Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Questões CESPE com gabarito comentado - terceira semana



Para manter-se atualizado inscreva-se no canal. Vídeo novo todo sábado as 18:00 horas

https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos


1-Iniciada nas últimas décadas do século XVIII, na Inglaterra, a Revolução Industrial é um processo que se prolonga no tempo. A partir de meados do século XIX, ela conheceu novo e extraordinário impulso, etapa normalmente definida como Segunda Revolução Industrial. Esse período é assinalado pela difusão do uso do aço, da eletricidade e do petróleo, entre outras inovações. Com referência a esse período da moderna industrialização, julgue (ou E) o próximo item.
O processo industrial expandiu-se para os diferentes continentes e, simultaneamente, o sistema financeiro internacionalizou-se.

(      ) CERTO                                             (    ) ERRADO

A afirmativa está errada!!!
Mesmo nessa segunda RI, a industrialização ficou restrita, em grande parte, à Europa. As exceções são EUA (continente americano) e Japão (Ásia).  Quando consideramos os investimentos do período, é evidente que a maior parte dos recursos financeiros foram investidos no próprio continente europeu, a despeito do Imperialismo afro-asiático. Um outro ponto que poderia ajudar na resolução da questão, relaciona-se a nossa querida língua portuguesa. ...Os diferentes continentes.... Considerando o artigo, deveríamos considerar que a revolução se expandiu para todos os continentes que eram diferentes...

2-O crash da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o sinal do que ocorreria nos próximos anos: uma crise econômica sem precedentes, na qual falências, desemprego e falta de perspectivas se somaram para configurar um cenário socialmente dramático. A eleição do democrata Franklin D. Roosevelt desalojou os republicanos do poder e inaugurou uma nova era para os EUA. Relativamente à política de Roosevelt para enfrentar a referida crise, julgue (C ou E) o item seguinte.
Foram criados subsídios à indústria, com a finalidade de reduzir a pressão inflacionária sobre a população e garantir a continuidade do emprego nas linhas de produção.

(    ) CERTO                                               (      ) ERRADO

A afirmativa não se sustenta. A Crise de 1929 foi marcada por supervalorização da moeda, logo as medidas tomadas foram, direta ou indiretamente, para desvalorizar a moeda. Em outras palavras, a crise foi deflacionária e não inflacionária. Exemplo disso foram os subsídios agrícolas que tinham como objetivo conter a produção e não estimulá-la.


3- O insucesso da política nacionalista árabe de Gamal Abdel Nasser, em parte, pode ser atribuída a ferrenha oposição de seu sucessor, Anwar Sadat. 
Errada. Sadat não era opositor da política externa nasseriana. O golpe de 1952, que levou Nasser ao poder, teve em Sadat um importante colaborador.

4- A dificuldades política enfrentada por Rodrigues Alves, ao longo de seu governo, foi amenizada pela valorização de nossa moeda, situação que beneficiava o preço do café, nosso principal produto de exportação.
(      ) CERTA                                                        (     ) ERRADA


Errada!!! Durante o governo de Rodrigues Alves houve realmente valorização monetária, no entanto, essa valorização cambial era nociva ao preço do café e gerava insatisfação por parte dos cafeicultores.


Para não perder as novidades, inscreva-se no canal:






Blog do UERJ em gotas: http://uerjemgotas.blogspot.com.br/

Blog repleto de questões com gabarito comentado: http://araoalves.blogspot.com.br/

Facebook do professor Arão Alves: https://www.facebook.com/araoar

Instagram: https://www.instagram.com/alves.arao/...

Twitter: https://www.facebook.com/l.php?u=http...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados