Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

sábado, 19 de novembro de 2011

Grupo de estudo 2º ano

Grupo de estudo 2º Ano

Aproveitem o espaço de comentários do post para troca de conhecimento acerca dos assuntos relacionados a 1º Guerra e Crise de 1929.
Bons estudos!

16 comentários:

  1. professor eu tenho uma duvida qual é a diferença entre o new deal e a teoria keynesiana?

    ResponderExcluir
  2. A teoria Keynesiana é uma crítica à economia clássica feita pelo economista J. Mayard Keynes. Segundo Keynes os fundamentos econômicos defendidos pelos clássicos (J. Smith, David Ricardo etc.) Só poderiam ser verdadeiramente considerados no longo prazo. Nessa premissa as leis de Mercado (mão invisivel de Smith)seriam suficientes para regular a economia, inclusive em momentos de crise. O grande problema apontado por Keynes é que o longo prazo poderia ser "longo" demais.
    Certa vez ao ser arguido sobre o assunto ele disse uma frase que ficou para história como um daqueles momentos únicos. eis a frase: "no longo prazo todos estaremos mortos. Para Keynes no curto prazo as leis de mercado não eram capazes de resolver grandes crises e o Estado deveria intervir para colocar a economia nos trilhos. Para Keynes, ao contrário dos clássicos, a interferência do estado, em momentos de crise seia bem vinda pois poderia estimular a demanda fazendo com que a economia voltasse a "rodar". Isso em parte pela melhoraa das expectativas dos agentes econômicos.
    O New Deal caracteriza-se como um plano de intervenção do Estado na economia contrariando os clássicos e seguindo as Idéias de Keynes.
    Tanto o New Deal como o Keynesianismo demonstravam a crise do modelo liberal e apregoavam tempos de maior participação dos Estados na Economia.

    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir
  3. entao professor o franklin roosevelt apenas copiou as ideias de keynes?
    criando o new deal mas funcionando exatamente como se fosse a teoria keynesiana
    e isso?

    ResponderExcluir
  4. obrigado professor e eu sou o aluno leandro candiera antunes do 2° ano tecnico em informática.

    ResponderExcluir
  5. Não se esqueça de que Roosevelt era um estadista e seria acessorado por economistas. Esses, já conheciam as posições acadêmicas de Keynes. Observe que eu disse posições acadêmicas, pois a teoria Keynesiana somente seria sistematizada em 1936 quando foi publicado seu livro 'Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. É por isso que Roosevelt teria dito que ele e Vargas foram keynesianos "avant et lettres", em outras palavras antes de Keynes.
    ah! Quem é vc? É bom saber com quem estamos conversando.
    Abraço e bons estudos!
    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir
  6. quero saber se é verdade. Uma das medidas para combater a crise foi colocar mais dinheiro em circulação no pais ?

    ResponderExcluir
  7. Antes de 1929 existia um sistema conhecido como Padrão ouro que regulava a emissão monetária nos países que participavam desse sistema. O New Deal promoveu a saída dos EUA do padrão ouro e consequentemente concluiu a falência desse modelo monetário. A partir desse momento, não apenas os Estados Unidos com o New Deal, mas diversos outros Estados passaram a emitir moeda, sem lastro, com o objetivo de desvalorizar suas respectivas moedas tornando seus produtos mais competitivos no mercado internacional. Internamente essas medidas causavam inflação, mas como já sabemos a crise de 29 derrubou os preços de forma extraordinária, logo a inflação seria um "antídoto" para a crise. Diversas medidas contidas no New deal eram geradoras de inflação, além da emissão monetária havia também medidas de criação de demanda como as obras públicas que, ao fomentar o crescimento do consumo, promoveria, consequentemente, a inflação.
    Bons estudos!
    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir
  8. professor arao eu estava relembrando a sua materia e relembrei o que o senhor disse a respeito da ideia de wilson e lembre que ele tinha a ideia de uma paz sem vencedores e o senhor disse que um dos fatores que levaram a isso foi porque nao ocorreu no continente dele a guerra mas isso tambem nao se deve ao fato dos eua terem se tornado de devedor a credor e como a guerra foi na europa para reconstruir deveriam recorrer a maior economia da epoca que era o eua, mas surgiu uma duvido porque os eua nao queria que o tratado de versalhes seria porque isso nao interessava a ele e alemanha seria mais um pais que recorreria ao proprio eua?

    leandro candiera antunes 2 ° ano tecnico em informatica

    ResponderExcluir
  9. Para um país que não teve seu território assolado pela guerra é mais fácil buscar uma solução como a proposta por W. Wilson. Essa facilidade é derivada das condições de tranquilidade interna, pois se o território americano estivesse envolvido na guerra a opinião pública americana -mesmo que o presidente quisesse- não permitiria uma paz nos termos propostos nos 14 pontos de Wilson. Não podemos considerar apenas a questão da dívida européia como motivador das propostas wilsonianas, pois, além disso a própria concepção do sistema internacional, compartilhada por Wilson, era orientada peloque os teóricos chama de idealismo. Tal concepção, inspirada no pensamento kantiano, acredita na possibilidade de uma paz perpétua, por isso além das razões econômicas (dívida européia), território sem danos da guerra (opinião pública calma) não podemos descartar o aspecto ideólogico do presidente Wilson que, inclusive, foi o mentor da sociedade das nações, também conhecida como liga das nações. Note que mesmo tendo proposto a criação dessa instituição, o congresso americano vetou a entrado do país na Liga, o que demonstra que a opinião pública conta e não apenas a vontade do presidente.
    Bons estudos!!
    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir
  10. alem da questao economica ele queria uma paz no mundo e isso professor?
    leandro candiera antunes 2° ano em informatica

    ResponderExcluir
  11. Ele acreditava nessa possibilidade, por isso essa teoria é conhecida como idealismo. Não seria uma paz absoluta, pois guerra sempre existe, mas sistemica, isto é, seria possível evitar uma 2º guerra.
    Eu acho que ele tinha razão, pois a paz oferecida pelo tratado de Versalhes acabou construindo as condições para o 2º conflito mundial.

    ResponderExcluir
  12. professor quando o eua criou a liga das nações ele tinha uma ideia que nao foi aceita pelos paises vencedores e o proprio eua nao manteve-se na liga das nações fazendo um acordo com a alemanha pelo que eu entendi
    esse acordo existiu?
    se existiu qual e o nome?
    e quando o eua saiu quem assumiu a liga das nações?


    leandro candiera antunes 2 ° ano de informatica

    ResponderExcluir
  13. esse acordo citado na pergunta acima, impôs altas indenizações e duros "castigos" a Alemanha. Mas o que eu não entendi foi: porque só a Alemanha teve que pagar esses juros aos países vencedores e não todos os componentes da triplice aliança?
    Ou todos os componentes da triplice aliança também sofreram com esses juros?

    2° ano - edificações

    ResponderExcluir
  14. A discussão acerca da paz ocorreu na chamada Conferência de Paris de 1919, e embora tenha participado, os EUA não chegaram a fazer parte da Liga, organização que costurou todos os acordos assinados pelos países derrotados.
    Os Estados Unidos pregaram o isolacionismo e se retiraram da Conferência sem participar do pacote de tratados. As dívidas européias com os EUA estavam condicionadas ao pagamento de indenizações da Alemanha. Coitado do Wilson, esse conjunto de decepções acabou, provavelmente, afetando sua saúde, morreu em 1924.

    ResponderExcluir
  15. Ao aluno de Edificações:
    A Alemanha foi considerada a principal culpada pela guerra e por isso teve que se submeter ao duro tratado de Versalhes.
    Os demais países derrotados foram punidos em tratados separados, mas não tão duros quanto o de Versalhes.
    O Império Austro-húngaro foi desmantelado ( Tratado Saint Germain);
    Hungria (Tratado de Trianon);Bulgária( Tratado de Neuilly) e Império Turco otomano ( Tratado de Sèvres)
    Bons estudos!
    Professor Arão Alves

    ResponderExcluir

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados