Questões da prova específica da UERJ 2013 com gabarito comentado
Dica: Grupo criado para compartilhamento de questões, dúvidas, resoluções, isto é, conhecimento entre aqueles que estão se preparando para os exames da UERJ.
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1. (Uerj 2013) Trecho da carta de
despedida de D. Pedro I a seu filho Pedro II
Meu querido filho e imperador... Deixar
filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra
ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e
a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem de sua
educação, e conte que o mundo o há de admirar... Eu me retiro para a Europa:
assim é necessário para que o Brasil sossegue, e que Deus permita, e possa para
o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz.
Adeus, meu amado filho, receba a bênção de
seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver.
D. Pedro de
Alcântara, 12 de abril de 1831
Ainda permanece a imagem de Pedro I como um
dos responsáveis pela autonomia política do Brasil. Contudo, nove anos após
proclamar o 7 de setembro de 1822, o imperador abdicava de seu trono e
retornava à Europa. A instabilidade política e econômica foi a marca de seu
breve reinado.
Cite um setor da sociedade brasileira da
época que se opunha à manutenção do governo de Pedro I e uma razão para essa
oposição. Em seguida, aponte um motivo para a instabilidade econômica que
caracterizou esse governo.
Resposta:
Um dos setores e uma das
respectivas razões:
• traficantes de escravos /
discordância em relação ao acordo assinado com a Inglaterra pelo fim do tráfico
de escravos
• comerciantes nativos /
insatisfação com as vantagens e privilégios dispensados pelo imperador aos
comerciantes portugueses e ingleses
• grandes proprietários de
escravos e terras / insatisfação com os altos impostos, com a centralização
política imposta por Pedro I e com o acordo relativo ao final do tráfico
• grupos médios urbanos
liberais / defesa do federalismo, reivindicação de reformas à Constituição de
1824, crítica ao endividamento do Estado, aos rumos da Guerra da Cisplatina e
ao envolvimento do Imperador na sucessão portuguesa
Um dos motivos:
• crise da economia
açucareira
• gastos com a estruturação
do Estado Imperial
• dívidas geradas pelas
Guerras de Independência e da Cisplatina
• acordos comerciais
desfavoráveis assinados, principalmente, com Portugal e Inglaterra
Para revisar o assunto:
Para revisar o assunto:
2.
(Uerj 2013)
Na história brasileira, a representação de
Tiradentes, um dos protagonistas da Inconfidência Mineira (1788-1789),
exemplifica um processo de transformação de alguns de seus personagens em
heróis nacionais.
Apresente duas propostas políticas da
Inconfidência Mineira e justifique a transformação de Tiradentes em herói
nacional, com a implantação da República no Brasil.
Resposta:
Duas das propostas:
• defesa do ideal de
República
• defesa da liberdade dos
colonos
• crítica à opressão fiscal
da metrópole portuguesa
• defesa de ideais liberais
iluministas, restrita aos interesses dos grandes proprietários
• defesa do rompimento
político com Portugal, restrita ao âmbito das capitanias das Minas Gerais e do
Rio de Janeiro
Legitimar o novo regime
como aquele que estava construindo de fato a autonomia e a soberania da nação.
3.
(Uerj 2013)
Os cartazes acima foram produzidos para
atrair apoio popular para um movimento de oposição ao governo provisório de
Getúlio Vargas (1930-1934). Esse movimento colocou do mesmo lado o Partido
Republicano Paulista e o Partido Democrático, tradicionais adversários
políticos no estado de São Paulo.
Nomeie esse movimento e indique uma
justificativa apresentada pelos paulistas para considerar o governo provisório
de Vargas “uma ditadura”.
Resposta:
Revolução Constitucionalista
de 1932.
Uma das justificativas:
• governar por meio de
decretos-leis
• adiar a convocação da
Assembleia Constituinte
• nomear interventores para
os governos estaduais
• dissolver o Congresso
Nacional e os legislativos estaduais e municipais
Para revisar o conteúdo:
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4.
(Uerj 2013) Nos gráficos abaixo, as
setas sugerem um conceito fundamental na organização de uma pirâmide social: o
da mobilidade, ou seja, do deslocamento de indivíduos ou grupos dentro da
pirâmide.
No Antigo Regime, a tradição era um dos
elementos fundamentais na definição da mobilidade na sociedade estamental.
Identifique a forma de mobilidade, vertical
ou horizontal, que mais caracterizou a sociedade estamental e explique como ela
funcionava no Antigo Regime.
Resposta:
Mobilidade horizontal
(dentro da mesma camada)
A mobilidade social no
Antigo Regime era determinada, preferencialmente, pelo nascimento ou por
hereditariedade, linhagem. Assim, os privilégios e a desigualdade entre as
pessoas eram considerados algo natural, o que, de forma geral, fixava os
indivíduos em seu estrato social de nascimento.
5.
(Uerj 2013)
Nos mapas, estão indicadas as principais
rotas comerciais europeias, respectivamente, na Baixa Idade Média e na Idade
Moderna. Comparando-os, percebem-se alterações significativas nesses caminhos a
partir do século XVI, provocadas pela chamada Revolução Comercial iniciada no
século XV.
Indique a mudança provocada pela Revolução
Comercial e duas de suas consequências econômicas, uma para a Europa e outra
para os demais continentes conhecidos à época.
Resposta:
A Revolução Comercial
deslocou o eixo comercial europeu das rotas que privilegiavam o Mar
Mediterrâneo para as que utilizavam a navegação do Oceano Atlântico.
Uma das consequências para
a economia europeia:
• acumulação de capitais
• crescimento do tráfico de
escravos
• fortalecimento econômico
da burguesia
• acesso a novas fontes de
metais preciosos
• consolidação de práticas
econômicas mercantilistas
• aumento do consumo de
produtos extraeuropeus, como as especiarias
• processo inflacionário
derivado do afluxo de metais preciosos americanos
Uma das consequências para
a economia dos outros continentes:
• submissão aos interesses
mercantilistas dos Estados europeus
• incorporação de práticas
econômicas ditadas pelos interesses europeus
• perda da posse da terra e
de outros bens materiais por populações nativas
• desorganização,
eliminação ou retração de práticas econômicas autossuficientes
• utilização do tráfico
interno ou externo de trabalhadores como estratégia de ação econômica
6.
(Uerj 2013) O filme O Ovo da
Serpente tem como cenário a cidade de Berlim, no ano de 1923. Trata-se,
sobretudo, de uma fábula de advertência. Dez anos antes da subida dos nazistas
ao poder, já se podia ver um fantasma rondando as vielas da Alemanha e
pressupor que, em meio à desordem, à crise econômica e ao vácuo político, uma
semente de radicalismo e violência estava para brotar. Como afirma um dos
personagens, a vitória só chegaria em alguns anos, quando os jovens do país se
tornassem adultos e se vissem cansados de viver em uma terra amargurada. Ao
cabo da trama, sentencia-se que o fascismo era uma ameaça perceptível: “É como
o ovo de uma serpente. Através das finas membranas, você pode claramente
discernir o réptil já perfeito”.
O filme O ovo da serpente retrata o
contexto de crise alemã após a Primeira Guerra Mundial, que favoreceu a subida
ao poder de Hitler, principal figura do Partido Nazista.
Retire do texto dois problemas da sociedade
alemã que contribuíram para a ascensão do nazismo ao poder em 1933. Indique,
também, a ação tomada pelo Partido Nazista em relação a cada um desses
problemas.
Resposta:
Dois dos problemas e respectiva ação:
• desordem social / instauração
do Estado corporativo e centralizador para enfrentar a crise das propostas
liberais
• crise econômica /
intervencionismo estatal para controlar os conflitos entre capital e trabalho
• vácuo político / fim do
sistema político representativo liberal, com o estabelecimento do partido único
e fortalecimento de Hitler como liderança nacional
Para revisar o assunto.
Para revisar o assunto.
7.
(Uerj 2013)
O cartaz acima, divulgado pelo Comitê de
Coordenação e Produção de Guerra norte-americana durante a Segunda Guerra
Mundial (1939-1945), tornou-se um dos símbolos dos esforços patrióticos frente
ao conflito armado. Nele, retratava-se também um novo ideal para a condição
feminina.
Explicite duas repercussões da Segunda
Guerra Mundial para o mundo do trabalho na sociedade norte-americana.
Resposta:
Duas das repercussões:
• ampliação dos turnos de
trabalho em face das necessidades de guerra
• maior emprego da mão de obra
feminina na indústria fabril e na indústria bélica
• necessidade de ampliar o
emprego da mão de obra feminina como parte do esforço de guerra
• diminuição do contingente de mão
de obra masculina disponível em função do recrutamento militar
8. (Uerj 2013)
Operários da siderúrgica ArcelorMittal
protestam, em Marselha, contra plano do governo de Nicolas Sarkozy de aumentar
a idade mínima de aposentadoria para 62 anos. Desde que a degradação da
economia grega chamou atenção para os deficits explosivos europeus, os governos
do continente se sucedem em anúncios de medidas de austeridade. Na Grécia,
cortam-se salários e aposentadorias, aumentam-se impostos, e o resultado é uma
economia de 30 bilhões de euros. A Espanha adiantou-se ao perigo e decidiu
fazer cortes de 65 bilhões. Principal economia do continente, a Alemanha de
Angela Merkel promete cortar 80 bilhões de euros até 2014.
Adaptado de .
A imagem e o texto apresentados refletem
momentos de grave crise social em duas épocas distintas. Na década de 1930, a
solução encontrada para a crise foi o estabelecimento do Estado do Bem-estar
Social. Este modelo, contudo, vem sendo contestado nas duas últimas décadas em
função das decisões do Consenso de Washington, assinado por alguns países em
1989.
Apresente uma proposta do Consenso de
Washington para a crise das sociedades capitalistas. Em seguida, aponte a
prática do Estado de Bem-estar Social que contraria a proposta apresentada.
Resposta:
Uma das propostas e respectiva prática contrária:
• retorno ao Estado mínimo /
maior intervenção estatal
• processo de privatizações /
criação ou ampliação de empresas estatais
• desregulamentação da economia
/ atuação do Estado no financiamento da economia
• diminuição dos investimentos
públicos em programas sociais / produção de uma legislação social como
obrigação do Estado e direito da população
9. (Uerj 2013)
Carta de Princípios
O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de
encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a
formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para
ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade que estão empenhados na
construção de uma sociedade planetária orientada a uma relação fecunda entre os
seres humanos e destes com a Terra.
Adaptado de .
O Fórum Social Mundial se realizou pela
primeira vez em janeiro de 2001, na cidade de Porto Alegre. Desde então, tem
acontecido anualmente em diversos países do mundo onde grupos variados apoiam
suas ações.
Cite duas propostas do
Fórum Social Mundial que se opõem à globalização capitalista.
Resposta:
Duas das propostas:
• defesa dos direitos de minorias étnicas
• defesa dos movimentos ambientalistas
• defesa de uma globalização solidária e humanizada
• combate aos princípios
neoliberais na regulação da economia mundial
• combate às práticas de
exclusão e reprodução das desigualdades sociais
• defesa do equilíbrio entre
desenvolvimento econômico e promoção da justiça social
10.
(Uerj 2013) Os fazendeiros, donos de
loja, proprietários de estâncias e compradores de gado costumam vender seus
trabalhadores juntamente com as propriedades. – O quê? Esses trabalhadores
indígenas e empregados são livres ou escravos? – Não importa. Pertencem à
fazenda e devem continuar nela a servir. Este indígena é propriedade do meu
senhor.
Jerônimo de
Mendieta. História eclesiástica indiana, 1596.
Adaptado de PINSKY, Jaime (coord.). História da América através de
textos. São Paulo: Contexto, 1989.
Os esforços realizados, principalmente na
Inglaterra, para recrutar mão de obra no regime prevalecente de servidão,
intensificaram-se com a prosperidade de negócios. Por todos os meios
procurava-se induzir as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo
contravenção a vender-se para trabalhar na América em vez de ir para o cárcere.
Contudo, o suprimento de mão de obra deveria ser insuficiente, pois a prática
do rapto de adultos e crianças tendeu a transformar-se em calamidade pública
nesse país.
Adaptado de FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São
Paulo: Nacional, 1987.
A servidão como forma de trabalho
compulsório foi empregada nas experiências colonizadoras espanhola e inglesa na
América.
Com base nos textos, apresente a principal
diferença na utilização dessa forma de trabalho nas colônias espanholas e
inglesas.
Resposta:
Nas colônias espanholas os
trabalhos forçados se estabeleceram como servidão definitiva (mita,
encomienda).
Nas colônias inglesas a
servidão foi prioritariamente provisória.
Uerj 2014 - questão comentada
Uerj 2014 - questão comentada
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