1. (Uerj
2010) Gonçalves Dias é um dos
principais representantes do Romantismo no Brasil, movimento contemporâneo ao
processo de consolidação do Estado monárquico brasileiro e que forneceu
elementos simbólicos para a construção da identidade nacional. Observe este
fragmento de um de seus poemas:
Canção do
Tamoio
Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.
(...)
E pois que és meu filho,
Meus brios reveste;
Tamoio nasceste,
Valente serás.
Sê duro guerreiro,
Robusto, fragueiro,
Brasão dos tamoios
Na guerra e na paz.
(...)
Porém se a fortuna,
Traindo teus passos,
Te arroja nos laços
Do inimigo falaz!
Na última hora
Teus feitos memora,
Tranquilo nos gestos,
Impávido, audaz.
(...)
Antônio Gonçalves Dias
Identifique, em Canção do Tamoio, um elemento
integrante da proposta de construção da identidade nacional brasileira.
Justifique também a utilização desse elemento pelo movimento romântico.
Resposta:
Valorização do indígena ou indianismo
A valorização e a idealização do indígena eram
formas de destacar a originalidade do povo brasileiro, diferenciando-o do
português colonizador e tentando apagar a presença do negro, significativa por
conta da escravidão africana.
A
idealização e valorização do indígena como elemento da identidade nacional foi
uma característica básica do romantismo no Brasil.
2. (Uerj 2009) O trabalho na colônia:
1
- 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por uma economia
extrativa baseada no escambo com os índios;
2
- 1532-1600: época de predomínio da escravidão indígena;
3
- 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua
forma "clássica";
4
- 1700-1822: anos de diversificação das atividades em função da mineração, do
surgimento de uma rede urbana, mais tarde de uma importância maior da
manufatura - embora sempre sob o signo da escravidão predominante.
CIRO FlAMARLON SANTANA CARDOSO. In:
LINHARES, Maria Yedda (org.). "História geral do Brasil". 9a
ed. rio de Janeiro: Campus, 2000.
A
partir das informações do texto, verificam-se alterações ocorridas no sistema
colonial em relação à mão de obra.
Apresente
duas justificativas para o incentivo do Estado português à importação de mão de
obra escrava para sua colônia na América.
Resposta:
Duas
das justificativas:
-
oposição da Igreja Católica à utilização do indígena como escravo.
-
dificuldade de apresamento dos indígenas, em função de sua migração / fuga para
o interior.
-
lucratividade do tráfico internacional de escravos, semelhante à de uma grande
empresa, favorecendo traficantes e a Coroa Portuguesa.
-
"falta de braços" para a lavoura dos principais produtos coloniais,
devido a um ciclo de doenças ocorridas na segunda metade do século XVI,
responsável pela morte de milhares de indígenas.
-
caráter fortemente hierárquico da sociedade portuguesa desse momento, marcada
pelo uso legitimado da escravidão.
3. (Uerj 2009) (...) Minuciosas até o exagero são as descrições das operações manuais
de Robinson: como ele escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada,
constrói um barco (...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse
empenho e prazer em descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós
como o poeta da paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza
do fazer, da alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de
Defoe é, em Crusoé (...), bastante similar à do homem de negócios respeitador
das normas que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa
em sair para não perder tempo no trabalho.
ÍTALO CAlVINO. "Por que ler os
clássicos". São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Daniel
Defoe, no romance Robison Crusoé, deixa transparecer a influência que as ideias
liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade
europeia ainda no século XVIII.
Com
base no fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do
personagem Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à
organização da sociedade do Antigo Regime.
Resposta:
Um
dos ideais e sua respectiva explicação:
-
Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do
Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos
indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em
detrimento de suas habilidades ou competências.
-
Valorização do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de
todo tipo de trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do
Antigo Regime, de acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos
membros dos estamentos privilegiados.
4. (Uerj) Quilombo, o
eldorado negro
Existiu
Um
eldorado negro no Brasil
Existiu
Como
o clarão que o sol da liberdade produziu
Refletiu
A
luz da divindade, o fogo santo de Olorum
Reviveu
A
utopia um por todos e todos por um
Quilombo
Que
todos fizeram com todos os santos zelando
Quilombo
Que
todos regaram com todas as águas do pranto
Quilombo
Que
todos tiveram de tombar amando e lutando
Quilombo
Que
todos nós ainda hoje desejamos tanto
Existiu
Um
eldorado negro no Brasil
Existiu
Viveu,
lutou, tombou, morreu, de novo ressurgiu
Ressurgiu
Pavão
de tantas cores, carnaval do sonho meu
Renasceu
Quilombo,
agora, sim, você e eu
Quilombo
Quilombo
Quilombo
Quilombo
(Gilberto Gil e Wally Salomão -
1983)
A
letra da música acima faz referência a uma das formas de resistência escrava -
a criação de quilombos - verificada tanto no Brasil colonial quanto após a
independência. Explique por que os quilombos representaram um avanço na luta
dos cativos contra seus senhores, ao longo do século XIX, e indique duas outras
formas de resistência escrava.
Resposta:
Por
facilitar a sobrevivência de um grande número de escravos fugidos, e por
utilizar táticas de ataques às propriedades próximas, representavam uma forma
mais eficiente de resistência, atraindo, portanto, mais escravos e provocando
medo entre os grandes proprietários.
Duas
das formas:
-
suicídio
-
infanticídio
-
assassinato de feitores/senhores
-
aborto das escravas
-
destruição dos meios de produção das propriedades
-
automutilação
5. (Uerj) "Possa este, para
sempre memorável dia, ser celebrado com universal júbilo por toda a América
Portuguesa, por uma dilatada série de séculos, como aquele em que começou a
raiar a aurora da felicidade, prosperidade e grandeza, a que algum dia o Brasil
se há de elevar, sendo governado de perto pelo seu soberano. Sim, nós já
começamos a sentir os saudáveis efeitos da paternal presença de tão ótimo
príncipe, que [...] nos deu as mais evidentes provas, que muito alentam as
nossas esperanças, de que viera ao Brasil a criar um grande Império."
Luís Gonçalves dos Santos
"Memórias para servir à
História do reino do Brasil". Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, São Paulo:
EDUSP, 1981.
O
texto acima revela o entusiasmo e as esperanças daqueles que assistiram à
chegada da família real portuguesa ao Brasil. Indique duas inovações de caráter
científico ou cultural decorrentes da política de D. João. Indique também uma
mudança política ou econômica observada durante a permanência da Corte e sua
respectiva consequência para o Brasil.
Resposta:
Duas
das inovações:
-
Biblioteca Real, atual Nacional
-
Academia Real Militar
-
Impressão Régia
-
Gazeta do Rio de Janeiro
-
aulas de Comércio
-
Real Horto, atual Jardim Botânico
-
Intendência de Polícia
-
vinda da Missão Artística Francesa
Uma
das mudanças e sua respectiva consequência:
-
abertura dos portos às nações amigas - rompimento com o pacto colonial
-
assinatura dos tratados de 1810 com a Inglaterra - aprofundamento da influência
comercial britânica
-
elevação do Brasil a Reino Unido - fim do status de colônia da América Portuguesa
-
estabelecimento do Rio de Janeiro como capital do Império luso-brasileiro -
inversão de papéis entre Portugal e Brasil
6. (Uerj) Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central dos Estados Unidos, ao
comentar a recente turbulência econômica que abalou os principais mercados
financeiros mundiais no mês de agosto, afirmou que tendemos a pensar que os
mesmos fatores regem tanto a expansão quanto a retração do mercado. "A
fase de expansão da economia é bastante diferente, e o medo como suporte, como ocorre atualmente, é muito mais potente
do que a euforia."
(Adaptado do "Jornal de
Brasília", 08/09/2007)
Euforia
e medo são elementos que já se fizeram presentes em outras crises econômicas
mundiais, como a Grande Depressão de 1929 e seus desdobramentos na América
Latina. Aponte duas características da conjuntura econômica mundial de 1929 que
possibilitaram a Grande Depressão e indique um desdobramento deste processo na
Argentina.
Resposta:
Duas
das características:
-
crescimento econômico dos países capitalistas sem sustentação na produção
-
especulação financeira nas bolsas de valores
-
dependência financeira da Europa em relação aos EUA
-
aumento gradativo do desemprego em todas as áreas de produção
-
forte dependência em relação aos bancos por parte dos setores produtivos
-
crescimento desordenado da produção, com presença de fontes de estrangulamento
Um
dos desdobramentos:
-
enfraquecimento do comércio externo
-
diminuição das exportações de gêneros agropecuários
-
crescimento de uma indústria de transformação destinada ao consumo local
-
controle estatal de câmbio
-
tentativas do Partido Radical de apropriar-se das bases do poder
-
tentativas do Partido Radical em afastar do poder as oligarquias dominantes
7. (Uerj) O Pan-americanismo em Jogo
Maior
evento esportivo das Américas, os Jogos do Pan simbolizam um ideal de
integração desde
o
século XIX.
Adaptado de "Revista de
História da Biblioteca Nacional". N0. 22, 2007
Entre
o sonho de cooperação continental formulado por Simon Bolívar e expresso no
Congresso do Panamá em 1826 e a reunião da 3a Conferência Pan-americana
no Rio de Janeiro em 1906, o significado de pan-americanismo e a posição
brasileira em relação ao mesmo modificaram-se em função de diferentes
conjunturas históricas. Estabeleça uma diferença entre o contexto continental
em que ocorreram o Congresso do Panamá e a 3a Conferência Pan-americana.
Estabeleça, ainda, uma diferença na posição do governo brasileiro em relação a
essas duas reuniões.
Resposta:
Uma
das diferenças no contexto continental:
-
No período do Congresso do Panamá havia o temor de uma intervenção da Santa
Aliança; durante 3a Conferência Pan-Americana, o temor relacionava-se a
possibilidade de intervenção pelos EUA ("Big Stick").
-
No período do Congresso do Panamá havia a perspectiva da formação de uma
confederação dos Estados Hispano-Americanos; no contexto da 3a
Conferência Pan-Americana, esta possibilidade tornava-se cada vez mais remota
(separação politica do Panamá em relação a Colombia).
-
Durante o Congresso do Panamá houve uma participação mais significativa de
lideranças hispano-americanas; ja na 3a Conferência Pan-Americana,
evidenciavam-se os interesses dos EUA
Uma
das diferenças na posição do governo brasileiro:
-
No Congresso do Panamá, o governo imperial não enviou representantes; ja a 3a
Conferência Pan-Americana teve como sede o Brasil.
-
Durante o Congresso do Panamá, o governo imperial temia críticas quanto a sua
política externa no Prata; já durante a 3a Conferência Pan-Americana, o governo
republicano brasileiro busca papel de liderança entre os países sul-americanos.
-
Durante o Congresso do Panamá, o Brasil demonstrava um relativo desinteresse
quanto a questão da integração continental. A situação se modifica, no periodo
da 3a Conferência Pan-Americana, por conta da alternância na política
externa brasileira: Europa Estados Unidos.
8. (Uerj) "Veja, se eu sair à rua e disser ao primeiro homem que encontrar
'siga-me', ele me seguirá."
(Juan Facundo Quiroga)
A
frase, do general e político argentino do século XIX, traduz muito bem o
caráter do caudilhismo, que marcou a vida política das ex-colônias espanholas
na América após os processos de emancipação.
Estabeleça
a relação existente entre o fracionamento político-territorial das colônias
espanholas na América após suas independências e o surgimento do caudilhismo.
Em seguida, indique um fator econômico ou social que explique a constituição
desse fenômeno na região.
Resposta:
As
disputas pelo poder empreendidas por lideranças locais e regionais,
interessadas em afirmar e ampliar sua autonomia, contribuíram diretamente para
a fragmentação político-territorial que se verificou no Império espanhol na
América à época das independências. O fenômeno do caudilhismo encontra-se na
base de uma tensão entre centralização/descentralização que marcou a história
dos Estados americanos de colonização hispânica ao longo do século XIX e
influiu, inclusive, em posteriores secessões.
Um
dentre os fatores:
- econômicos
exploração excessiva da mão de obra
permanência do domínio da grande propriedade
estrutura econômica baseada na exportação de
gêneros primários
-sociais
concentração
de renda e riquezas
manutenção
da desigualdade social existente no período colonial
estabelecimento
de uma sociedade caracterizada por grande exclusão e hierarquização social
9. (Uerj) Veja ilustre passageiro o belo tipo faceiro
que
o senhor tem ao seu lado.
E
no entanto, acredite,
quase
morreu de bronquite,
salvou-o
o Rum Creosotado.
Rimas
como essas se encontravam em todo bonde que circulava no Rio de Janeiro no
início do século XX. Apesar de terem caído em desuso na cidade há mais de
quarenta anos, os bondes permanecem como parte da memória de muitos que, em sua
infância e juventude, utilizaramnos como meio de transporte.
Demonstre
a relação entre o crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro na segunda
metade do século XIX e a introdução dos bondes.
Resposta:
Sendo
um dos primeiros meios de transporte coletivo a ser empregado na cidade, o
bonde desempenhou um papel fundamental no processo de alargamento do espaço
urbano, pois foi através dele que a ocupação estendeu-se para além da Cidade
Velha, contribuindo para a aceleração da ocupação de regiões da atual Zona
Norte, como a Tijuca, e para a promoção do povoamento de regiões da atual Zona
Sul, até então pouco habitadas, como Copacabana e o Jardim Botânico.
10. (Uerj) As grandes navegações dos séculos XV e XVI possibilitaram a exploração
do Oceano Atlântico, conhecido, à época, como Mar Tenebroso. Como resultado, um
novo movimento penetrava nesse mundo de universos separados, dando início a um
processo que foi considerado por alguns historiadores uma primeira globalização
e no qual coube aos portugueses e espanhóis um papel de vanguarda.
a)
Apresente o motivo que levou historiadores a considerarem as grandes navegações
uma primeira globalização.
b)
Aponte dois fatores que contribuíram para o pioneirismo de Portugal e Espanha
nas grandes navegações.
Resposta:
a)
O estabelecimento de intercâmbios - econômicos e culturais - da Europa com
povos isolados da África, da Ásia e da América.
b)
Dois dentre os fatores:
-
guerras de reconquista
-
vocação marítima da Península Ibérica
-
posição geográfica da Península Ibérica
-
vanguardismo ibérico no campo náutico
-
afluxo de capitais para a Península Ibérica
-
proximidade em relação à Península Itálica
-
processo de centralização da coroa portuguesa e espanhola
11. (Uerj) [O Brasil era] a morada da pobreza, o berço da preguiça, o teatro dos
vícios.
(VILHENA, Luís dos Santos. "A
Bahia no século XVIII". Bahia: Itapuã, 1969.)
A
avaliação acima, feita por um português do final do século XVIII, aponta alguns
traços da sociedade do Brasil colonial, permitindo inferir que, ao lado dos
ricos proprietários de terra, existiam grupos marginalizados.
a)
Indique dois grupos sociais que constituíam os marginalizados da sociedade
colonial.
b)
Descreva o papel desempenhado pelos grandes proprietários de terra na vida
política e administrativa do Brasil colonial.
Resposta:
a)
Dois dentre os grupos sociais:
-
vadios
-
judeus
-
ciganos
-
escravos
-
prostitutas
-
libertos ou forros
-
homens livres pobres
b)
Os grandes proprietários de terra, por controlarem os cargos preponderantes na
vida administrativa local, votavam e podiam votar nas Câmaras Municipais.
12. (Uerj) Que os tiranos de todos os países, que todos os opressores políticos ou
sagrados saibam que existe um lugar no mundo onde se pode escapar aos seus
grilhões, onde a humanidade desonrada reergueu a cabeça; (...); onde as leis
não fazem mais que garantir a felicidade; onde (...) a consciência deixou de
ser escrava (...).
(RAYNAL (abade). "A Revolução
da América". Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993.)
A
posição apresentada pelo abade Raynal sintetiza alguns aspectos da ilustração
política.
a)
A partir do texto, indique, com suas próprias palavras, dois princípios do
pensamento iluminista.
b)
Para o autor do texto, a independência das treze colônias inglesas foi um
processo revolucionário, razão pela qual denomina-a de Revolução Americana.
Cite
e explique um fator que contribuiu para essa Revolução.
Resposta:
a)
Dois dentre os princípios:
-
tolerância religiosa
-
liberdade de expressão
-
condenação à escravidão
-
liberdade de pensamento
-
crítica ao governo absoluto
b)
Um dentre os fatores e sua respectiva explicação:
-
Imposição de novos impostos por parte da Inglaterra às colônias americanas. Os
colonos consideravam que apenas suas assembleias coloniais tinham de consentir
a cobrança de qualquer novo imposto.
-
Fim da "negligência salutar". A perda de autonomia dos colonos
constituiu-se em um empecilho para a continuação do desenvolvimento das elites
das colônias.
-
As ideias de liberdade oriundas do pensamento da Ilustração. As ideias de
liberdade levaram os colonos a questionar a aplicação do pacto colonial.
-
Insatisfação dos colonos em relação à Linha da Proclamação Régia. Por meio
desta a Coroa Inglesa estabelecia o monopólio sobre as terras obtidas em
decorrência do Tratado de Paris.
13. (Uerj) Mas nossa maior força é o povo venezuelano. É a consciência política.
(...) Eu não sou nada. Sou, quando muito, um instrumento dessa grande revolução
bolivariana. É fundamental a organização popular. Simón Rodríguez (...) dizia:
"A força material está na massa e a força moral no movimento da
massa". (Entrevista de Hugo Chavez ao jornal argentino "O
Clarín".)
(http://www.unidadepopular.org)
A
história política da Venezuela nos últimos anos tem sido bastante tumultuada.
Seu atual presidente, Hugo Chavez, vem enfrentando uma forte oposição tanto
interna quanto externa, em especial do governo dos EUA. O ideal do
"bolivarismo" e a proximidade entre Chavez e as camadas mais pobres
são vistos, pela população do país e por analistas estrangeiros, ora como
expressão de seu caráter democrático, ora como evidência de seu caráter
demagógico e autoritário.
a)
Um ponto comum aos discursos de Bolívar e de Chavez é a ênfase dada ao
pan-americanismo. Explique o significado desse ideal.
b)
Cite dois motivos pelos quais o governo de Chavez é visto como ameaça aos
interesses norte-americanos.
Resposta:
a)
Construção de uma unidade entre as nações latino-americanas, a fim de garantir
sua efetiva soberania em face das ameaças tanto de natureza político-militar
quanto econômica.
b)
Dois dentre os motivos:
-
mudanças realizadas na política petrolífera, impondo maior controle do Estado
no setor
-
aproximação com o governo cubano, por meio de programas de alfabetização em
massa e de médicos populares
-
identificação das metas de Chavez com uma política socialista, o que
aproximaria a Venezuela da esfera cubana
-
discurso de Hugo Chavez francamente anti-americano e crítico em relação às
posições dos EUA frente às nações latino-americanas
-
programa de transformação social e de redistribuição de riquezas, com reforma
agrária e concessão de microcrédito para os pequenos proprietários,
interferindo no controle de grandes empresas do setor, inclusive
norte-americanas
14. (Uerj) Em fevereiro de 2004, o Haiti foi manchete de jornais e revistas, em
função da saída de seu primeiro presidente eleito de forma direta,
Jean-Bertrand Aristide, frente à crescente oposição interna. A história de
lutas no Haiti começou, no entanto, no final do século XVIII, quando ocorreram
os primeiros movimentos de resistência à dominação francesa. Somente em 1804,
após mais de dez anos de conflitos, essa colônia conquistou sua independência,
passando a se chamar Haiti.
a)
Identifique o episódio da conjuntura internacional que influenciou, em agosto
de 1791, no Haiti, o levante contra a dominação dos franceses e justifique sua
resposta.
b)
Aponte a característica que distinguiu o processo de independência do Haiti do
das outras colônias americanas e um reflexo dessa característica sobre as
elites brasileiras da primeira metade do século XIX.
Resposta:
a)
Revolução Francesa. Ao proclamar a igualdade de direitos entre os cidadãos, a
Revolução Francesa não incluiu, entre estes, os habitantes de suas colônias,
mantendo a escravidão.
b)
Liderança dos escravos na condução do processo de independência.
Um
dentre os reflexos:
-
temor de que a luta pela independência significasse o término da escravidão
-
aliança entre os proprietários de terra e o herdeiro do trono português por
medo de uma rebelião escrava
15. (Uerj) DISCURSO À CÂMARA DOS DEPUTADOS DE PARIS
No
momento em que estamos, creio que dormimos sobre um vulcão (...). Não ouvis
então, por uma espécie de intuição instintiva que não se pode analisar, mas que
é certa, que o solo treme de novo na Europa? Não ouvis então ... como direi?
... um vento de revolução que paira no ar?
29
de janeiro de 1848
(TOCQUEVILLE,
A. Lembranças de 1848. As jornadas revolucionárias em Paris. São Paulo:
Companhia das Letras, 1991.)
As
palavras de Tocqueville concretizaram-se ao longo do ano de 1848, marcado por
uma série de revoluções que agitaram não só a Europa, como também a América.
Em
relação a este ano, identifique:
a)
duas condições relacionadas às camadas populares que contribuíram para a
eclosão das revoluções na França;
b)
um movimento revolucionário ocorrido no Brasil, apontando um fator para sua
eclosão.
Resposta:
a)
O desemprego e as precárias condições de vida e trabalho das populações
urbanas, associados ao sistema eleitoral censitário, levou à mobilização de
líderes socialistas como Louis Blanc e Ledru-Rollin a difundirem através dos
"banquetes" campanhas visando reformas políticas e sociais e críticas
ao governo de Luis Felipe, o "Rei Burguês". A proibição aos banquetes
em fevereiro de 1848 deu início às revoltas que resultaram na deposição do rei
e na instalação da Segunda República da França, sob o governo provisório que
congregava liberais e socialistas.
b)
No Brasil em 1848, teve início em Pernambuco a Revolução Praieira que se
estendeu até 1850. Entre as causas para eclosão do movimento, podemos
identificar a concentração fundiária nas mãos de uma reduzida aristocracia
representada pela família Cavalcanti e as más condições de vida das populações
urbanas de Recife em razão do domínio de portugueses no comércio.
As revindicações como garantia do
trabalho e nacionalização do comércio, expressas no "Manifesto ao
Mundo", publicado em 1848, dão a dimensão das razões do movimento.
Link para questões de língua portuguesa: http://praticandoalinguaportuguesananet.blogspot.com.br/
Muito obrigada professor...
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