Pular para o conteúdo principal

PEC 37 e PEC 33 - Resposta a um aluno que lê.







Não dá pra não saber!!



A Pec 37 não afeta o STF apenas dá o monopólio da investigação às polícias jurídicas (Federal e Civil). Conforme a Bru Spina explicou -aliás brilhantemente- a tendência é a de  maior impunidade, pois mesmo com toda a competência de nossas polícias, suas cúpulas são sujeitas a pressões políticas, pois são cargos de confiança de livre nomeação e exoneração pelo chefe do executivo (governador ou presidente). O ministério público goza de autonomia garantida pela própria constituição de 1988 e seus promotores são funcionários de carreira.

 A questão acerca dos poderes do STF está relacionadas à outro projeto de emenda constitucional: PEC 33. Essa discursão sobre a PEC 33 é muito mais densa do que pode parecer. Ela discute o conceito de "check and balances" (freios e contrapesos) Esse conceito que, modernamente, foi discutido por Montesquieu discute a tripartição de competências entre os poderes como forma de conter o próprio poder. O legislativo possui funções típicas (legislar), mas também pode exercer em situações específicas o judiciário (CPI), o executivo tem como função típica a administração do Estado, mas pode exercer atipicamente controle preventivo de constitucionalidade (poder de Veto do presidente). O judiciário tem como função típica a justiça, mas fora de sua tipicidade pode por exemplo criar jurisprudencia tanto por meio da chamada repercussão geral como pela Súmula vinculante que obriga tanto o judiciário quanto a administração pública. A Pec 33, entre outras, visa a normatizar a emissão de súmulas vinculantes, pois, segundo o legislador, o judiciário estaria ultrapassando os limites de suas funções atípicas e com isso comprometendo o sistema de controle do poder, uma das bases do sistema de poder. Uma possível questão de 2º fase ou uma redação sobre o tema pode aparecer e o aluno que demonstrar um conhecimento além do propagado pelas mídias tradicionais pode sair na frente dos demais. 

Um grande abraço. 

Professor Arão Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca