Pular para o conteúdo principal

Geografia no Enem - questões comentadas




Para não perder as novidades, inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1




1.   O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração do ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.
BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).


Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)
a) carência de matérias-primas.   
b) degradação da rede rodoviária.   
c) aumento do crescimento vegetativo.   
d) centralização do poder político.   
e) realocação da atividade industrial.   


Resposta:

[E]

No Brasil, o processo de urbanização no século XX foi estimulado pela industrialização, o que provocou o surgimento de metrópoles e grandes regiões metropolitanas como São Paulo. Porém, nas últimas décadas, o ritmo de crescimento das grandes cidades foi reduzido. Um dos fatores que explicam o fenômeno é a descentralização da indústria para pequenas e médias cidades do interior dos estados atraídas por incentivos fiscais, transportes modernos e mão de obra barata. Assim, cidades de porte médio apresentam um ritmo de crescimento mais elevado.



  
2.   O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).


A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
a) expansão da fronteira agrícola.   
b) remoção de populações nativas.   
c) superação da condição de pobreza.   
d) valorização de identidades coletivas.   
e) implantação de modernos projetos agroindustriais.   


Resposta:

[D]

O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia permite consolidar e ampliar o conhecimento das comunidades tradicionais (indígenas, extrativistas e ribeirinhos) sobre os seus territórios com o acesso a tecnologias modernas como os sistemas geográficos de informação (informática integrando GPS, sensoriamento remoto e cartografia). Assim, valoriza as identidades culturais locais e amplia a capacidade de resistência a fatores externos que ameaçam as comunidades como o avanço da fronteira agrícola.



  
3.   A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes. DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.


No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:
a) Orientação política de governos locais.   
b) Composição religiosa de povos originais.   
c) Tamanho desigual dos espaços ocupados.   
d) Distribuição etária dos habitantes do território.   
e) Grau de modernização de atividades econômicas.   


Resposta:

[E]

Como mencionado corretamente na alternativa [E], a urbanização é diferenciada entre os continentes dentre outros fatores em razão do grau de modernização das atividades econômicas, que absorve ou libera a mão de obra no campo. Estão incorretas as alternativas seguintes porque a diferença da urbanização entre os países não decorre de orientação de governos locais, questão religiosa, tamanho dos países ou composição etária da população.



  
4.   Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente.

SILVA FILHO. A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE. 2001 (adaptado).


Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a
a) melhoria da qualidade da produção industrial.   
b) redução da oferta de emprego nas zonas rurais.   
c) permissão ao trabalhador para controlar seus próprios horários.   
d) diminuição das exigências de esforço no trabalho com máquinas.   
e) ampliação do período disponível para a jornada de trabalho.   


Resposta da questão 4:

[E]

Ao longo da história, o avanço tecnológico com as sucessivas técnicas de iluminação noturna permitiu a “colonização da noite” para as atividades sociais e produtivas. Este processo foi concomitante ao desenvolvimento do capitalismo, permitindo utilizar cada vez mais o período noturno para o trabalho humano e, evidentemente para ampliar a produção.



  
5.   Não acho que seja possível identificar apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito.
São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).


Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a
a) criação de uniões aduaneiras.   
b) difusão de padrões culturais.   
c) melhoria na infraestrutura de transportes.   
d) supressão das barreiras para comercialização.   
e) organização de regras nas relações internacionais.   


Resposta:

[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], o fator essencial para a organização do sistema produtivo global é o desenvolvimento e melhoria de infraestrutura de transportes e telecomunicações integrando o espaço mundial. Estão incorretas as alternativas seguintes porque indicam mecanismos de caráter econômico, quando o texto sugere que a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos.



  
6.   Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova Iorque para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educador, 1994 (adaptado).


A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
a) linhas de montagem e formação de estoques.   
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.   
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.   
d) organização em rede e tecnologia da informação.   
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.   


Resposta:

[D]

A produção globalizada, típica da Terceira Revolução Industrial, utiliza a tecnologia da informação (telecomunicações e informática) e os transportes, permitindo uma organização em rede no sistema produtivo. Assim, as empresas aproveitam vantagens comparativas em vários países com o objetivo de conseguir maior lucratividade.



  
7.   No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).


Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.   
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.   
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.   
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.   
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.   


Resposta:

[E]

Com o processo de globalização, a difusão geográfica das novas tecnologias permitiu a modernização das linhas de produção nas indústrias. O avanço da automação industrial aumentou a produtividade e lucro das empresas. Entretanto, causou consequências perversas como o crescimento do desemprego estrutural, isto é, o provocado pela modernização tecnológica.



  
8.   O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).


No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
a) desestatização da economia.   
b) instauração de um partido único.   
c) manutenção da livre concorrência.   
d) formação de sindicatos trabalhistas.   
e) extinção gradual das classes sociais.   


Resposta:

[E]

A China é um país socialista que realizou uma abertura para o capitalismo a partir do final de década de 1970, permitindo inclusive a entrada de capital estrangeiro e empresas transnacionais. A abertura permitiu um alto crescimento da economia e redução da pobreza, embora tenha aumentado à desigualdade social, efeito que contraria uma das teses socialistas fundamentais.



  
9.   As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.


No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de
a) submersão de terras habitadas, decorrente da elevação do nível do mar.   
b) ocorrência de tsunamis, derivada de mudanças no eixo de rotação do planeta.   
c) erupções vulcânicas frequentes, visto que estão assentados sobre o Círculo do Fogo.   
d) terremotos com magnitude extrema, devido à proximidade de bordas de placas tectônicas.   
e) furacões de grande intensidade, em função de redução da temperatura média do Oceano Pacífico.   


Resposta:

[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a preocupação em remover a população de Kiribati é decorrência da perspectiva de que, com o aumento da temperatura média da Terra – aquecimento global – haja elevação do nível do mar, e consequentemente, a submersão de ilhas como Kiribati. Estão incorretas as alternativas seguintes porque tsunamis, vulcões, terremotos ou furacões resultariam em uma retirada provisória da população da ilha e não permanente como indica o texto.



  
10.   O acúmulo gradual de sais nas camadas superiores do solo, um processo chamado salinização, retarda o crescimento das safras, diminui a produção das culturas e, consequentemente, mata as plantas e arruína o solo. A salinização mais grave ocorre na Ásia, em especial na China, na Índia e no Paquistão.
MILLER, G. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson, 2007.


O fenômeno descrito no texto representa um grande impacto ambiental em áreas agrícolas e tem como causa direta o(a)
a) rotação de cultivos.   
b) associação de culturas.   
c) plantio em curvas de nível.   
d) manipulação genética das plantas.   
e) instalação de sistemas de irrigação.   


Resposta:

[E]

Como mencionado corretamente na alternativa [E], a salinização decorre do processo inadequado de irrigação, porque a água da irrigação é o principal meio de aporte de sais ao solo que acumulados com o passar do tempo, tornam inviável a produção agrícola. Estão incorretas as alternativas seguintes porque indicam praticas de conservação do solo sem resultar em salinização.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca