipais;
.
caráter, em larga medida, ainda sacralizado;
.
tensões latentes entre colonizadores e colonos e os temores de ambos em relação
a possíveis revoltas dos colonizados.
b)
Aos chapetones, brancos nascidos no Reino, era permitido o acesso aos mais
importantes cargos administrativos, militares e eclesiásticos coloniais. Aos
criollos, embora constituíssem as aristocracias regionais no universo colonial,
não lhes eram permitidos tais cargos. Tinham sua participação política restrita
quase exclusivamente aos cabildos.
Link para questões de outras disciplinas: http://praticandoalinguaportuguesananet.blogspot.com.br/
Amei, adoraria que houvesse mais questões como estas, seriam muito úteis para estudar para as provas
ResponderExcluirEste es un gran templo de los Illuminati donde encontraste riquezas, poder y fama, eres un hombre o una mujer de negocios, eres un político o un disertante, eres un estudiante o un graduado, en lo que siempre estuviste. La dosis mundial no nos importa, lo que importa mucho para nosotros es verte feliz y rico, aquí te damos la oportunidad de ser lo que siempre deseas ser en la vida, unirte a la hermandad secreta Illuminati y obtener todo lo que necesites en la vida, ofrecemos todo lo que necesita en la vida, si realmente está listo para hacerlo en la vida es mejor que nos envíe un correo electrónico ahora para que podamos continuar con su solicitud desde nuestro templo, contáctenos a través de este correo electrónico ahora en david.bird306@gmail.com o vía whatsapp en: +15063009017
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