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Oriente Médio e Palestina

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Revolução Russa e Primeira guerra - Questões discusivas com gabarito comentado










1.   A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)

a) Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.
b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.
  
2.   Este livro não pretende ser um libelo nem uma confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para aqueles que se deparam face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos pela guerra.

Erich Maria Remarque, Nada de novo no front. São Paulo: Abril, 1974 [1929], p.9.

Publicado originalmente em 1929, logo transformado em best seller mundial, o livro de Remarque é, em boa parte, autobiográfico, já que seu autor foi combatente do exército alemão na Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. Discuta a ideia transmitida por “uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos pela guerra”, considerando:
a) As formas tradicionais de realização de guerras internacionais, vigentes até 1914 e, a partir daí, modificadas.
b) A relação da guerra com a economia mundial, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX.
  
3.   Observe o mapa abaixo:




O mapa retrata a África partilhada por países europeus em um processo conhecido como imperialismo.
a) Analise as repercussões desse processo de desenvolvimento do capitalismo desde o final do século XIX.
b) Relacione os impactos desse processo sobre as origens da Primeira Grande Guerra Mundial.
  
4.   Existem épocas em que os acontecimentos concentrados num curto período de tempo são imediatamente vistos como históricos. A Revolução Francesa e 1917 foram ocasiões desse tipo, e também 1989. Aqueles que acreditavam que a Revolução Russa havia sido a porta para o futuro da história mundial estavam errados. E quando sua hora chegou, todos se deram conta disso. Nem mesmo os mais frios ideólogos da guerra fria esperavam a desintegração quase sem resistência verificada em 1989.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, “1989 – O que sobrou para os vitoriosos”. Folha de São Paulo, 12/11/1990, p. A-2.)

a) No contexto entre as duas guerras mundiais, quais seriam as razões para a Revolução Russa ter simbolizado uma porta para o futuro?
b) Identifique dois fatores que levaram à derrocada dos regimes socialistas da Europa após 1989.
  
5.   Discorra sobre a experiência socialista iniciada na Europa no período entre as duas Guerras Mundiais.
  
6.   A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.

(LUXEMBURGO, Rosa. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)

A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.
Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia.
  
7.   



A primeira imagem representa o sonho de construir repúblicas democráticas por toda Europa, em 1848. A marcha fraterna dos povos, cada qual com sua bandeira, simboliza os ideais nacionalistas em voga na primeira metade do século XIX. A segunda imagem retrata o Kaiser Guilherme II e caracteriza o nacionalismo exacerbado que alimentou todas as potências europeias entre 1890 e 1914, contribuindo para a eclosão da Primeira Grande Guerra.

Com base nessas imagens e em seus conhecimentos:

a) INDIQUE duas diferenças entre o nacionalismo que caracterizou a "Primavera dos Povos" e o que conduziu à Primeira Guerra.
b) CITE duas rivalidades nacionalistas que ocorreram em solo europeu e que exemplifiquem o nacionalismo exacerbado caracterizado na segunda imagem.
  
8.   "Como a Revolução Francesa, em fins do século XVIII e começo do século XIX, as Revoluções Russas que levaram à fundação da URSS modificaram a face do mundo. Para muitos deram início ao século XX. Seja qual for nossa opinião a respeito, é inegável que imprimiram sua marca a um século que só terminou com o desaparecimento dos resultados criados por elas".
            (REIS FILHO, Daniel Aarão. "As revoluções russas". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 37)

a) Identifique duas medidas adotadas pelos bolcheviques entre 1917 e a criação da União Soviética (1922).
b) Explique uma questão de ordem interna à União Soviética que contribuiu para o seu fim em 1991.
  
9. 

 
Nos cartazes acima, identificam-se elementos fundamentais para a consolidação do socialismo na Rússia durante o período stalinista (1927-1953).
Explique a importância do exército e do modelo de desenvolvimento industrial adotado para a chamada "segunda revolução russa", a partir de 1930.
  
10.   Alguns comunistas franceses encontravam conforto na ideia de que as atitudes de Stalin em relação aos opositores do regime político vigente na União Soviética eram tão justificadas pela necessidade quanto havia sido o Terror de 1793-1794, liderado por Robespierre. Talvez em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação entre Robespierre e Stalin não tenha sido feita.
            (Adaptado de Eric Hobsbawn. "Ecos da Marselhesa: dois séculos reveem a Revolução Francesa". São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 67-68.)

a) De acordo com o texto, o que permitiu aos comunistas a comparação entre os regimes de Robespierre e de Stalin?
b) Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético? 


 

Gabarito:  


Resposta da questão 1:
a) Quando do início da guerra, a Rússia era um país atrasado, absolutista, apoiado na autocracia czarista, e que procurava se desenvolver industrialmente, apoiado em capitais externos, notadamente ingleses e franceses. O envolvimento do país na guerra foi responsável pela ruína da economia, por desabastecimento e grande miséria, determinantes para as rebeliões de operários e deserções de soldados, que formaram a base do movimento revolucionário de 1917.

b) Pode-se considerar que os princípios revolucionários que nortearam a tomada do poder pelos bolcheviques, foram expostos por Lênin nas “Teses de Abril” e sintetizadas na frase “Paz, pão e terra”, que exigia a saída da guerra, a formação de um governo baseado nos sovietes que garantisse o abastecimento das cidades e a realização de uma reforma agrária.  

Resposta da questão 2:
 a) Antes da Primeira Guerra Mundial as batalhas eram caracterizadas por “guerras de movimento”, com o deslocamento de grande contingente humano, com armas pessoais e enfrentamentos “corpo-a-corpo” nos quais os indivíduos eram decisivos. Com o avanço da tecnologia bélica durante a Primeira Guerra Mundial, houve grande modificação nos conflitos, com a percepção de que as armas de destruição em massa é que determinavam as possibilidades de vitória, com a destruição da infraestrutura inimiga e não necessariamente com a eliminação do exército adversário.

b) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que tem forte relação ao momento vivido pelo capitalismo do final do século XIX e início do XX, pois um dos principais motivos geradores do conflito foi a disputa imperialista entre as nações europeias, envolvidas no neocolonialismo com o objetivo de explorarem matéria-prima, mão de obra barata e garantir mercado consumidor, instalando suas indústrias e ampliando o poderio econômico. Portanto foi a expansão do capitalismo em sua fase imperialista, com intensa disputava por territórios na África e Ásia que deu origem à Grande Guerra.  

Resposta da questão 3:
 a) A partilha da África levou ao fortalecimento das potências europeias, mais especialmente Inglaterra e França. O capitalismo entra em sua fase monopolista, aproveitando-se da disponibilidade de matérias-primas, mercados consumidores e mercados de trabalho provenientes das colônias africanas.

b) Para além de uma série de outros conflitos que acabaram por contribuir para a eclosão da Primeira Guerra Mundial destaca-se o clima de disputa em torno da partilha da África, bem como de sua expansão para a Ásia. A Alemanha, pouco beneficiada com a partilha de territórios e incomodada com a expansão inglesa, buscou se fortalecer estendendo sua área de influência à Europa central.

Comentário:

a) Pode-se considerar também que o capitalismo entra em uma fase imperialista, pois necessita de conquistas que não são apenas econômicas, de mercados, mas principalmente militares, com a utilização da força militar e a imposição de novos padrões culturais, religiosos e comportamentais, que envolvem um novo ritmo de consumo.

b) A Grande Guerra é entendida como uma disputa imperialista, que envolveu as grandes potências e arrastou países diretamente dependentes, como a Áustria e Rússia. A desigualdade da “partilha afro-asiática”, que limitou o desenvolvimento do capitalismo alemão e fortaleceu Inglaterra e França, foi determinante para o início do conflito.  

Resposta da questão 4:
 a) A Revolução Russa representou, no início do século, a possibilidade de construção de sociedades mais justas e igualitárias, de destruição de um modelo capitalista opressor e concentrador de riquezas e estimulou milhões de pessoas, principalmente trabalhadores e jovens, em diversos países do mundo, a uma luta política pela construção de um novo mundo.

b) O ano de 1989 tornou-se emblemático para a crise do socialismo, com a “queda do muro de Berlim”, símbolo da divisão do mundo em blocos antagônicos, que é a principal característica da Guerra Fria. A queda do muro apenas refletiu a crise do modelo soviético, estagnado há décadas, tanto que foi mais uma festa do que uma revolução. A crise do modelo soviético está associada à incapacidade da antiga URSS manter sua política de corrida armamentista que tentava acompanhar os Estados Unidos e pela debilidade de seu potencial industrial.  

Resposta da questão 5:
 Ao final da Primeira Guerra Mundial iniciou-se a experiência socialista na URSS. A Revolução de 1917 consolidou-se nos anos seguintes, ao final da Guerra Civil em 1921 e com a implementação de medidas de reordenamento econômico no país, com a NEP e posteriormente com os Planos Quinquenais. O movimento socialista conheceu grande expansão na Europa e na América, com o crescimento de partidos comunistas e socialistas em diversos países, mas que não chegaram ao poder.
Os Estados socialistas do Leste Europeu somente se formaram ao final da Segunda Guerra, portanto, não devem ser considerados na questão.  

Resposta da questão 6:
 A formação de sindicatos, partidos e soviets antecede a Guerra e a Revolução, dada as precárias condições econômicas e políticas da Rússia dos Czares. No entanto, a Grande Guerra serviu para agudizar as contradições e a pobreza e permitiu que se ampliasse a discussão política sobre os governantes da época e sobre as possibilidades de mudança. O Partido Bolchevique se opôs à guerra e a identificou como a grande responsável pela miséria dos trabalhadores, utilizando-a em sua propaganda política.  

Resposta da questão 7:
 a) O nacionalismo que aflorava nas revoluções de 1848 considerava a nação como comunidade que coexiste pacificamente e em condições paritárias com outras nações (Giuseppe Mazzini), ao passo que o nacionalismo que alimentou a Primeira Guerra defendia o expansionismo de uma potência sobre as outras, sobretudo sob a forma do imperialismo, entendido como legítima afirmação externa da supremacia nacional. Além disso, o nacionalismo da primeira metade do século XIX era de caráter liberal e até democrático, enquanto aquele beligerante da segunda metade do século foi uma reação contra a democracia parlamentar e contra os princípios do liberalismo clássico (daí a defesa generalizada do protecionismo econômico após 1873, bem como a exigência crescente da intervenção do Estado por parte da alta burguesia, para reprimir o movimento operário internamente e para apoiar a expansão imperialista externamente).

b) Como exemplos das rivalidades nacionalistas que eclodiram na Europa antes da Primeira Guerra, o candidato deverá citar dois dentre os abaixo relacionados:
     o revanchismo francês (movimento de cunho nacionalista-revanchista, que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha na Batalha de Sedan e recuperar a Alsácia e a Lorena então cedidas ao II Reich);
     o pan-germanismo alemão (pregava a reunificação de todos os povos germânicos da Europa central criando a Grande Alemanha);
o irredentismo italiano (doutrina que pregava a anexação daquelas regiões que por língua e cultura seriam italianas mas que estavam politicamente separada da Itália e submetidas à Áustria, como Trentino e Istria).  

Resposta da questão 8:
 a) O candidato poderá indicar, entre outras, as seguintes medidas: Instituição do Conselho de Comissários do Povo; proclamação dos Decretos: sobre a Terra (reforma agrária), Paz (armistício imediato e negociações para a retirada da Rússia da 1a Guerra), Controle Operário (estatização e direção operária das fábricas); Declaração dos Povos da Rússia (igualdade entre as nações russas e o direito de cada uma delas constituir um Estado nacional próprio); organização do Exército Vermelho para enfrentar os " exércitos brancos" na Guerra Civil (1918-1921); adoção do "comunismo de guerra" (apropriação de bens e terras; regulamentação da produção etc) durante a Guerra Civil; estabelecimento da NEP (Nova Política Econômica), com a permissão para o ingresso de capital estrangeiro e da atividade de pequenas e médias empresas privadas (1921).

b) O candidato poderá desenvolver, entre outros, os seguintes aspectos: a perda de capacidade da URSS de manter taxas crescentes de desenvolvimento econômico, especialmente, na virada para os anos 80; o esvaziamento do discurso igualitário desvelado, por exemplo, nas gritantes desigualdades que separavam os membros do Partido e do resto da população; o fracasso da perestroika (reestruturação), conjunto de iniciativas tentadas por Gorbachev para reeguer a economia da URSS; o êxito parcial da glasnot (transparência), com a afirmação de um ambiente de liberades e debates públicos acerca das grandes questões que envolviam a URSS e o chamado socialismo realmente existente; o acirramento das disputas entre reformistas (defensores de radicalizar a perestroika e a glasnot) e os conservadores (receosos de que se perdesse o controle sobre as mudanças); a emergência da questão nacional, ou seja, a luta de inúmeras repúblicas, até então abrigadas na URSS, por suas identidades, autonomia e, em muitos casos, independência.  

Resposta da questão 9:
 O uso da força foi fundamental para calar e expurgar qualquer tipo de oposição política e para consolidar e ampliar seu domínio multinacional e assim obter matérias-primas fundamentais para o projeto de industrialização do país.

O desenvolvimento industrial, com ênfase na indústria de base e bens de capital, provocou crescimento econômico soviético, permitindo ao Estado implantar uma série de benefícios sociais antes inexistentes na sociedade russa, criar milhões de empregos, principalmente na indústria e na burocracia estatal, além de garantir educação e saúde para a população.  

Resposta da questão 10:
 a) A necessidade de endurecimento do governo revolucionário de Robespierre foi justificada como uma resposta às ações dos contra-revolucionários, representados, no plano interno, por grupos políticos de oposição aos jacobinos e, no plano externo, por invasores estrangeiros temerosos do êxito da Revolução Francesa. Situação idêntica (inimigos internos e externos) enfrentaram os comunistas após o triunfo da Revolução de 1917.

b) O regime político soviético baseava-se na atuação dos sovietes (conselhos de trabalhadores), definindo-se como uma democracia popular, sob a direção do partido Comunista. Na prática porém, estabeleceu-se uma ditadura de partido único que adquiriu feições de um Estado totalitário.  

Aulas excelentes sobre os temas: 

                                                          1º Guerra




Revolução Russa








 
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