Google+ Followers

sábado, 16 de julho de 2016

Turquia, Síria e Irã



Grupo de estudo para provas específicas: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/´




1.   A Primavera Árabe, onda de movimentos populares contra ditadores no Oriente Médio e no norte da África, mudou o mapa de alianças, apoios e rixas na região.
Associe os países, listados na Coluna A, às informações sobre eles fornecidas, na Coluna B.

COLUNA A

1. Turquia
2. Síria
3. Irã

COLUNA B

(     ) A ditadura de Bashar al-Assad, um alauíta (corrente xiita), está ameaçada por protestos organizados em grande parte por sunitas, maioria no país. A repressão brutal levou o exilado Hamas a apoiar os manifestantes.
(     ) O governo de Teerã vem conseguindo sufocar as pressões populares. Com o intuito de destruir Israel, os aiatolás xiitas financiam até o Hamas. Seu avançado programa nuclear pode ser alvo de um ataque militar israelense.
(     ) Berço do Império Otomano, voltou a ter relevância na região, graças à economia forte e à ativa diplomacia do Premiê Recep Erdogan. Apoiou os novos governos do norte da África e tem ajudado os rebeldes contra al-Assad.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 2   
b) 2 – 1 – 3   
c) 1 – 2 – 3   
d) 3 – 2 – 1   
e) 2 – 3 – 1   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [E]

A Síria (2) atravessa uma guerra civil entre o governo autoritário de Bachar Al Assad (oriundo da minoria alauíta) e rebeldes (em sua maioria oriundos da maioria sunita e integrantes do ELS – Exército Livre da Síria) da Primavera Árabe que lutam por democracia.
O Irã (3) é um país teocrático, ou seja, a região influencia a política. A maioria da população é muçulmana xiita e o país apresenta um polêmico programa nuclear, que para o governo do país tem finalidade pacífica, mas que para os inimigos geopolíticos (EUA, Israel e algumas nações europeias) apresenta objetivos bélicos.
A Turquia (3) é um país emergente que teve expressivo desempenho econômico a partir da década de 2000, apresenta maioria muçulmana sunita e é um país laico. Com a rejeição de parte da Europa a sua entrada na União Europeia, a Turquia tem se aproximado cada vez mais dos países do Oriente Médio e de outras nações emergentes.  




Aula  sobre as origens da da questão palestina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados