Google+ Followers

sábado, 5 de outubro de 2013

Curso gratuito de História do Brasil para provas discursivas de vestibular e concurso público - Professor Ms. Arão Alves



Este curso, totalmente gratuito, tem como objetivo ajudar o aluno na construção de um raciocínio histórico que o capacite a desenvolver argumentos necessários para um bom desempenho em provas discursivas de História. Por meio de vídeos, fornecei ao estudante vocabulário e conceitos históricos que possam sofisticar sua resposta e impressionar a banca de historiadores que corrigirão sua prova. 

Todo estudante, após cada vídeo, poderá postar suas dúvidas no espaço destinado aos comentários deste post. As dúvidas postadas, além  de serem inseridas abaixo dos vídeos correspondentes, serão respondidas pelo professor na gravação do vídeo subsequente, de forma personalizada, nos minutos iniciais da aula. Ao final de cada período estudado simularemos algumas questões que testarão sua capacidade de argumentação bem como servirá como auto avaliação e redirecionamento do seu estudo.

As gravações dos videos serão executadas no sábado e sua postagem, salvo ausência de sinal de internet, deverá estar disponível entre domingo e segunda-feira. Para que sua dúvida seja respondida por meio do vídeo a respectiva postagem deverá estar inserida nos comentários até, no máximo,  sexta-feira.

Se você gostar do curso não se esqueça de compartilhar com seus amigos e colegas de turma. Democratizar a educação não é diminuir a qualidade mínima necessária para o acesso ás universidades públicas, mas melhorar a qualidade do conhecimento daqueles que não teriam condições de acessá-las. Essa é a minha contribuição para a democratização do ensino no Brasil.

Bons estudos!

Professor Arão Alves


Texto para ler antes da aula 1:
 http://araoalves.blogspot.com.br/2010/12/sugestao-de-estudo-para-prova-final-do.html

                                       Aula 1 - Primeiro Império  - 1º Parte





Duvidas postadas:

Olá, professor. primeiro gostaria de agradecer pela bela iniciativa. Tenho uma dúvida sobre o 1º reinado. A constituição de 1824 não seria chamada de Constituição da mandioca? li em livro que a constituição de 1824 era liberal, seria verdade isso? meu nome é Juliana Vieira, sou de São Paulo e vou prestar Fuvest.


                                          

                                 Aula 1 - Primeiro Império  - 2º Parte





Dúvidas postadas:

Olá professor. Essa "crise açucareira" a qual a UERJ citou pode estar relacionada à extrema dependência do Brasil à indústria e ao comércio inglês ? Que como o senhor disse, foi apenas uma redução de preço. Por que esse preço do açúcar caiu tanto ?  Carlos de Oliveira.


Olá, professor Arão. Meu nome é Mariana e sou do Grajaú no Rio de Janeiro. Gostaria de parabenizá-lo pela aula e esclarecer, se possível, algumas dúvidas. Os irmãos Andradas eram abolicionistas? a saída de José Bonifácio foi definitiva? Obrigado! 






Aula 2 - período regencial  - 1º Parte


Textos para a aula 2:






Dúvidas e comentários da aula que serão respondidas na próxima:

Amo suas aulas professor, muitas saudades delas, o senhor como sempre esta de parabéns, Beijão.

Obrigado, Raquel, fico feliz em ler isso!

Olá, prof. A farroupilha tinha objetivos anti-monarquistas ou ou interesses econômicos? Como ela terminou?:


Olá professor Arão, meu nome é André e gostaria da seguinte explicação. O senhor disse que a guarda nacional enfraquecia o exército. Para a Inglaterra isso seria bom pois enfraquecia o Exército eles não pensaram nisso?



Aula 2 - período regencial  - 2º Parte


Questões discursivas com gabarito comentado para as aulas 2 e 3
 http://araoalves.blogspot.com.br/2011/10/questoes-discussivas-com-gabarito-sobre.html




Dúvidas e comentários da aula que serão respondidas na próxima:

Estou adorando suas aulas professor Arão, parece um conversa. O senhor poderia falar como o ato adicional teria sido combatido após a saída de Feijó? Meu nome é Bianca e sou do Rio de Janeiro





Aula 3 - Segundo Império - 1º parte


Sugestão de texto complementar para a aula de 2º Império: 
http://araoalves.blogspot.com.br/2010/10/os-partidos-politicos-no-imperio.html






Dúvidas e comentários da aula que serão respondidas na próxima:



Boa tarde, professor. O senhor poderia explicar um pouco sobre as estradas de ferro no Brasil. De onde vinha o investimento? Obrigado, Celso, RJ 




Aula 3 - Segundo Império - 2º parte








Aula 3 - Segundo Império - Crise no Prata e Guerra do Paraguai













                                       Aula 3 - Segundo Império -Parte 3 - Crise do Império





Aula 3-Segundo Império -  parte 4 - Correção e formulação de respostas para questões discursivas
 ( Revisão) 








Aula 4 - Primeira República - 1º parte - A República da Espada






Aula 4 - Primeira República - 2º parte - De Floriano a Prudente de Moraes

Dos anos entrópicos à Colmeia oligárquica











9 comentários:

  1. Amo suas aulas professor, muitas saudades delas, o senhor como sempre esta de parabéns, Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, prof. A farroupilha tinha objetivos anti-monarquistas ou ou interesses econômicos? Como ela terminou?:

    ResponderExcluir
  3. Olá professor Arão, meu nome é André e gostaria da seguinte explicação. O senhor disse que a guarda nacional enfraquecia o exército. Para a Inglaterra isso seria bom pois enfraquecia o Exército eles não pensaram nisso?

    ResponderExcluir
  4. Suas aulas são as melhores! Obrigada por proporcionar aos seus alunos o prazer de assistir suas aulas, mesmo que online!

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando suas aulas professor Arão, parece um conversa. O senhor poderia falar como o ato adicional teria sido combatido após a saída de Feijó? Meu nome é Bianca e sou do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Olá, professor! Parabéns pelas aulas. Como ocorreu a aliança entre os partidos, isso era apoiado pelo Imperador? O poder moderador voltou a funcionar?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, professor. O senhor poderia explicar um pouco sobre as estradas de ferro no Brasil. De onde vinha o investimento?
    Obrigado, Celso, RJ

    ResponderExcluir

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados