Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Questões CESPE Comentadas



Para manter-se atualizado, inscreva-se no meu canal:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos



Julgue como  (C) certo ou (E) errado as afirmativas seguintes:

1-A despeito do 7 de abril e da assunção dos brasileiros ao poder, os privilégios das nações europeias são mantidos na política externa do Império brasileiro. Tal posicionamento resulta no afastamento cada vez mais intenso da ex colônia portuguesa em relação em relação aos seus vizinhos latino-americanos.


(    ) CERTO                                                 (     ) ERRADO


2- A Derrota da URSS na crise de Berlim, adiou, por duas décadas,  qualquer possibilidade de os soviéticos alcançarem  equilíbrio de forças  no contexto da Guerra Fria. Tal situação só começaria a ser revertida após as imposições resultantes da crise dos mísseis.


(     ) CERTO                                               (      ) ERRADO



3- Mesmo em um contexto de Guerra Fria, o presidente republicano, Dwight Eisenhower, apoiou a criação da Agência Internacional de energia atômica no ano de 1956.


(    ) CERTO                                                (     ) ERRADO


4- A história das Relações  do Brasil com os EUA passam por diferentes momentos ao longo do século XX. A década de 1990 foi profícua nessa relação. A despeito da existência de rugas, principalmente na seara comercial, ambos os países se esforçavam na busca por uma agenda bilateral positiva.

(    ) CERTO                                               (      ) ERRADO



1- ERRADO - O fracasso do Congresso do Panamá não representou o ocaso definitivo da possibilidade de coordenação entre os estados da América Latina. Mesmo, na maior parte dos casos, tendo sido mal sucedidas, as tentativa de coordenação latino-americana podem ser evidenciadss em conferências como as de Lima, Santiago e Washington.

2- ERRADA. Afirmativa "transloucada". Por mais que a URSS tenha recuado em seu posicionamento na crise de Berlim, o ano de 1949 já aponta para a ideia de equilíbrio. Note que nesse ano a URSS faz o seu teste atômico, retirando dos EUA a vantagem que eles possuíam desde 1945. Também em 1949, a revolução chinesa contribui mais uma vez para a recuperação soviética e colabora para uma equalização equitativa de forças.

3- CERTO - A primeira metade da década de 1950, foi palco de uma acelerada corrida armamentista. A tecnologia nuclear era fato, a cooperação entre países de diferentes blocos acontecia a olhos vistos. É nesse contexto que é criada a AIEA, cujo objetivo era o de promover o uso pacífico da tecnologia nuclear. Esse controle era de interesse do governo de Eisenhower, recebendo,por isso, seu apoio.

4- CERTO - Mesmo considerando as hesitações brasileiras em adotar uma agenda mais profundamente comprometida com o consenso de Washington, Mônica Hirst define a relação bilateral  Brasil-EUA na década de 1990 como um período de ajustamento. A redemocratização permitia ao Brasil aprofundar  positivamente sua atuação em áreas como Direitos humanos,  meio ambiente e não proliferação.


Bons estudos,

Professor Arão Alves.

Blog do UERJ em gotas: http://uerjemgotas.blogspot.com.br/

Blog repleto de questões com gabarito comentado: http://araoalves.blogspot.com.br/

Facebook do professor Arão Alves: https://www.facebook.com/araoar

Instagram: https://www.instagram.com/alves.arao/...

Twitter: https://www.facebook.com/l.php?u=http









Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados