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Questões Recentes de Sociologia - Questões discursivas com gabarito comentado


Grupo de estudo para questões específicas: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/




1.   As universidades da Europa, EUA e América Latina foram tomadas por movimentos estudantis na década de 1960. A figura a seguir mostra um desses movimentos.



a) Considerando as informações fornecidas, identifique e descreva um elemento da imagem que caracterize os movimentos estudantis naquele período.
b) Discorra sobre um exemplo de movimento de contestação estudantil ocorrido no Brasil.


Resposta:

a) A década de 60, chamada de “Década da Rebeldia”, foi caracterizada por uma efervescência cultural e política a nível mundial. Estão surgindo novos sujeitos históricos em busca de espaço e liberdade. Tratam-se dos movimentos feministas e estudantis principalmente. O movimento estudantil na década de 60 utilizava as passeatas como forma peculiar de luta conforme o cartaz “Free Speech”, revelando o clamor por liberdade de expressão; a bandeira americana, ostentada como símbolo da luta pelos direitos civis; a participação política dos estudantes, que indica o desejo de mudança da sociedade, a universidade sendo usada como espaço de luta política. Etc.

b) No Brasil no contexto da Ditadura Militar, 1964-1985, os estudantes vinculados a UNE realizaram diversas manifestações contrárias à truculência do regime militar. A passeata dos 100 mil realizada em 1968 contra a morte do estudante Edson Luís, a prisão dos estudantes no congresso da UNE ocorrido em Ibiúna (São Paulo), os conflitos entre os estudantes da Mackenzie e da USP em São Paulo, entre outros. Mais recentemente a luta dos estudantes pelo passe livre.



  
2.   Frequentemente se diz que a teoria marxista corresponde a um materialismo histórico. O que significa afirmar que Marx era um materialista? Justifique sua resposta.




Resposta:

Materialismo corresponde à noção epistemológica que afirma que a sociedade existe somente a partir das relações materiais. Marx é materialista porque extrai das relações de trabalho a existência do social. Segundo ele, a sociedade só existe a partir das relações materiais de produção.



  
3.  


Na obra As regras do método sociológico, Émile Durkheim estabelece sua metodologia de análise e define o fato social como objeto de estudo da sociologia, ressaltando o papel dessa ciência na sociedade contemporânea e na relação entre indivíduo e sociedade. Em um trecho da obra, lê-se:

Não estou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem a empregar as mesmas moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira. Minha tentativa fracassaria lamentavelmente, se procurasse escapar dessa necessidade. Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável. Mesmo quando posso realmente me libertar dessas regras e violá-las com sucesso, vejo-me sempre obrigado a lutar contra elas.

(DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. 5.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. p.3.)

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o método sociológico, responda aos itens a seguir.

a) Quais características definem o “fato social”?
Qual delas é preponderante no trecho selecionado?
b) Segundo Durkheim, explique consciência coletiva e consciência individual.


Resposta:

a) Características do fato social: generalidade, coercitividade e exterioridade. O que prepondera no trecho é a coercitividade.

b) “Consciência coletiva” é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema com vida própria, que exerce uma força coercitiva sobre os seus membros.
“Consciência individual” é o que cada pessoa tem de particular e que faz com que um indivíduo seja diferente dos demais; encontra-se submetida à consciência coletiva.



  
4.   O que configura um linchamento?


É uma forma de punição coletiva contra alguém que desenvolveu uma forma de comportamento antissocial. O antissocial varia de momento para momento e de grupo para grupo. Na França, ter traído a pátria era um motivo para linchar. No caso da Itália, aconteceu o mesmo. No Brasil, é o fato de não termos justiça, pelo menos na percepção das pessoas comuns.

Estadão Online. 17 fev. 2008. Adaptado. Disponível em: Acesso em 24 fev. 2014.


A partir da abordagem sociológica de Émile Durkheim, responda: os linchamentos podem ser considerados um fato social? Explique e justifique sua resposta.


Resposta:

Sim. Para que um fenômeno seja considerado um fato social, é necessário que seja geral, exterior aos indivíduos e que exerça coerção sobre eles. Os linchamentos mobilizam uma consciência coletiva compartilhada pelos indivíduos da sociedade, existem independentemente de uma disposição agressiva dos indivíduos e compele os mesmos a agredirem, coletivamente, o indivíduo antissocial. Ou seja, é claramente um exemplo de comportamento social, independente dos indivíduos.



  
5.  

Projeções das Nações Unidas indicam dois cenários com taxas de crescimento da população mundial distintos. Um deles estima que a taxa de crescimento será elevada e levará o mundo a ter 25 bilhões de pessoas em 2150. O segundo cenário aponta uma taxa de crescimento mais baixa, estimando a população em 10,8 bilhões de pessoas em 2150. Explique quais seriam as consequências ambientais em cada um desses dois cenários traçados pelas Nações Unidas.


Resposta:

Em um mundo com 25 bilhões de pessoas, a grande questão se torna o padrão de consumo e a alimentação das pessoas. Será impossível produzir alimentos em quantidade suficiente se mantido o modelo agropecuário atual. Além disso, o capitalismo se mostrará insustentável devido à escassez de recursos naturais para a sua expansão. Já o segundo cenário talvez carregue outro problema: o envelhecimento da população, devido à baixa taxa de natalidade. Assim, o problema poderá ser o de como garantir a produção e a qualidade de vida com uma população economicamente ativa relativamente baixa e um sistema econômico que tende a esgotar os recursos naturais do planeta.



  
6.  



Giddens trata das dificuldades enfrentadas pelos Estados para administrar problemas como os ambientais, os efeitos das migrações internacionais e a disseminação de doenças como a AIDS. Discuta os efeitos da globalização sobre o papel do Estado nas sociedades contemporâneas. 


Resposta:

A globalização favoreceu a produção e circulação de bens, mercadorias, dinheiro, informações e pessoas ao redor do mundo. Nesse contexto, o grande desafio dos Estados é administrar essas mudanças, na medida em que eles possuem uma limitação de origem: a administração territorial. Ou seja, os Estados precisam lidar com problemas que ultrapassam seu raio de ação, devendo buscar novos modelos de governança global, com a ajuda de novas instituições regulatórias (como ONU, OMC, entre outras), para a resolução de problemas mundiais e que, de alguma maneira, afetam todos os Estados.



  
7.  


A bandeira do Brasil é mundialmente famosa pela sua frase: Ordem e Progresso. Sabemos que essa frase tem sua origem na concepção positivista de ciência e que o positivismo inspirou o surgimento da sociologia. Atualmente, é possível dizer que a sociologia é capaz de ajuda a criar uma sociedade de ordem e progresso? Justifique sua resposta.


Resposta:

Não. Atualmente, a sociologia serve como uma abordagem crítica da sociedade. Sua intenção não é mais dar aos indivíduos subsídios para o progresso da sociedade, mas questiona-la e, a partir disso, abrir novas possibilidades de intervenção social. Assim, seus estudos não proporcionam uma situação de progresso e ordem, mas de constante transformação da realidade.



  
8.   


Texto 1:

Esse tal Chopis Centis é muito legalzinho.

Pra levar as namoradas e dar uns “rolezinhos”.


Chopis Centis – Mamonas Assassinas (Dinho/Júlio Rasec)


Texto 2:

Lojas de shopping de SP fecham com medo de encontro de jovens
Uma reunião de jovens marcada pela internet para ontem à tarde no shopping Campo Limpo assustou lojistas do centro comercial na zona sul de São Paulo, no último fim de semana antes do Natal. Houve correria e lojas dos pisos 1, 2 e 3 fecharam as portas.
O "rolezinho", nome dado a esses encontros organizados pelas redes sociais, teve a participação de cerca de 200 jovens. Por volta das 17h, seguranças alertaram os lojistas sobre a possibilidade de tumulto.
"Eram grupos com muitos moleques", afirmou Raquel Ribeiro, 28, gerente de uma loja de roupas, que fechou por 20 minutos. "Mas, ao menos aqui, não fizeram nada", disse. A PM afirma que não houve registros de furtos.
Os "rolezinhos" começaram no dia 7, quando cerca de 6.000 jovens foram a um encontro no shopping Itaquera, zona leste.
No sábado passado, dia 14, um "rolezinho" no shopping Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, mesmo sem crimes, terminou com 23 pessoas detidas.

Folha de S. Paulo, 22 dez. 2013. Adaptado. Disponível em: Acesso em 17 jan. 2014.


Os chamados rolezinhos ficaram famosos no Brasil entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Escreva um texto explicando como esse hábito se insere na atual sociedade de classes contemporânea. Utilize, de forma correta, algum conceito sociológico na sua argumentação.


Resposta:

Argumentos que podem ser utilizados:
- Os rolezinhos são feitos por jovens de periferia que se usam do espaço do shopping center como forma de lazer.
- Os jovens de periferia internalizam os padrões de consumo capitalista e, por isso, escolhem o shopping como espaço público de lazer. Esses padrões de consumo podem ser considerados ideológicos.
- Os jovens que participam do rolezinho possuem uma relação fetichizada com as marcas de roupas.
- As classes média e alta entendem a inclusão das classes baixas na sociedade de consumo como um comportamento perigoso.
- A criminalização dos rolezinhos revela uma sociedade excludente.

- A PM é chamada para conter os rolezinhos porque serve como defensora da ideologia burguesa e excludente da sociedade capitalista contemporânea. 





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