Pular para o conteúdo principal

Margaret Thatcher e o neoliberalismo - Questões com gabarito e comentários -




1. (Uerj 2014)  O que unia toda a oposição ao programa de Margaret Thatcher era uma suspeita de que a filha do merceeiro estava determinada a monetarizar o valor humano, de que ela não tinha coração. Mas, se os leitores de hoje voltassem no tempo até o fim dos anos 70, poderiam ficar irritados ao descobrir que a programação da TV do dia seguinte era um segredo de Estado que não se compartilhava com os jornais. Thatcher transformou de tal maneira a vida cotidiana que hoje mal nos damos conta. A morte de Margaret Thatcher, em abril de 2013, ocasionou muitos debates na imprensa acerca de suas ações como primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, como exemplifica o texto.

Ian McEwan
Adaptado de Folha de São Paulo, 14/04/2013


No contexto internacional da época, a política econômica da governante britânica foi associada a estratégias vinculadas à prática do:
a) fordismo   
b) trabalhismo   
c) corporativismo   
d) neoliberalismo   
e)
  


Resposta:

[D]

[Resposta do ponto de vista de disciplina de História]

A política econômica da Dama de Ferro caracterizou-se pela defesa da não intervenção do Estado na economia, pela exaltação das virtudes do livre-mercado e pela privatização em massa, todas características do neoliberalismo.


[Resposta do ponto de vista de disciplina de Geografia]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], o governo de Margaret Thatcher foi orientado por uma clara política neoliberal, em que o Estado Mínimo foi praticado com as privatizações, desregulamentação do setor financeiro, eliminação do salário mínimo, redução do Estado do bem-estar social, combate aos sindicatos, pool tax, entre outros. Estão incorretas as alternativas: [A], porque fordismo é um sistema de produção característico da 2ª revolução industrial; [B], porque trabalhismo é uma vertente política associada a movimentos operários; [C], porque corporativismo é um sistema político característico da Itália fascista.



  
2. (G1 - cftmg 2013)  Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento. [...] Para os profetas de um mercado livre e global, tudo que importa é a soma de riqueza produzida e o crescimento econômico, sem qualquer referência ao modo como tal riqueza é distribuída.

HOBSBAWM, Eric. O nosso século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 78.

O texto faz referência a um modelo econômico e ideológico, do século XX. Esse modelo foi o
a) estatismo empregado por Adolf Hitler, na Alemanha.   
b) neoliberalismo implementado por Margareth Thatcher, na Inglaterra.   
c) keynesianismo implantado por Franklin Roosevelt, nos Estados Unidos.   
d) nacional-desenvolvimentismo adotado por Juscelino Kubitschek, no Brasil.   


Resposta:

[B]

Definimos “neoliberalismo” como uma doutrina econômica que defende a não intervenção do Estado na economia. De acordo com os neoliberais, deve haver total liberdade de comércio para que um país cresça e se desenvolva economicamente. 



  
3. (Udesc 2012)  Na década de 1980, Ronald Reagan (nos Estados Unidos) e Margareth Thatcher (na Inglaterra) levaram a cabo políticas formuladas com base nas ideias econômicas desenvolvidas em meados dos anos 1970, que defendiam transformações substanciais no capitalismo, a fim de superar a crise da década. Esse conjunto de ideias e medidas – adotado pela maioria dos países desenvolvidos no período – pode ser explicado, de modo geral, (1)...................................... e ficou conhecido como (2).............................................

Assinale a alternativa correta que preenche os espaços (1) e (2) na sequência estabelecida, com as respectivas definições.
a) (1) pela intervenção direta do Estado na economia nacional, política econômica baseada na teoria do economista inglês John Keynes
(2) New Deal.   
b) (1) pelo aumento da produção industrial e pela participação no comércio internacional, bem como políticas de valorização da moeda por parte do Estado, com o objetivo de fortalecer a economia nacional
(2) capitalismo monopolista.   
c) (1) pela não intervenção do Estado na economia; ao Estado cabia apenas a gerência sobre a formação dos trustes e cartéis
(2) mão invisível do mercado.   
d) (1) pela não intervenção do Estado na economia, o que incluía deixar de defender a manutenção dos empregos, e o corte significativo de gastos públicos na área social
(2) neoliberalismo.   
e) (1) pela intervenção estatal na economia; para proteger o mercado interno, o governo armazenou a produção do setor agrícola, a fim de aumentar os preços no mercado interno e a elevação de taxas de importação, etc.
(2) neoliberalismo.   


Resposta:

[D]

Uma tendência crescente nos países desenvolvidos, liderados por EUA e Inglaterra, entre as décadas de 1970 e 1980 foi a de realizar reformas no capitalismo que incluíam a não intervenção do Estado nos assuntos econômicos. Isto teve como reflexo a redução de investimentos e manutenção de gastos públicos na área social. Na prática, alguns serviços públicos também foram privatizados. Esta forma de praticar o capitalismo ficou conhecida como Neoliberalismo, em alusão ao liberalismo clássico criado por Adam Smith no final de século XVIII.



  
4. (Mackenzie )  “Não há sociedade, só indivíduos”.
Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta.
a) Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação.   
b) Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional.   
c) Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores.   
d) Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico.   
e) Nova diretriz de governo adotada por Thatcher, na Inglaterra, não foi implementada pelos líderes de outras nações, que criticavam as desigualdades sociais geradas pela adoção desse modelo econômico.   


Resposta:

[D]

A resposta correta da questão já reúne as principais características do neoliberalismo.
O termo neoliberalismo, designa a ressurgência dos princípios liberais do início do século XX, adotados efetivamente a partir do final da década de 1970, em várias economias que até então se caracterizavam pela forte presença do Estado, sobretudo nos setores considerados estratégicos.



  
5. (Ufpi )  Em meados da década de 1990, em um artigo intitulado "Globalização: as oportunidades e os riscos", publicado no jornal Gazeta Mercantil, o economista Gilberto Dupas apontava a automação e o desemprego estrutural como "uma mancha escura pairando no coração do capitalismo vitorioso". Sobre essa questão, analise as alternativas a seguir, assinalando a que estiver INCORRETA:
a) A globalização diz respeito a uma mudança estrutural que atinge, indistintamente, as diferentes regiões do planeta e que pode ser exemplificada pela formação de blocos econômicos e associações regionais de livre mercado.   
b) Na origem da globalização está o que alguns chamam de "Terceira Revolução Industrial", cujas bases são a microeletrônica, a biotecnologia e a química fina.   
c) As condições favoráveis ao Neoliberalismo, feição política da globalização, deram-se a partir dos governos de Margareth Thatcher, na Inglaterra, Ronald Reagan, nos Estados Unidos e Helmut Kohl na Alemanha.   
d) O desemprego estrutural, ao qual Dupas se refere, diz respeito à ausência de recursos tecnológicos na agricultura, o que favorece, no mundo globalizado, um preocupante êxodo rural que resulta na seração de uma camada social de miseráveis nas grandes cidades em todo o mundo.   
e) No âmbito das gestões públicas, a globalização é marcada pela busca de um "Estado Mínimo", redimesionando o tamanho e o papel dos Estados especialmente através das privatizações.   


Resposta:

[D]



  
6. (Ufscar)  A característica do governo neoliberal da primeira ministra inglesa Margaret Thatcher balizou uma época que gerou
a) o repúdio dos jovens beatniks à política inglesa, influenciados pela literatura de vanguarda norte-americana dos anos de 1960.   
b) o fortalecimento das ações políticas do partido trabalhista, atrelado aos ideais socialistas.   
c) a cooperação do feminismo internacional, envolvido em campanhas para a presença de mulheres nos cargos de governo.   
d) a reação de jovens ingleses, com o surgimento da banda Sex Pistols em 1975, com forte vínculo com os movimentos punks.   
e) o apoio de artistas pops, beneficiados pelas políticas de incentivo à cultura e à arte na Inglaterra.   


Resposta:

[D]



  
7. (Pucrs )  Os impasses em torno da reforma da Previdência Social, proposta pelo atual Governo Federal do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, estão colocados desde os anos 1980, quando o modelo do Welfare State (Estado de Bem-Estar),
defendido pelos .......... em vários países da Europa, passa a sofrer forte concorrência do modelo .........., implementado na Inglaterra pelas administrações de Margareth Tatcher, visando à redução da participação do Estado nas políticas sociais, e ao incremento das políticas econômicas de superavit primário.
a) sociais-democratas     Neoliberal   
b) socialistas     Keynesiano   
c) liberais     Trabalhista   
d) verdes     Republicano   
e) comunistas     Monarquista   


Resposta:

[A]



  
8.   O neoliberalismo dos tempos atuais é tanto uma política econômica voltada para a consolidação do "Estado mínimo", quanto um programa ideológico que prega a adesão de todos a seus princípios.
Estes dois aspectos do neoliberalismo convergem para:
a) a mundialização do padrão fordista de produção industrial;   
b) a reemergência do Estado do Bem-Estar Social, em escala planetária;   
c) o surgimento do fenômeno da globalização;   
d) as metamorfoses do trabalho, mediante sua precarização, flexibilização e descentralização;   
e) a hegemonia britânica inaugurada pelo governo Thatcher.   


Resposta:

[D]



  
9. (Mackenzie )  O Governo de Margareth Thatcher, na Inglaterra, implementou a desregulamentação sobre fluxos financeiros, a elevação das taxas de juros, as privatizações de empresas estatais e os cortes nos gastos sociais.
Estas medidas econômicas fazem parte do ideário:
a) da planificação econômica.   
b) do bem estar social.   
c) social-democrata.   
d) neo-liberal.   
e) intervencionista econômico.   


Resposta:

[D]



  
10. (Ufmg )  Examine este gráfico, que mostra o desenvolvimento do PIB real a partir da mesma base

(Revista Carta Capital. 29.5.96.)

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do gráfico.
a) A Alemanha, sob a República de Weimar, assistiu ao início de uma queda significativa no seu PIB.   
b) O Brasil, durante o 1o governo Vargas, experimentou um crescimento sem precedentes de seu PIB.   
c) O Reino Unido, sob o governo Thatcher, viu despencar as taxas de seu PIB.   
d) Os Estados Unidos, nos anos do New Deal, são o único país que mantém o crescimento do PIB.   


Resposta:

[D]




TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.


11. (Ufpe)  "Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
  que sofrem por seus maridos
  velhos guerreiros de Atenas"
                                     (Chico Buarque de Holanda).

Da civilização grega aos nossos dias, as mulheres não apenas esperam os maridos, como Penélope, mas ocupam na sociedade um espaço cada vez maior.
Sobre o papel da mulher ao longo da história, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
(     )  As mulheres cretenses e espartanas, ao contrário das atenienses, gozavam de prestígio e de liberdade na sociedade; aprendiam a ler e escrever tanto quanto os homens.  
(     )  Na família egípcia, a mulher tinha direitos iguais ao do homem. Os deuses permitiam o casamento entre irmãos. Cleópatra é um exemplo dessa igualdade, tendo governado o Egito com plenos poderes.  
(     )  Benazir Bhutto, do Partido do Povo do Paquistão, foi a primeira mulher a dirigir um país islâmico. Benazir Bhutto, e todas as mulheres do Paquistão, gozam de total liberdade política e religiosa, permitida pela religião muçulmana.  
(     )  Nos versos do poeta, "acorda Maria Bonita / acorda vem fazer café / que o dia já vem raiando / e a polícia já está de pé", encontramos indicação confirmada pela história que Maria Bonita, no Bando de Lampião, apenas se ocupava de tarefas domésticas.  
(     )  Margareth Tatcher, Primeira Ministra da Inglaterra, durante a década de 80, governou o país apoiada numa política socialdemocrata, combatendo a política econômica do neoliberalismo.  


Resposta:

V V F F F

Curso online de Historia do Brasil para provas específicas:


Bons estudos!!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.