Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Guerra Fria no CESPE - Questões comentadas


Obs: Para não perder as novidades, inscreva-se no nosso canal no Youtube.
História em gotas. Uma infinidade de questões comentadas por mim, sempre nos comentários dos vídeos: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw









Considerando o panorama mundial do pós-Segunda Guerra, julgue os itens seguintes.
1-      (     ) Presença marcante nas duas guerras mundiais do século XX, W. Churchill notabilizou-se pelo esforço de aproximar Truman (EUA) e Stalin (URSS) no pás-1945, cruzada que levou o líder britânico a ser laureado, nos anos 1950, com o Prêmio Nobel da Paz. "


Resposta:

Errada!!!
Parte da afirmativa está correta. Churchill participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, desempenhando importante papel na Luta na região balcânica. Em substituição a Chamberlain, Churchill assumiu como premier britânico, sendo um dos principais protagonistas da vitória aliada e protagonizado uma relação cordial com o Stálin. No entanto, o estadista” foi reconhecido com o Nobel de literatura e não o da Paz, conforme a afirmativa do item.




2-Considerando o panorama mundial do pós-Segunda Guerra, julgue os itens seguintes.     

                 (      )  A Crise dos sseis, em 1962, trouxe para o continente americano toda a carga de dramaticidade que envolvia o sistema bipolar do Pós-Segunda Guerra. As tensas negociações secretas, a URSS concordou em retirar os armamentos instalados em Cuba ante o compromisso norte-americano de não mais investir na derrubada do regime cubano.


  Resposta!!!!

CERTA!!!!

Podemos afirmar sem medo, que o momento em que a guerra fria atingiu a continente americano com mais ímpeto foi durante a Crise dos mísseis. A guinada da ilha cubana em direção oposta ao ocidente era resultado, em parte, a sua inviabilidade econômica a partir do embargo americano ao açúcar cubano. À essa situação inicial, somou-se o episódio da Bahia dos porcos, na qual exilados antirrevolucionários, com apoio logístico dos EUA, tentam invadir o território cubano em 1961. Embora vitoriosos, os cubanos castristas, desconfiados de que uma nova invasão era inevitável, selou de vez a busca por alianças sólidas com a URSS. A União soviética, aproveitando a situação, instala mísseis com capacidade nuclear na Ilha, iniciando, após a descoberta, treze dias de tensões entre Kennedy e Krutshev. As negociações tensas finalizam com um acordo à revelia de Fidel. A soberania cubana é reconhecida pelos EUA, além da retirada de mísseis americanos na Turquia, em troca os mísseis instalados em cuba pelos soviéticos são retirados também.


3-  (     )  Sistemas militares da Guerra Fria, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia surgiram quase que simultaneamente e, no caso do último, a força coercitiva de Moscou garantiu a presença de todos os países comunistas europeus.


3: Errada.

Os dois sistemas militares descritos surgem em momentos distintos. O Contexto da criação da Otan ( 1949 ) é o da doutrina Trumman, lançada em 1947, que viabilizou também o Plano Marshall (econômico) e Tratado interamericano de assistência Recíproca –TIAR(1947), acordo defensivo. Na necessidade de desmobilizar tropas americanas na Europa, os EUA viabilizam a OTAN, garantindo tropas europeias na segurança do ocidente europeu. Esse contexto ainda faz parte dos governos Truman (EUA) e Stálin (URSS).  Quando consideramos O Pacto de Varsóvia (URSS-1955), assim como a OTASE (Organização do tratado do Sudeste asiático-1954), temos que considerar uma nova conjuntura, representada por relativas mudanças nas relações entre as duas superpotências. Tais mudanças, em grande parte, podem ser evidenciadas a partir de 1953 quando Dwight D. Eisenhower assume a presidência americana, e Krutshev torna-se o Primeiro secretário do PC soviético. Iniciava-se, aquilo que a historiografia denomina “coexistência pacífica””.
Mas ainda há outro erro no item!! Qual, professor Arão Alves?
Elementar, minhas queridas e meus queridos quartos secretários!!
Nem todos os países comunistas aderiram ao pacto de Varsóvia!!!
Afinal, o fato de a “desnazificação ” da Iugoslávia ter ocorrido de forma relativamente autônoma, alçou o General Tito a presidência do país comunista, mas guardando considerável autonomia em relação a Moscou. Em 1948, Tito rompe com a URSS, em 1955, não adere ao Pacto de Varsóvia. Lembre-se que o espírito de autonomia estava em alta nesse momento. Não é por acaso, que no mesmo ano de formação do Pacto de Varsóvia, acontece a Conferência de Bandung (conferência dos não alinhados).

Bons estudos!!!

Obs: Para não perder as novidades, inscreva-se no nosso canal no Youtube.
História em gotas. Uma infinidade de questões comentadas por mim, sempre nos comentários dos vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados