Pular para o conteúdo principal

Guerra Fria no CESPE - Questões comentadas


Obs: Para não perder as novidades, inscreva-se no nosso canal no Youtube.
História em gotas. Uma infinidade de questões comentadas por mim, sempre nos comentários dos vídeos: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw









Considerando o panorama mundial do pós-Segunda Guerra, julgue os itens seguintes.
1-      (     ) Presença marcante nas duas guerras mundiais do século XX, W. Churchill notabilizou-se pelo esforço de aproximar Truman (EUA) e Stalin (URSS) no pás-1945, cruzada que levou o líder britânico a ser laureado, nos anos 1950, com o Prêmio Nobel da Paz. "


Resposta:

Errada!!!
Parte da afirmativa está correta. Churchill participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, desempenhando importante papel na Luta na região balcânica. Em substituição a Chamberlain, Churchill assumiu como premier britânico, sendo um dos principais protagonistas da vitória aliada e protagonizado uma relação cordial com o Stálin. No entanto, o estadista” foi reconhecido com o Nobel de literatura e não o da Paz, conforme a afirmativa do item.




2-Considerando o panorama mundial do pós-Segunda Guerra, julgue os itens seguintes.     

                 (      )  A Crise dos sseis, em 1962, trouxe para o continente americano toda a carga de dramaticidade que envolvia o sistema bipolar do Pós-Segunda Guerra. As tensas negociações secretas, a URSS concordou em retirar os armamentos instalados em Cuba ante o compromisso norte-americano de não mais investir na derrubada do regime cubano.


  Resposta!!!!

CERTA!!!!

Podemos afirmar sem medo, que o momento em que a guerra fria atingiu a continente americano com mais ímpeto foi durante a Crise dos mísseis. A guinada da ilha cubana em direção oposta ao ocidente era resultado, em parte, a sua inviabilidade econômica a partir do embargo americano ao açúcar cubano. À essa situação inicial, somou-se o episódio da Bahia dos porcos, na qual exilados antirrevolucionários, com apoio logístico dos EUA, tentam invadir o território cubano em 1961. Embora vitoriosos, os cubanos castristas, desconfiados de que uma nova invasão era inevitável, selou de vez a busca por alianças sólidas com a URSS. A União soviética, aproveitando a situação, instala mísseis com capacidade nuclear na Ilha, iniciando, após a descoberta, treze dias de tensões entre Kennedy e Krutshev. As negociações tensas finalizam com um acordo à revelia de Fidel. A soberania cubana é reconhecida pelos EUA, além da retirada de mísseis americanos na Turquia, em troca os mísseis instalados em cuba pelos soviéticos são retirados também.


3-  (     )  Sistemas militares da Guerra Fria, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia surgiram quase que simultaneamente e, no caso do último, a força coercitiva de Moscou garantiu a presença de todos os países comunistas europeus.


3: Errada.

Os dois sistemas militares descritos surgem em momentos distintos. O Contexto da criação da Otan ( 1949 ) é o da doutrina Trumman, lançada em 1947, que viabilizou também o Plano Marshall (econômico) e Tratado interamericano de assistência Recíproca –TIAR(1947), acordo defensivo. Na necessidade de desmobilizar tropas americanas na Europa, os EUA viabilizam a OTAN, garantindo tropas europeias na segurança do ocidente europeu. Esse contexto ainda faz parte dos governos Truman (EUA) e Stálin (URSS).  Quando consideramos O Pacto de Varsóvia (URSS-1955), assim como a OTASE (Organização do tratado do Sudeste asiático-1954), temos que considerar uma nova conjuntura, representada por relativas mudanças nas relações entre as duas superpotências. Tais mudanças, em grande parte, podem ser evidenciadas a partir de 1953 quando Dwight D. Eisenhower assume a presidência americana, e Krutshev torna-se o Primeiro secretário do PC soviético. Iniciava-se, aquilo que a historiografia denomina “coexistência pacífica””.
Mas ainda há outro erro no item!! Qual, professor Arão Alves?
Elementar, minhas queridas e meus queridos quartos secretários!!
Nem todos os países comunistas aderiram ao pacto de Varsóvia!!!
Afinal, o fato de a “desnazificação ” da Iugoslávia ter ocorrido de forma relativamente autônoma, alçou o General Tito a presidência do país comunista, mas guardando considerável autonomia em relação a Moscou. Em 1948, Tito rompe com a URSS, em 1955, não adere ao Pacto de Varsóvia. Lembre-se que o espírito de autonomia estava em alta nesse momento. Não é por acaso, que no mesmo ano de formação do Pacto de Varsóvia, acontece a Conferência de Bandung (conferência dos não alinhados).

Bons estudos!!!

Obs: Para não perder as novidades, inscreva-se no nosso canal no Youtube.
História em gotas. Uma infinidade de questões comentadas por mim, sempre nos comentários dos vídeos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.