Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

terça-feira, 27 de abril de 2010

3º ano - A Segunda República -Texto 1 - 2º bimestre 3º ano


O governo provisório instalado no Brasil, em novembro de 1930, não teve problemas para ser reconhecido internacionalmente. A relação com os EUA não foram afetadas na sua essência, apesar do constrangimento inicial. O Novo chanceler, Afrânio de Melo Franco, ficou no posto até 1933 e não promoveu significativas alterações de rumos na política exterior que o Brasil vinha desenvolvendo.
Na historiografia é de certo modo consensual que o Brasil fez “jogo duplo” em relação aos EUA e a Alemanha. Tal jogo teria sido facilitado pela crescente participação alemã no comércio exterior brasileiro no período de 1934 a 1938, concomitantemente com a queda da presença americana e inglesa no comércio com o país.
Quanto as questões regionais, vale ressaltar uma significativa melhora nas relações entre o Brasil e a Argentina durante os sete primeiros anos do governo varguista.
Na questão comercial o ministério das relações exteriores implementou uma política de incremento das exportações nacionais, objetivando reverter os efeitos negativos da crise de 1929 sobre as exportações nacionais, destacando a valorização de acordor comerciais orientados pela cláusula de “Nação mais favorecida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados