Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Questões Cespe comentadas - Semana 4


Para não perder as novidades semanais, inscreva-se no canal, História em gotas.

https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos





Considerando o histórico das questões de limites entre o Brasil e a Bolívia, julgue (C ou E) o item subsequente.

Três anos após a independência brasileira, o Império tentou anexar a região de Chiquitos, mas a diplomacia boliviana, apoiada pela população local e pelo seu incansável governador, conseguiu evitar uma guerra com o Império brasileiro, que acabou desistindo de suas pretensões originais.

(    ) CERTO                                      (    ) ERRADO

A tentativa do governador da província boliviana de Chiquitos, em anexar esta Província ao Império brasileiro, é tomada por alguns autores (Castilhos Goycochêa e Sérgio Buarque de Holanda) como algo pitoresco e até anedótico. Contudo, há que se considerar que mesmo a historiografia mostrando o fato apenas como “curiosidade”, é possível perceber que mesmo a “transação” tendo ocorrido entre o Governo Provisório de Mato Grosso e D. Sebastião Ramos, não deixou de comprometer o Império brasileiro, uma vez que provocou os ânimos dos libertadores das colônias espanholas, que viram no fato uma intenção monárquica ao estilo europeu, ou seja , na Questão de Chiquitos - 1825,  o governador de Chiquitos quer que o Brasil anexe o território, mas o Império nega.



A antecipação da maioridade de D. Pedro II (também conhecido como Golpe da Maioridade) inaugurou o Segundo Reinado (1840-1889). O governo iniciado em 1840 seria interrompido 49 anos depois por um movimento liderado pela alta oficialidade do Exército.

Considerando o período histórico brasileiro nos três últimos quartéis do século XIX, julgue (C ou E) o item subsequente.

Embora a Guerra do Paraguai tenha contribuído para aproximar diversos setores do exército em relação ao governo imperial, os militares estiveram à frente do golpe que instituiu a República, o que caracterizou a proclamação da república como um levante popular e não uma via prussiana como havia sido a nossa Independência.

Errado!
Ficou famosa a frase de Aristides Lobo acerca da Proclamação da República: ... e o povo assistiu a tudo bestializado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados