Pular para o conteúdo principal

Enem - simulado com gabarito e questões comentadas




1. (Enem PPL 2012)  Desde a sua formação, há quase 4,5 bilhões de anos, a Terra sofreu várias modificações em seu clima, com períodos alternados de aquecimento e resfriamento e elevação ou decréscimo de pluviosidade, sendo algumas em escala global e outras em nível menor.
ROSS. J. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (adaptado).


Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o EI Niño que consiste  
a) na mudança da dinâmica da altitude e da temperatura.    
b) nas temperaturas suavizadas pela proximidade com o mar.    
c) na modificação da ação da temperatura em relação à latitude.    
d) no aquecimento das águas do Oceano Pacifico, que altera o clima.    
e) na interferência de fatores como pressão e ação dos ventos do Oceano Atlântico.   
  
2. (Enem PPL 2012)  O fechamento de seis unidades de uma empresa calçadista na Bahia deve resultar na demissão de 1 800 funcionários. Enquanto demite no Brasil, a empresa abre uma fábrica na Índia. Nas seis unidades fechadas na Bahia eram produzidos cabedais de calçados esportivos que serão fabricados também na Índia.
O Globo. 17 dez 2011 (adaptado).

A estratégia produtiva adotada pela empresa, que explica o processo econômico descrito, está indicada na:  
a) Redução dos custos logísticos.    
b) Expansão dos benefícios sociais.    
c) Planificação da produção industrial.    
d) Modificação da estrutura societária.    
e) Ampliação da qualificação profissional.   
  
3. (Enem PPL 2012)  De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), daqui a aproximadamente 20 anos, 2/3 da população do mundo podem enfrentar falta d’água. Ainda de acordo com a FAO, o consumo mundial de água cresceu no século XX duas vezes mais do que a população. Com isso, para cada 6 pessoas no planeta, 1 não tem acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias e 3 não têm saneamento básico adequado. 


MARAFON, G. J. O desencanto da terra. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 - adaptado) 



Uma causa para a mudança verificada no consumo de água no século XX e uma medida que possa contribuir para evitar o problema descrito estão indicadas, respectivamente, em:  
a) Avanço da produção agrícola — reutilização dos recursos pluviais.    
b) Elevação da temperatura média — estímulo ao consumo consciente.    
c) Descontrole da taxa de natalidade — privatização das nascentes fluviais.    
d) Aumento da concentração de renda — irrigação racional das empresas rurais.    
e) Intensificação da produtividade industrial — sustentabilidade da exploração marítima.   
  
4. (Enem PPL 2012)  O mundo entrou na era do globalismo. Todos estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se abrem com a formação da sociedade global. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.

IANNI. O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento está fundamentada na  
a) difusão de práticas mercantilistas.    
b) propagação dos meios de comunicação.    
c) ampliação dos protecionismos alfandegários.    
d) manutenção do papel controlador dos Estados.    
e) conservação das partilhas imperialistas europeias.   
  
5. (Enem PPL 2012)  Apesar de todo o esforço em prol de uma língua internacional artificial, até o momento a sensação é de relativo fracasso. Praticamente nenhum país adotou o ensino obrigatório de uma língua artificial, a comunidade científica continua a se comunicar em inglês, e as línguas mais difundidas internacionalmente continuam a ser as de países política ou economicamente dominantes, como inglês, francês, espanhol, russo e chinês. Nem mesmo organismos supranacionais como a ONU e a União Europeia, onde reina uma babel de línguas, se mostraram até agora inclinados a adotar uma língua artificial. 


BIZZOCCH. A. Línguas de laboratório. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em 19 de ago. de 2011 (adaptado)

O esperanto, inventado no século XIX, é a língua artificial mais difundida atualmente. Entretanto, como o texto sugere, o desequilíbrio atual de poder entre os países impõe a  
a) busca de nova língua global.    
b) recuperação das línguas mortas.    
c) adoção de uma língua unificada.   
d) valorização das línguas nacionais.    
e) supremacia de algumas línguas naturais.   
  
6. (Enem PPL 2012)  A urbanização afeta o funcionamento do ciclo hidrológico, pois interfere no rearranjo dos armazenamentos e na trajetória das águas.

CHRISTOFOLETTI. A.   “Aplicabilidade do Conhecimento Geomorfológico nos Projetos de Planejamento”. In: GUERRA. A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.) Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio do Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Os efeitos da urbanização sobre os corpos hídricos apresentados no texto resultam em  

a) circulação difusa da água pela superfície, provocada pelas edificações urbanas.    
b) redução da quantidade da água do rio, em virtude do aprofundamento do seu leito.    
c) alteração do mecanismo de evaporação, dada a pouca profundidade do lençol freático.    
d) redução da capacidade de infiltração da água no solo, em decorrência da sua impermeabilização.    
e) assoreamento no curso superior dos rios, trecho de maior declividade, em função do transporte e deposição dos sedimentos.   
  
7. (Enem PPL 2012)  A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. “Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto”. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun 2009 (fragmento). 


Os Rotschiids foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi  

a) defender a liberdade religiosa.    
b) controlar o genocídio racial.    
c) aprofundar a intolerância étnica.    
d) legitimar o expansionismo territorial.    
e) contestar o nacionalismo autoritário.   
  
8. (Enem PPL 2012)  “Enquanto houver um só assassino pelas ruas, nossos filhos viverão para condená-lo por nossas bocas.”
Hebe de Bonafini, líder das Mães da Praça de Maio, apud SOSNOWLKI, A. O Estado de São Paulo. 27 maio 2000.

O movimento das Mães da Praça de Maio foi criado na Argentina durante o período da Ditadura Militar (1976-1983). A declaração resume o objetivo do movimento, demonstrando que sua causa foi  

a) a fuga dos artistas, provocada pela censura estatal.    
b) a escalada das mortes, provocada pela guerrilha urbana.    
c) o aumento da violência, provocado pelo desemprego estrutural.    
d) o desaparecimento de cidadãos, provocado pela ação repressora.    
e) o aprofundamento da miséria, provocado pela política econômica.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]


O El Niño é o aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. O aumento da temperatura ocorre, pois os ventos alísios enfraquecem e as águas ficam estagnadas, aquecendo bastante devido à intensa radiação solar. O aquecimento da água promove a formação de uma massa de ar quente que altera o clima em várias regiões do mundo. No Brasil, as temperaturas ficam mais elevadas, acontece seca no Nordeste e Amazônia, além de chuva excessiva no Sul.  

Resposta da questão 2:
 [A]


O cenário mundial baseado no neoliberalismo a partir da década de 1990, resulta na abertura dos mercados que, aliado ao sistema toyotista caracterizado pelo processo de terceirização e flexibilização da produção, permite que as empresas façam o transito da produção pelo espaço mundial. Nesse contexto, como mencionado corretamente na alternativa [A], as empresas que migram para a Índia, buscam a redução dos custos de produção resultando em maior competitividade no mercado. Estão incorretas as alternativas: [B], porque as empresas buscam menor valor da mão de obra; [C], porque não há correlação com a planificação, ou seja, com o controle do Estado sobre a economia; [D], porque o texto permite inferir que as empresas buscam menor custo de produção; [E], porque as empresas buscam mão de obra com menor custo.  

Resposta da questão 3:
 [A]


Como mencionado corretamente na alternativa [A], o consumo de água em ritmo superior ao crescimento da população, pode ser explicado pela ampliação da produção agrícola, atividade responsável pela maior demanda de água no planeta, e uma medida para a exploração racional do recurso é a reutilização da água da chuva. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a elevação da temperatura média da Terra não é causa do aumento do consumo de água; [C], porque o consumo de água elevou-se acima do aumento da população e a privatização dos recursos não é medida preventiva; [D], porque a concentração de renda não é causa para aumento do consumo de água; [E], porque a causa para a elevação do consumo de água foi o alargamento da produção agropecuária.  

Resposta da questão 4:
 [B]


Como mencionado corretamente na alternativa [B], a atual fase do capitalismo (quarta fase) denominada informacional, constrói-se por meio das tecnologias de informações, alavancando a propagação dos meios de comunicação. Estão incorretas as alternativas: [A] e [E], porque o mercantilismo e o imperialismo europeu são características das duas primeiras fases do capitalismo; [C] e [D], porque o protecionismo e o controle do Estado são eliminados com o neoliberalismo, doutrina econômica que sustenta a globalização.  

Resposta da questão 5:
 [E]


Como mencionado corretamente na alternativa [E], embora tenham sido feitos esforços para a adoção de uma língua universal, estes não tiveram êxito, haja vista que ocorre o predomínio de línguas cujas nações representam a maior hegemonia econômica do planeta. Estão incorretas as alternativas seguintes porque o texto denuncia o predomínio de línguas cuja origem é de países hegemônicos.  

Resposta da questão 6:
 [D]


A urbanização altera o ciclo hidrológico, uma vez que a impermeabilização do solo pelo concreto e asfalto, diminui a infiltração de água, aumenta o escoamento superficial da água, eleva a vazão dos rios e ocasiona grandes enchentes que geram perdas materiais e humanas.  

Resposta da questão 7:
 [C]


Umas das principais “frentes” do Nazismo de Hitler era o racismo, praticado, principalmente, contra judeus, africanos e ciganos. Esses grupos eram acusados de serem os responsáveis pelos males da Alemanha e, por isso, eram perseguidos, torturados e mortos. Estima-se que o Nazismo tenha matado 5 milhões de judeus.  

Resposta da questão 8:
 [D]


A ditadura argentina, apesar de ter durado apenas 7 anos, foi extremamente repressora e violenta. Houve restrição das liberdades políticas e civis, e estima-se que, pelo menos, 30 mil argentinos tenham sido caçados e sequestrados. Muitos não voltaram para casa. Fatos como esses fizeram surgir movimentos como o das “Mães da Praça de Maio” que buscava justiça para seus “filhos” desaparecidos.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.