Google+ Followers

sábado, 8 de junho de 2013

Uerj 2013 - Dicas de última hora - Professor Arão Alves



Quem manteve a disciplina e estudou ao longo do ano, não vai ter problemas com as provas. Basta não relaxar. Aproveite esses últimos dias para ler e se inteirar de assuntos atuais. É possível que muitos acontecimentos importantes na política e na economia sejam aproveitados pela banca.  Tenho observado uma certa tendência à pratica da comparação nos exames, logo é bom estar preparado para comparações entre diferentes momentos históricos. Exemplos e possibilidades:

Comparação entre Revolução Francesa, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Primavera dos povos, Primavera árabe;

Comparação entre Crise de 1929, Crise econômica de 2008 e Crise Européia;

Comparação entre o pan-americanismo bolivarianista do século XIX e o projeto chavista na América latina;

Comparação entre as questões sociais do Cangaço  e o cinema realidade do Brasil contemporâneo (Cidade de Deus, Cidade dos Homens, Tropa de elite);

Comparação entre a resistência da classe média diante da equiparação dos direitos das empregadas domésticas ao dos trabalhadores em geral e o preconceito social originado de nossa história escravocrata

Não esqueçam também da importância da Margareth Tatcher ( a dama de ferro ), assim como a do presidente americano Ronald Reagan - ambos na década de 1980 - como difusores do modelo neoliberal em contraposição ao Estado de bem estar social. A discurssão em torno do papel do Estado como interventor (clássicos x Keynesianos) pode ser associada a atual crise européia na qual  austeridade fiscal defendida pela Angela Merkel (Alemanha) tem enfrentado reações em vários países da Zona do Euro.


Quem não estudou o suficiente, ou acredita que relaxou, não tem porque se desesperar. Agora não adianta nada se enterrar nos estudos, pois não dá tempo para recuperar o tempo perdido. Continue seu ritmo de estudos e lembre-se que mesmo quem estudou pouco pode tirar uma nota razoável. Basta lembrar que o exame de qualificação da Uerj é baseado em competências habilidades e não na especificidades de conteúdos disciplinares. Por esse motivo recomendo fortemente que o candidato jamais menospreze gráficos, tabelas e textos introdutórios, pois  saber interpretá-los corretamente é fundamental para um bom resultado. Outro ponto que vale atenção especial é o enunciado das questões. Embora seja algo aparentemente óbvio, muitos candidatos partem para a análise das alternativas sem terem compreendido totalmente aquilo que o enunciado está pedindo. Dessa forma o conhecimento sobre o assunto poderá atrapalhar pois a sensação de que há mais de uma questão certa fará com que ele perca muito tempo na questão. Embora duas ou mais afirmativas esteja totalmente corretas quanto ao  conhecimento específico da disciplina, apenas uma delas estará atendendo aos anseios do enunciado.


Dicas finais:
 Acredite que você é capaz, logo, faça uso da paciência e tranquilidade, pois acredito que, numa prova  como a da Uerj, o conhecimento não é o único fator que importa. Procure relaxar. Caso perceba que está tenso, pare, respire e então recomece, pois o nosso raciocínio funciona melhor quando estamos relaxados.
Em relação ao tempo: Quando falo de relaxar não inclui deixar de administrar o Tempo.
Divida o total das questões e o tempo de prova em quatro ou oito partes, acompanhando o tempo gasto em cada parte, pois assim você será capaz de acompanhar seu tempo de prova.
"Procure manter o mesmo ânimo e concentração da primeira a última questão" Procure evitar aquele sentimento "Caramba, ainda faltam 30, 40 questões. Ah meu Deus!!!" Afirmo, sem medo, que esse sentimento é capaz de prejudicar excelentes candidatos que, embora intelectualmente preparados, sucumbem diante de outros, menos  preparados, mas que mantem o  foco até o final.

Boa prova!

Professor Arão Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados