Pular para o conteúdo principal

Questões discursivas com gabarito comentado sobre: Reforma Religiosa, Revolução Inglesa do século XVII, Primeiro Reinado (1822-1831), Regências (1831-1840), Segundo Reinado,Iluminismo, Revolução Industrial, Cultura no Brasil Império (1822-1889) e Crise do Segundo Reinado.


Essas questões abordam os seguintes capítulos dos livros 3 e4 do UNO:

Livro 3 – Reforma Religiosa, Revolução Inglesa do século  XVII, Primeiro Reinado (1822-1831), Regências (1831-1840) e Segundo Reinado.

Livro 4 – Iluminismo, Revolução Industrial, Cultura no Brasil Império (1822-1889) e Crise do Segundo Reinado.



1. (Fuvest 2011)  Observe os dois quadros a seguir.



Essas duas pinturas se referem à chamada Guerra da Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai), ocorrida na América do Sul entre 1864 e 1870.
a) Esses quadros foram pintados cerca de dez anos depois de terminada a Guerra do Paraguai, o da esquerda, por um brasileiro, o da direita, por um uruguaio. Analise como cada um desses quadros procura construir uma determinada visão do conflito.
b) A Guerra do Paraguai foi antecedida por vários conflitos na região do Rio da Prata, que coincidiram e se relacionaram com o processo de construção dos Estados nacionais na região. Indique um desses conflitos, relacionando-o com tal processo.
  
2. (Ufrs 2011)  Leia o texto abaixo.

Conheça o Brasil que o dia 20 de setembro de 1835 foi a consequência inevitável de uma má e odiosa administração; e que não tivemos outro objeto, e não nos propusemos a outro fim que restaurar o império da lei, afastando de nós um administrador inepto e faccioso, sustentando o trono constitucional do nosso jovem monarca e a integridade do Império. (Manifesto de 25 de setembro de 1835)

Coletânea de documentos de Bento Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, 1985. p. 269.

Em relação ao manifesto acima, é correto afirmar que
a) os farroupilhas defendiam, desde o primeiro momento, o ideário republicano e separatista.   
b) os revoltosos desejavam antecipar a posse de Dom Pedro II, ainda menor de idade.   
c) a revolta foi motivada pelo desejo dos farroupilhas de reintegrar a província ao Império brasileiro.   
d) os revoltosos estavam contrariados com o governo do presidente provincial.   
e) os farroupilhas representavam os ideais conservadores, manifesto na defesa do "império da lei".   
  
3. (Unicamp 2011)  Na Inglaterra, por volta de 1640, a monarquia dos Stuart era incapaz de continuar governando de maneira tradicional. Entre as forças sociais que não podiam mais ser contidas no velho quadro político, estavam aqueles que queriam obter dinheiro, como também aqueles que queriam adorar a Deus seguindo apenas suas próprias consciências, o que os levou a desafiar as instituições de uma sociedade hierarquicamente estratificada.

(Adaptado de Christopher Hill, “Uma revolução burguesa?”. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 4, nº 7, 1984, p. 10.)

a) Conforme o texto, que valores se contrapunham à forma de governo tradicional na Inglaterra do século XVII?
b) Quais foram as consequências da Revolução Inglesa para o quadro político do país?
  
4. (Unesp 2010)  No século XVIII, surgiram novas ideias que despertaram o interesse de muitos adeptos que rejeitavam as tradições e almejavam explicações racionais para compreender os fenômenos naturais e sociais. Como ficaram conhecidos os pensadores desse período e de que modo esses pensadores influenciaram monarcas e ministros europeus?
  
5. (Unicamp 2010)  Na Europa, até o século XVIII, o passado era o modelo para o presente e para o futuro. O velho representava a sabedoria, não apenas em termos de uma longa experiência, mas também da memória de como eram as coisas, como eram feitas e, portanto, de como deveriam ser feitas. Atualmente, a experiência acumulada não é mais considerada tão relevante. Desde o início da Revolução Industrial, a novidade trazida por cada geração é muito mais marcante do que sua semelhança com o que havia antes.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, O que a história tem a dizer-nos sobre a sociedade contemporânea?, em: Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 37-38.)

a) Segundo o texto, como a Revolução Industrial transformou nossa atitude em relação ao passado?
b) De que maneiras a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX alterou o sistema de produção?
  
6. (Ufg 2010)  Leia e compare os documentos.

O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Três razões fazem ver que a monarquia hereditária é o melhor governo. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio. A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para seus filhos. A terceira razão retira-se da dignidade das casas reais.

BOSSUET, Jacques-Bénigne. A política inspirada na Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano,1977. (Adaptado).

Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão. Toda autoridade (que não a paterna) vem duma outra origem, que não é a da natureza. Examinando-a bem, sempre se fará remontar a uma dessas duas fontes: ou a força e violência daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe são submetidos, por um contrato celebrado ou suposto entre eles e a quem deferiram a autoridade.

DIDEROT, Denis. Autoridade política. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977.

O primeiro documento data de 1708, ao passo que o segundo faz parte da Enciclopédia, cujos volumes foram publicados entre 1751 e 1780. Ambos os escritos tratam do poder político e da relação entre governantes e governados, expressando perspectivas distintas. Nesse sentido, identifique e explique os princípios presentes em cada um dos documentos, que definiram a relação entre governantes e governados.
  
7. (Uerj 2009)  O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída "moderada"; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a câmara dos lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a república; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.
            RENATO JANINE RIBEIRO. In: HILL, Christopher. "O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640". São Paulo: companhia das letras, 1987.

O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação.
Explique a importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações políticas da República Puritana.
  
8. (Unicamp 2009)  A base da teologia de Martinho Lutero reside na ideia da completa indignidade do homem, cujas vontades estão sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondável e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus próprios esforços. Para Lutero, alguns homens estão predestinados salvação e outros à condenação eterna. O essencial de sua doutrina é que a salvação se dá pela fé na justiça, graça e misericórdia divinas.
            (Adaptado de Quentin Skinner, "As fundações do pensamento político moderno". São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 288-290.)

a) Segundo o texto, quais eram as ideias de Lutero sobre a salvação?
b) Quais foram as reações da Igreja Católica à Reforma Protestante?
  
9. (Uerj 2009)  Relações entre a pregação protestante e as estruturas políticas então existentes foram muitas vezes decisivas tanto para os destinos da pregação em si quanto para os rumos afinal tomados pela organização das novas Igrejas.
            FRANCISCO JOSÉ CALAZANS FALCON In: RODRIGUES, Antonio Edmilson M. e Falcon, Francisco José C. "Tempos modernos: ensaios de história cultural". Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2000.

O texto acima se refere a processos da Reforma Religiosa ocorridos na Europa. O movimento reformista, entretanto, conheceu diferentes reações em distintas áreas.
Indique duas causas para a Reforma Religiosa na Inglaterra e uma consequência econômica desse movimento.
  
10. (Unifesp 2008)  Com a Reforma e a Contra-Reforma, os dois protagonistas principais de uma e de outra foram Calvino e Inácio de Loyola.
Comente o papel e a importância de
a) Calvino para o protestantismo.
b) Inácio de Loyola para o catolicismo.
  
11. (Unicamp 2007)  "Se eu pudesse alguma coisa com Deus, lhe rogaria quisesse dar muita geada anualmente nas terras de serra acima, onde se faz o açúcar; porque a cultura da cana tem sido muito prejudicial aos povos: 10-) porque tem abandonado ou diminuído a cultura do milho e do feijão e a criação dos porcos; estes gêneros têm encarecido, assim como a cultura de trigo, e do algodão e azeite de mamona; 20-) porque tem introduzido muita escravatura, o que empobrece os lavradores, corrompe os costumes e leva ao desprezo pelo trabalho de enxada; 30-) porque tem devastado as belas matas e reduzido a taperas muitas herdades; 40-) porque rouba muitos braços à agricultura, que se empregam no carreto dos africanos; 50-) porque exige grande número de bestas muares que não procriam e que consomem muito milho; 60-) porque diminuiria a feitura da cachaça, que tão prejudicial é do moral e físico dos moradores do campo."
            (Adaptado de José Bonifácio de Andrada e Silva [1763 -1838], "Projetos para o Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 181, 182.)

Retome o texto apresentado, escrito por José Bonifácio de Andrada e Silva.
a) Identifique dois aspectos negativos da cultura da cana-de-açúcar mencionados no texto.
b) A Assembleia Constituinte, à qual José Bonifácio encaminhou seus projetos sobre a escravidão, foi dissolvida em novembro de 1823 por D. Pedro I, que promulgou uma Constituição em março de 1824. Essa carta outorgada instituiu o Poder Moderador. De que maneira o Poder Moderador levou à centralização da Monarquia?
c) Aponte dois fatores que contribuíram para a abolição da escravidão no Brasil.
  
12. (G1 - cftce 2007)  "A Revolução Inglesa estimulou o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra. O Parlamento adotou diversas medidas favoráveis aos negócios da burguesia. No final do século XVIII, a Inglaterra foi o primeiro país do mundo a instalar fábricas que utilizavam máquinas a vapor. Começava, então, a Revolução Industrial".
            (Schmidt, Mário. "Nova História Crítica". São Paulo: Nova Geração, 2002).

Analise o texto, destacando os principais fatores que contribuíram para a Revolução Industrial.
  
13. (Ufscar 2007)  Eu vos exorto, soldados do Exército da República Inglesa! O inimigo não poderia vencer-vos no campo de batalha, porém pode derrotar-vos nos meandros de sua política se não conservardes firme a tenção de estabelecer a liberdade de todos. Pois, se ele vencer, a autoridade régia retornará a vossas leis, o rei Carlos vos terá vencido e à vossa posteridade pela sua política, terá ganho a batalha, embora aparentemente lhe tenhais cortado a cabeça.
            (Winstanley, 1652.)

a) Quais são as ideias defendidas pelo autor no texto?
b) Qual o contexto histórico tratado no texto?
  
14. (Uff 2006)  "Juro defender o vasto Império do Brasil e a liberal constituição digna do Brasil e digna do seu imortal defensor como pedem os votos dos verdadeiros amigos da Pátria"

Segundo Lucia Neves, com essas palavras, D. Pedro I colocava-se, antecipadamente, na qualidade de juiz e revisor da Constituição Brasileira que seria elaborada pelos representantes da Nação.
            (apud Neves, Lucia Pereira das & Machado, Humberto. "O Império do Brasil". Rio de Janeiro, Nova fronteira, 1999, p. 84.)

Com base nessa afirmativa, analise o contexto político que originou a Carta outorgada de 1824.
  
15. (Ufrrj 2006)  Leia o texto a seguir:

"Durante o primeiro século da era colonial, Espanha e Portugal dominaram o novo mundo, pois a França e a Inglaterra eram demasiado fracas e se achavam excessivamente divididas por disputas intestinas, e não poderiam fazer mais do que enviar expedições exploratórias que estabeleceram os seus direitos sobre as terras que elas haveriam de colonizar durante o século XVIII."
            (Jensen, Merrill 'A Fase Colonial' in Woodward, C.Vann, "Ensaios Comparativos sobre a História Americana". São Paulo: Cultrix, 1972: 30.)

O texto faz referência a disputas intestinas da Inglaterra que teriam retardado o seu empreendimento expansionista e sobre o início de seu processo de conquistas de colônias. A este respeito, responda as questões a seguir.
a) Mencione pelo menos um processo político que pode ser caracterizado como gerador de situações de crise interna na Inglaterra.
b) A colonização por ingleses ao norte do continente americano gerou um tipo de sociedade colonial particular que, em vários aspectos, se diferencia das experiências coloniais estabelecidas ao sul. Cite duas características das chamadas "colônias de povoamento" que as diferenciam das "colônias de exploração".
  
16. (G1 - cftce 2005)  Explique a crise política do Brasil durante o 10. Reinado, que culminou com a abdicação de D. Pedro I.
  
17. (Ufv 2005)  O pioneirismo inglês no processo de constituição do capitalismo industrial é explicado por um conjunto de fatores de natureza social, política e econômica, durante os séculos XVII e XVIII.
Indique três condições que favoreceram o desenvolvimento do capitalismo naquele país, sendo uma política, uma social e uma econômica.

a) Política:
b) Econômica:
c) Social:
  
18. (G1 - cftce 2005)  Destaque três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra.
  
19. (Uerj 2005)  CANÇÃO LUDITA
E noite trás noite, quando tudo está tranquilo
e a lua se esconde por detrás da colina
Nós marchamos para executar a nossa vontade
Com acha, lança ou fuzil
Oh! meus valentes cortadores
Os que com um só forte golpe
rompem com as máquinas cortadeiras ...
            (http://educaterra.terra.com.br)

O movimento Ludita, ocorrido na Inglaterra principalmente entre 1811 e 1813, conhecido na História como "quebra-máquinas", foi uma reação contra os problemas decorrentes da Revolução Industrial. Mencione:

a) dois fatores para o movimento Ludita;
b) duas razões, uma no plano social e outra no plano tecnológico, que justifiquem o fato de a Revolução Industrial ser considerada um marco do início do mundo contemporâneo.
  
20. (Unesp 2004)  O texto seguinte se refere a um esforço de implantação de fábricas no Brasil em meados do século XIX. Não se pode dizer (...) que tenha havido falta de proteção depois de 1844. Nem é lícito considerar reduzido seu nível (...) Não se está autorizado, portanto, a atribuir o bloqueio da industrialização à carência de proteção. O verdadeiro problema começa aí: há que explicar por que o nível de proteção, que jamais foi baixo, revelou-se insuficiente.
(J. M. Cardoso de Mello. O Capitalismo tardio, 1982.)

a) Qual foi a novidade da Tarifa Alves Branco (1844), comparando-a com os tratados assinados com a Inglaterra em 1810?
b) Indique duas razões do "bloqueio da industrialização" ao qual se refere o autor.
  
21. (Fuvest 2000)  Criada pelo Ato Adicional de 1834, a Regência Una (1835-1840) é considerada como uma experiência republicana do Império que usou elementos da Constituição dos EUA.

Quais determinações do Ato Adicional tornaram possível tal experiência?
  
22. (Fuvest 1999)  Discuta, exemplificando, as dificuldades enfrentadas pela monarquia, nas décadas de 1830 e 1840, para a manutenção da unidade territorial brasileira.
  
23. (Unicamp 1997)  No século XVIII, um grupo de economistas franceses conhecidos por fisiocratas defendeu a livre concorrência e a liberdade no funcionamento da economia, cunhando a famosa expressão "laissez faire, laissez passez, le monde va de lui-même" (deixe estar, deixe passar, o mundo caminha por si). Este ideal foi uma das bases para o liberalismo econômico que, diretamente ligado à ascensão da burguesia, marcou o pensamento do século das Luzes. Explique as relações entre os princípios do liberalismo econômico e os objetivos da burguesia ascendente.
  
24. (Ufrj 1997)  "Quem quiser falar com certa clareza da dissolução do governo deve, em primeiro lugar, distinguir entre dissolução da sociedade e dissolução do governo. O que constitui a comunidade, e leva os homens do livre estado de natureza para uma só sociedade política, é o acordo que cada um faz com os outros para se incorporar com eles e deliberar como um só corpo e, desse modo, formar uma única sociedade política distinta. O modo habitual, e quase o único, pelo qual essa união se dissolve é a invasão de uma força estrangeira (...)"
            (John Locke. TWO TREATISES OF GOVERNMENT)

As ideias liberais consagraram um conjunto de atitudes próprias da burguesia. John Locke (1623-1704) foi um dos filósofos a expressar essa visão de mundo que se fez presente nas revoluções do século XVII.
a) Explique uma transformação política ocorrida na Inglaterra a partir das revoluções do século XVII.
b) Cite dois princípios do liberalismo.
c) Justifique o interesse da burguesia inglesa nos aspectos econômicos do liberalismo.
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 a) O quadro da esquerda, pintado por um brasileiro, retrata uma das mais importantes batalhas da guerra (Batalha do Riachuelo), na qual o exército brasileiro se faz vencedor. Tal obra exalta o exército como uma força superior (navios brasileiros X homens inimigos), que iria acabar definitivamente com o conflito e marcar a hegemonia brasileira na região. Já o quadro da direita, pintado por um uruguaio, representa a situação de destruição e miséria na qual se encontram as localidades marcadas pela guerra (mais especificamente, áreas paraguaias). Vale ainda a ressalva de que esta obra retrata uma mulher solitária em meio à destruição e morte, situação que marcou o Paraguai após o fim do conflito devido ao alto índice de mortandade masculina.

b) A Guerra da Cisplatina (Brasil x Argentina), entre 1825 e 1828, que resultou na Independência do Uruguai. A região havia sido anexada por D. João VI e a população local, assim como os argentinos nunca aceitaram tal situação. Apesar do desejo argentino de controlar a região, a guerra garantia a independência e a origem de um novo Estado, o Uruguai.
            Podemos citar ainda a Guerra contra Oribe e Aguirre, líderes blancos uruguaios contrários à influência do Brasil na sua nação; e a Guerra contra Rosas, líder argentino que buscava anexar o Uruguai e ameaçava o domínio brasileiro na região.  

Resposta da questão 2:
 [D]

O movimento farroupilha não adotou, em um primeiro momento, um caráter de ruptura, mas reivindicava uma mudança na política adotada pelo governo regencial, que havia impostos maiores tributos ao charque nomeado Antonio Rodrigues Braga para presidência da província, contrariando os interesses dos estancieiros.  

Resposta da questão 3:
 a) Pode-se dizer que UM grande valor se contrapunha a monarquia Stuart, a Liberdade. Segundo o texto, a ascensão da burguesia no plano econômico se fazia sentir também na vida política e essa classe pretendeu ocupar lugar de comando na vida do país. Dentro do mesmo contexto se desenvolveu a oposição à religião do Estado, o anglicanismo, e esta foi dirigida, principalmente, pelos puritanos, grande parte deles burgueses, com o argumento de que a religião deveria se desvincular do Estado.

b) A Revolução Inglesa – puritana e gloriosa – foi responsável pela eliminação do absolutismo na Inglaterra e pela adoção de um modelo baseado no Parlamento. A monarquia parlamentarista inglesa foi o primeiro modelo político liberal na história moderna e esteve baseada nos princípios iniciais do iluminismo a partir das teorias de John Locke.  

Resposta da questão 4:
 Os pensadores dessa época ficaram conhecidos como Iluministas. O movimento iluminista, também denominado de “Ilustração”, nasceu no final do século XVIII, época da Revolução Gloriosa na Inglaterra e influenciou toda uma grande geração de pensadores, principalmente na França. A força desse movimento que contestava o absolutismo, fez com que diversos monarcas adotassem algumas de suas ideias, num processo de adaptação parcial, com vistas a reduzir as críticas que sofriam. Esses governantes foram denominados “Déspotas Esclarecidos”. Déspotas por preservaram a maior parte das práticas absolutistas e esclarecidos por conhecerem e a adotarem algumas características iluministas.  

Resposta da questão 5:
 a) De acordo com o texto sim, pois antes da Revolução Industrial, “o passado era o modelo para o presente e o futuro”, pois o velho representava a sabedoria, experiência e a memória. Depois da Revolução Industrial, novidade surgida a cada geração ganhou mais importância em relação a sua semelhança com o que havia antes.

b) A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX promoveu a substituição da produção artesanal como sistema de produção predominante pelo sistema fabril. Promoveu também a mecanização da produção e a perda o controle por parte do trabalhador sobre o processo de trabalho, isto é, a alienação.   

Resposta da questão 6:
 O princípio que orienta o primeiro documento é o do direito divino dos Reis; já, no segundo, o princípio orientador é o da razão iluminista. Para os defensores do Absolutismo, como Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704), o poder político dos Reis emanava de Deus, sendo, portanto, um “poder divino” e determinado pelo nascimento (a hereditariedade sustentava a sucessão dinástica). Isso significa que a legitimidade dos monarcas é indiscutível e natural, constituindo, então, uma relação entre governantes e governados, na qual o primeiro tem autoridade e o segundo deve-lhe obediência e fidelidade, na categoria de súdito. Para os iluministas, em geral, e para Diderot (1713-1784), em particular, tal como se pode deduzir da leitura do fragmento, o poder político não é algo natural ou tomado como uma herança divina, uma vez que os homens, amparados pela razão, devem gozar de sua liberdade.
Por isso, a relação entre governo e governado depende de fonte distinta: a força (o uso da violência) e o consentimento (o contrato).  

Resposta da questão 7:
 A decretação do primeiro Ato de Navegação (1651) determinou que o transporte de produtos importados pela Inglaterra deveria ser feito apenas em navios ingleses ou pertencentes aos países de origem dos respectivos produtos, ampliando o processo de acumulação de capitais.
Duas das ações:
- dissolução do Parlamento
- conquista da Jamaica à Espanha
- supressão da Câmara dos Lordes
- vitórias militares contra a Holanda e a Espanha
- submissão da Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra
- confisco e leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o rei
- autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda  

Resposta da questão 8:
 a) Segundo o texto, para Lutero o homem, por seus próprios esforços não faria jus salvação eterna,  ficando dependente de sua fé na misericórdia divina.

b) No que se convencionou chamar "Contrarreforma", a Igreja Católica promoveu o combate ao protestantismo pela ação da Companhia de Jesus nos campos da catequese e da educação, através da Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) e pela censura imposta no Índice dos Livros Proibidos (Index). No Concílio de Trento a Igreja reviu e reafirmou os dogmas católicos e procurou reorganizar e moralizar o clero.  

Resposta da questão 9:
 Duas das causas:
- interesse do rei Henrique VIII nas terras da Igreja
- interesse da burguesia na queda de taxas e impostos
- interesse da burguesia em ampliar o seu poder no Parlamento
- interesse do rei em fortalecer sua autoridade a partir da criação de uma Igreja subordinada diretamente a ele
- não concessão da anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão pelo Papa e consequente interdição de seu casamento com Ana Bolena
Uma das consequências:
- aceleração do processo de cercamento dos campos
- início da projeção da Inglaterra como potência econômica e naval na Europa
- confisco e leilão das terras da Igreja Católica, ampliando os recursos disponíveis à monarquia  

Resposta da questão 10:
 a) João Calvino, ao estabelecer a Teoria da Predestinação, em que a salvação eterna estaria condicionada ao sucesso material, criou uma ética religiosa estimuladora das práticas capitalistas e portanto, sintonizada às transformações econômicas e sociais que se verificavam no início da Idade Moderna, contribuindo significativamente para a ruptura da unidade cristã em torno da Igreja Católica.

b) Inácio de Loyola organizou a Companhia de Jesus, em reação às críticas que as ordens religiosas católicas vinham recebendo no contexto das reformas religiosas. Os jesuítas tiveram por função, resgatar a credibilidade da Igreja, organizar a educação europeia e a catequização dos indígenas no Novo Mundo.  

Resposta da questão 11:
 a) Entre os aspectos negativos mencionados no texto, pode-se destacar: a diminuição da produção de gêneros para o mercado interno, com a consequente elevação dos preços e o emprego do trabalho escravo que segundo o autor, "... empobrece os lavradores, corrompe os costumes e leva ao desprezo pelo trabalho de enxada...". Pode-se mencionar ainda, a  derrubada das matas.

b) O Poder Moderador, constante na  Constituição imperial, conferia ao imperador autoridade para interferir nos demais poderes. Por exemplo, podia o imperador dissolver a Câmara dos Deputados, convocar ou anular eleições, nomear ou demitir juízes e empossar Senadores. Assim sendo, o Poder Moderador representava o fortalecimento do poder imperial, através do fortalecimento do Poder Executivo, dando a monarquia um caráter centralista.

c) Entre os fatores que contribuíram para a abolição da escravidão pode-se mencionar o fim do tráfico negreiro, estabelecido pela Lei Eusébio de Queirós em 1850, que levou a uma diminuição gradativa  do número de escravos  e a Campanha Abolicionista, que envolveu setores da classe média e  intelectuais.  

Resposta da questão 12:
 O texto faz referência à Revolução Gloriosa (1688) que estabeleceu a monarquia parlamentarista na Inglaterra e promoveu a ascensão da burguesia ao poder político, o que contribuiu para acelerar o desenvolvimento do capitalismo inglês.
Também foram fatores que contribuíram para a  Revolução Industrial na Inglaterra: a disponibilidade de capitais acumulados na fase mercantilista e aplicados em inovações tecnológicas, os cercamentos e as inovações técnicas no campo, a disponibilidade de matérias-primas e mercados e o Banco da Inglaterra.  

Resposta da questão 13:
 a) O texto revela as incertezas quanto aos rumos políticos da República Inglesa diante das ameaças de um eventual retorno da Monarquia.

b) Esse texto insere-se no contexto da Revolução Puritana, particularmente, no período republicano (1649-1658) conduzido por  Oliver Cromwell.  

Resposta da questão 14:
 Nos primeiros anos da Independência, o debate político se concentrou no problema da aprovação de uma Constituição. As desavenças entre Dom Pedro e a Assembleia giraram em torno do papel do Imperador, ou seja, das atribuições do Poder Executivo. Os constituintes queriam, por exemplo, que o imperador não tivesse o poder de dissolver a Câmara dos Deputados. Queriam também que ele não tivesse o poder do veto absoluto, isto é, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo Legislativo. Nesse sentido, era consenso a escolha da monarquia constitucional, como regime de governo, capaz de sustentar a união até então compartilhada por todos os constituintes de várias regiões do recente império. A carta outorgada de 1824 consolidou, no entanto, a centralização do poder político no Rio de Janeiro, sustentada especialmente pelas camadas de grandes comerciantes e traficantes de escravos. A concentração do poder na esfera do Executivo, ou seja, no Imperador e seus ministros, em detrimento do Poder Legislativo, reforçou o projeto centralizador.  

Resposta da questão 15:
 a) Revolução Puritana (1642-1649), Restauração dos Stuart (1660-1688) e Revolução Gloriosa (1688- 1689)

b) O objetivo da produção era o mercado interno, o trabalho era fundamentalmente livre, predominância da pequena e média propriedades, existência de produção manufatureira.  

Resposta da questão 16:
 A crise foi motivada basicamente pelos seguintes fatores que geravam a desconfiança dos brasileiros em relação a Dom Pedro I:
- o autoritarismo do imperador evidenciado na dissolução da Assembleia Constituinte em 1823, por discordar das limitações ao seu poder, presentes  no texto constitucional e a outorga da Constituição de 1824, na qual estabeleceu o poder Moderador que lhe conferia poderes para interferir no legislativo e no judiciário;
- a crise financeira pela qual passava seu governo, agravada com os gastos e a derrota na guerra contra a província Cisplatina;
- a estreita ligação do imperador com o partido português no Brasil;
- o interesse do imperador na sucessão do trono português após a morte de Dom João VI.  

Resposta da questão 17:
 a) A ascensão política da burguesia inglesa após a Revolução Gloriosa em 1688 que pôs fim à monarquia absolutista ao instituir a monarquia paralamentarista, submetendo a autiridade real ao parlamento liderado pela burguesia.

b) O acúmulo de capitais durante a fase mercantilista do capitalismo a partir da hegemonia exercida no comécio marítimo internacional, sobretudo após o Ato de Navegação de 1651, tanto pelo potencial da marinha mercante inglesa quanto pelo volume na exportação de manufaturas, além dos acordos comerciais estabelecidos com outras nações e a existência de um eficiente sistema financeiro, consolidado com a criação do Banco da Inglaterra em 1694.

c) A Revolução Agricola caracterizada pelos cercamentos, ao incorporar a atividade rural à produção em regime capitalista, provocou a ruína dos arrendatátios e pequenos proprietários de terras, que obrigados a abandonar o campo, transformaram-se em abundante exército de mão de obra para as indústrias.  

Resposta da questão 18:
 Dentre três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra, pode-se destacar:
- a existência de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em território inglês;
- a disponibilidade de mâo-de-obra nas áreas urbanas em decorrência do êxodo rural provocado pelos cercamentos;
- a disponibilidade de matérias-primas e mercados consumidores pelos ingleses, na América e na Ásia.  

Resposta da questão 19:
 a) Dois dentre os fatores:
- crescimento do desemprego
- diminuição dos salários dos trabalhadores
- concorrência das máquinas com o trabalho dos artesãos

b) Uma dentre as razões no plano social:
- surgimento do operariado
- início do processo de urbanização
- surgimento da burguesia industrial
- separação entre o trabalho e o capital

Uma dentre as razões no plano tecnológico:
- introdução do vapor como força-motriz
- substituição da força humana pela máquina
- aumento indefinido da capacidade de produção  

Resposta da questão 20:
 a) Enquanto os Tratados de 1810 entre Brasil e Inglaterra estabeleciam privilégios alfandegários à Inglaterra no comércio com o Brasil, a tarifa Alves Branco estabeleceu o protecionismo ao elevar em 60% as tarifas alfandegárias, criando condições para o desenvolvimento industrial.
b) A falta de apoio governamental aos projetos de industrialização em razão da sustentação política de Dom Pedro II pela aristocracia rural e a dificuldade de concorrência com os produtos ingleses no mercado brasileiro.  

Resposta da questão 21:
 A Criação das Assembleias Legislativas nas províncias e a criação da Regência Una com eleição pelo voto censitário com mandato de 4 anos, assemelham-se ao federalismo e presidencialismo que constituíam a organização política dos Estados Unidos. Daí, se falar em experiência republicana no Brasil, durante o Período Regencial.  

Resposta da questão 22:
 O período regencial foi conturbado por rebeliões de caráter separatistas como a Guerra dos Farrapos (RS) e Sabinada (Bahia), e rebeliões contrárias à marginalização social como a Cabanagem (Pará) e Balaiada (Maranhão).
As causas e a repressão a estas rebeliões, associadas às divergências de grupos políticos, revelam a crise econômica, política e social que marcaram o período.  

Resposta da questão 23:
 A burguesia, interessada em desenvolver o capitalismo, encontra no liberalismo a ideologia que melhor expressa esse interesse.  

Resposta da questão 24:
 a) A limitação do poder monárquico e o fortalecimento do parlamento.

b) O anti-absolutismo, o não-intervencionismo estatal, o constitucionalismo, o individualismo.

c) As vantagens da livre concorrência, do livre cambismo, da livre produção e a defesa da propriedade privada. 



Link para questões de outras disciplinas:  http://praticandoalinguaportuguesananet.blogspot.com.br/





 
-->




-->

Comentários

  1. é professor ta faltando o quadro na questão 1...

    ResponderExcluir
  2. Tô sentindo que esse quadro da primeira questão vai cair na prova *Hm

    ResponderExcluir
  3. ihi, Arão só pegando pesado nas provas .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.