Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Congresso de Viena, Concerto Europeu e a Crise do Sistema de Metternich


#CongressodeViena e o #Concertoeuropeu é um daqueles temas de História mundial que não podemos deixar de conhecer. O Sistema de Metternich e sua crise é assunto indispensável para a compreensão do século XIX, assim como no entendimento das tensões que levariam a Europa e o mundo à Primeira Grande Guerra mundial.





A respeito da ordem internacional decorrente do Congresso de Viena, encerrado em 1815, assinale a opção correta.
      (A)  A partir de 1815, a ordem internacional, uma espécie de condomínio de poder pautado pela força, favoreceu o equilíbrio e a estabilidade no continente europeu ao longo do século XIX.
     (B)    Entre 1815 e 1848, embora divergissem em determinados aspectos relacionados à ordem, as grandes potências europeias, fazendo uso do direito de intervenção coletiva, agiram em concerto, do que decorre a expressão Concerto de Viena.
   (C)   A Ordem de Viena definiu um arranjo de poder com dois eixos claramente delimitados: o formado por Inglaterra e Prússia, consideradas potências liberais, e o constituído por Áustria, França e Rússia, consideradas potências conservadoras.
    ( D) O princípio geral do equilíbrio entre as potências europeias valia tanto para a geopolítica quanto para a esfera econômica do continente.
     (E)   Uma das principais características da ordem que se construiu a partir de 1815 e perdurou até o final do século XIX foi a ausência de guerras entre as grandes potências europeias.


Gabarito letra B
Ao longo da aula, fica evidente que a parte da estabilidade não pode ser vista de forma absoluta. O próprio Kissinger tem cuidado e trata a estabilidade do concerto de forma relativa.
 





1.   A Santa Aliança, coalizão entre Rússia, Prússia e Áustria, criada em setembro de 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, tinha por objetivo político
a) promover e proteger os ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.   
b) impedir as intenções recolonizadoras dos países ibéricos e apoiar as independências dos países latino-americanos.   
c) lutar contra a expansão do absolutismo monárquico e a influência do papado em todos os países europeus.   
d) combater e prevenir a expansão dos ideais republicanos e revolucionários franceses em toda a Europa.   
e) apoiar o retorno de Napoleão ao governo francês e garantir o equilíbrio entre as potências europeias.   


Resposta:

[D]

A Santa Aliança pretendia restaurar os ideais absolutistas na Europa, freando a difusão dos ideais republicanos franceses.



  
2.   “Aproximamo-nos do segundo centenário do Congresso de Viena, quando, depois da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas, delegações de praticamente todos os estados europeus então se aproximaram para participar dessa cúpula histórica entre setembro de 1814 e junho de 1815, na cidade de Viena”.

Fonte: Associação dos Historiadores Latino-Americanos e do Caribe – ADHILAC. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2014. (Adaptado e traduzido do espanhol)


Explique a função do Congresso de Viena no processo de reorganização dos países europeus após a derrota de Napoleão Bonaparte.


Resposta:

Após a Era Napoleônica, o mapa político europeu estava completamente alterado. As grandes potências absolutistas trataram de reorganizar os governos europeus no Congresso de Viena. Preocupando-se, principalmente, em garantir a permanência dos reis absolutistas no poder, Rússia, Prússia, Inglaterra, Áustria e França discutiram a resolução das questões de fronteiras e a legitimidade dos governos que reassumiram as Monarquias após a derrota napoleônica.



2 comentários:

  1. Excelente, Professor! Gosto muito de suas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me pela demora em responder. Muito obrigado, fico feliz que tenhas gostado.

    ResponderExcluir

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados