Pular para o conteúdo principal

Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj - geografia, história - Ciências humanas





Grupo de estudo para específicas da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/




1. (Uerj 2013)  É através da paisagem que os geógrafos têm, geralmente, abordado os problemas culturais: esses pesquisadores são sensíveis à diversidade das formas construídas, aos sistemas agrários, às arquiteturas e, em outros domínios, aos artefatos e aos costumes.

Adaptado de CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

  

Nas imagens acima, as paisagens e os tipos físicos estão associados a dois espaços brasileiros distintos.
Identifique o bioma representado, respectivamente, no quadro 1 e no quadro 2. Indique, também, uma característica cultural própria de cada um deles.


Resposta:

Quadro 1: pampa
Quadro 2: caatinga
Uma das características do pampa:
• danças típicas (chula, fandango)
• culinária típica (churrasco, chimarrão)
• músicas (xote gaúcho, polca, rancheira)
• vestuário associado à figura do vaqueiro (botas, bombacha, lenço, chapéu)
Uma das características da caatinga:
• músicas típicas (xaxado, forró)
• artesanato típico feito de bonecos de barro
• celebração das festas de São João e Santo Antônio
• vestuário associado à figura do vaqueiro (roupas de couro, chapéu, alparcatas)

As imagens do quadro 1 identificam o pampa, bioma localizado nas planícies gaúchas que em função de suas condições naturais propiciou o desenvolvimento de atividades agropecuárias, influenciando os traços culturais da região, com destaque para a figura do vaqueiro trajado com bombacha e chapéu, os hábitos alimentares, como o churrasco e o chimarrão, e as danças típicas, como o fandango e a chula ao som do xote, da polca e da rancheira.
O quadro 2 identifica a caatinga do nordeste brasileiro, estando o vaqueiro trajado com roupas de couro para sua proteção dos espinhos, típicos de formações xerófitas. É caracterizado por sua riqueza cultural com manifestações folclóricas e populares, como as festas de santos católicos, músicas, como forró e xote, e artesanato de barro que retrata os personagens da região.



  
2. (Uerj 2013)  População absoluta das regiões brasileiras em 1940 e 2010 (em milhões de habitantes)

Região
1940
2010
Norte
1,6
15,9
Nordeste
14,4
53,1
Sudeste
18,3
80,4
Sul
5,7
27,4
Centro-Oeste
1,1
14,1

Adaptado de .

O crescimento populacional brasileiro foi significativo a partir da segunda metade do século passado. Entretanto, a análise da tabela indica que esse avanço não foi semelhante entre as regiões do país.
Nomeie as duas regiões brasileiras com maior crescimento relativo da população no período considerado. Em seguida, indique dois motivos que contribuíram para esse acentuado aumento populacional.


Resposta:

Regiões: Centro-Oeste e Norte
Dois dos motivos:
• construção de Brasília
• criação de projetos de exploração mineral
• avanço da fronteira agrícola nessas regiões
• permanência de taxas de natalidade elevadas
• movimentos migratórios oriundos de outras regiões do país

As duas regiões brasileiras com maior crescimento relativo da população no período apresentado foram Centro-Oeste e Norte. Os motivos que concorreram para tal fato resultam da historicidade que relegou até meados do século XX a posição de periferização econômica para o interior do país. A partir da década de 1940/1950 iniciam-se processos que resultam no povoamento das regiões e consequente aumento populacional, como: a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, a construção de Brasília, o PIN – Plano de Integração Nacional desenvolvido pelo governo JK que implanta a malha rodoviária. A partir da década de 1970, com os governos militares, desenvolvem-se os projetos minerais e os de colonização, resultando no avanço da frente agrícola, o que por sua vez, cria uma intensa corrente migratória do centro-sul em direção a essas áreas. A partir da década de 2010, os investimentos estatais em infraestrutura de transportes e energia cria nova corrente migratória, ampliando a taxa de crescimento populacional.



  
3. (Uerj 2011)  Considere a hipótese de que todos os novos estados indicados no mapa acima sejam criados, sem que haja alteração nas regras de representação de deputados e senadores por unidade federativa. Explique o que ocorreria com o número de deputados federais e de senadores no Congresso Brasileiro.






Resposta:

Segundo a Constituição Federal são 513 os parlamentares na Câmara. A princípio, esse total não seria alterado, sendo redistribuídos os deputados federais por unidade federativa.
Diz ainda a Constituição que devem ser oito os parlamentares por estado, com eventual aumento de representantes na complementação do limite mínimo por representantes em alguns estados. Aumentariam os senadores, pois são três senadores por estado.



  
4. (Uerj) 


Indique dois problemas relacionados à segurança nacional e dois problemas de ordem sócio-ambiental que ocorrem ao longo da faixa de fronteira indicada no mapa.


Resposta:

Quanto à segurança nacional temos tráfico de drogas e contrabando; em termos socioambientais, temos expansão agrícola e desmatamento, principalmente em Rondônia e no Acre.



  
5. (Uerj)  O Estado do Rio de Janeiro, na segunda metade do século XX, passou por um processo de esvaziamento econômico e político. Somente a partir dos anos de 1990, observa-se uma retomada do crescimento econômico e um aumento nos fluxos entre a capital e o interior fluminense.

Identifique:
a) duas causas para o esvaziamento econômico do Estado do Rio de Janeiro no período apontado acima;
b) duas dificuldades para que se consolide uma integração maior entre o interior do estado e sua região metropolitana.


Resposta:

a) Duas dentre as causas:
- transferência do Distrito Federal para Brasília
- fusão entre os estados da Guanabara e Rio de Janeiro
- o governo federal priorizou seus investimentos em outros estados da federação
- longo período de declínio/estagnação das atividades agropecuárias no interior do estado
- crescimento da violência na região metropolitana contribuindo para o êxodo de empresas
- maior dinamismo da metrópole paulista que tem drenado funções urbanas de alto nível, anteriormente localizadas na metrópole carioca

b) Duas dentre as dificuldades:
- excessiva concentração populacional na região metropolitana
- presença de poucas atividades dinâmicas no interior do estado
- rede de transporte deficiente interligando o interior com a região metropolitana



  
6. (Uerj)  APESAR DA FALTA DE VERBAS, CALHA NORTE É AMPLIADO

BRASÍLIA. O governo decidiu ampliar a presença militar na Região Norte do país. O Presidente Lula, atendendo a pedido do Ministro da Defesa aumentou a área de atuação do Programa Calha Norte, criado em 1985. O número de municípios atingidos pelo programa saltará de 74 para 151. A linha de fronteira incluída no Calha Norte aumentará de 7.400 quilômetros para cerca de 11 mil quilômetros. A área total do Calha Norte será de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, que representam 25,6% do território nacional.
            (Adaptado de "O Globo", 10/01/2003)

Com base na reportagem acima, cite:
a) dois objetivos do governo brasileiro ao ampliar o Programa Calha Norte;
b) dois fatores, ligados à organização espacial da região, que dificultam a eficácia do Programa.


Resposta:

a) Dois dentre os objetivos:
- evitar a ação de contrabandistas
- combater a ação do narcotráfico
- preservar a soberania nacional na exploração dos recursos naturais da região
- evitar a atuação de grupos guerrilheiros dos países vizinhos, em particular da Colômbia

b) Dois dentre os fatores:
- rede urbana incompleta
- redes de transporte precárias
- baixa densidade demográfica
- redes de comunicação insuficientes
- floresta pluvial que dificulta a locomoção



  
7. (Uerj) 

O pantanal é logo ali, na Lagoa de Marapendi. Esse pequeno nicho ecológico escondido entre o mar e os condomínios que se multiplicam no bairro [Barra da Tijuca] já foi batizado: é o pantanal carioca.
            ("Jornal do Brasil", 07/11/1999.)

A Barra da Tijuca experimentou, sobretudo a partir da década de 1970, intenso processo de expansão do espaço construído.
Aponte uma das razões para essa expansão.


Resposta:

Uma dentre as razões:
- investimentos estatais maciços em vias de transporte, ligando a Barra da Tijuca à Zona Sul e à Zona Norte
- tentativa de romper com a dificuldade de crescimento comercial e residencial dos bairros de ocupação mais antiga



  
8. (Uerj) 


A escalada da violência na região amazônica está relacionada, dentre outros fatores, à forma como a abertura da fronteira agrícola vem se processando, desde as décadas de 60 e 70, privilegiando a apropriação de terra pelo latifúndio pecuarista.
a) Apresente uma importante característica do sistema de criação de gado nas zonas de fronteiras e explique, de forma resumida, sua influência na manutenção de uma estrutura fundiária altamente concentrada.
b) Determine dois motivos pelos quais a terra na Amazônia, mesmo subexplorada, constitui-se nas últimas décadas em negócio interessante aos grandes proprietários.


Resposta:

a)
CARACTERÍSTICA: extensiva, baixa produtividade, necessidade de grandes extensões de terras.
EXPLICAÇÃO: a pecuária extensiva nestas regiões é considerada como atividade produtiva, o que garante a propriedade da terra aos grandes fazendeiros, limitando desapropriações, com vistas à reforma da estrutura agrária existente.

b)
- A terra é reservada de valor, sendo um investimento seguro, especialmente, em fases de desestabilização da economia.
- O potencial de valorização é elevado, tendo em vista o próprio processo de adensamento da ocupação das áreas de fronteira, bem como a implantação de obras de infraestrutura, principalmente, por órgãos governamentais.
- A propriedade da terra permite o acesso a incentivos fiscais e a linhas de crédito agrícola, cujas taxas de juros são especiais.



  
9. (Uerj)  A desintegração da União Soviética, que acompanhou a do socialismo na Europa Central, pôs em evidência uma crise maior: a do socialismo contemporâneo. Na China, desde os anos 70, e sobretudo após a morte de Mao Tsé-tung, em 1976, a preocupação e os debates a respeito do socialismo tenderam a dar lugar à preocupação e aos debates a respeito da modernização e do enriquecimento do país. A política dita das Quatro Modernizações (da indústria, da agricultura, da ciência e da tecnologia e das forças armadas), sob a direção de Deng Xiao Ping, na prática, eliminou gradual e firmemente todo o legado do maoísmo.

Adaptado de Daniel Aarão Reis Filho In: REIS FILHO, Daniel A.; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX – o tempo das dúvidas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2000.

Cite uma medida econômica implementada pelo governo chinês durante a política das Quatro Modernizações.
Em seguida, explicite uma diferença entre essa medida e as propostas maoístas de construção do socialismo na China.


Resposta:

Uma das medidas e respectiva diferença:
• restabelecimento da família nuclear como unidade básica de produção rural / essa medida promoveu o fim das comunas populares, características da coletivização da agricultura proposta pelo Maoísmo
• permissão à formação de empresas familiares e de capital misto / essa medida rompeu o ideal de controle estatal dos meios de produção proposto pelo Maoísmo
• abertura da economia chinesa ao capital internacional (zonas econômicas especiais) / essa medida também rompeu o ideal de controle estatal dos meios de produção proposto pelo Maoísmo

A questão aborda aspectos da modernização da China a partir do final da década de 1970, exigindo do vestibulando conhecimentos muito específicos sobre esse processo.



  
10. (Uerj)  (...) Minuciosas até o exagero são as descrições das operações manuais de Robinson: como ele escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada, constrói um barco (...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse empenho e prazer em descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós como o poeta da paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza do fazer, da alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de Defoe é, em Crusoé (...), bastante similar à do homem de negócios respeitador das normas que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa em sair para não perder tempo no trabalho.
            ÍTALO CAlVINO. "Por que ler os clássicos". São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Daniel Defoe, no romance Robison Crusoé, deixa transparecer a influência que as ideias liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade europeia ainda no século XVIII.
Com base no fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do personagem Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à organização da sociedade do Antigo Regime.


Resposta:

Um dos ideais e sua respectiva explicação:
- Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em detrimento de suas habilidades ou competências.
- Valorização do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de todo tipo de trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do Antigo Regime, de acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos membros dos estamentos privilegiados. 


Link para questões de outras disciplinas:



http://praticandoalinguaportuguesananet.blogspot.com.br/


Vídeo com comentário da questão 59 do exame 2014






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.