Pular para o conteúdo principal

O Consenso de Viña del Mar


No mais tardar em meados das década de 1960, tornou-se evidente que a Aliança para o Progresso – um programa de ajuda de 20 bilhões de dólares para a América Latina, criado pelo presidente norte-americano John F. Kennedy – lamentavelmente havia fracassado. O dinheiro, que supostamente era injetado na estabilização política do subcontinente, voltava multiplicado para os EUA, na forma de transferências de lucros das multinacionais norte-americanas com subsidiárias na América Latina.
O fracasso da Aliança para o Progresso representou também a falência da tradicional política desenvolvimentista praticada pelos países industrializados do Ocidente. Essa política considerava o subdesenvolvimento apenas um atraso temporário de desenvolvimento, que poderia ser superado com auxílio financeiro.
"Teoria da Dependência"
Não foi por acaso que sociólogos latino-americanos desenvolveram a "Teoria da Dependência", para demonstrar que o subdesenvolvimento era muito mais do que o resultado de um processo histórico e de uma progressiva dependência estrutural. Segundo eles, a independência formal das ex-colônias não mudou essa situação. O colonialismo continuava existindo por trás de outras máscaras.
Um resultado político das discussões em torno da Teoria da Dependência foi a criação da Comissão Especial de Coordenação Latino-Americana (Cecla), integrada por todos os países da região, à exceção de Cuba. Em maio de 1969, os principais líderes da Cecla encontraram-se no balneário chileno de Viña del Mar para discutir uma intensificação da cooperação interamericana e definir uma posição conjunta em relação aos EUA.
Distante da realidade
O documento conclusivo do encontro, o chamado Consenso de Viña del Mar, aprovado a 17 de maio de 1969, levou o então presidente norte-americano, Richard Nixon, a delinear novas diretrizes políticas em relação à América Latina.
Seus planos, porém, nunca se tornaram realidade. A guerra do Vietnã, a política em relação à China e o escândalo de Watergate forçaram Nixon a renunciar. Em seu discurso de despedida da Casa Branca, ele lembrou o desleixo dos EUA em relação à política de ajuda ao desenvolvimento: "Na Ásia, África, América Latina e Oriente Médio, milhões de pessoas vivem na miséria. Devemos ter como objetivo combater a pobreza, transformando nossa produção para a guerra em produção para a paz".
Nixon deixou claro, porém, que as reivindicações dos latino-americanos não lhe interessavam ou que sequer as havia entendido. O Consenso de Viña del Mar pedia um fortalecimento da participação da América Latina nas discussões sobre uma reforma do sistema monetário internacional, incluindo o acesso aos encontros realizados pelo Clube dos Dez, fora do âmbito do Fundo Monetário Internacional.
Ação conjunta 
O documento ressalta que o desenvolvimento econômico deve servir ao progresso social, à melhoria da qualidade de vida e ao aumento da participação política, principalmente nas áreas rurais. Ele aponta também requisitos indispensáveis para a execução eficaz de programas de combate à pobreza.
Os signatários do Consenso de Viña del Mar defenderam no seu documento: "A cooperação técnicológica não deve ser reduzida à medida em que os países da América Latina atinjam níveis mais avançados de desenvolvimento e, sim, precisa ser adaptada às novas condições. Nesse sentido, os países latino-americanos pretendem implementar uma linha de ação conjunta em favor da colaboração científica e tecnológica, o que exige a cooperação internacional, principalmente dos Estados Unidos". 
Norbert Ahrens (gh)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.